O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaFalso superaquecimento
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

40 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
Diesel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 447
Registrado em: 07 Jan 2016, 16:13
Nome Completo: Ricardo Gonçalves Dias
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Falso superaquecimento

por Diesel » 29 Abr 2016, 06:23

Olha, é difícil saber se a peça nova veio com defeito sem trocar novamente.

Como esse sensor é barato, eu compraria o MTE e trocaria pra desencargo de consciência.

Só depois iria atrás de mexer no painel, que é mais complicado e com certeza mais caro.

Minha esposa tinha um 206 que deu problema na sonda, a luz de injeção acendia direto. Achei a NTK (original do carro) cara demais e comprei de outra marca, mesmo com meu mecânico desaconselhando. Ele sempre fala: "Olha, tem determinadas peças que tem que ser original ou de marca X, senão não funciona..."

Foi tiro e queda. Instalamos e deu problema novamente. Ele insistiu, comprei a bendita NTK e o problema foi resolvido. Fiquei com cara de tacho kkk

Então como estamos falando de uma peça de 30 reais e com a troca muito simples, eu trocaria só por desencargo de consciência.

Leve o carro quente em um mecânico que tenha o Rasther III e no momento em que o ponteiro mostrar aquecimento monitore a temperatura através do scanner. Se o scanner mostrar a temperatura da injeção dentro do normal, com certeza é o sensor (MTE 3029) ou algum mal contato na fiação que vai do sensor pro painel ou o próprio motor do ponteiro com problema.

No meu carro, o painel mostrava próximo de 100° e no Rasther mostrava 86°. Na hora o mecânico já disse que era ou o sensor ou o painel.

Trocamos o sensor e voltou ao normal, o que estava no painel era o que mostrava no scanner.

Avatar do usuário
flavioborges
GL Member
GL Member
Mensagens: 85
Registrado em: 06 Out 2015, 00:17
Nome Completo: Joosé Flávio M. Borges Filho
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Falso superaquecimento

por flavioborges » 29 Abr 2016, 06:32

Valeu Diesel. Já estava pensando mesmo em trocar novamente o sensor. O que estava no meu carro, era um VDO, não o MTE. Mas acredito que o VDO seja correspondente ao MTE 3029. Vou trocar e aviso aqui o resultado. Obrigado.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Falso superaquecimento

por Almeidão » 29 Abr 2016, 13:03

Bem, sobre a marca que eu sempre e indico MTE que por sinal não é uma marca muito boa, mas não é a unica boa. A VDO por exemplo é uma boa marca, mas peca ao informar dados da peça como peca também a Wahler. Um exemplo Cebolão 760 MTE, nele tem os dados da temperatura a qual eu preciso para saber sobre o meu carro, Já no Wahler não vejo esta informação pelo menos na internet qual seria o cebolão correspondente. Nas termostática MTE tem o grau informando na peça, erro se eu quiser. Não vi este numero gravado na peça Wahler, sendo assim um favorecimento ao vendedor que dirá que é para seu carro mesmo sabendo que nós sabemos que vendedor não está nem ai com seu carro.

Bem, tendo o numero da peça tipo MTE 3029, já sei que é sensor de temperatura do painel, MTE 4051 ou 4053 são temperatura da central, MTE 211-82 é termotática e etc. Isto facilita muito a não comprar errado e vir depois com a cabeça inchada pelo problema subsequente de uma peça que não era para o seu carro. Além do que MTE é realmente um ótimo fabricante, mas Wahler, VDO, Bosch são boas também, o difícil é passar para o vendedor no balcão o que você quer. Sem contar que muitos das vezes um vendedor fica em duvida sem saber qual é realmente a peça correta já que existem as vezes duas diferentes para o mesmo carro. Se o proprietário der sorte, vai ter a peça certa, caso contrário ficará buscando como acertar um problema que veio do nada.

Aqui na minha cidade eu não consigo comprar a junta da minha TBI, é como se ela não existisse, então eu conhecendo ela eu compro uma junta de um carro e outra de outro, nas duas tem o que eu preciso e o que sobra jogo fora.

Este é o maior motivo o qual indico MTE, sei o que estou indicando e se eles pensaram nisto, é porque se preocupam em fazer o certo.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
flavioborges
GL Member
GL Member
Mensagens: 85
Registrado em: 06 Out 2015, 00:17
Nome Completo: Joosé Flávio M. Borges Filho
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Falso superaquecimento

por flavioborges » 29 Abr 2016, 16:40

Não questiono a qualidade da MTW, Almeidão. Aliás outras pessoas tbm me indicaram. O fato é que o sensor que eu retirei do carro, era da marca VDO. Só sei que meu problema continua e eu ainda não descobri o pq. O ponteiro se movimenta até com o motor desligado, somente a ignição ligada. Ou o sensor veio defeituoso, ou a referência do sensor está errada, ou existe algum problema elétrico. Mas obrigado pelas dicas. Foram muito úteis! Mas vc tem certeza de que o sensor de temperatura do painel do Vectra expression 2002, 2.2, 8v, é o MTE 3029? Pq qdo vc me indicou ele, disse que não tinha certeza... Será que a referência ta errada? Eu acho difícil,mas... Hehehe

Valeu cara.

Avatar do usuário
Diesel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 447
Registrado em: 07 Jan 2016, 16:13
Nome Completo: Ricardo Gonçalves Dias
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Falso superaquecimento

por Diesel » 29 Abr 2016, 17:10

Quanto ao ponteiro da temperatura se mover com o motor desligado, é absolutamente normal.

Basta ligar o contato que ele irá mostrar a temperatura do motor.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Falso superaquecimento

por Almeidão » 01 Mai 2016, 18:22

flavioborges escreveu:Fuente del Mensaje Não questiono a qualidade da MTW, Almeidão. Aliás outras pessoas tbm me indicaram. O fato é que o sensor que eu retirei do carro, era da marca VDO. Só sei que meu problema continua e eu ainda não descobri o pq. O ponteiro se movimenta até com o motor desligado, somente a ignição ligada. Ou o sensor veio defeituoso, ou a referência do sensor está errada, ou existe algum problema elétrico. Mas obrigado pelas dicas. Foram muito úteis! Mas vc tem certeza de que o sensor de temperatura do painel do Vectra expression 2002, 2.2, 8v, é o MTE 3029? Pq qdo vc me indicou ele, disse que não tinha certeza... Será que a referência ta errada? Eu acho difícil,mas... Hehehe

Valeu cara.


De acordo com sua resposta não bate com o comentário, na verdade eu disse que existem outras marcas com qualidades iguais ou até melhor, só que nunca especificam para que carro ou para que servem, enquanto MTE pelo menos isto se preocupou em informar e erra quem quiser.

O sensor se for da marca MTE, é o 3029 mesmo. Ma isto não quer dizer que seja ele o problema, o painel tem trilhas que podem partir e hora funcionar e hora não, igualmente tem motores para cada ponteiro e o de temperatura tem um, os contatos deles são pinos no fundo, então o mostrador entra no local e no fundo onde tem a placa impressa tem os furos onde entram estes pinos que podem se oxidar ou até mesmo perder o contato por uma camada de isolamento invisível. Eu antes de comprar qualquer coisa tiraria o mostrador fora e tentaria um limpa contato ali atrás dele. Bem, na verdade eu desmontaria tudo, mas nem todo mundo é eu, então tentaria o mais simples primeiro.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
flavioborges
GL Member
GL Member
Mensagens: 85
Registrado em: 06 Out 2015, 00:17
Nome Completo: Joosé Flávio M. Borges Filho
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Falso superaquecimento

por flavioborges » 11 Mai 2016, 08:35

Pois e, Almeidão. Eu já desmontei e limpei os contatos. Verifiquei as trilhas e soldas e aparentemente ta tudo ok. Diesel, o ponteiro oscila para mais e para menos com a chave na posição de ignição e o motor desligado. Isso não é normal.

Avatar do usuário
Diesel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 447
Registrado em: 07 Jan 2016, 16:13
Nome Completo: Ricardo Gonçalves Dias
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Falso superaquecimento

por Diesel » 11 Mai 2016, 18:02

flavioborges escreveu:Pois e, Almeidão. Eu já desmontei e limpei os contatos. Verifiquei as trilhas e soldas e aparentemente ta tudo ok. Diesel, o ponteiro oscila para mais e para menos com a chave na posição de ignição e o motor desligado. Isso não é normal.

É. O normal seria, caso o motor estiver quente, o ponteiro subir até a posição e lá ficar. Baixando bem aos poucos conforme o carro esfria.

Se fica oscilando pode ser coisa errada na fiação. Algum conector, fio quebrado, aterramento...

Avatar do usuário
flavioborges
GL Member
GL Member
Mensagens: 85
Registrado em: 06 Out 2015, 00:17
Nome Completo: Joosé Flávio M. Borges Filho
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Falso superaquecimento

por flavioborges » 30 Nov 2016, 07:10

Olá amigos. Vim desenterrar o tópico. Já mandei "varetar" o radiador, troquei válvula termostática, bomba d'água, sensores, relés, escovas das ventoinhas e meu Vectra continua mostrando superaquecimento no painel.

Quando o ponteiro mostra o superaquecimento, costumo desligar o carro e religar pra ver se não é algum erro de leitura. Algumas vezes o ponteiro voltou para a posição normal de trabalho, indicando que não estava mais quente do que o normal. Outras vezes o ponteiro oscilou pra mais pra menos depois de desligar e religar o carro...

Acredito que seja problema de fiação, sensores ou painel. Alguém pode me dar uma luz? Desde já, agradeço.

Vectra Expression 2002(2.2 8v)

Avatar do usuário
flavioborges
GL Member
GL Member
Mensagens: 85
Registrado em: 06 Out 2015, 00:17
Nome Completo: Joosé Flávio M. Borges Filho
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Falso superaquecimento

por flavioborges » 06 Dez 2016, 06:54

Pessoal, minha ficha caiu quanto a outro problema. A minha bateria está ruim a algum tempo. Ela não está totalmente morta, mas está apresentando algumas falhas na hora da partida, e também o som fica desligando quando coloco o volume mais alto e etc.

Será que a bateria ruim pode causar erros na leitura dos sensores de temperatura? Ou até mesmo uma falha no acionamento da ventoinha, ocasionando o superaquecimento do motor?

Alguém já passou por isso?

Cleverson Trindade
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Mai 2017, 06:02
Nome Completo: Cleverson Pereira Trindade
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

MAF - Medidor de fluxo de ar MTE 7164

por Cleverson Trindade » 05 Jun 2017, 18:20

Pessoal, sou novo aqui e ainda não aprendi a usar o fórum para tirar uma duvida.
Tenho um Vectra 2.2 8v ano 2000 que recentemente apresentou um defeito que ninguém consegue resolver: ELE esquenta acima de 100 graus nas subidas... somente em subida. Detalhe: ventoinhas normais, bomba d.agua normal, sensores normais, cabeçote normal, radiador limpo e sem entupimento ou sujo. Ou seja, não sei mais o que fazer. No scanner o unico erro apresentado foi: cod 61
V.baixa. valv v... que nem quem passou soube explicar... preciso de ajuda, por favor.

Avatar do usuário
Wyslla1988
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 07 Dez 2016, 21:47
Nome Completo: Wyslla Lopes Lima Santos
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MAF - Medidor de fluxo de ar MTE 7164

por Wyslla1988 » 06 Jun 2017, 00:23

Olá! Seja bem-vindo ao Fórum! Vi seu relato e pelo código e pode ser a válvula termostatica!

Enviado de meu GT-S6810B usando Tapatalk

Avatar do usuário
Wyslla1988
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 07 Dez 2016, 21:47
Nome Completo: Wyslla Lopes Lima Santos
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MAF - Medidor de fluxo de ar MTE 7164

por Wyslla1988 » 06 Jun 2017, 00:26

Verifique também o aterramento do motor, use um bom limpa contatos que deve apresentar melhora...

Enviado de meu GT-S6810B usando Tapatalk

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Falso superaquecimento

por Ju_Bueno » 06 Jun 2017, 07:24


Cleverson, trouxe a sua postagem para este tópico visto o seu problema ser parecido. Recomendo a leitura dele desde a primeira página para se inteirar do assunto. Também seria bom verificar o que o Wyslla comentou acima. Vou deixar o link dos tópicos que falam sobre superaquecimento:

viewtopic.php?f=39&t=10615
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Falso superaquecimento

por Almeidão » 06 Jun 2017, 08:26

Cleverson, você precisa saber o que é normal na temperatura no carro para ter a certeza que realmente está normal e só ai tentar outras coisas que pode ser mal contatos etc,
O radiador entupido, não quer dizer que não passa água, ele segue passando, porém com menor intensidade e com 15% tapado já poderá deixar ele assim.
Ventoinhas funcionando também não é sintoma de perfeição, porque se passa pouca água pelo radiador, ela vai funcionar e não vai refrigerar, será uma luta constante e sem sucesso.

Primeiro teste a fazer, você coloca ele na estrada, ar desligado, baixada, não pode ser subidas e nem descidas, neste caso a temperatura tem que fica no máximo 82º . Se for maior que isto, a circulação de água está comprometida e este comprometimento pode ser radiador tapado ou termostática com grau elevado ou estragada, lembro a você que no seu carro a termostática é com o valor de 82º, nada mais. Não serve 87 e muito menos de 92. Este teste deve ser feito com temperatura ambiente de 30º ou superior, se for menor que isto ele não passará dos 80º, Se for a noite, serpa de 80 pra baixo.

Bem, considerando que em rodovias nesta circunstancia que passei, ele esteja com 82 no painel, bem agora vamos para a rua ainda sem ar ligado, no anda e para, ele não pode passar dos 90 e nem ficar nos 90, esta temperatura deve chegar ali e voltar para uns 84 a 85 e voltar a subir outra vez e isto o dia inteiro.

Se der diferente no primeiro teste que é o teste em estrada livre, nem precisa testar o segundo que é na rua. Lembro também que se o teste for a noite a temperatura deve ficar cravado nos 80º, os 82º deve ser de dia com temperatura superior a 30º no ambiente externo, se for menos que isto, vai ficar nos 80 também.

Testa ai, se você quiser voltar aqui e informar, poderemos tentar lhe ajudar. Não tomes decisões precipitadas tipo tentar salvar um radiador se ele tiver tapado, esta peça não tem como recuperar depois que ela oxidar. Se for comprar nova, tem modelos que não serve para o seu carro apesar que vendedor diz que sim.

Sds
Imagem

Menezesfreitas
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 08 Fev 2016, 12:02
Nome Completo: Wesley Menezes de Freitas
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Vectra B Carro marcando temperatura alta falsa

por Menezesfreitas » 18 Jun 2017, 16:14

Boa tarde
Meu carro ficou parado uns 20 para trocar kit embreagem e consertar o motor de partida, agora quando liguei ele começou a subir a temperatura muito rápido e logo foi para o vermelho e a ventoinha disparou, porém ele não chegou a esquentar o motor, verifiquei valvula termostatica e está funcionando, alguém pode me dar alguma dica? Vectra gls 2.2 2001

Avatar do usuário
Leonardo Vale
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 467
Registrado em: 25 Jun 2014, 18:11
Nome Completo: Leonardo Vale dos Santos Ferreira
Cidade: Candeias
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra B Carro marcando temperatura alta falsa

por Leonardo Vale » 18 Jun 2017, 16:22

Verificar o aterramento e o radiador vê se não estar entupido.

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
Técnico em Manutenção Automotiva

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Falso superaquecimento

por Ju_Bueno » 18 Jun 2017, 17:44


Postagem movida para tópico já existente sobre o assunto!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Cleverson Trindade
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Mai 2017, 06:02
Nome Completo: Cleverson Pereira Trindade
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Falso superaquecimento

por Cleverson Trindade » 27 Ago 2017, 23:38

Olá!
Obrigado a todos pela ajuda. Bem, segui analisando cada possível falha no aquecimento até que por fim levei para ver o radiador e que para surpresa de todos o mesmo estava com somente 2 canaletas passando água livre ou seja: tudo entupido. Feita a substituição o carro está sempre na casa dos 80 graus e no máximo em 87... valeu a ajuda e dicas...

Cleverson Trindade
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Mai 2017, 06:02
Nome Completo: Cleverson Pereira Trindade
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Falso superaquecimento

por Cleverson Trindade » 23 Set 2017, 18:17

Pessoal, eu estava com todos estes problemas no meu 2.2 8v e tive de trocar o radiador. Agora meu azulão nao passa dos 85 graus.....

40 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 410 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.