O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMotores 2.0/2.2/2.4 - 8V e 16V
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

64 mensagens
Marcello Ricardy
GL Member
GL Member
Mensagens: 90
Registrado em: 15 Fev 2014, 23:00
Nome Completo: Marcello Ricardy
Cidade: PONTA GROSSA
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Marcello Ricardy » 27 Mar 2014, 16:39

rgapski escreveu:
Marcello Ricardy escreveu:Deixa ver se eu entendi o 2.2 e o 2.4 e o mesmo motor "basicamente" só muda a espessura das câmeras de combustão.....hummmmmmm...... :47: Bom saber.....Aumentaria a potencia do motor dai?


Marcelo,

Tentador, não! rsrsrs
O motor é isso mesmo, sendo basicamente o mesmo, mudando apenas algumas coisas.

A potencia aumenta sim, afinal, com maior cilindrada, temos mais ar e combustível entrando...
Só que somente a ampliação da cilindrada não quer dizer muita coisa em termos de potencia.
Vai ter ganho, vai, mas pra chegar nos 150cv do vectra C, algumas cosas precisam ser revistas.

Para concluir, deve-se providenciar um remapeamento do chip, pois o carro terá um fluxo de ar diferente e a injeção deve acompanhar.
Embora alguns digam que a sonda corrige, acho uma diferença muito brusca para ficar somente na correção da sonda.

Abs!


RGAPSKI conhecido como DOUTOR VECTRA.....KKKK.... Sabe muito hein... Que tentador isso....pego o meu primeiro VEÇÃO agora no fim do mês, espero não precisar mexer no motor dele por enquanto muito menos na caixa (automática), mais quando precisar, acho que vai virar um 2.4 :11: Mais ainda não me conformo por não ter V6 no VECTRA nacional.....kkkk...
Marcello Ricardy
"Simplesmente VECTRA"

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por rgapski » 27 Mar 2014, 16:53

melk escreveu:Consegue mais potência que isso com 0.5 lembro no outro forum o gusporti de caxias do sul tiro 240 cv e 24 de torque de um 2.2 16v aspirado.


Melk,

Talvez dê até pra tirar mais cavalos do celeiro... Mas ai começa afetar a dirigibilidade e o consumo...

Eu tive um Kadett 2.2 8v com preparação aspro que devia dar mais de 180cv fácil. O carro era um canhão pra andar!
Só que a dirigibilidade do carro era terrível. O motor só "limpava" acima dos 3.800 rpm.
Tanto que eu nem usava mais o carro no dia-a-dia por causa disso. Ele simplesmente não tinha agilidade. Muitas vezes precisava enfiar uma primeira e dar uma esticada pro carro manter o ritmo.
O consumo era uma tragédia... Acelerando ou não, era sempre 4 km/l no álcool... rs
Eu curti na época, mas hoje não montaria outro aspro, ainda mais num sedã pesado como o vectra.

Não estou preocupado com quantos cavalos ficará ao final, mas sim quanto terei de torque e quando ele aparecerá...
Queria algo por volta de uns 30~35kg de torque @ 3.000 rpm, o que deve trazer uns 230cv, podendo variar pra mais ou pra menos, conforme o fluxo da turbina permitir, até porque não pretendo passar de 6.000 rpm e não vou por intercooler.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Alcir Andreoni » 22 Mai 2014, 12:28

Vamos reavivar o tópico!

Agora com motor 1.8L de 108cv's e 17,1kg de torque.

Vale a pena remapear, ganhando 12cv's e 1kg de torque?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por rgapski » 22 Mai 2014, 12:54

Alcir Andreoni escreveu:Vamos reavivar o tópico!

Agora com motor 1.8L de 108cv's e 17,1kg de torque.

Vale a pena remapear, ganhando 12cv's e 1kg de torque?


Alcir,

Minha opinião sobre remapeamento é a seguinte: deve ser feito utilizando um dinamômetro sempre.
É chip pronto? Melhor deixar original.

Esse lance de "ahh, vai ganhar X cavalos e X de torque", é puro marketing.
Não há nada mais diferente que dois motores iguais!

Cada motor tem suas peculiaridades, posto que estas diferenças são advindas de sua fabricação, o que é normalmente chamado de "margem de tolerância".
Assim, as folgas internas são diferentes, o fluxo de ar também será, compressão, etc.
E são essas características que devem ser exploradas ao criar um novo chip. No dinamômetro da pra corrigir onde precisa e melhorar até onde é possível.

Outra coisa que ninguém se atenta é: dirigibilidade.
Não adianta teu carro ganhar 20cv se eles só vierem lá depois das 5mil rpm e acabarem matando o torque e potencia que anteriormente estavam disponíveis em baixa rpm.

As fabricas, quando criam um mapa de injeção, levam em consideração algumas margens de segurança, de modo que sirva pra todo e qualquer motor, independente da folga que eles tiverem.
Trocando em miúdos, não colocam o máximo de ponto permitido, deixam uma margem para mistura um pouco mais rica, etc.

Lembro ainda que o carro tem funcionamento variável de acordo com a temperatura do motor...
Não é à toa que as montadoras rodam milhares de quilometro para criarem mapas que se adequem a praticamente todas as situações...
Mesmo fazendo no dinamômetro, pode-se pecar em algum sentido, causando pequenas falhas em alguma situação não simulada.

Se não houver alterações significativas no motor, como aumento de taxa, cilindrada, troca de comandos, escape, coletores de admissão, ou coisas que alterem radicalmente o fluxo de admissão de mistura, acho totalmente inviável gastar com chip.

Agora se você me perguntar: "Vou passar meu motor 1.8 pra 2.0. Vale a pena fazer um chip?"
A resposta é: deve sim ser feito um novo chip.
Afinal, o motor estará pronto a admitir mais quantidade de ar/gasolina e talvez em rotações diferentes do projeto original.

Substituir o chip original, num motor original, por outro chip "mexido", é mesma coisa que só trocar gicleur de carburador: só vai gastar mais.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Alcir Andreoni » 22 Mai 2014, 13:02

rgapski escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Vamos reavivar o tópico!

Agora com motor 1.8L de 108cv's e 17,1kg de torque.

Vale a pena remapear, ganhando 12cv's e 1kg de torque?


Alcir,

Minha opinião sobre remapeamento é a seguinte: deve ser feito utilizando um dinamômetro sempre.
É chip pronto? Melhor deixar original.

Esse lance de "ahh, vai ganhar X cavalos e X de torque", é puro marketing.
Não há nada mais diferente que dois motores iguais!

Cada motor tem suas peculiaridades, posto que estas diferenças são advindas de sua fabricação, o que é normalmente chamado de "margem de tolerância".
Assim, as folgas internas são diferentes, o fluxo de ar também será, compressão, etc.
E são essas características que devem ser exploradas ao criar um novo chip. No dinamômetro da pra corrigir onde precisa e melhorar até onde é possível.

Outra coisa que ninguém se atenta é: dirigibilidade.
Não adianta teu carro ganhar 20cv se eles só vierem lá depois das 5mil rpm e acabarem matando o torque e potencia que anteriormente estavam disponíveis em baixa rpm.

As fabricas, quando criam um mapa de injeção, levam em consideração algumas margens de segurança, de modo que sirva pra todo e qualquer motor, independente da folga que eles tiverem.
Trocando em miúdos, não colocam o máximo de ponto permitido, deixam uma margem para mistura um pouco mais rica, etc.

Lembro ainda que o carro tem funcionamento variável de acordo com a temperatura do motor...
Não é à toa que as montadoras rodam milhares de quilometro para criarem mapas que se adequem a praticamente todas as situações...
Mesmo fazendo no dinamômetro, pode-se pecar em algum sentido, causando pequenas falhas em alguma situação não simulada.

Se não houver alterações significativas no motor, como aumento de taxa, cilindrada, troca de comandos, escape, coletores de admissão, ou coisas que alterem radicalmente o fluxo de admissão de mistura, acho totalmente inviável gastar com chip.

Agora se você me perguntar: "Vou passar meu motor 1.8 pra 2.0. Vale a pena fazer um chip?"
A resposta é: deve sim ser feito um novo chip.
Afinal, o motor estará pronto a admitir mais quantidade de ar/gasolina e talvez em rotações diferentes do projeto original.

Substituir o chip original, num motor original, por outro chip "mexido", é mesma coisa que só trocar gicleur de carburador: só vai gastar mais.

Abs!

Você acabou de estourar minha bola! :62:

Estive pesquisando alguns casos em que eles fazem o remap no chip original, somente reprogramação.

Não tinha pensando que poderia mexer na curva de torque e o torque, que passaria para 18,1kg vir mais tarde!

Valeu pela aula. :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por rgapski » 22 Mai 2014, 13:48

Alcir Andreoni escreveu:Você acabou de estourar minha bola! :62:

Estive pesquisando alguns casos em que eles fazem o remap no chip original, somente reprogramação.

Não tinha pensando que poderia mexer na curva de torque e o torque, que passaria para 18,1kg vir mais tarde!

Valeu pela aula. :88:


Alcir,

Tem gente que vai discordar de mim, dizendo que chip vale à pena, etc... Pode até ser que valha, mas eu não acredito.
Tudo que te disse é baseado nas minhas experiências anteriores.

Quando eu era "kadetteiro", gostava de dar umas aceleradas por ai...
A minha primeira tentativa de ganhar uns "Pôneis" foi remapear chip e não deu resultado prático. Era um 2.0 MPFI.
Foi feito na gasolina e nada. Depois chegamos a passar para álcool com aumento considerável do ponto e nada.
O que houve foi uma alteração na dirigibilidade. Em baixa rpm ficou manso e em alta "explosivo", mas não mudou tempo de 0-100, por exemplo.

Até a levei pro dinamômetro pra tentar reaver o que eu gastei, pois não senti diferença alguma de potencia/torque. Na época deu uns 98cv e uns 16kg de torque na roda, e considerando as perdas, ficou proximo da potencia declarada pela fabrica.
Se ganhou uma merreca de cv e uns gramas de torque, foi muito, e talvez o ganho foi mais devido à troca de alguns componentes como velas, cabos, filtros...

Depois dessa ilusão de chip, resolvi fazer uma preparação aspro de verdade.
Aumentei a cilindrada pra 2.2, comando nervoso e coletor 4x1 s/ catalisador e c/ escape 2,5 com apenas um abafador do tipo absorsivo (famoso jk) no final.
Eu não me recordo os valores exatos, mais sem remapeamento, com motor todo quadrado de acerto, já deu de cara uns 120 e tantos cavalos e uns 19kg de torque.
Com o remapeamento, eu ganhei mais uns 30cv e quase 3kg de torque, fora que a dirigibilidade em baixa ficou 1000x melhor!
Mas isso aconteceu porque o motor tinha potencial de melhora, o que não acho que seja o caso dos originais, que já são regulados para se obter praticamente o máximo de potencia sem prejudicar a dirigibilidade e durabilidade.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Alcir Andreoni » 22 Mai 2014, 13:57

rgapski escreveu:Alcir,

Tem gente que vai discordar de mim, dizendo que chip vale à pena, etc... Pode até ser que valha, mas eu não acredito.
Tudo que te disse é baseado nas minhas experiências anteriores.

Quando eu era "kadetteiro", gostava de dar umas aceleradas por ai...
A minha primeira tentativa de ganhar uns "Pôneis" foi remapear chip e não deu resultado prático. Era um 2.0 MPFI.
Foi feito na gasolina e nada. Depois chegamos a passar para álcool com aumento considerável do ponto e nada.
O que houve foi uma alteração na dirigibilidade. Em baixa rpm ficou manso e em alta "explosivo", mas não mudou tempo de 0-100, por exemplo.

Até a levei pro dinamômetro pra tentar reaver o que eu gastei, pois não senti diferença alguma de potencia/torque. Na época deu uns 98cv e uns 16kg de torque na roda, e considerando as perdas, ficou proximo da potencia declarada pela fabrica.
Se ganhou uma merreca de cv e uns gramas de torque, foi muito, e talvez o ganho foi mais devido à troca de alguns componentes como velas, cabos, filtros...

Depois dessa ilusão de chip, resolvi fazer uma preparação aspro de verdade.
Aumentei a cilindrada pra 2.2, comando nervoso e coletor 4x1 s/ catalisador e c/ escape 2,5 com apenas um abafador do tipo absorsivo (famoso jk) no final.
Eu não me recordo os valores exatos, mais sem remapeamento, com motor todo quadrado de acerto, já deu de cara uns 120 e tantos cavalos e uns 19kg de torque.
Com o remapeamento, eu ganhei mais uns 30cv e quase 3kg de torque, fora que a dirigibilidade em baixa ficou 1000x melhor!
Mas isso aconteceu porque o motor tinha potencial de melhora, o que não acho que seja o caso dos originais, que já são regulados para se obter praticamente o máximo de potencia sem prejudicar a dirigibilidade e durabilidade.

Abs!

É!

O negócio é deixar o Cobalt com seus 108cv quietinho! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Thiago Menezes » 23 Mai 2014, 07:23

Ta pensando em mexer no Cobalt tiozão? Quer ficar um tiozão mais descolado do mundo? :38:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Alcir Andreoni » 23 Mai 2014, 07:28

thiago.onacto escreveu:Ta pensando em mexer no Cobalt tiozão? Quer ficar um tiozão mais descolado do mundo? :38:

Depois da troca de ideias com o Rapha acabei desistindo!!! :52:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Last_Warrior » 25 Mai 2014, 02:11

Bem, o que posso dizer... Gosto é muito pessoal.

Mas, em se tratando do 16v, além de ter praticamente o mesmo torque em baixa do 8v, é mais potente e com uma faixa de utilização maior. Além disso, mais econômico.

A manutenção é maior sim, mas com o consumo ela "se paga".

Mas o mais importante é achar um zeradão...
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Thiago Menezes » 26 Mai 2014, 08:05

Last_Warrior escreveu:Bem, o que posso dizer... Gosto é muito pessoal.

Mas, em se tratando do 16v, além de ter praticamente o mesmo torque em baixa do 8v, é mais potente e com uma faixa de utilização maior. Além disso, mais econômico.

A manutenção é maior sim, mas com o consumo ela "se paga".

Mas o mais importante é achar um zeradão...


Por isso fiquei quase 4 meses procurando um que realmente valesse a pena, até porque tenho um certo preconceito de pegar um carro bem rodado com câmbio automático.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Diego Viana
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Ago 2014, 01:32
Nome Completo: Diego Viana de Macedo Santos
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Diego Viana » 05 Ago 2014, 11:56

Boa tarde amigos,estou pegando um Vectra CD 94 2.0 8v,mas tem que fazer retifica no motor e o virabrequim não se aproveita mais,compensaria e seria viável aumentar para 2.2 ou ate mesmo 2.4? pretendo montar um carro um pouco mais forte q original, e já queria deixar o miolo do motor reforçado,qualquer dica e ajuda será muito bem vinda.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por rgapski » 05 Ago 2014, 12:10

Diego Viana escreveu:Boa tarde amigos,estou pegando um Vectra CD 94 2.0 8v,mas tem que fazer retifica no motor e o virabrequim não se aproveita mais,compensaria e seria viável aumentar para 2.2 ou ate mesmo 2.4? pretendo montar um carro um pouco mais forte q original, e já queria deixar o miolo do motor reforçado,qualquer dica e ajuda será muito bem vinda.


Diego,

Até onde eu sei, o bloco dos 2.2 e 2.4 são maiores que dos 1.8 e 2.0.
Eu tive um kadett 2.0 que transformei em 2.2, e na época precisei trocar o bloco.
Acabei partindo pro motor inteiro 2.2, que ainda era possível abrir para 2.4...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Ricardo Pinto
Organizador
Organizador
Mensagens: 1093
Registrado em: 07 Abr 2013, 13:46
Nome Completo: Ricardo Ferreira Pinto
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Ricardo Pinto » 05 Ago 2014, 16:36

So uma duvida...

Se vão gastar quase ou um pouco mais de 5mil para mexer em um 2.0, porque não comprar logo um motor 2.4 16v e por no lugar ??? Se tiver a nota fisca depois é so regularizar...

Ja passei por isto com um Passat Pointer na decada de 90, me pediram uma grana alta para montar um 1.8 Aspirado super e eu fui la e em dois anos de bancada montei, andei 7 anos de aspro... depois que enjoei peguei um 2.0 com cabeçote rebaixado e coloquei no lugar, claro que andava menos que o Aspro, mas andava muito mais do que qualquer 1.8 e 2.0 normal :) por um quarto do custo que tive no Aspirado Super...

Sei la acho mais pratico nestes casos partir para um motor maior que caiba na caixa...

[ ]´s

Diego Viana
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Ago 2014, 01:32
Nome Completo: Diego Viana de Macedo Santos
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Diego Viana » 05 Ago 2014, 16:41

Eu até queria partir pra um 2.4 16v completo,mas não to achando,e no meu caso vou gastar uns 3500 por enquanto

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por rgapski » 05 Ago 2014, 16:45

Ricardo Pinto escreveu:So uma duvida...

Se vão gastar quase ou um pouco mais de 5mil para mexer em um 2.0, porque não comprar logo um motor 2.4 16v e por no lugar ??? Se tiver a nota fisca depois é so regularizar...

Ja passei por isto com um Passat Pointer na decada de 90, me pediram uma grana alta para montar um 1.8 Aspirado super e eu fui la e em dois anos de bancada montei, andei 7 anos de aspro... depois que enjoei peguei um 2.0 com cabeçote rebaixado e coloquei no lugar, claro que andava menos que o Aspro, mas andava muito mais do que qualquer 1.8 e 2.0 normal :) por um quarto do custo que tive no Aspirado Super...

Sei la acho mais pratico nestes casos partir para um motor maior que caiba na caixa...

[ ]´s


Concordo plenamente com o Ricardo!
Tanto que foi isso que fiz no kadett.

Meu kadett começou a fumaçar e precisava de uma retífica, e como eu queria algo com uns 130 pocotós, mas sem perder torque, fiquei encucado com motor 2.2...
Fui ver pra fazer o meu 2.0 pra 2.2, e vi que não valia a pena, pois o bloco era diferente, ia ter que mudar vira, biela, pistão...
Comprei um 2.2 8v do vectra, completinho, com nota e regularizei.
Ficou bom, bonito e barato.

O meu erro foi querer mais, e mais, e mais...
Ai gastei um p*ta grana e fiquei com um carro bem forte, mas de péssima dirigibilidade.

Insisti no erro e ainda tentei um kadett 1.8 turbo, que não tive $$ pra terminar o projeto de acordo.

Hoje, no meu carro, só aumentaria a cilindrada porque é fácil e já tenho cabeçote 16v, mas não faria isso à esmo.
Eu esperaria o motor pedir uma boa retifica para gastar com isso.
Pro meu gosto, nada substitui a cilindrada...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Dracarys
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2014, 22:29
Nome Completo: Rogers
Cidade: Ponta Grossa
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Dracarys » 20 Jan 2015, 20:39

rgapski escreveu:Melk,

Talvez dê até pra tirar mais cavalos do celeiro... Mas ai começa afetar a dirigibilidade e o consumo...

Eu tive um Kadett 2.2 8v com preparação aspro que devia dar mais de 180cv fácil. O carro era um canhão pra andar!
Só que a dirigibilidade do carro era terrível. O motor só "limpava" acima dos 3.800 rpm.
Tanto que eu nem usava mais o carro no dia-a-dia por causa disso. Ele simplesmente não tinha agilidade. Muitas vezes precisava enfiar uma primeira e dar uma esticada pro carro manter o ritmo.
O consumo era uma tragédia... Acelerando ou não, era sempre 4 km/l no álcool... rs
Eu curti na época, mas hoje não montaria outro aspro, ainda mais num sedã pesado como o vectra.

Não estou preocupado com quantos cavalos ficará ao final, mas sim quanto terei de torque e quando ele aparecerá...
Queria algo por volta de uns 30~35kg de torque @ 3.000 rpm, o que deve trazer uns 230cv, podendo variar pra mais ou pra menos, conforme o fluxo da turbina permitir, até porque não pretendo passar de 6.000 rpm e não vou por intercooler.

Abs!


rgapski pode confirmar por favor se você usou o pistão do 2.2 no 2.0?

Pergunto pois no meu Vectra 94 8v está original 2.0. Porém por cagada de outro mecânico montou invertido os pistões, e chegou a fazer um pequena valeta no pistão. E agora pra trocar, surgiu a possibilidade de colocar os pistões do 2.2. Fui na retifica com o mecânico, e vimos, o 2.0 com o 2.2 é idêntico.

Será que "casa" realmente esse pistão mais novo no do ano 94?

Obrigado,

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por rgapski » 20 Jan 2015, 21:50

Pistao do 2.0 e 2.2 são iguais, de mesmo diâmetro (86mm no std, s.n.m.e.).

Abs.
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Dracarys
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2014, 22:29
Nome Completo: Rogers
Cidade: Ponta Grossa
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por Dracarys » 20 Jan 2015, 22:09

rgapski escreveu:Pistao do 2.0 e 2.2 são iguais, de mesmo diâmetro (86mm no std, s.n.m.e.).

Abs.


Opa, beleza então. E a altura em relação ao bloco ficaria mesma? Não iria perder alguma coisa em taxa também?

Em AP (falando de AP em Forum GM :38: ) já ouvi de cortarem o bloco pra nivelar quando troca o pistão assim.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: MOTRES 2.0/2.2/2.4 - 8V E 16V

por rgapski » 20 Jan 2015, 22:36

Mesma altura tbm... o que muda eh biela e curso do vira, por isso o bloco 2.2 eh mais alto.

O 2.4 que muda pistão, biela e vira.

Abs.
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

64 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 212 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.