O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralFiltro de ar esportivo.
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

18 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
FelipeHolanda
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 08 Ago 2014, 00:52
Nome Completo: Felipe Holanda
Cidade: Ivinhema
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Filtro Esportivo

por FelipeHolanda » 27 Ago 2014, 12:33

Ola galera tudo bem ? bom comprei um vectra CD 98 2.2 , mas o filtro dele está muito velho contanto que a mangueira ja ate nao está mais no engate kk , gostaria de saber algum filtro esportivo que voces me recomendariam para aumento de potencia e barulho . Obrigado !

Tem problema eu continuar andando com a mangueira meio solta ?

junin_slt
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Out 2014, 16:35
Nome Completo: Luiz Carlos Verissimo Junior
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Filtro de ar esportivo

por junin_slt » 02 Out 2014, 19:22

Pessoal gostaria de saber quem tem no vectra 98 GLS um filtro de ar esportivo, e tb o que muda no consumo e se aumenta a performance do carro

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Filtro de ar esportivo

por Arquiteto » 02 Out 2014, 19:56

tenho no 02 2.2 16v ATM ...

o que muda ... vc para de ficar trocando toda hora filtro e passa a fazer o procedimento de limpeza

em uma km bem maior ...

quanto a performace ... coisa muito discreta se trocar so o filtro ...

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Mensagens: 856
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:59
Nome Completo: Marco Souza
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Re: Filtro de ar esportivo

por mdemarquinho » 02 Out 2014, 21:40

Esse assunto do filtro dá oque falar kkkkkkkkkkkkk

Eu acho que esse ganho é psicológico, uns dizem que o motor suga mais ar, porém creio que seja mito visto que o motor foi desenvolvido para sugar determinada capacidade de ar, a menos que você empurre (pressão do turbo), não creio que um filtro te dará performance, não para carros como o Vectra. talvez um camaro você ganhe alguma coisa, mas em um 4cc aspro não.

Mas tem o lance de durabilidade, eu usei um in box da K&N no meu elegance, não notei diferença, o bom é que é lavável, mas de tanto que ouvi dizer os contras, acabei abandonando a ideia e só uso original mesmo. Afinal, de que adianta ter um filtro que não faz o seu papel, filtrar as impurezas para dentro do motor.

O filtro dó muda o consumo porque as pessoas querem ficar ouvindo o barulho do motor, fora isso nada muda, eu não tive melhora e nem piora no consumo, a única coisa que notei é que o motor fica um pouco mais elastico, sobe o giro mais rápido, mas não quer dizer que ganhou potência.

Quer algo real, Escape completo, um remapeamento e um comando de leve pra ficar um carro domável no transito.

TheBombBR
GL Member
GL Member
Mensagens: 138
Registrado em: 15 Abr 2014, 23:24
Nome Completo: Márcio Rodrigo
Cidade: bh
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Filtro de ar esportivo

por TheBombBR » 03 Out 2014, 14:40

Esse negócio de ganho é muito relativo, vou falar da minha experiencia com motos de pista e rua.

Existem 3 fatores:
- aumento da entrada de ar (filtro)
- aumento da saída de "ar" (escape)
- Mistura combustível/ar, fluxo, etc.

pelo peso/potência do carro é quase imperceptível o ganho, o que pode-se sentir mais é o carro mais solto (sente-se mais quando tira catalisador) o que da a impressão de ganho de potência.

Para de fato ter um ganho (mínimo) seria necessário aumentar a entrada (filtro esportivo), aumentar a saída (rancar catalisador ou redimensionar escape) e remapear.

Mais ou menos o que o mdemarquinho disse.

Se eu tiver falado algo errado por favor me corrijam.
Golf GTI Tip 03 180cv - Ex-Vectra Elite 2.4 prata 06, Biz c100 01, CRF230 07
Ex: Gol 1.6 Power G5 10, Xr200 Trilha, Kawasaki Ninja zx10r 11, Stilo Sporting 09, Yamaha XJ6N 12, Golf GTI 03, I30 Top 11 , Vectra GT 10, Celta 07, Corsa 97, Fusca 77

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Filtro de ar esportivo

por Luiz Antunes » 03 Out 2014, 20:39

Se o motor for 16 válvulas , eu tenho um sistema para vender NOVO , viewtopic.php?f=26&t=4579

filipe.nunes
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 24 Abr 2014, 19:15
Nome Completo: Filipe nunes
Cidade: londrina
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Filtro de ar esportivo

por filipe.nunes » 08 Out 2014, 01:17

Amigo boa noite....
Por incrivel que pareça tenho um vectra 99 GLS 2.2 8v com filtro esportivo...

1º em relação a consumo, não muda em nada, o detalhe é, que vc fica querendo acelerar sempre só por causa do ronco, e nao precisa correr, apenas colocar em uma marcha baixa e deitar o pé no acelerador.

2º Ganho de potencia, se for feito tudo, como o amigo de cima citou, remapeamento, filtro, escape etc, sim vc tem um ganho até que significativo, se a sua intenção é essa GANHO DE POTENCIA melhor pensar me outra coisa (lembrando só se for fazer tudo junto)

Uso diariamente o filtro, e gosto, mais por causa do ronco mesmo.... E detalhe filtro esportivo em motores GM fica muito loko (ronco)

Espero ter ajudado
Quando Deus quer, não há quem não queira.

Dracarys
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2014, 22:29
Nome Completo: Rogers
Cidade: Ponta Grossa
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Filtro de ar esportivo

por Dracarys » 08 Out 2014, 23:13

Como já dito pelo pessoal, filtro por si só não faz nada relevante.

Mas pra agregar mais informação vai o vídeo dos caras do Mighty Car Mods, com testes em dinamômetro:

http://www.youtube.com/watch?v=PAIxeQUSg-Q

Altamente recomendado acompanhar esse canal. Uma hora eles comentam algo como "a maneira mais simples de ganhar performance é com alivio de peso. Então se você cagar antes de dirigir, vai ganhar mais desempenho do que gastar com um filtro de ar mais caro" hahaha

IgorLBras
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 27 Ago 2015, 19:28
Nome Completo: Igor Lucas Brasil
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Medida pra filtro esportivo

por IgorLBras » 08 Abr 2016, 19:37

Olá amigos, estou querendo por um filtro esportivo no meu vectra c, mas não consigo achar a dimensão certa que encaixe na mangueira , alguém sabe ?

Avatar do usuário
DionVieira
Organizador
Organizador
Mensagens: 208
Registrado em: 01 Ago 2014, 15:12
Nome Completo: Dioncleis Fermino Vieira
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Medida pra filtro esportivo

por DionVieira » 13 Abr 2016, 13:30

O tamanho em geral é padrão, você precisa usar um tubo como adaptador, preferencialmente de metal antioxidante, encaixa o filtro nele e ele na mangueira original.
Imagem
VECTRA EXPRESSION 2.0 8V MAN. 128 CV 2007

Pedrorez
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 17 Mai 2016, 08:06
Nome Completo: Pedro Henrique de Assis Rezende
Cidade: Conselheiro Lafaiete
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Filtro de ar esportivo.

por Pedrorez » 17 Mai 2016, 08:13

Fala pessoal, estou pensando em instalar um filtro de ar esportivo no meu Vectra GLS 2.2 8v.
Porém gostaria de saber de vocês... Colocando somente o filtro de ar, o barulho do ronco do motor já muda? Ou será preciso instalar um escapamento também? E compensa instalar o filtro? Valeu!!

Avatar do usuário
DionVieira
Organizador
Organizador
Mensagens: 208
Registrado em: 01 Ago 2014, 15:12
Nome Completo: Dioncleis Fermino Vieira
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Filtro de ar esportivo.

por DionVieira » 17 Mai 2016, 13:52

Pedrorez escreveu:Fuente del Mensaje Fala pessoal, estou pensando em instalar um filtro de ar esportivo no meu Vectra GLS 2.2 8v.
Porém gostaria de saber de vocês... Colocando somente o filtro de ar, o barulho do ronco do motor já muda? Ou será preciso instalar um escapamento também? E compensa instalar o filtro? Valeu!!


O Ronco muda sim, quando você pisar fundo a aceleração fará um ronco grave e encorpado, quando acelerar devagar será menos acentuado, com um abafador esportivo fica melhor claro, mas só o filtro já da um efeito legal. sobre se compensa, ai depende de cada um, eu tenho e acho que compensa, ele não gera potencia extra nenhuma, se gera é 1 ou 2 cavalos no máximo e isso é imperceptível, a maioria acha que esta mais forte porque esta simplesmente pisando mais pra escutar o ronco, o que muda de fato é a resposta do motor, ele fica mais "esperto", por encher mais rápido ele reage um pouco mais depressa ao vácuo formado no coletor na aceleração, no meu caso que uso Vectra C que tem acelerador eletrônico, ele fez uma boa diferença, pois reduziu razoavelmente o lag de aceleração que existe, acredito que no B essa diferença é menos perceptível. Escolha uma boa marca, eu uso Simota, ela e a K&N acredito serem as mais confiáveis, faça a limpeza no tempo certo umidificando o filtro com WD40 pra reter a sujeira e não terá problemas.
Imagem
VECTRA EXPRESSION 2.0 8V MAN. 128 CV 2007

Pedrorez
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 17 Mai 2016, 08:06
Nome Completo: Pedro Henrique de Assis Rezende
Cidade: Conselheiro Lafaiete
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Filtro de ar esportivo.

por Pedrorez » 17 Mai 2016, 14:31

DionVieira escreveu:Fuente del Mensaje
Pedrorez escreveu:Fuente del Mensaje Fala pessoal, estou pensando em instalar um filtro de ar esportivo no meu Vectra GLS 2.2 8v.
Porém gostaria de saber de vocês... Colocando somente o filtro de ar, o barulho do ronco do motor já muda? Ou será preciso instalar um escapamento também? E compensa instalar o filtro? Valeu!!


O Ronco muda sim, quando você pisar fundo a aceleração fará um ronco grave e encorpado, quando acelerar devagar será menos acentuado, com um abafador esportivo fica melhor claro, mas só o filtro já da um efeito legal. sobre se compensa, ai depende de cada um, eu tenho e acho que compensa, ele não gera potencia extra nenhuma, se gera é 1 ou 2 cavalos no máximo e isso é imperceptível, a maioria acha que esta mais forte porque esta simplesmente pisando mais pra escutar o ronco, o que muda de fato é a resposta do motor, ele fica mais "esperto", por encher mais rápido ele reage um pouco mais depressa ao vácuo formado no coletor na aceleração, no meu caso que uso Vectra C que tem acelerador eletrônico, ele fez uma boa diferença, pois reduziu razoavelmente o lag de aceleração que existe, acredito que no B essa diferença é menos perceptível. Escolha uma boa marca, eu uso Simota, ela e a K&N acredito serem as mais confiáveis, faça a limpeza no tempo certo umidificando o filtro com WD40 pra reter a sujeira e não terá problemas.

Poxa cara, muito obrigado pela resposta, me ajudou bastante... Hoje mesmo ainda vou dar uma olhada nos filtros das marcas que você citou, e dependendo já faço a instalação, obrigado cara!

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Filtro de ar esportivo.

por Edcezar » 18 Mai 2016, 14:12

Topicos fundidos aos já existentes;

:88:
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

chevytime
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 11 Mar 2018, 02:56
Nome Completo: Henrique Lucas Chevrand
Cidade: Niterói
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Filtro de Ar Esportivo (Vectra a Gás)

por chevytime » 04 Mai 2018, 20:15

Boa Noite amigos!
Gostaria de colocar um filtro de ar esportivo no meu Vectra 1997 2.0 16V. Sei que ele da uma queima de combustível mais rica, proporcionando melhor desenvolvimento do motor, melhora o respiro, etc. Sei que se eu usasse meu carro na gasolina, o combustível iria render um pouquinho mais, porém me disseram que em carros a gás, acaba consumindo mais.

Isso seria verdade? Tem alguém aqui que possui um Vectra a gás com filtro esportivo ou que saiba me tirar essa dúvida?

Muito obrigado!

GabrielRIbeiro
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Dez 2017, 11:15
Nome Completo: Gabriel Gomes Ribeiro
Cidade: Cabo Frio
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Filtro de Ar Esportivo (Vectra a Gás)

por GabrielRIbeiro » 06 Mai 2018, 17:04

Recentemente coloquei um K&N cônico no meu GT 2010 com gnv. É fato que passei a pisar mais pra ouvir o som haha e consequentemente acabo gastando um pouco mais com combustível, porém testei andar normalmente e se teve alguma diferença com relação a isso, foi mínima e não senti no bolso não cara

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Filtro de ar esportivo.

por Ju_Bueno » 07 Mai 2018, 08:41


Tópico fundido à um já existente sobre o assunto.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Filtro de ar esportivo.

por chirola » 08 Mai 2018, 18:24

se fose fasilasim vcs acham que os engenheiros da gm nao botariam de fabrica num carro de gama meia alta??
Ronco nao e potencia se for botar um filtro esportivo coloca um K&N que encaixe dentro da caixa do filtro original iso de colocar um filtro conico pendorado na mangueira o unico que vai conseguir e puxar ar quente de dentro do cofre a caixa original puxa ar de fora do cofre por um duto com efeito venturi desenhado por algum engenheiro cada filtro tem um fluxo de ar especifico nao adianta dar poder de aspiraçao que o motor nao pode aproveitar . motor mais solto em alta perde torque em baixa.
todo cavalo que corre come entao se que potença vc tera que gatar e o carro vai gastar mais nao e um filtro de 100 reais que vai melhorar o carro ate porque vale ate menos que um filtro original.
oooooo derrepende um paisano no fundo do quintal e mais inteligente que os engenheiros da GM e o que eu acho nao e preciso concordar abraço galera

18 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 119 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 29 Mar 2024, 04:16