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GeralO retrovisor do vectra b dobra ?
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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MatheusJ
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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por MatheusJ » 25 Nov 2015, 20:24

Olha só... pensei em umas coisas aqui... mesmo correndo o risco de complicar demais a ideia... vamos lá

Naum desmontei o meu ainda... mas, pelas fotos que vi parece que já existe um eixo do retrovisor para girar certo? Está hoje com o parafuso, mas tirando o parafuso ele gira. Se for isso, o servo pode ser acoplado diretamente no eixo, sem precisar de muitas engrenagens.

Sobre a parte elétrica/lógica, usar botões de contato eh mais arriscado para dar problema depois de um tempo.Fora isso, eh mais trabalho para adaptar as peças. Mesmo assim, fico na duvida se da pra confiar no timer das travas pq se o retrovisor estiver mais ou menos duro, vai desacelerar o motor e o retrovisor por ficar parado em meio termo ( perder o ponto) Da mesma forma, isso pode acontecer se a velocidade do servo usado for mto diferente da do tutorial. Outro ponto q naum sei se eh problema mas eh melhor pensar, eh se o motor girar até o fim de curso do retrovisor e ficar forçando mesmo q por um pequeno tempo; com o uso pode desgastar e quebrar alguma peça plastica ou queimar o servo.

Com base nos pontos acima, pensei no seguinte esquema:

-Usar um servo com um microcontrolador bem simples ( o arduino por exemplo como citado acima). Esses itens se acha no ML, custam barato e já vem prontos, bastando ligar uma coisa na outra.

- O servo tem um encoder interno, que mede o deslocamento angular ( quanto girou) do eixo
- Com o kit do microcontrolador, dá para ler e controlar o servo e também ler o comando da central. Aí podemos ter um software simples que faça o seguinte:

1- se o carro for travado ( na verdade, alarme for acionado o que pode ser lido pelo sinal do super lock da trava), manda o servo girar e aconpanha a leitura do encoder
2- Enquanto o encoder estiver indicando velocidade, mantem ligado ( o retrovisor está rebatendo)
3- Quando o encoder parar de mostrar velocidade ( retrovisor chegou no fim de curso), desliga o motor.
4- Quando o carro for destravado ( alarme desativado), repete os passos 2 e 3 girando para o lado contrário.

Com o algoritmo acima, naum precisaria calibrar o ponto de fim de curso ou se limitar o modelo do servo pois, independente da velocidade, ele conseguiria detectar o fim de curso e parar o servo no momento certo. A inversão de sentido pode ser feita de forma simples, com relés ou transistores controlados pelo microcontrolador ( tem kit q já vem com essas coisas prontas mas a montagem seria simples também). Uma vantagem do sistema acima eh q deveria funcionar tambem para quem tem alarmes diferentes do original, pois precisaria apenas do sinal, sem depender da duraçao dele.

Naum sei se ficou mto confuso... o q acham?

abraços

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evandroapsantos
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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por evandroapsantos » 25 Nov 2015, 22:03

Gosto da ideia de termos tudo controlado por softwares, deixa com uma cara mais profissional. Mas tem ideia do custo final desse projeto?
É um ponto importante a ser pensado, já que quanto mais simples de implementar e mais ace$$ível, melhor.

Vale lembrar que nem todos que poderão se interessar pelo projeto, vão ter a manha de compilar um código e fazer deploy no arduino.

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MatheusJ
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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por MatheusJ » 25 Nov 2015, 22:52

Olá

Entaum... pensando na ideia de ligar o servo direto na central de alarme e usar o pulso dela direto, realmente eh mto mais simples e seria uma boa desde que:

1- a duracao do pulso seja maior que o tempo necessario para o servo realizar o curso necessário
2- a forca do servo seja suficiente para fazer o movimento mas najm para danificar o fim de curso pois ele ficará forçando por alguns instantes.

Se conseguirmos verificar 2 pontos acima, seria simplesmente ligar em paralelo com os pinos das travas pois a inversao de polaridade deve ser feita pela central para subir e baixar a trava ( acredito que naum é a trava que inverte)

Outra coisa que naum sei se poderia ser problema eh o aumento de corrente nesses pinos da central, pois originalmente eles foram feitos apenas para as travas... e agora seriam pendurados mais 2 atuadores. Se ultrapassar o limite poderia queimar a saída da central. Um caminho seria medir a corrente que circula para acionar a trava... e
comparar com a corrente que o servo puxaria. Se esta última for mto menor, naum deveria ter problema

Acho que talvez testar essa proposta mais simples seria o primeiro passo mesmo

Sobre a solucao com microcontrolador, olhei rapidamente esses itens no ML

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -frete-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rtugus-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rduino-_JM

O último item ( fonte) seria opcional, caso fosse considerado arriscado deixar o microcontrolador ligado direto nos 12v q oscilam na partida...

A lista acima daria menos de 100 reais ( ja pensando em uma caixinha para montagem e fios). fora isso seriam os atuadores que ainda precisaria ver qual modelo usar. Com esses kits, dá para conectar na USB e gravar o codigo direto... sem necessidade de compilar.

acho q o primeiro passo eh definir qual o servo q vai ser usado, depois, conseguir adaptar ele de forma facil de ser reproduzia. Com isso, testa a ideia mais simples ( ligado direto) e, se falhar, parte para algo mais elaborado.

Abracos

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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por evandroapsantos » 25 Nov 2015, 23:19

A força do servo acredito não ser um problema. Até poderíamos testar um com menos torque, pois 17kg é força pra ca***** pra algo tão leve, não?
A duração do pulso pode, sim, ser um problema. Ela pode ser longa demais ou curta demais. Até pq o pulso para a angulação varia entre os modelos de servo, certo?

Uma dúvida que já perguntei antes mas ninguém disse nada a respeito, um motor de trava universal não poderia ser usado no lugar do servo?
O problema que vejo nele é a velocidade.

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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por JoãodoValle » 26 Nov 2015, 07:43

evandroapsantos escreveu:A força do servo acredito não ser um problema. Até poderíamos testar um com menos torque, pois 17kg é força pra ca***** pra algo tão leve, não?
A duração do pulso pode, sim, ser um problema. Ela pode ser longa demais ou curta demais. Até pq o pulso para a angulação varia entre os modelos de servo, certo?

Uma dúvida que já perguntei antes mas ninguém disse nada a respeito, um motor de trava universal não poderia ser usado no lugar do servo?
O problema que vejo nele é a velocidade.

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Não vejo problema na velocidade dele desde que haja pista livre pro retrovisor girar, o problema é ele caber dentro daquele mini espaço do retrovisor, a não ser que haja algum outro modelo que seja bem menor.

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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por Rafael Mogli » 26 Nov 2015, 08:58

Pode instalar na parte de tras do espelho tbem. Tem um espaco melhor.
Vi que tem no mercado livre uns kit de adaptacao e vi um tal de um modulo mce 70 dilmas .
N vejo a hora de ficar de ferias . Kk acredito que a grande preocupacao eh conseguir colocar pra girar dos dois lado e conseguir dar o fim de curso .
https://youtu.be/l3zO-5n-yAk

N seibse vai ajudar mais ta ai. Cara conseguiu girar esse motozinho pra os dois lados

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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por JoãodoValle » 26 Nov 2015, 09:01

Lembrando que a parte de dentro do espelho é a que vai girar, nesse caso a propulsão fica invertida e o motor gira sobre o eixo.

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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por Andkiko » 26 Nov 2015, 15:33

Pessoal achei este vídeo utilizando bem pouco material

Sera que no lugar destes clipes não seria quase igual a situação do controle corujinha um assim abrindo e fechando a trava.

https://www.youtube.com/watch?v=XIj6uVdoN3s
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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por Andkiko » 26 Nov 2015, 23:01

Vídeo do rebatimento:
https://www.youtube.com/watch?v=TxfB0ZXOE3M

Sistema utilizado:
http://www.ebay.com/itm/XQ-Power-Titani ... Sw5VFWF2UF

Resposta do cara que fez o sistema: (Traduzida pelo google)
"Oi você deve usar titânio engrenagem servo like (17 kg 3S 12V lipo metal Servo engrenagem Titanium XQ-S4216D HV) para 12 volts e você deve tirar mecanical cartão e de metal parte eletrônica limitador de dentro do servo. você vai vê-los quando você abre servo. você não precisa de servos de programação porque a eletricidade do ecu fecho central é suficiente para timing perfeito / espelhos próximos abertas"

(MSG Original)
Hi you must use titanium gear servo like (17kg 3S 12V lipo Metal Servo Titanium Gear XQ-S4216D HV) for 12 volt and you must take off mecanical limiter electronic card and metal part from inside of servo. you will see them when you open servo. you don't need programming servos because central locking ecu's electricity is perfect timing enough for open/close mirrors 
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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por JoãodoValle » 27 Nov 2015, 08:32

Issae aew, basta saber o reverso, eis que estamos em discussão.

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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por flavio.filipini » 27 Nov 2015, 09:42

Esse modelo de titânio é caríssimo aqui na terra tupiniquim. Algo em torno de 200 reais cada um.

O que eu postei anteriormente é de 17kg também, porém ele não é 12V. Estou procurando esse.

O certo seria este:

http://www.ebay.com/itm/XQ-S4216D-9-6-1 ... Sw5VFWF3Rc

17 Kg e 12Volts = R$220 no ebay


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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por Andkiko » 27 Nov 2015, 11:04

JoãodoValle escreveu:Issae aew, basta saber o reverso, eis que estamos em discussão.

O reverso que você fala não seria o mesmo da trava das portas?

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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por JoãodoValle » 27 Nov 2015, 11:10

Andkiko escreveu:
JoãodoValle escreveu:Issae aew, basta saber o reverso, eis que estamos em discussão.

O reverso que você fala não seria o mesmo da trava das portas?

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Seria o sinal reverso da central pro motor girar pro outro lado.

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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por JoseEVieira » 27 Nov 2015, 23:12

Se está falando no vídeo que o servo é aquele citado anteriormente, que custa 200 dilmas sem tarifa de alfândega, achei um baratinho com torque, e velocidade parecidos.
Será que estes não ficariam bem?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-15kg-_JM

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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por JoseEVieira » 27 Nov 2015, 23:15

JoseEVieira escreveu:Se está falando no vídeo que o servo é aquele citado anteriormente, que custa 200 dilmas sem tarifa de alfândega, achei um baratinho com torque, e velocidade parecidos.
Será que estes não ficariam bem?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-15kg-_JM

A parte da voltagem se resolve facilmente com eletronica.

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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por evandroapsantos » 03 Dez 2015, 19:30

E ai pessoal... As ideias morreram? :-/

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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por JoãodoValle » 04 Dez 2015, 09:12

Então, estou aguardando mais detalhes concretos para investir no projeto.

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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por evandroapsantos » 04 Dez 2015, 09:16

Comprei um servo pra testar. Deve chegar hj ou amanhã.

Estou com dificuldade em encontrar uma forma de encaixar o servo no eixo do retrovisor para que ele gire.
Se alguém puder dar ideias nisso, já agradeço.

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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por EMERSON BARRETO » 04 Dez 2015, 09:35

E eu só observo e aguardo o resultado na platéia.
:9: :105: :88:
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Re: O retrovisor do vectra b dobra ?

por JoãodoValle » 04 Dez 2015, 09:37

Evandro, depois tira fotos do servo.

Mas acho que com aquele parafuso que vc colocou como eixo vai ficar um pouco difícil.

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