O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaParafusos das rodas - Problemas e dúvidas
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

14 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Andkiko
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Out 2015, 21:56
Nome Completo: Andre de Oliveira Garcia
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Parafusos das rodas - Problemas e dúvidas

por Andkiko » 01 Nov 2015, 11:53

Caros amigos,

Hoje tive que trocar meu pneu quando fui colocar o step percebi que o parafuso não vai até o final é não aperta, resumindo ele vai se soltando com o step.
Como foi colocado roda nele aro 16 fiquei na dúvida se trocaram o cubo da roda. Parafuso GM 109 FIBAM. Segue fotos para me ajudarem. Desde já obrigado.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Enviado de meu LG-H342 usando Tapatalk
Nome: André Garcia
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2000
Garagem: viewtopic.php?f=70&t=11411

Avatar do usuário
Andkiko
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Out 2015, 21:56
Nome Completo: Andre de Oliveira Garcia
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Parafuso da roda (DÚVIDAS)

por Andkiko » 01 Nov 2015, 12:58

Caros amigos,
Olhando com um pouco mais de paciência, kkkk, percebi que no cubo tinha um afastador para rodas de magnésio tirei ele é a roda step foi até o final. Marinheiro de primeira viagem da nisso. Agora vou andar um pouco com ele e ver se os parafusos não se soltam.
Imagem

Enviado de meu LG-H342 usando Tapatalk
Nome: André Garcia
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2000
Garagem: viewtopic.php?f=70&t=11411

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Parafuso da roda (DÚVIDAS)

por Janderson » 01 Nov 2015, 23:06

Até ía falar disso pra ti, mas já que descobriu antes...., mas tá certo o negócio, os teus parafusos são os originais, e claro, não foi mexido no cubo, é que no caso as rodas que está usando hoje não são as originais, e por isso tem que usar o espaçador para "casar" no cubo, daí quando coloca o estepe de ferro que é original tem que tirar esse espaçador.

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

RaulMendes
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 05 Dez 2014, 08:57
Nome Completo: RaulMendes
Cidade: Brumadinho
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Parafusos rodas

por RaulMendes » 22 Mar 2017, 13:39

Qual a medida dos parafusos 17 ou 19 mm?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Parafusos rodas

por Almeidão » 22 Mar 2017, 13:52

A chave é 17, o parafuso não sei lhe informar.
Imagem

RaulMendes
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 05 Dez 2014, 08:57
Nome Completo: RaulMendes
Cidade: Brumadinho
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Parafusos rodas

por RaulMendes » 22 Mar 2017, 18:17

Consegui uma tabela com essas com torque e mm é 17.

RaulMendes
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 05 Dez 2014, 08:57
Nome Completo: RaulMendes
Cidade: Brumadinho
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Parafusos rodas

por RaulMendes » 23 Mar 2017, 15:53

Achei no site do clube uma tabela com torque e medidas.

Vectra-Euro
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Set 2017, 23:44
Nome Completo: Isac G. M.
Cidade: São Caetano do Sul
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

[RESOLVIDO] Roda traseira travada parcialmente no sentido da ré.

por Vectra-Euro » 17 Dez 2017, 19:06

Saudações aos colegas do Clube.

Estou com problema de roda traseira travada (lado passageiro). Já pesquisei no fórum e encontrei problemas similares, mas não igual.

Meu Vectra é C, Elite 2.4 com câmbio automático, rodas 17", freio a disco na dianteira e traseira.

Ontem engatei a ré para entrar na garagem e depois que subi o degrau da calçada com as rodas traseiras, tive a impressão que as rodas dianteiras não estavam conseguindo subir a calçada. É um degrau de uns 8 cm, mas eu tinha a impressão de que o degrau fosse bem maior.

Com bastante esforço do motor, consegui subir na calçada. Desci de ré a rampa e ainda com uma sensação estranha do carro estar sendo arrastado. Quando já estava dentro da garagem, fui manobrar e percebi que para a frente as rodas corriam perfeitamente, mas ao engatar a ré, a roda traseira (lado passageiro) girava cerca de 5 cm e travava.

No outros tópicos eu vi problemas de roda totalmente travada (não gira para frente e nem para trás), vi problemas de roda que giram apenas em um sentido, mas não vi nenhum problema como o meu, da roda girar livre para a frente e para trás ela girar um pouco e depois travar.

Pelas características, não me parece lona de freio de mão colada, nem pinça travada na posição fechada, senão a roda estaria travada nos dois sentidos.

Já pude perceber que não adianta engatar a ré e forçar um destravamento, pois sem saber, desci a rampa com a roda travada, pois hoje notei a marca do pneu no solo. Mesmo assim, descendo a rampa, não destravou.

Agradeço a quem puder me ajudar com a sua experiência.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Roda traseira travada parcialmente no sentido da ré.

por Almeidão » 18 Dez 2017, 12:29

Amigo, carro no chão não dá para saber ao certo, você tem que levantar ele e girar a roda, pode ser a lona de freio de mão tipo mal regulada ou regulagem mal feita na alavanca ao invés de ser na roda. Sem levantar e rodar com as mãos é impossível notar se ele trava para um lado e outro não, o motivo é que se rodas traseiras travarem, andar pra frente será fácil porque elas se arrastam, andar para trás com certeza a trava será maior.
Pinça travando, pode ser sim, ai é fácil se tiver um lado só, basta andar uns 5 km com ele, parar e colocar a mão em uma roda e depois na outra, se tiver uma travando com certeza não dará para colocar a mão e segurar. Bem, já sabem que no disco não se coloca o dedo nunca sem o carro totalmente frio, caso contrario a pele do dedo ficará lá.
Imagem

Vectra-Euro
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Set 2017, 23:44
Nome Completo: Isac G. M.
Cidade: São Caetano do Sul
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Roda traseira travada parcialmente no sentido da ré.

por Vectra-Euro » 20 Dez 2017, 12:46

Olá! Obrigado pela resposta.
Com o carro no solo, verifica-se facilmente que a roda trava e sai arrastando somente no sentido da marcha ré. Para a frente desliza normalmente. Ainda assim, suspendi o carro e fiz o teste que você sugeriu, o resultado foi o mesmo: roda gira livre para a frente, mas para trás ela gira alguns cm e trava.
Quanto ao teste de aquecimento da pinça, não há aquecimento fora do normal, já que as rodas giram livre para a frente (a menos quando eu freio, claro). Eu havia verificado se a pinça estava fechada logo quando surgiu o problema da roda travar.
Você acha que um parafuso anti-furto para rodas, que tem 0,5cm a mais no comprimento em relação ao original, pode causar algum problema na parte da lona do freio de mão?
A única coisa que fiz de diferente no carro, na mesma semana em que apareceu este travamento na roda, foi instalar estes parafusos anti-furto. Pode ter relação?
Ainda não tive tempo de fazer uma verificação mais apurada, retirando a roda, mas ontem liguei o carro e a roda permanece travada no sentido da ré, mas em algumas vezes engatei a ré ontem e a roda girou alguns metros sem travar, mas travando em seguida. Só que ontem notei uma velocidade um pouco acima do normal quando a marcha está engatada (tanto para frente quanto para trás) e tiro o pé do freio. Aquele movimento suave e natural do veículo começar a se deslocar, típico do veículo automático, está um pouco mais acelerado. Terá ligação com o problema da roda?

Avatar do usuário
Matheuscalixto85
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 314
Registrado em: 29 Jan 2016, 10:03
Nome Completo: Matheus Bueno Calixto
Cidade: Luziania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Roda traseira travada parcialmente no sentido da ré.

por Matheuscalixto85 » 20 Dez 2017, 17:17

Vectra-Euro escreveu:Olá! Obrigado pela resposta.
Com o carro no solo, verifica-se facilmente que a roda trava e sai arrastando somente no sentido da marcha ré. Para a frente desliza normalmente. Ainda assim, suspendi o carro e fiz o teste que você sugeriu, o resultado foi o mesmo: roda gira livre para a frente, mas para trás ela gira alguns cm e trava.
Quanto ao teste de aquecimento da pinça, não há aquecimento fora do normal, já que as rodas giram livre para a frente (a menos quando eu freio, claro). Eu havia verificado se a pinça estava fechada logo quando surgiu o problema da roda travar.
Você acha que um parafuso anti-furto para rodas, que tem 0,5cm a mais no comprimento em relação ao original, pode causar algum problema na parte da lona do freio de mão?
A única coisa que fiz de diferente no carro, na mesma semana em que apareceu este travamento na roda, foi instalar estes parafusos anti-furto. Pode ter relação?
Ainda não tive tempo de fazer uma verificação mais apurada, retirando a roda, mas ontem liguei o carro e a roda permanece travada no sentido da ré, mas em algumas vezes engatei a ré ontem e a roda girou alguns metros sem travar, mas travando em seguida. Só que ontem notei uma velocidade um pouco acima do normal quando a marcha está engatada (tanto para frente quanto para trás) e tiro o pé do freio. Aquele movimento suave e natural do veículo começar a se deslocar, típico do veículo automático, está um pouco mais acelerado. Terá ligação com o problema da roda?
Tira o parafuso anti furto e faz o teste. Passei por isso na minha saveiro, coloquei parafusos cromados maiores e ficaram pegando na lona tanto pra frente quanto pra trás, mas não chegava a travar.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Matheus Calixto
Vectra elegance 2009 preto "neguinho"
Anterior, vectra GLS 97 prata 2.0 8v
Anterior, Vectra GLS 98 azul 2.2 8v

Vectra-Euro
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Set 2017, 23:44
Nome Completo: Isac G. M.
Cidade: São Caetano do Sul
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Roda traseira travada parcialmente no sentido da ré.

por Vectra-Euro » 21 Dez 2017, 23:18

Problema resolvido! O parafuso antifurto, com 0,5 cm a mais que o original, era a causa do problema. Bastou cortar o parafuso. Obrigado.

Avatar do usuário
Matheuscalixto85
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 314
Registrado em: 29 Jan 2016, 10:03
Nome Completo: Matheus Bueno Calixto
Cidade: Luziania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

[RESOLVIDO] Roda traseira travada parcialmente no sentido da ré.

por Matheuscalixto85 » 22 Dez 2017, 16:56

Vectra-Euro escreveu:Problema resolvido! O parafuso antifurto, com 0,5 cm a mais que o original, era a causa do problema. Bastou cortar o parafuso. Obrigado.
Muito bom esse feedback positivo.
5mm parece ser tão pouco, mas dependendo da situação nos deixa de cabelo em pé kkkkk

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Matheus Calixto
Vectra elegance 2009 preto "neguinho"
Anterior, vectra GLS 97 prata 2.0 8v
Anterior, Vectra GLS 98 azul 2.2 8v

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[RESOLVIDO] Roda traseira travada parcialmente no sentido da ré.

por Almeidão » 22 Dez 2017, 20:48

Eu sempre comento que ao aparecer problemas, devemos lembrar o que foi feito ali para que este problema vir a tona. Bem diferente de um problema que surge por um desgaste qualquer de uma peça. Ou seja, as vezes há problemas provocados por nós mesmo e 5 mm ali é uma diferença muito grande e irá pegar em um ponto na lona de freio de mão, aliás os parafusos sempre foram muito justo nos tamanhos não só nas rodas como em qualquer parte do carro. Sorte se não estragou nada ali nesta lona e vir a ter maiores problemas mais tarde.
Imagem

14 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 171 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.