por Pedro Josino »
06 Nov 2013, 02:24
Infelizmente não é todo dono de carro, ou todo mecânico que acompanha a evolução dos motores. O meu sogro (avô da minha namorada) tem 80 anos de idade e ele ficou com a manutenção da época do Fusca, acredito eu.
Minha namorada tem um Ford Ka 1.0 2008/2009 (um dos primeiros da geração atual) e apesar dos 27.000Km rodados, o carro apresenta bastante problema. O sistema de arrefecimento é MUITO problemático, a caixa de direção hidráulica, idem. O carro está com os coxins dianteiros estourados, fazendo um barulho enorme na suspensão, junto a folga da caixa de direção. Há 15 dias levei o carro em três oficinas para uma inspeção geral no veículo e em todas o diagnóstico foi bem parecido, sendo o da Porto Seguro o mais completo, pois eu já sabia todos os defeitos do carro.
Levei o caso ao meu sogro e ele disse sem ao menos analisar o carro, que a única coisa que era preciso era o freio, que o carro era muito novo e não precisava de mais nada. Acho meus orçamentos muito caro e resolveu levar o carro para o mecânico dele. Hoje a noite ele me confessou que realmente estava bem pior do que ele imaginou, porém só fez o serviço do freio (disco, pastilha, cilindros traseiros e fluido) e os coxins, o resto deixou como estava. O líquido do arrefecimento que troquei pela segunda vez esse ano, já está só a lama e o mecânico dele disse que estava bom. Um vazamento de óleo ENORME pela junta da tampa de válvulas não foi encontrado pelo mecânico dele, etc..
O carro antigo dele esquentava a cada 3Km rodados, não podia sequer ligar o ar condicionado. Segundo ele, a válvula termostática estava boa, porém eu duvido muito. Ele usava um aditivo que no posto custa R$ 8,00 o litro, sem dúvida nenhuma era água com corante.
Minha namorada me critica por gastar dinheiro com carro "velho", a manutenção do Gol é feito impecavelmente na época correta, o único que vacilou um pouco foi o Vectra pois passou algum tempo na mão da minha mãe que não notava nada estranho no carro. Graças a Deus e aos amigos foristas, o carro está voltando a sua glória.
A minha dica é realmente para não deixar vacilar. A prioridade em um carro recém adquirido é realmente uma revisão geral, especialmente nos freios, correias e arrefecimento. O primeiro é vital para a sua vida, os demais para o seu bolso. Não economize no aditivo, o Vectra C possui 7,0L de capacidade de sistema de arrefecimento (pelo menos o 2.0 manual) incluindo o ar quente e a concentração do aditivo recomendada pela GM é de 35% a 50%, logo você deve colocar no mínimo 2,5L de aditivo até 3,5L. Quando fizer a limpeza do sistema de arrefecimento, anote a marca e tipo exato do aditivo que está usando e guarde junto ao manual do carro, um dia caso você venha precisar completar, sabe exatamente o que foi usado. Misturar tipos de aditivos diferentes pode criar um lodo no sistema, entupir o radiador, etc.. Talvez seu carro comece a esquentar e você nunca vai imaginar que é um radiador entupido..
Se você pretende passar um bom tempo com o carro, fazer viagens tranquilos, eu recomendo uma boa lista de manutenção preventiva, você terá a certeza de ter um carro 0Km, livre de dores de cabeça por alguns anos.
Um abraço!