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GeralCambio automático - desempenho / kick down
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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gorvalle
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Cambio automático - desempenho / kick down

por gorvalle » 12 Ago 2013, 08:33

Olá pessoal!!

Adquiri a poucas semanas meu primeiro Vectra, que por sinal, é meu primeiro carro automático.
Este final de semana, viajei com ele. Confesso que ainda estou sentindo o carro e aprendendo a usar o AT na pista.

No entanto, pode ser por falta de conhecimento neste tipo de transmissão ou não, estou um pouco frustrado com seu desempenho.

Ex:

Várias vezes, estava em 120 km/h e começava uma subida pouco ingrime, o carro caia pra 80 km/h. Eu dava um kick down, percebia a redução de marcha mas o carro pouco evoluía. Somente quando chegava no plano.
Isso para um carro 2.0 é muito pouco - por mais que no caso acima, tinha 4 adultos + ar ligado.

Não sei se é o desempenho do cambio mesmo por ser 4 marchas ou se eu ainda não peguei totalmente as "manhas".

Quando dou o kick down, pisando até o fundo, a marcha é reduzida e a rotação aumentada (geralmente nos 3.000 rpm).
Se fico com o pé no fundo ou se solto e volto a acelerar gradativamente, não sinto diferença.

Aos proprietários de AT, isso ocorre com vocês?
Qual a forma correta de utilizar o kick down?
Caso possam me passar as dicas, ficarei muito agradecido!! :)

T+
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Alcir Andreoni » 12 Ago 2013, 12:58

gorvalle escreveu:Olá pessoal!!

Adquiri a poucas semanas meu primeiro Vectra, que por sinal, é meu primeiro carro automático.
Este final de semana, viajei com ele. Confesso que ainda estou sentindo o carro e aprendendo a usar o AT na pista.

No entanto, pode ser por falta de conhecimento neste tipo de transmissão ou não, estou um pouco frustrado com seu desempenho.

Ex:

Várias vezes, estava em 120 km/h e começava uma subida pouco ingrime, o carro caia pra 80 km/h. Eu dava um kick down, percebia a redução de marcha mas o carro pouco evoluía. Somente quando chegava no plano.
Isso para um carro 2.0 é muito pouco - por mais que no caso acima, tinha 4 adultos + ar ligado.

Não sei se é o desempenho do cambio mesmo por ser 4 marchas ou se eu ainda não peguei totalmente as "manhas".

Quando dou o kick down, pisando até o fundo, a marcha é reduzida e a rotação aumentada (geralmente nos 3.000 rpm).
Se fico com o pé no fundo ou se solto e volto a acelerar gradativamente, não sinto diferença.

Aos proprietários de AT, isso ocorre com vocês?
Qual a forma correta de utilizar o kick down?
Caso possam me passar as dicas, ficarei muito agradecido!! :)

T+


O seu carro é do mesmo modelo do meu e eu raramente uso o kick-down no pedal, prefiro apertar o botão S no painel, ela já reduz e não precisa afundar o pé no acelerador...
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por gorvalle » 12 Ago 2013, 12:59

Alcir, obrigado pela resposta!
Você costuma apertar somente quando precisa? Ex: em uma ultrapassagem ou subida?

Diferença no consuma, é grande ou pequena?

Obg!
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Alcir Andreoni » 12 Ago 2013, 13:02

gorvalle escreveu:Alcir, obrigado pela resposta!
Você costuma apertar somente quando precisa? Ex: em uma ultrapassagem ou subida?

Diferença no consuma, é grande ou pequena?

Obg!

Faz diferença sim. Você vai estar acelerando o carro com mais frequência, portanto o consumo é maior. Use mais o cruise control (piloto automático) e o botão S, você vai ver que fica muito mais cômodo dirigir...
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por gorvalle » 12 Ago 2013, 13:21

Legal :)

O Cruise Control eu fiz uns testes com ele. Ele mantém a velocidade mesmo em subidas.
Só nesta viagem que não usei muito porque era pista simples.

Vou fazer testes usando o botão S.
Valeu!!
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Alcir Andreoni » 12 Ago 2013, 14:59

gorvalle escreveu:Legal :)

O Cruise Control eu fiz uns testes com ele. Ele mantém a velocidade mesmo em subidas.
Só nesta viagem que não usei muito porque era pista simples.

Vou fazer testes usando o botão S.
Valeu!!

Igualzinho o meu, só que o meu é foto em negativo do seu... :88:
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Levinthal » 12 Ago 2013, 20:54

Também tenho um igual. Ao contrário do amigo Alcir, eu gosto de usar o kickdown ao invés do "S"... Gosto bastante de sentir o carro reduzindo, pegando fôlego e explodindo... Não tem sensação melhor pra mim. O kickdown é acionado quando um "botão" no fim do curso do acelerador é acionado. Digo isso pois passei 1 ano e meio pra aprender a usá-lo... Talvez porque sou meio burrinho mesmo...

Mas o kickdown é quando você pressiona o acelerador todo e "força" um pouco mais. Você ouve um estalo, um click. Aí sim, ele reduz pra marcha mais adequada e "vai embora". O desempenho é muito bom. Meu acelerador responde da seguinte forma: 1/4 do curso passando marchas abaixo de 2000rpm, 2/4 ele também passa, mas estende mais as rotações (2500rpm+-) 3/4 ele já começa a ir pra uns 3500~4000 e se for preciso ele reduz 1 marcha, com 4/4 ele estende a aceleração até o corte 6300rpm e reduz +- 2 marchas se preciso... Mas somente com o kickdown ele reduz pra menor marcha possível, pra lhe dar todo o fôlego necessário.

Se, p exemplo, estou a 50km/h e ele está de quarta marcha e eu pisar 100% do pedal, ele reduz até a segunda, dando a falsa sensação de falta de potência; contudo, se eu utilizar o kickdown, ele reduz para a primeira e aí seu corpo cola no banco! Lembrando que o "S" tem a mesma função, mas acho muito bacana controlar tudo pelo pé.


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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Arquiteto » 12 Ago 2013, 23:27

no 140cv raramente preciso usar o kick

e pra acionar tem de pisar ate o fundo ...vc vai sentir como se fosse uma bolinha de´baixo do pedal

ao pressionar vai ativar o kick ...

basicamente jogando com curso e pressão que vc pressiona o acelerador ...

vc reduz a marcha com suavidade sen usar o kick


outra maneira de conduzir e dispor de força maxima nas ultrapassagens e reduzir manualmente uma marcha

previamente e antes de acelerar assim o carro ja vai sair forte ...e vai manter ate vc completar a manobra

com o motor cheio ... comportamento bem parecido com o cambio manual

isto por que o kick geralmente joga duas marchas pra baixo, quando uma so ja seria o ideal prendendo menos o

carro ...


o certo e que carro auto e outra praia ... e olha que no 8v 140cv responde muito bem

em retomadas na faixa dos 80km ... se vc dirigir um 16v vai sentir as retomadas nesta faixa

mais dificeis por que o motor vai despejar mesmo la pelo 36000 rpms ...

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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por gorvalle » 13 Ago 2013, 07:22

Levinthal e Arquiteto, obg pelas explicações :)

Mas quando piso até o fundo (kick), sinto a reduzida mas o carro ainda fica "lento"... não desenvolve.. parece 1.0 com ar ligado.

Ai minha incorreta utilização, creio eu, é após o kick down.
Eu continuo com o pé em baixo ou solto tudo e volto acelear 3/4 ?
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Levinthal » 13 Ago 2013, 22:05

Não tire o pé. Quanto menos pé no acelerador, mais o carro interpreta que você não precisa de marcha.

Pé em cima = marcha a frente
Pé em baixo = marcha abaixo

Se ele está com esse desempenho, tem que verificar, ou vc ou o carro rsrsrsrs...

O normal é ao contrário: tem que ter cuidado pra não perder a velocidade, pq ele cresce rápido...

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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por gorvalle » 14 Ago 2013, 07:34

Levinthal, quero acreditar que o problema seja eu... rsrs

Cara, eu piso fundo (kick) sinto a rotação aumentar e fico com o pé lá em baixo = piso e seguro.
Desta forma o carro não responde rápido, fica nos 80 ou 60 dependendo da subida/embalo.

Esta correto ou eu tenho que pisar (kick, ai ocorre a redução) soltar um pouco o pé e tornar a acelerar novamente?? fazendo isso rápido.
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Alcir Andreoni » 14 Ago 2013, 08:06

gorvalle escreveu:Levinthal, quero acreditar que o problema seja eu... rsrs

Cara, eu piso fundo (kick) sinto a rotação aumentar e fico com o pé lá em baixo = piso e seguro.
Desta forma o carro não responde rápido, fica nos 80 ou 60 dependendo da subida/embalo.

Esta correto ou eu tenho que pisar (kick, ai ocorre a redução) soltar um pouco o pé e tornar a acelerar novamente?? fazendo isso rápido.

Isso que você está relatando acontece muito no 16V, com o ar ligado. Já no 8v precisa dar um check-up no carro...
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por gorvalle » 14 Ago 2013, 08:18

Alcir, preciso parar ele pra troca do óleo do motor e transmissão e já vou ver esta questão também.
Espero não ser coisa mais $éria! O.o

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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Alcir Andreoni » 14 Ago 2013, 08:44

gorvalle escreveu:Alcir, preciso parar ele pra troca do óleo do motor e transmissão e já vou ver esta questão também.
Espero não ser coisa mais $éria! O.o

VlwW

Vai tranquilo que não é nada sério.

Você está rodando com etanol ou gasolina?
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por gorvalle » 14 Ago 2013, 10:33

Gasolina Adit.
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Alcir Andreoni » 14 Ago 2013, 11:06

gorvalle escreveu:Gasolina Adit.

Já pensou em andar com etanol, pelo menos 3 tanques?
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por gorvalle » 14 Ago 2013, 12:14

Já pensei...
O desempenho é melhor (140cv) neh?

Acha que isso pode influenciar ou dar diferença significativa?
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por Alcir Andreoni » 14 Ago 2013, 12:28

gorvalle escreveu:Já pensei...
O desempenho é melhor (140cv) neh?

Acha que isso pode influenciar ou dar diferença significativa?

Vai influenciar. Essa dica eu aprendi com os "entendidos" de plantão. Então você usa três tanques de etanol o carro passa a queimar melhor o etanol e rende melhor.

No meu eu faço o seguinte: 60% de etanos e 40% de gasolina. Vai que é uma beleza. Lembrando de fazer isso depois de rodar com três tanques de etanol.
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por gorvalle » 14 Ago 2013, 13:45

Faz muito tempo que não abasteço no etanol.... acho que na cidade, a autonomia na gasolina é muito maior.
Consigo andar + de 400 km com gasolina.

Mas vou amadurecer essa ideia :)
Também preciso sentir ele no etanol pra ver como fica.
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Re: Cambio automático - desempenho / kick down

por gorvalle » 14 Ago 2013, 15:48

Será que é a explicação do meu problema?

Vejam esta reportagem:
http://correiobraziliense.vrum.com.br/a ... coce.shtml

Alguns trechos:

Motor 2.0 Chevrolet - Impotência precoce
Donos de Astra, Vectra e Zafira reclamam de falhas, principalmente quando carro está com gasolina. Revendas tentam reparo no cabeçote, válvulas e reprogramação eletrônica

Na internet, sites de relacionamento e clubes especializados estão cheios de relatos sobre o problema. Proprietários, principalmente de Vectra e Astra, descrevem o defeito e dão dicas para outros consumidores, que já se atrevem a concluir: o problema atinge os modelos 2.0 ano/modelo 09/09, 09/10 e 10/10 e sempre manifesta quando o veículo é abastecido com gasolina, fazendo sentido estar surgindo com mais força num momento em que, em praticamente todo o Brasil, motoristas começam a dar preferência ao uso da gasolina, tendo em vista o aumento do preço do álcool.

O empresário mineiro Marcelo Oliveira, que mora em Vitória (ES), comprou, em outubro do ano passado, um Chevrolet Vectra GT 2.0 09/10. Cerca de dois meses depois, aos 2 mil quilômetros rodados, começou a sentir falhas nas retomadas de velocidade, principalmente quando abastecia com gasolina. Pesquisando, descobriu diversos outros proprietários de modelos GM com motor 2.0, reclamando do mesmo problema. "A perda de força acontece, principalmente, entre as 2 mil e 4 mil rpm. É como se estivesse abrindo buracos, vácuos nas acelerações", descreve Marcelo. No início do ano, ele levou o automóvel até uma concessionária da marca e, há cerca de um mês, foi trocado o cabeçote. "O problema ainda não voltou, mas só rodei 700 quilômetros depois da troca. E, por precaução, quando viajo, só estou abastecendo com álcool, pois tenho notícias de que a troca do cabeçote não está resolvendo", afirma.

Em Belo Horizonte, a maioria das concessionárias Chevrolet confirma não só a existência do defeito como a mesma orientação de diagnóstico: reparo no cabeçote, nas guias das válvulas e reprogramação do sistema de injeção. "É como se você acelerasse e o carro desse uma murchada. De 2.0, passa a ter comportamento de 1.6 ou 1.0", explica um mecânico da marca.


Viche, agora fiquei preocupado!
Meu carro é 10/10... se não me engano, foi comprado em Abril de 2010. Estaria ele fora da garantia?
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