O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Geral[Dúvida] Motor batendo saia de pistão
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

32 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Dúvida] Motor batendo saia de pistão

por chirola » 26 Nov 2022, 17:38

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje . A pergunta é: O 2.0 é 1 mm mais alto? ou 0,8 mm?

ache esta materia que é bem oque vc pergunta .
https://www.youtube.com/watch?v=zcBVFvu6ONw
da uma olhada achei bem legal e bem explicado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Dúvida] Motor batendo saia de pistão

por Almeidão » 26 Nov 2022, 17:52

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje . A pergunta é: O 2.0 é 1 mm mais alto? ou 0,8 mm?

ache esta materia que é bem oque vc pergunta .
https://www.youtube.com/watch?v=zcBVFvu6ONw
da uma olhada achei bem legal e bem explicado


Eu vi este video, eu pensei que ele fosse mais comprimido e isto explicaria os cavalos a mais que tem este motor do Astra deste ano. Aqui já tenho quase que 90% de certeza que o ruído é nos alojamentos dos tuchos e isto explica o motivo que determinado óleo melhora o ruido. Motor mais ou menos 160 mil km e velocimetro com 265 mil. Acho que vai melhorar na próxima troca daqui uns 5 mil kms.
E a pressão do oleo com ele quente entre 1,6 a 1.7 bar estaria boa ainda?
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Dúvida] Motor batendo saia de pistão

por chirola » 26 Nov 2022, 20:33

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje E a pressão do oleo com ele quente entre 1,6 a 1.7 bar estaria boa ainda?

160mil não e tanto e menos do jeito que VC cuida as trocas de óleo e não da pau no carro , acredito que não seja o bloco.
A tempos atrás pergunte para um amigo que preparava motores sobre pressão de oleo e ele falo asim , calcula 1bar a cada 1000 giros que não falha ESA conta .
E fico gravado sabe, se o motor consegue manter ESA preçao esta bom .
GM tem a fama de barulho nos tuchos.
A diferença de potencia nos astra de 140cv acho que tem a ver mais com ponto e injeção do que peças mecânicas .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Dúvida] Motor batendo saia de pistão

por Almeidão » 27 Nov 2022, 17:24

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje E a pressão do oleo com ele quente entre 1,6 a 1.7 bar estaria boa ainda?

160mil não e tanto e menos do jeito que VC cuida as trocas de óleo e não da pau no carro , acredito que não seja o bloco.
A tempos atrás pergunte para um amigo que preparava motores sobre pressão de oleo e ele falo asim , calcula 1bar a cada 1000 giros que não falha ESA conta .
E fico gravado sabe, se o motor consegue manter ESA preçao esta bom .
GM tem a fama de barulho nos tuchos.
A diferença de potencia nos astra de 140cv acho que tem a ver mais com ponto e injeção do que peças mecânicas .


Então a pressão está boa, medida no oleo velho motor quente na lenta de 900 giros 1.7 e acelerando a 4 ou 5 mil giros vai a 5 bar e treme porque ai abre a valvula de pressão.
Com certteza é alojamento dos tuchos, fui a praia hoje, andei 124 km e está tudo redondinho depois que coloquei o bardahl B12 não tem batida mais, e olha que eu achei o óleo 15W50 fino demais, tirei uns 400ML com ele quente e parecia água. Enfim, nada de batida e estava feio e vamos esperar a aproximação de 1000 km para ver se faço um video ou não sobre o B12 que até agora foi a segunda real surpresa sobre um produto no meu carro.
Se os tuchos não girassem, eu iria fazer um trilho e meter um oring neles kakakak
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Dúvida] Motor batendo saia de pistão

por chirola » 28 Nov 2022, 13:40

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje e olha que eu achei o óleo 15W50 fino demais,

no meu carro nas ultimas trocas tambem to colocando 15w40 e bem fino mesmo , vamos ver cuando chegue nos 1000km no seu carro , geralmente o oleo semi e o sintetico consegue segurar mais as suas carateristicas mais como eu troco sempre com menos de 5000 km nunca ligue para iso , no geral troco entre 3mil e 4mil km .
fiquecom o da altura dos cabeçotes mais não achei nada do cabeçote 1.8 para comparar .
Imagem
o unico que achei foi iso mais so teria como comparar com o monza 1.8E a gasolina mais a diferença é insignificante

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Dúvida] Motor batendo saia de pistão

por Almeidão » 28 Nov 2022, 18:20

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje e olha que eu achei o óleo 15W50 fino demais,

no meu carro nas ultimas trocas tambem to colocando 15w40 e bem fino mesmo , vamos ver cuando chegue nos 1000km no seu carro , geralmente o oleo semi e o sintetico consegue segurar mais as suas carateristicas mais como eu troco sempre com menos de 5000 km nunca ligue para iso , no geral troco entre 3mil e 4mil km .
fiquecom o da altura dos cabeçotes mais não achei nada do cabeçote 1.8 para comparar .
Imagem
o unico que achei foi iso mais so teria como comparar com o monza 1.8E a gasolina mais a diferença é insignificante


Realmente, 95,30 com minimo de 94,8 o meu estaria dentro por ser 95mm. Seria 3 décimo menos e isto não aumentaria nada.
Sobre o óleo, o que comprei é 15W50 semi sintético e não 40 e vou ficar monitorando. Mas só deu certo com o bardahl b12 e antes eu tinha tentado o Prolonga que é mais viscoso que o mel, este não mudou nada, mostrando que a eficiencia dele seria talvez para folgas no eixo e não é o caso do meu motor.
Vou monitorar bem, vai demorar um pouco porque preciso de tempo e na próxima troca já será um Castrol GTX 20W50 mineral com o B12. Não quero mostrar um video comentando algo e depois ter que apagar por não passar informações verdadeiras.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Dúvida] Motor batendo saia de pistão

por chirola » 29 Nov 2022, 15:19

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje antes eu tinha tentado o Prolonga que é mais viscoso que o mel, este não mudou nada, mostrando que a eficiencia dele seria talvez para folgas no eixo e não é o caso do meu motor.

realmente o prolonga é mais para folgas de desgaste do motor ele não tem tratamento de metal ou coisa similar ele so gruda nas peças e dmora para escorrer criando uma pelicuça de oleo mais grosa e aumenta um pouco a preção na linha de oleo é mais para motores cansados , não sei como é o seu efeito em tuchos hidraulicos .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Dúvida] Motor batendo saia de pistão

por Almeidão » 01 Dez 2022, 13:16

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje antes eu tinha tentado o Prolonga que é mais viscoso que o mel, este não mudou nada, mostrando que a eficiencia dele seria talvez para folgas no eixo e não é o caso do meu motor.

realmente o prolonga é mais para folgas de desgaste do motor ele não tem tratamento de metal ou coisa similar ele so gruda nas peças e dmora para escorrer criando uma pelicuça de oleo mais grosa e aumenta um pouco a preção na linha de oleo é mais para motores cansados , não sei como é o seu efeito em tuchos hidraulicos .


Chirola, aqui pensando comigo mesmo (parece frase de Dilma KAKAK)
Há uma falha no mercado de peças, Pensaste que poderiamos ter tuchos mais grossos e trabalhar no torno a medida do cabeçote? Seria fantástico isto, afinal resolveria este problema de alojamento de tuchos com maestria. Acho que está faltando eu entrar no mercado de peças.
Seria tuchos 0.25, já que temos o Stander.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Dúvida] Motor batendo saia de pistão

por chirola » 01 Dez 2022, 20:45

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Pensaste que poderiamos ter tuchos mais grossos e trabalhar no torno a medida do cabeçote?

Sim também pense o mesmo em algum momento e seria bom mesmo, muito mais fácil trabalhar um tucho do que preencher e retificar o alojamento no cabeçote.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Dúvida] Motor batendo saia de pistão

por Almeidão » 03 Dez 2022, 17:28

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Pensaste que poderiamos ter tuchos mais grossos e trabalhar no torno a medida do cabeçote?

Sim também pense o mesmo em algum momento e seria bom mesmo, muito mais fácil trabalhar um tucho do que preencher e retificar o alojamento no cabeçote.


Eu acho que achei o problema do ruído, isto começou exatamente depois que troquei os tuchos colocando outros novos. Olhando os antigos aqui ele tem uma cinta de verniz de 5mm acima da bade do alojamento, isto porque os tuchos não entram todos no alojamento, fica uma parte pra fora. Medi hoje a parte limpa e a com verniz e achei 3 décimo mais onde está o verniz, suponho que estes 3 décimos ajudava e muito na vedação destes alojamentos.
Não dá pra comprar outro cabeçote, até pensei em um novo, o dificil está para achar com um preço que seria compensável, porém para carros mais antigos nada está sendo compensável e não posso correr risco com um usado e ter o mesmo probelma.
Vou fazer uma loucura, ainda estou estudando isto, seria tirar um milimetro no diametro exatamente neste espaço e sendo uns 5 mm pra baixo e colocar um anel de metal mais grosso, pode ser uns 5 mm e como é chanfrado ali no cabeçote, posso chanfrar este anel que entrará prensado no tucho, há risco dele romper talvez depois de quente, não sei que aço usar ali já que os tuchos tem um aço especial e eu precisaria algo para acompanhar a expansão dele quando esquenta. Para sair pra cima, tenho ainda o anel trava dos tuchos que ajudaria um pouco, talvez um aço inox daria certo. Dará para colocar um oring também, ele ficaria dentro da parte chanfrada, mas não sei se este oring iria aguentar e com certeza não ficaria preso para não travar os tuchos e assim seguir girando como sempre giraram.

O Tony poderia aparecer ai e me dar uma dica que tipo de aço seria viável ali, eu tenho aqui o inox e o 1045.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Dúvida] Motor batendo saia de pistão

por chirola » 04 Dez 2022, 15:58

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje fica uma parte pra fora. Medi hoje a parte limpa e a com verniz e achei 3 décimo mais onde está o verniz, suponho que estes 3 décimos ajudava e muito na vedação destes alojamentos.

3 décimos é realmente muito , se for como nos motor AP da volks o que mais desgasta o alojamento é do cuarto cilindro ,
Pensando em soluções viáveis, pode ver cual cilindro tem barulho e colocar tuchos dos que VC tem guardados para ver se para o barulho, opção 2 preencher o cabeçote que tem guardado para sua altura original ,3 tem juntas de cabeçote sobre medida de ate 3mm de altura, 4 procura tuchos de outra marca ou modelo e ver se tem alguma diferença de tamanho ,por exemplo tem um modelo que era só do Monza mais antigo .
O único motor que eu conheço que tem tuchos sobre medida é o do fusca dese motor acha tuchos 0,15 e 0,20 se não to enganado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Dúvida] Motor batendo saia de pistão

por Almeidão » 05 Dez 2022, 08:45

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje fica uma parte pra fora. Medi hoje a parte limpa e a com verniz e achei 3 décimo mais onde está o verniz, suponho que estes 3 décimos ajudava e muito na vedação destes alojamentos.

3 décimos é realmente muito , se for como nos motor AP da volks o que mais desgasta o alojamento é do cuarto cilindro ,
Pensando em soluções viáveis, pode ver cual cilindro tem barulho e colocar tuchos dos que VC tem guardados para ver se para o barulho, opção 2 preencher o cabeçote que tem guardado para sua altura original ,3 tem juntas de cabeçote sobre medida de ate 3mm de altura, 4 procura tuchos de outra marca ou modelo e ver se tem alguma diferença de tamanho ,por exemplo tem um modelo que era só do Monza mais antigo .
O único motor que eu conheço que tem tuchos sobre medida é o do fusca dese motor acha tuchos 0,15 e 0,20 se não to enganado


Estou estudando aqui uma opção e para colocar um anel de metal nos tuchos é algo bem simples e nem precisa tirar nada no tucho, basta preparar um anel e entra prensado, só preciso saber um aço com menor dilatção. Refiz as medidas ontem com cuidado e realmente os tuchos antigos tem no minimo 1,5 decimo a mais onde está a cinta de verniz pelo tempo de uso, achei 3 e vou apertanto o torquimetro e vai tendo estas variações, posso dizer com certeza que 1,5 a 2 décimo é super real. Vou abrir os velhos e limpar, alguns estão travados, mesmo deixando dentro do óleo eles ainda estão dando trabalho para desmontar,
Imagem

32 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 150 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 10 Mai 2024, 06:16