O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralCristalização ou Vitrificação?
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

59 mensagens
Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por Bruno Cesário » 16 Out 2013, 08:32

Olha o meu quando eu ainda tinha gosto de encerar..rsrs
Imagem
quando não dava marcas, ficava feliz demaaaaais, até deixava o carro no sol o dia todo só pra ver aquele brilho. rs
:52:

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por Alcir Andreoni » 16 Out 2013, 08:39

Pedro Josino escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Como eu não consegui fazer com o Cassio, voltei no cara que fez a cristalização e pedi para refazer na garantia.

Vi que o meu está com algumas marcas, da mesma forma que a sua primeira foto.

Isso é normal?


Normal até que é, pois isso é risco, os famosos swirls.

A causa mais comum disso é lavagem. Quando se lava o carro com um shampoo com ineficiencia de lubrificação, com esponja e por último enxuga com aquela flanela de R$ 1,00, muito comum nesses lava jatos. Pode ser proporcionado também quando o carro está empoeirado e alguém passa a mão em cima. São as causas mais comuns do surgimento de swirls.

Para evitar que isso aconteça, ou em menores proporções, inicie a lavagem jogando bastante água sobre o carro, sem passar a mão ou qualquer outra coisa, assim retira aquela camada de sujeira mais superficial. Se tiver aqueles lava jatos com o depósito para shampoo, é até melhor colocar um shampoo para ajudar no amolecimento da sujeira. Compre uma luva para lavar o carro, a da pérola não é ótima mas já é um começo, essas luvas arrastam muito menos particulas na superfície. Um bom shampoo é o ideal, shampoo bom não é aquele que remove toda a sujeira e sim aquele que lubrifica bem, por isso nada de detergente de cozinha ou sambão em pó. E para enxugar use uma toalha wafle wafle, procure no google pra ver o modelo, tem algumas por R$ 10,00 que já é um início.

Existem produtos caros e acredite, valem o que custam. O Gol possui 4 anos de vida e só dei polimento com corte na pintura (para corrigir os swirls) quando eu comprei, pois apesar de 0Km já veio com muitos swirls. Depois disso, lavando de forma correta, fiz apenas lustros no carro pois tenho quase zero de swirls, o que nem justifica um polimento agressivo para remoção. Tenho as luvas da Meguiars, Mothers e Dodo Juice, são fantásticas e hoje eu só uso o shampoo da Malco ou Duragloss, são bem concentrados e tem uma lubrificação muito boa. E para enxugar eu tenho uma toalha específica para isso, ela é mais macia que a que eu uso para tomar banho rsrs..

Também é muito comum os polidores não conseguirem retirar os swirls devido a uma profundidade maior do risco, especialmente nos carros pretos e por ele ter aplicado uma gama de produtos que contém silicone, aparentemente os riscos sumiram e após algumas lavagens com produtos que removem cera (como detergente de cozinha ou shampoos mais baratos, ou até alguns caros com função cleaner ou desengordurante), os defeitos surgem novamente.

Entendi!

Portanto o meu está somente disfarçado, certo?

Tem alguma cera que dá para passar manualmente para esconder mais?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por Rafael Gouveia » 16 Out 2013, 10:24

O Cassio lavou, descontaminou e entrou com o corte com composto polidor da menzerna e já sumiu todos os swirls, nada doi escondido, ele nem usou produto que esconde, a vitrificação protege a pintura e ficando mais dificil de riscar denovo.

A NXT da megs esconde tudo, ela é bem vista pela parte amadora pois da resultado e facil de aplicar, mas depois volta os riscos...

Sobre a lavagem, uso shampoo 3M e pano de microfibra, para secar tenho uma toalha de microfibra e a toalha mágica que eu prefiro para secar...
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por Alcir Andreoni » 16 Out 2013, 10:43

Rafael Gouveia escreveu:O Cassio lavou, descontaminou e entrou com o corte com composto polidor da menzerna e já sumiu todos os swirls, nada doi escondido, ele nem usou produto que esconde, a vitrificação protege a pintura e ficando mais dificil de riscar denovo.

A NXT da megs esconde tudo, ela é bem vista pela parte amadora pois da resultado e facil de aplicar, mas depois volta os riscos...

Sobre a lavagem, uso shampoo 3M e pano de microfibra, para secar tenho uma toalha de microfibra e a toalha mágica que eu prefiro para secar...

Então!

A ideia é fazer a manutenção para tentar manter o máximo escondido.

Essa NXT é facil de aplicar e de encontrar?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por Rafael Gouveia » 16 Out 2013, 10:45

No mercadocar em sp tem a NXT, eles tem uma linha completa da Megs.
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por Alcir Andreoni » 16 Out 2013, 10:46

Rafael Gouveia escreveu:No mercadocar em sp tem a NXT, eles tem uma linha completa da Megs.

Qual é a que vai afetar menos a minha bursite? :105:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

CaioMs
GLS member
GLS member
Mensagens: 500
Registrado em: 07 Abr 2013, 21:23
Nome Completo: Caio Stockmann
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por CaioMs » 16 Out 2013, 16:04

Alcir Andreoni escreveu:
Rafael Gouveia escreveu:No mercadocar em sp tem a NXT, eles tem uma linha completa da Megs.

Qual é a que vai afetar menos a minha bursite? :105:


Eu passei no meu a Gold Class da Megs.. simplesmente outro mundo..
Não é sofrido pra tirar.. passou uma microfibra ja sai. Se a NXT for igual a Gold Class, vc nem vai perceber que encerou o carro.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por Alcir Andreoni » 16 Out 2013, 16:19

Agora é só comprar e cortar as gravatas! :38:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por Pedro Josino » 16 Out 2013, 16:52

Alcir Andreoni escreveu:Entendi!

Portanto o meu está somente disfarçado, certo?

Tem alguma cera que dá para passar manualmente para esconder mais?


Não tenho como afirmar que o seu está somente disfarçado.

Os profissionais sérios costumam usar alguns métodos ou produtos após a etapa de corte para retirar qualquer resto de polish que tenha ficado sobre a pintura, mascarando os swirls, dando a oportunidade de corrigir, caso tenha algo. A solução mais simples e barata seria uma mistura na proporção de 1:1 de água destilada e álcool isopropílico. Algumas pessoas usam água da torneira, outros a destilada, nunca testei nenhuma das duas, por isso prefiro não opinar. Eu uso um da Sonax, mas sai caro.

Para mascarar use a NXT 2.0 da Meguiars. É muito fácil de aplicar e remover, se você nunca usou cera desse tipo, vai se sentir em outro mundo. A NXT é mais fácil de ser removida após seca, eu aplico, espero uns 15 a 20min e removo, sai muito fácil. Ela ajuda a disfarçar os swirls e hologramas, além de ter uma boa repelência e proteção. Após aplicar no carro, o ideal é passar 24 horas sem molhar o carro, garantindo a sua cura total. Lavando direitinho, ela dura uns 30 a 40 dias efetivamente. Coloca 3M no bolso. A cera já vem com um aplicador, precisa adquirir uma flanela de microfibra para remover a cera.

Alguns sites que vendem: miromi, sbrio e geralferramentas.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por rgapski » 16 Out 2013, 17:20

CaioMs escreveu:
Eu passei no meu a Gold Class da Megs.. simplesmente outro mundo..
Não é sofrido pra tirar.. passou uma microfibra ja sai. Se a NXT for igual a Gold Class, vc nem vai perceber que encerou o carro.


Já tive a oportunidade de testar todas as ceras em pasta da megs.
Vou deixar meu testemunho aqui.

Todas são muito fáceis de aplicar e remover.
Faço ressalva à NXT e Ultimate, que se aplicar em excesso, fica mais difícil de remover do que a gold class, mas se ambas forem aplicadas de acordo (camada fina), saem fácil, igualmente.
A gold e yellow, se aplicar camada grossa, deixa impressão de engordurado, ai precisa passar um pano úmido e refazer, mas ainda assim, mais fácil que a NXT/ultimate.

A gold class e yellow são ceras não abrasiva de carnaúba.
Características que notei:
1) O destaque para elas é a profundidade em pinturas com cores do tipo metálica. Deixa a impressão de que a pintura tem mais verniz. Fica lindo demais!
2) Mascaram menos que a NXT e Ultimate, alias, mascaram quase nada. Ótimas para ser usada apos um bom lustro.
3) Tem boa repelência e durabilidade, mas nesse ponto a NXT e Ultimate são melhores, porem, estas não deixam de ser uma excelentes ceras.
4) Deixam aquela "gordurinha" quando se passa o dedo. Tem gente que gosta disso, mas acho que pintura é pra olhar, não tocar, rs rsrsrs.

A NXT e Ultimate são uma ceras sintéticas, inclusive alguns a consideram selante, não uma cera propriamente dita. Não são abrasivas.
O que notei nelas:
1) O destaque para a NXT e Ultimate é o brilho molhado. Em carros de tom escuro, como cinza, preto, azul, fica demais! Parece que a pintura ta sempre molhada. Em cores escuras e/ou sólidas, ela se dá melhor, pois o efeito "molhado" aparece mais nesse tipo de pintura.
2) Tem alto poder de mascaramento, principalmente a Ultimate. Elas mascaram swirls leves, e demoram muito tempo para eles voltarem, justamente por ter características de selante.
3) Tem excelente repelência e durabilidade, dura muito tempo, mesmo em carros expostos ao tempo.
4) Não deixa aspecto "engordurado" como nas ceras de carnaúba. Notei também que a sujeira gruda menos com a NXT/Ultimate do que com a Gold Class/Yellow.

Resumindo:

1) Se seu carro é novo, tem pintura recém polida/lustrada, fica em garagem coberta e você se preocupa mais com o brilho e o aspecto da lataria: a gold class ou a hi-tech yellow atende melhor.
Eu gostaria de usar essas aqui, mas a exposição do meu carro não permite.

2) Se seu carro fica no tempo, tem alguns arranhões e você busca proteção da pintura, mas não quer abrir mão de um brilho legal e pretende ocultar algumas marcas indesejáveis: A NXT ou ultimate paste é a mais indicada.
Uso a NXT e tenho ótimo resultado. Dura MUITO, ainda mais se aplicada sobre um selante ou após um lustro. Adere demais à lata. Consigo lavar o carro só com agua que a sujeira vai toda embora.

Acho que na linha meguiars, não existe melhor nem pior, apenas tem aquela mais adequada ao uso que será dado.
A linha todas dele é recomendadíssima, como disseram, bota 3m no bolso. Alias, não foi à toa que a 3m comprou a meguiars... rs

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10648
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por Arquiteto » 16 Out 2013, 17:33

Alcir se quiser realmente saber se o serviço foi maquiado ou não ...

e so usar uma solução de agua + alcool isopropilico 1/2 a 1/2 e aplicar com um borrifador

e secar imediatamente em uma pequena parte, previamente limpa da lataria ...

em seguida observe o local ao sol ... assim vc vera o real estado da pintura que esta por baixo da cera ...

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por Rafael Gouveia » 16 Out 2013, 17:58

Eu vou manter o meu assim para não precisar usar ceras maquiadoras, lavar com shampoo 3M e secar com a toalha mágica, a vitrificação da uma resistência maior a riscos na pintura e repele muito a agua e a sujeira. meu carro estava cristalizado e dois dias na garagem ele ficava empoeirado, com a vitrificação as laterais nao pega poeira, só teto e capo que são planos e assoprando sai...

Da uma olhaa no video do youtube do vx45, tem um que é 2 citroen picasso, um com vitrificaçao e outro sem.
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por Rafael Gouveia » 16 Out 2013, 18:05

A vx45 vende um produto para manter a vitrificação que tbm possui silica vitrica como no vitrificador, vou ver se compro para manter mais tempo, o fabricante informa que a vitrificação tem durabilidade de 3 anos seguindo as orientações, acho muito tempo, mas vamos ver né rsrs
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por Alcir Andreoni » 16 Out 2013, 18:10

Arquiteto escreveu:Alcir se quiser realmente saber se o serviço foi maquiado ou não ...

e so usar uma solução de agua + alcool isopropilico 1/2 a 1/2 e aplicar com um borrifador

e secar imediatamente em uma pequena parte, previamente limpa da lataria ...

em seguida observe o local ao sol ... assim vc vera o real estado da pintura que esta por baixo da cera ...

Então, nem pensar em saber o que foi feito no carro, haja vista o trabalho ter durado só dois meses. Voltei lá e o serviço foi refeito em garantia, assim acredito que foi feito como na primeira vez.

Pelo consenso dos nobres, vou de NXT, já que não tenho muito ombro parar esse tipo de trabalho.

O duro vai ser arrumar tempo...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por Pedro Josino » 16 Out 2013, 23:34

Uma coisa que é cara mas valeu cada centavo foi a roto orbital da Meguiars que eu comprei. Quando comprei, usava somente para aplicar a NXT líquida, fazia a cera render absurdamente mais que aplicando manualmente, sem falar que não da trabalho algum.. Pena ter subido tanto o preço..

CaioMs
GLS member
GLS member
Mensagens: 500
Registrado em: 07 Abr 2013, 21:23
Nome Completo: Caio Stockmann
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por CaioMs » 16 Out 2013, 23:42

Pedro Josino escreveu:Uma coisa que é cara mas valeu cada centavo foi a roto orbital da Meguiars que eu comprei. Quando comprei, usava somente para aplicar a NXT líquida, fazia a cera render absurdamente mais que aplicando manualmente, sem falar que não da trabalho algum.. Pena ter subido tanto o preço..


Vc pagou quanto na época? Fui ver em uma loja aqui e passa dos R$1000,00!!
Ai não da.. :15:

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por Pedro Josino » 17 Out 2013, 01:11

CaioMs escreveu:
Pedro Josino escreveu:Uma coisa que é cara mas valeu cada centavo foi a roto orbital da Meguiars que eu comprei. Quando comprei, usava somente para aplicar a NXT líquida, fazia a cera render absurdamente mais que aplicando manualmente, sem falar que não da trabalho algum.. Pena ter subido tanto o preço..


Vc pagou quanto na época? Fui ver em uma loja aqui e passa dos R$1000,00!!
Ai não da.. :15:


Na época na internet era R$ 550,00 e eu paguei R$ 649,00 aqui na cidade em 6x. A minha é a G110v2. Comprei em Março de 2012 se não estou enganado.

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por luizhbh » 26 Out 2013, 04:09

Aproveitando o embalo, alguem conhece esses aplicadores de cera da Goodyear? Tudo bem que a discussão aqui tá na caixa alta, mas queria dar uma encerada básica no meu Vectra véio 94 pra dar um tchans nele... hehehhe!
Aliás, apesar do link ser do walmart, eu vi no Extra aqui em BH várias coisas da Goodyear em Microfibra, como toalha, esponjas e panos de limpeza... eles prestam ?

http://www.walmart.com.br/produto/Autom ... -VCE---137
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10648
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Cristalização ou Vitrificação?

por Arquiteto » 26 Out 2013, 08:06

eu dou preferencia aos de spuma que empastam menos e fazem a cera render mais ...

este de microfibra usopara limpeza de bancos de couro e paineis ...

59 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 240 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 06 Jun 2024, 20:36