O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralO que você faz para economizar Combustível ?
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

102 mensagens
Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 07:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por weltinhow » 18 Out 2013, 18:55

Boa noite

Eu num sei mais o que pensar, uns reclamam e dizem que é problema do vectra, beberrão e manco.

Tenho um Vectra 2.0 Elegance Ne

Faz medias de 5.8 a 6.5 km/l com gasolina na cidade (nem me atrevo colocar etanol pois tenho medo de fazer 1km/l)
faz medias de 10.2 a 11.3 km/l com gasolina na pista (acho uma dissiparidade muito grande)

O que não etendo é que quando comprei ele era um pouco mais economico, porém com cerca de 2 meses de uso cairam as medias e não voltaram mais. Descobri posteriormente e com muita tristesa que meu carro já havia tido GNV, o antigo dono mentiu e disse que nunca teve, pois ele não regularizou no detran. Enfim, troquei velas, cabos, correia, filtro de ar, filtro de combustivel, oleo, filtro de oleo, fiz limpeza dos bicos, limpeza da TBI (estava muito suja mesmo).

:( eu acredito que ta bebendo, pois pelos comentarios de vocês ai, ele ta brigando comigo pra ver quem bebe mais heheheh e to levando uma surra feia
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por Arquiteto » 18 Out 2013, 20:09

pode ate estar bebendo mas digamos"socialmente"

no NE so faço medias melhores na "cidade "

por cidade entenda se BH, aqui na roça nem tento fazer media rsrs

ja na estrada sei que ele dificilmente faz acima de 12, ... dai já enfio o pé na jaca e faço 10,5 ~11,

andando como vectra ... que em da mais prazer rsrsr

Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 07:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por weltinhow » 18 Out 2013, 21:29

mas meu carro é manual, eu normalmente ando em media de 130 a 140 km/h, de vez em quando vou a uns 160 pra não dar ousadia a uns golzins 1.6 que vem se ousar de carrão, mas em media eh 130 a 140km/h, já fiz teste de andar de 100 a 120 e não tenho paciencia, mas uma vez eu fiz consegui e fez pouco mais de 11.6, então prefiro andar no meu rojão normal
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por Arquiteto » 18 Out 2013, 22:38

então ta dentro da logica na estrada ... manual ou auto a diferença e minima ...

doug levinovi
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 210
Registrado em: 01 Mai 2013, 19:11
Nome Completo: Douglas da Silva Souza
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por doug levinovi » 18 Out 2013, 23:22

Galera, VCD 2.2 16V ano 99

Faz média de 7,5 km/l urbano e 14 -15km/l na estrada.... :88:
Mas como é uma DELÍCIA esticar a segunda e terceira marcha...varia de 6 a 12, urbano estrada.

Bom é olhar no retrovisor e ver os outros carros sumirem..... :47:

Como eu amo este carro..... :38:

Sempre quando eu vejo já estou a 140km/h literalmente brincando... :100: :62:
Imagem
http://postimage.org/

Fotos atualizadas: viewtopic.php?f=70&t=1400&p=17657#p17657
Atual: Vectra CD 2.2 16V - Prata - 1999
Ex: Corsa GLS 1.6 8V - Roxo - 1996

Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 07:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por weltinhow » 21 Out 2013, 11:19

relamente é muito bom, ontem fui a salvador e um Corolla veio atraz, fiquei no inicio com receio, pois corolla tem uma fama de andador da poxa, deixei ele cortar hehehehe, mas depois falei sabe de uma? Vou atraz desse danado, e num deu ourta, Corolla tentando acompanhar meu rojão mas eu só o via mesmo pelo retrovisor heheheh
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

O que você faz para economizar Combustível ?

por Bruno Cesário » 21 Out 2013, 13:40

Corolla é muito melhor que Vectra na arrancada...meu primo sempre me chama na seta na 040 e eu sempre fico pra trás...mas depois eu vou colando nele e depois eu fico muuuito a frente dele.

O que tenho feito ultimamente é, ligar o cruise control dentro do bairro, mesmo andando de 2º, após 30km, o consumo tá ficando bem baixo...bairro essa semana ficou em 11 :38: ...br continua os 16,5
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 15 Jan 2017, 11:43, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
:52:

Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 07:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

O que você faz para economizar Combustível ?

por weltinhow » 21 Out 2013, 14:22

caramba, muito bom, meu carro nao tem isso não :(. O maximo que ele tem é aquele botão de aviso sonoro que informa se voce passou da velocidade desejada. O meu carro é um elegance muito do capadinho, as vezes até me surpreendo dele ter airbag e abs, geralmente os elegances nao tem o abs :(
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por Pedro Josino » 22 Out 2013, 02:20

Ricardo Crispim escreveu:Depende muito de região para região. Eu moro numa cidade plana, ladeiras quase nenhuma e o trânsito ainda é muito tranquilo, então minhas médias vão ser sempre superiores.
Para você ter um carro que consuma normal, sem exageros, deve cuidar bem da parte de injeção de combustível (isso inclui o filtro de ar, que a maioria esquece que ele faz parte do sistema de injeção), gasolina boa e de vez em quando colocar um aditivo que preste (são poucos) no tanque.
A adição de um aditivo de combustível (pelo menso um a cada 4 ou 5 tanqueadas) deve ser feita para pelo menos dar uma limpeza e lubrificar o sistema de injeção.
Muita gente acha que dispensável, mas o que a gente não vê é que o combustível possui diversas impurezas, sejam nativas, como os aditivos (álcool anidro, detergentes, dispersantes, etc.), sejam adquiridas, como a umidade do ar (água), resíduos minerais dos tanques de armazenamento (caminhão e posto de abastecimento-), das mangueiras e conexões da bomba, etc. Além disso, no sistema de alimentação do veículo (tanque, bomba, filtro, mangueiras, conexões, etc.) ocorre o desprendimento de vernizes, óxidos, lacas, detritos sólidos e fibras.
Esses depósitos pegajosos juntam-se aos resíduos da gasolina se depositam principalmente nas paredes dos filtros e no assento da agulha do injetor. Daí a necessidade da troca do filtro de combustível pelo menos a cada duas trocas de óloe lubrificante.
É importante a escolha do posto onde vamos abastecer, devemos optar por um que tenha um bom fluxo de venda de combustével, pois terá certeza que não estará colocando gasolina velha no seu carro...
Quem tem carro flex, deve cuidar também daquela gasolina do tanquinho de partida a frio, se ela estiver escura ou tiver mais de 3 meses, troque-a, e procure sempre utilizar ali uma gasolina aditivada para ela ter uma vida útil maior, pois se estiver daquela cor escura, quase preta, só vai sujar o TBI na hora que a partida a frio funcionar..

Forte abraço!!!!!!!!!

Forte abraço!!


Ricardo,

Qual um bom aditivo para combustível? Uso a cada quatro tanques o ACDelco Flexpower desde zero, pois quando comprei o carro no retrovisor vinha um papel informando a necessidade. Nunca notei se realmente faz diferença ou se apenas é uma forma de arrancar dinheiro dos bestas hehe.. Desde zero eu usava gasolina Supra da BR mas o posto que eu abastecia deixou de aceitar o meu cartão (Amex) e eu passei abastecer em um Shell com a V Power e deu uma leve melhorada no consumo. O Gol deixou de grilar com a V Power, e com a Supra ele grila, muito estranho, também ficou um pouco mais econômico. Hoje ele bebe mais um pouco, talvez pelo aumento do etanol na gasolina. O Gol eu cheguei a obter consumo urbano com ar condicionado na faixa dos 10.5Km/L por quase um ano e meio. No Vectra eu fiquei por uns dois anos e seis meses com médias de 8Km/L. Hoje o Gol não passa dos 9Km/L e o Vectra dos 6Km/L.

Já testei abastecer em outros postos para ver se era o combustível e nada melhorou. Pneus calibrados frios semanalmente, alinhamento e balanceamento feito a cada 5.000Km. Sempre rodando com pouco peso, o carro com no máximo três pessoas e sempre sem bagagem. Manutenção em dia. O grande problema são as curtas distâncias, o Vectra no seu primeiro ano rodou 18mil km, no seu último ano ele rodou apenas 7.400Km, isso porque ele roda todos os dias. Troco o óleo com 6 meses pois não atinjo os 5.000Km. A última troca eu resolvi deixar chegar aos 5.000Km para ver quanto tempo eu levaria, passei 9 meses.

O próximo tanque eu irei colocar a Podium e ver o que acontece. Já testei no Gol anteriormente e o motor ficou mais linear e um pouco mais forte, porém nos dois primeiros tanques o consumo foi maior, e no terceiro começou a melhorar. Vamos ver se acontece isso no Vectra.

Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 07:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por weltinhow » 22 Out 2013, 09:04

em minha cidade a gasolina eh 50% alcool, 20% gasolina e o resto agua. Nunca vi, essa semana agora fecharam 5 postos aqui. As vezes da uma raiva de saber o quando os comerciantes de postos de combustivel aqui são desonestos, tem um unico posto que ainda da pra abastecer, mas a gasolina chega ser uns 5% mais cara, as vezes até mais :( Mas infelizmente é o preço que tenho que pagar pra não trocar filtro de combustivel todo mes, dentre outros problemas que podem vir a acontecer =/
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por Ricardo Crispim » 22 Out 2013, 10:01

Pedro meu camarada, o aditivo que está usando da GM é muito bom, pode ficar tranquilo que eles não estão enganando não...Existem outros no mercado, mas a maioria não presta, como meus carros são todos a gasolina eu só uso o Max Top da Bardahl..
Em relação ao consumo, também acredito mesmo que seja por causa do aumento de percentual de álcool anidro na gasolina (era em torno de 20% e passaram para 25%)
A gasolina pódium só é bem aproveitada pelos motores que possuem taxa de compressão acima de 10:1, que acredito ser o caso de seu vectra, não sei do gol.
Não sei se em Natal têm postos Ipiranga, se tiver e o posto prestar, tenta abastecer nele.
Falo isso porque só abasteço com Ipiranga e consigo boas marcas em economia de combustível..

Forte abraço!!!!!!!!!

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por Bruno Cesário » 25 Out 2013, 13:23

Ontem cismei de ir a casa de um amigo em Curvelo, vejam o consumo do 2.2 16v manual na estrada durante a noite, sem ligar o ac, andando na casa dos 80km/h com o cruise control ativado em retas e subídas, em descidas sempre deixava no neutro somente pra pegar um embalo e começar a acelerar pouco mais tarde.
Gasolina Aditivada, pneus continental 195 55 16 ( tirei os 205 e me arrependo quando eu entro em uma curva a mais ou menos 70km/h, ele começa a cantar ) pneu diant. com 29l e tras. com 26l, duas Libras a mais que o recomendado pelo manual, e com carro sempre vazio. Antes eu sempre chegava nos 16,5km/l.
Imagem
Imagem
e com essa micharia ainda dava pra rodar bem até esgotar...mas ae é bravo
Imagem
:52:

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por Alcir Andreoni » 25 Out 2013, 14:35

Ricardo Crispim escreveu:Pedro meu camarada, o aditivo que está usando da GM é muito bom, pode ficar tranquilo que eles não estão enganando não...Existem outros no mercado, mas a maioria não presta, como meus carros são todos a gasolina eu só uso o Max Top da Bardahl..
Em relação ao consumo, também acredito mesmo que seja por causa do aumento de percentual de álcool anidro na gasolina (era em torno de 20% e passaram para 25%)
A gasolina pódium só é bem aproveitada pelos motores que possuem taxa de compressão acima de 10:1, que acredito ser o caso de seu vectra, não sei do gol.
Não sei se em Natal têm postos Ipiranga, se tiver e o posto prestar, tenta abastecer nele.
Falo isso porque só abasteço com Ipiranga e consigo boas marcas em economia de combustível..

Forte abraço!!!!!!!!!

Lá vou eu te incomodar (de novo)!

Essa história de ter de colocar aditivo no tanque é verdade? No meu carro atual nunca fiz isso, mas sei da recomendação da GM para que seja feito. Nos outros carro eu usava o STP.

Que benefícios eu teria colocando aditivo no combustível?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

O que você faz para economizar Combustível ?

por Ricardo Crispim » 25 Out 2013, 15:37

Vou resumir aqui porque se der corda, haja página..
Nossa gasolina tem 25% de álcool hoje (nos postos decentes, existem postos onde os percentuais de alcool chegam na extratosferra, e o que é pior álcool hidratado)
Álcool, etanol, seja qual for o nome bonito que ele tenha, ele tem um ou mais grupos de hidroxilas ligados a carbono saturado e traduzindo, isso vai resultar num produto altamente ressecante. Esse é o primeiro problema, sistema de injeção e as peças móveis que fazem parte dele precisam de lubrificação que a gasolina não dá conta.
Outro ponto é que por melhor que seja a gasolina que coloquemos em nossas viaturas, a nossa vida moderna exige muito de nossos carros e do motor deles e aí aparece o problema da carbonização..
A carbonização normalmente começa na fase de aquecimento do motor, neste momento a ECU através dos sinais do sensor de temperatura comanda o tempo de aberturas das válvulas injetoras (bicos injetores.) privilegiando a mistura rica. É aí que está o problema, grande parte do combustível é queimada apenas superficialmente e o combustível parcialmente não queimado deixa grandes depósitos de carvão, essa fuligem contamina toda câmara de combustão e a sonda lambda. A sonda lambda por sua vez detecta mistura rica, envia sinal a ECU que passa a trabalhar com mistura pobre.
Vou parar por aqui senão vou ter de falar que o combustível que não é queimado irá descer pelos cilindros, indo contaminar o óleo e etc, etc,etc..É um circulo vicioso sem fim...

A utilização de um bom aditivo irá providenciar em primeiro lugar uma lubrificação do sistema por onde ela passar. O bom aditivo além de limpar, ele tem que ter agentes antioxidantes, demulsificantes,dispersantes, enfim um monte que vão ter funções diferentes para garantir além da lubrificação citada, manter a limpeza da cãmara de combustão, pistões, anéis, garantindo uma queima mais completa, melhor desempenho, e baixa emissão de poluentes...E acaba resultando na economia de combustivel também, o que nos interessa muito...
Ano que vem, essa questão da lubricidade da gasolina vai piorar, pois a BR vai retirar o enxofre da gasolina e acabar com a distribuição de gasolina comum, só vai ter aditivada. Do ponto de vista do meio ambiente, fantástico. Porém, o enxofre, além de ser um antibacterida natural, ele dá um pouquinho de lubricidade, mínimo mesmo, mas um pouquinho é bem melhor que nada...

Forte abraço!!!!!!!!!
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 15 Jan 2017, 11:45, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

O que você faz para economizar Combustível ?

por Alcir Andreoni » 25 Out 2013, 15:40

Vamos voltar a colocar aditivo... :88:
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 15 Jan 2017, 11:45, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4068
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por Ju_Bueno » 25 Out 2013, 16:53

Não lembro se já foi comentado por aí, mas que aditivo é confiável?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por Arquiteto » 25 Out 2013, 17:03

Bruno Cesário escreveu: 2.2 16v manual na ]



2.2 16v 02 manual esta versão e rara ... tentei por muito tempo achar um assim ... :47:

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por Alcir Andreoni » 25 Out 2013, 17:15

Ju_Bueno escreveu:Não lembro se já foi comentado por aí, mas que aditivo é confiável?

O Raphael usa Maxtop e eu usava octane booster stp...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

O que você faz para economizar Combustível ?

por Bruno Cesário » 25 Out 2013, 17:23

Arquiteto escreveu:2.2 16v 02 manual esta versão e rara ... tentei por muito tempo achar um assim ... :47:

Sério ? Eu acho fácil com essa motorização e ano.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 15 Jan 2017, 11:46, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
:52:

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: O que você faz para economizar Combustível ?

por Ricardo Crispim » 26 Out 2013, 09:49

Alcir Andreoni escreveu:
Ju_Bueno escreveu:Não lembro se já foi comentado por aí, mas que aditivo é confiável?

O Raphael usa Maxtop e eu usava octane booster stp...


Olha eu vou meter o bedelho na conversa para ninguém se sentir lesado nessa conversa de octane booster.
Tempos atrás o único aditivo que podia se dizer "octane booster" de verdade era o Max Power da Bardahl, porque ele realmente dava um ganho de até 4 octanas na gasolina. Isso porque ele usava em sua composição o mangânês.

O Manganês é sem dúvida a melhor opção para aumentar a octanagem da gasolina sem chumbocomo a nossa aqui no Brasil e na realidade o unico composto organometálico que realmente funciona. Melhor que ele, aliás, muito melhor, só a gasolina Pódium, mas seu custo inviabiliza, pelo menos aqui onde moro ela custa acima de R$ 3,50.

Acontece que a Bardahl parou colocar o manganês na composição do aditivo por uma questão de meio ambiente, muito embora Não existam estudos detalhados sobre os riscos inerentes à combustão do composto e nossa exposição aos efeitos do manganês e por conta de uma nova arbitragem da ANP, que diz que um aditivo que limpe e mantenha a camara de combustão e sistema de admissão em condições de otimizar o máximo possível a queima completa da gasolina quando o pistão estiver no ponto morto superior da câmara de combustão será considerado um octane booster, pois estará restaurada a capacidade dele queimar como se o motor fosse novo.

Então, se você pegar uma embalagem do Max Power hoje, não lerá mais que ele aumenta a octanagem, lá está escrito hoje "Aditivo que restaura a potência do motor."..

Enfim, é um aditivo que faz a limpeza e é o primeiro a admitir isso.

Um bom aditivo tem que ter em sua composição pelo menos:

*Modificadores de depósitos da combustão – para minimizar a ignição superficial, o “rumble”, a pré-ignição e as falhas nas velas;
*Antioxidantes
*Desativadores de metal – para desativar traços de cobre e outros íons metálicos que são poderosos catalisadores de oxidação;
*Inibidores de corrosão ou ferrugem;
*Detergente;
*Dispersantes – para minimizar a formação borra do motor, e remover e/ou minimizar o acúmulo de depósitos nos injetores, coletor de admissão, e lado inferior das válvulas de admissão.
*umectantes e outros que a cabeça não lembra.

O aditivo que deu mais certo nos meus carros até hoje é o Max Top, nunca tive problema em nenhuma parte do sistema de injeção, desde meus tempos de monza ou gol GTI (faz umas luas).

É como eu digo, se não der para usar pódium ( e também só vai ser aproveitada em motores com taxa de compressão acima de 10:1 e usando com frequência), procure abastecer em um lugar que confie, coloque um aditivo pelo menos a cada 4 tanqueadas e mantenha o sistema limpo e lubrificado..

Forte abraço!!!!!!!!!!

102 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 77 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 20 Abr 2024, 11:29