O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralO que você faz para economizar Combustível ?
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

102 mensagens
Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

O que você faz para economizar Combustível ?

por Alcir Andreoni » 26 Out 2013, 10:08

Já que você deu a deixa, aqui vai uma pergunta.

E o aditivo da AC Delco?
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 15 Jan 2017, 11:47, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por Arquiteto » 26 Out 2013, 10:36

weltinhow escreveu:relamente é muito bom, ontem fui a salvador e um Corolla veio atraz, fiquei no inicio com receio, pois corolla tem uma fama de andador da poxa, deixei ele cortar hehehehe, mas depois falei sabe de uma? Vou atraz desse danado, e num deu ourta, Corolla tentando acompanhar meu rojão mas eu só o via mesmo pelo retrovisor heheheh



tecnica ninja de ...

O QUE NÃO FAZER PARA ECONOMIZAR COMBUSTIVEL ... :11:

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por Ricardo Crispim » 26 Out 2013, 10:43

Alcir, AC Delco eu não sei quem faz, mas se basta olhar o rótulo e pegar o CNPJ. Dependendo da industria que o fozer, posso te dar uma resposta concreta..
Acredito que deve ser bom, a GM não iria rotular se não fosse, embora o lubrificante AC Delco frequente de vez em quando as páginas do Boletim de monitoramento da qualidade dos lubrificantes que é feito a cada dois meses pela ANP para verificar a não conformidade nos lubrificantes brasileiros...

Forte abraço!!!!!!!!!!!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

O que você faz para economizar Combustível ?

por Alcir Andreoni » 26 Out 2013, 16:38

Vou dar uma sondada no rótulo e posto aqui...
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 15 Jan 2017, 11:47, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

socorristamachado
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 06 Abr 2013, 21:13
Nome Completo: marcelo machado
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por socorristamachado » 26 Out 2013, 21:35

meu vectra 2.2 8 v 1999
sou de sp

na cidade chego aos 8,5 ate 10 por litro ja fiz mais foi milagre já na estrada ja cheguei a fazer uns 28 por litro rsrsrs zuando ja fiz foi muito mais rrs tb coloquei na cegonha e levei o bicho kkkk mais na real cheguei a fazer uns 15 por litro tb só a 100 km/h e outra ar desligado ralando o pedal tb e gasosa so coloco aditivada shell,ipiranga ou podium ok

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por Bruno Cesário » 26 Out 2013, 23:55

Podium aqui só em raras excessóes, tá na casa dos 3,98 já. O que AJUDA MUITO NO CONSUMO BAIXO, é o cruise control. Eu uso mais nos 80km/h nas estradas, e estou usando dentro dos bairros onde não há tantas subídas quando passo dos 30km/h, o consumo melhora demais. Acho que o mínimo que fiz em estradas com o Vectra, foram de 13,9km/l, isso andando forte e ac ligado quando necessário.
:52:

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

O que você faz para economizar Combustível ?

por Pedro Josino » 27 Out 2013, 00:11

Alcir Andreoni escreveu:Vou dar uma sondada no rótulo e posto aqui...


Produzido por Tirreno Ind. Com. Prod. Quim. Ltda.
CNPJ: 61.923.017/0001-05
I.E.: 286.026.501.113
Q.Resp.: R. P. Silva CRQ/IV 04410816
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 15 Jan 2017, 11:48, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

O que você faz para economizar Combustível ?

por Ricardo Crispim » 27 Out 2013, 09:18

Pedro, obrigado por postar.
Tirreno é confiável sim, certeza que vai atender.


Forte abraço!!!!!!!!!!
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 15 Jan 2017, 11:48, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

O que você faz para economizar Combustível ?

por Alcir Andreoni » 27 Out 2013, 09:20

:88:
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 15 Jan 2017, 11:49, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por Last_Warrior » 27 Out 2013, 22:59

Aqui vai minha listinha básica...

- Arrancar sem pressa. Aqui é uma das coisas que mais se gasta gasolina, tirar o carro da imobilidade. Quanto mais pressa se tem fazendo isso, seja arrancando ou saindo do quebra-molas, dá muita diferença no consumo;
- Tentar manter uma velocidade constante, evitando acelerar/desacelerar;
- Tentar prever o tempo do sinal observando ele de longe, e adequando a velocidade do carro para pegar a "onda verde";
- Seguir a recomendação do manual no que diz respeito "velocidades econômicas para troca de marcha";
- Tentar, na estrada, dirigir o mais próximo possível da rotação de TORQUE MÁXIMO do motor, mesmo que se tenha que reduzir marcha;
- Na estrada, deixar o carro "embalar" na descida e ir tirando o pé na subida (CUIDADO COM RADARES!!);
- Evitar a condição rpm baixo + pé no fundo;
- Manter os pneus sempre com a pressão recomendada;
- Manter rodas e pneus na medida original ou, em modificações, colocar um conjunto com o mesmo diâmetro externo do conjunto original, evitando também pneus excessivamente mais largos;
- Manter o carro sempre com a manutenção em dia, principalmente alinhamento e balanceamento;
- Observar e respeitar o período de troca dos filtros de ar e gasolina;
- Manter a manutenção em dia, como velas, cabos de vela, injeção, etc...
- Manter o sistema de escapamento sempre em dia e o mais original possível;
- Cuidado ao escolher o lugar para abastecer, no caso da cidade ter sempre um posto de confiança;
- Manter o sistema de arrefecimento em dia, com aditivo e válvula termostática funcionando;
- Não aquecer o motor antes de sair, desde que inventaram óleo multiviscoso vc pode sair com o motor frio com total segurança, aquecer o motor com o carro andando, evitando somente acelerações fortes com o motor frio;
- Manter a bateria sempre bem carregada e usar bateria de boa qualidade;

Finalizando... Sempre que notar piora no consumo, descartar primeiro o fator POSTO e assim que possível identificar e corrigir a causa do elevado consumo.

Espero que tenha ajudado pessoal... Seguindo essas recomendações básicas, dificilmente terão problema com consumo. Afinal, os Vectra são carros relativamente econômicos, principalmente os 16v...

Complementando, para os estradeiros... A velocidade por si só faz aumentar o consumo, lógico, mas a grande "sacada" não é o tanto que vc corre, mas o quão rápido vc chega em tal velocidade, pra quem gosta de andar mais rápido, use as descidas pra ir embalando o carro... :38:
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Eric Almeida
GL Member
GL Member
Mensagens: 129
Registrado em: 25 Fev 2015, 22:34
Nome Completo: Eric Cerqueira de Almeida
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por Eric Almeida » 08 Mai 2015, 22:29

Revivendo o tópico.

Pra meu carro não beber é simples. Deixar ele na garagem. :D
Meu carro faz 5, rodas 16", levemente baixo, e com som na mala e banco.
Imagem
VECTRA 2000 2.2 - FEIRA DE SANTANA - BA

DENIS REDIVO
GL Member
GL Member
Mensagens: 60
Registrado em: 13 Jan 2015, 08:29
Nome Completo: DENIS REDIVO
Cidade: ORLEANS
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por DENIS REDIVO » 10 Mai 2015, 10:47

Ola pessoal o meu to sentindo que ele ta gastado de mais ta fazendo na media 6,7 e 5,9 na cidade na estrada percorro um trecho curto de asfalta mais pra faze 9 da os porcos detalhes ( nunca troquei vela e cabos, gasolina coloco so a grid da petrobas e nunca coloquei aditivos na gasolina esses que voces compram ,filtros de gasolina é novo ) sera que é porque e automatico esse consumo motor nunca mexido a um detalhe notei depois do aumento do etanol na gasolina a media baixou ja que 27% dificil o carro queimar ( so umaa comparaçao em 4 litros de gasolina tem 1 litro de etanol vai pro ralo sem queirma entao ai perco 1 litro é pra acabar mesmo esse governo).

Eric Almeida
GL Member
GL Member
Mensagens: 129
Registrado em: 25 Fev 2015, 22:34
Nome Completo: Eric Cerqueira de Almeida
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por Eric Almeida » 10 Mai 2015, 22:42

Se o meu fizesse 6.7 eu já ia tá rindo atoa.
Ao meu ver o consumo tá bom, se quiser melhorar, verifique o seu sistema de velas, cabos, alinhamento.
Imagem
VECTRA 2000 2.2 - FEIRA DE SANTANA - BA

marcelo462
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Mar 2016, 21:06
Cidade:

O que você faz para economizar Combustível ?

por marcelo462 » 02 Abr 2016, 00:45

AI GALERA PARA TESTA MEU VECTRA AQUI. COM NAO TENHO PC DE BORDO EU FIZ ASSIM ESPEREI O PONTEIRO MARCA ENCIMA DO RESEVA NO PRIMEIRO PONTEIRO BRANCO E COLOQUEI 5 LITRO DE GASOLINA CERTINHO AI SAI PRA BR AQUI DE MINAS ENTAO ANDANDO A 80 100 N0 MAXIMO 120 EU FIZ 63 KIL COM 5 LITROS DE GASOLINA TA NA FAIXA DE 12 K PO LITRO MAS ACHO QUE POSSO MELHORA POIS AINDA NAO DEI MANUTENÇAO NO CARRO COMPREI A QUASE UM MES ELE TAVA NA AGENCIA E CARRO DE ARGENCIA JA VIU NE ELE SO QUE VENDE NUNCA ARRUMA NADA AGORA NA CIDADE EU FIQUEI UM POUCO TRISTE MAS NAO LIGO MUITO PORQUE AQUI MINHA CIDADE E PEQUENA E O MAXIMO QUE ANDO DENTRO DELA POR DIA E 3 A 7 KL O RESTO E SO NA AUTO ESTRADA BR ENTAO EU COLOQUEI 10 LITRO PRA TESTA AQUI NA CIDADE SUBINDO MUITO MORRO E DESCENDO... SEMPRE DE 2 E 3 RARAMENTE DAVA PRA COLOCA 4 MACHA ENTAO EU FIZ 58 KL COM 10 LITRO EM MEDIA 5.8 POR LITRO MAS COMO EU DISSE NAO ANDO MUITO NA CIDADE MESMO E AINDA TO CONHECENDO O CARRO MAS TA MELHOR QUE MEU EX CARRO QUE ERA UM MONZA 90 2.0 FAZIA 11 NA BR E 7.5 NA ROÇA NA CIDADE EU NUNCA TESTEI ELE , AGORA O VECTRA EU TIVE CURIOSIDADE DE TESTA SI ALQUEM TIVE DICA PRA MELHORA MEU CONSUMO MANDA AI VIU..

flpsccp
GL Member
GL Member
Mensagens: 141
Registrado em: 02 Jun 2015, 22:10
Nome Completo: Felipe Bandeira
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

O que você faz para economizar Combustível ?

por flpsccp » 02 Abr 2016, 07:58

Qm tem um Vectra não pensa em economia de combustível

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

robertopist
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Mar 2016, 22:01
Nome Completo: José Roberto de oliveira
Cidade: São José dos pinhais
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001

O que você faz para economizar Combustível ?

por robertopist » 01 Jun 2016, 23:41

Tenho um Vectra milenium 01 2.2 8v com o tanque cheio coloco 60% gasolina e 40% álcool faz 350 km entre cidade e estrada mas está semana coloquei 60% gasolina e 40 % álcool anidro sem mistura, puro e fez 640 km, se nosso combustível não tivesse tanta mistura o Vectra ficaria muito econômico, e não ando devagar os dois testes quando pegava rodovia sempre acima de 130 km/h.

Reinaldo Junior
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Mai 2016, 06:31
Nome Completo: Reinaldo Rodrigues franco júnior
Cidade: Mogi das cruzes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

O que você faz para economizar Combustível ?

por Reinaldo Junior » 07 Jun 2016, 06:17

Todos sabemos que o Vectra não é econômico igual up etc, mas acontece o seguinte.... Meu Vectra elite 2.4 esta com média 7.5...8 na estrada, ando na moral, ou seja entre 80km/h...Máximo 200 rsss brincadeira, no máximo 100km/h, sem ultrapassagens constantes... Com o ar desligado e vidros fechados, abasteço 50% aditivada e 50 comum gasolina sempre.... Ainda não vi comentários de proprietários deste modelo aqui. A questão é..... Ta dentro da faixa de consumo? Da pra melhorar? :47:

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

O que você faz para economizar Combustível ?

por Ju_Bueno » 07 Jun 2016, 09:36

Reinaldo, dá uma olhada neste tópico: viewtopic.php?f=17&t=5598

Tem relatos de todos os modelos (mas o tópico é enooooooooooorme... rsrsrs)!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
joaovalter
Member
Member
Mensagens: 19
Registrado em: 28 Mar 2016, 11:37
Nome Completo: João Valter Matias
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

O que você faz para economizar Combustível ?

por joaovalter » 07 Jun 2016, 10:31

bom oque eu faço pra economizar combustivel, euuu ando de pop100 durante a semana.. hahaha 20 conto de gasolina de segunda a sexta.. hahahaha...nos finais de semana e nos encontros que rola aqui eu ando vovo MODE ON 2mil giro macha na 5ª macha permaneço em 2mil giros e vou ate o o japão assim... a media do meu gls 2.2 8v na cidade e de 8km. sem o ar ligado.. com o ar cai para 6,5. 7km. na estrada ainda não teste

Dantoim
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 31 Mai 2016, 22:41
Nome Completo: Eduardo Antônio Rodrigues Pereira Cardoso Pires
Cidade: Conselheiro Lafaiete
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

O que você faz para economizar Combustível ?

por Dantoim » 07 Jun 2016, 11:26

Vectra 10/11 elegance com câmbio nacional.
Atualmente com 258 k km sendo que destes, 200 k km rodados comercialmente.
Estes 200 foram feitos em estradas, boas, médias, mas a maioria medíocres, entre os estados de MG, RJ e SP.
Portanto não sei quanto meu carro gasta em uso urbano até hj pq nunca rodei um tanque só na cidade.
Uso sempre acelerações suaves e respeito a faixa de torque do motor mantendo os giros entre 1800 e 2600 rpm
Antes de continuar quero deixar claro que sempre zero o pc de bordo a cada abastecimento, somente. Portanto as médias que relatarei foram medidas desta maneira, unicamente.
Quando 0 km as médias eram em torno de 12,5, com ar e pé leve (80 a 100), 13 km/l sem ar.
Depois dos 50 k km rodados a média melhorou muito e manteve entre 13,0 13,5 km/l até os 200 k km. Dos 200 acima começou a variar médias melhores ainda, 13,7 a 14 km/l, até pq a forma de utilização da barca era bem mais racional devido ao encarecimento dos combustíveis.
Sempre usando gasolina comum. Nem sempre uso ar pq aqui temperatura é sempre boa, fora do verão.
Aqui na minha região é serra emendada em serra e em viagens domésticas varia entre 11,5 a 13,5 km/l na gasolina e entre 10,5 a 12 km/l no álcool, no uso normal.
Já se meter a bota, tipo modo soviético on, 7,5 no álcool e 9 na 'mijolina'. E até anda 'direitim'.
Porém no RJ só usava álcool, a média variava muito conforme o peso e itinerário entre 10,5 e 11,5 km/l.
Em Sp no álcool chegava a 12.
Em viagens com modo tiozão desligado, ligando modo vovozão de férias, cheguei a fazer 16,5 km/l na gasolina, em um trecho de 420 km (haja saco!). Mas neste modo é sempre de 14,5 km/l pra melhor.
Da mesma maneira andei pela BA usando só álcool e tirando entre 13,5 e 13,7 km/l no suco de cana (me espantei muito, acreditem!).
Aproveitando para informar que na forma vovozão de férias faço uso da vasta experiência dos meus 7,5 milhões Km de vida para executar técnicas avançadas de 'overdrive' e cut off.
Confesso que pelos confortos, mimos e torque este é um carro que me surpreende mais a cada km rodado.
Ja usei corolla (de 08 a 2010, no tork) do mesmo modo e o vectra não fica devendo nada neste quesito em 230K km q rodei no nipônico, mas em manutenção... ai a história é mais "cumprida".
Mas o vectra é um carro que se bem mantido não dá amolação, é confortável e econômico.
Nunca troquei ou limpei um bico injetor e todos sensores da injeção são de fábrica. Abri tbi pra limpar 3xxx em todo este tempo.
Sem falar que é um carro com potencial pra arranjos de potência diversos, para quem gosta.
Uso std pq me satisfaz, no álcool então...
Na fila da manutenção tem o semi eixo maior, que devido ao desgaste da trizeta ta começando a chacoalhar.
Gostei do carro e compraria outro se ainda tivesse fabricando, mesmo sendo um carro econômico no consumo de combustível mas gastão na manutenção. "Eu góóóstio"!

102 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 47 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 30 Mar 2024, 05:04