O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaComparação das Viscosidades de óleos lubrificantes
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

37 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Comparação das Viscosidades de óleos lubrificantes

por Thiago Menezes » 27 Mai 2014, 16:56

Esse óleo 0w30 é maravilhoso, porém muito caro! :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Comparação das Viscosidades de óleos lubrificantes

por Ricardo Crispim » 27 Mai 2014, 17:06

Last_Warrior escreveu:Em geral recomenda-se os óleos mais finos nos lugares mais frios... E nos lugares onde faz muito calor, é melhor (claro que dentro do limite especificado pelo fabricante) um óleo que tenha viscosidade maior após o W.



Last, isso é conceito antigo. Basta ver que a maioria das montadoras especificam 5W30 ou 5W40..Seja você comprar o carro numa CSS em Maceió-AL ou São Joaquim-SC...

Forte abraço!!!!!!!!

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Comparação das Viscosidades de óleos lubrificantes

por Last_Warrior » 27 Mai 2014, 17:56

No manual da SW4 da minha noiva lá explica que em temperaturas ambientes menores que -7 graus é pra usar mais fino e tal... Lá também diz que não é pra usar o 5W30 se a temperatura externa fosse maior que 12 ou 14 graus.

No final das contas recomenda usar o 10W40 ou 15W40 ou até mesmo o 20W50.

Tem até um gráfico mostrando as viscosidades e as faixas de temperatura ambientes adequadas ao uso de cada viscosidade em questão, e fala pra escolher o óleo do motor de acordo com o clima local.

Mas, cada caso é um caso, depende do que o fabricante recomenda, o certo é ver no manual todos os detalhes.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Comparação das Viscosidades de óleos lubrificantes

por Alcir Andreoni » 28 Mai 2014, 08:51

Agora uma pergunta.

O que acontece com um óleo 5W30 num clima onde a temperatura mínima é de 25º de manhã e durante o dia ela chega aos 35/40º?

Como esse óleo se comporta?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Comparação das Viscosidades de óleos lubrificantes

por Ricardo Crispim » 28 Mai 2014, 09:04

Last_Warrior escreveu:No manual da SW4 da minha noiva lá explica que em temperaturas ambientes menores que -7 graus é pra usar mais fino e tal... Lá também diz que não é pra usar o 5W30 se a temperatura externa fosse maior que 12 ou 14 graus.

No final das contas recomenda usar o 10W40 ou 15W40 ou até mesmo o 20W50.

Tem até um gráfico mostrando as viscosidades e as faixas de temperatura ambientes adequadas ao uso de cada viscosidade em questão, e fala pra escolher o óleo do motor de acordo com o clima local.

Mas, cada caso é um caso, depende do que o fabricante recomenda, o certo é ver no manual todos os detalhes.


Então, a GM também tinha essa mesma variação antigamente, lembra? No manual do meu vectra mesmo vem toda uma variação de viscosidades a serem utilizadas também.
Hoje a maioria das montadoras pedem entre 5W30 e 10W40 e sempre um sintético ou no mínimo semissintético, até por conta da temperatura que os motores modernos trabalham, ou seja quente.
O fascinante desse assunto é que o os lubrificantes são como um organismo vivo e mutante, que se modifica a cada novo motor que é idealizado pelos engenheiros.
Eu tenho uma interpretação muito particular e compartilhada por alguns do ramo, onde o dimensionamento da sistema de lubrificação é projetado para empurrar uma determinada quantidade e viscosidade de lubrificante e as canaletas e orificios por onde o lubrificante passa também são dimensionados para isso.
Então, vamos imaginar uma porta que foi projetada para passar de 5 a 10 pessoas (representando óleo 5W ou 10W) em um determinado período de tempo e de repente seja obrigadas a passar 15 ou 20 (representando óleo 15W ou 20W) por essa mesma porta no mesmo período de tempo. Impossível ter a mesma lubrificação.
Pelos testes designados pela ASTM, a primeira viscosidade de um óleo é medida em laboratório a uma temperatura 40⁰C, então até essa temperatura o óleo lubrificante estará sempre na primeira viscosidade (5, 10, 15, 20 ou 25W) e depois as subsequentes.
Então um lubrificante de viscosidade incial 5 sempre será o ideal para motores modernos, independente do clima, pois proporcionará uma lubrificação mais rápida na parte superior do motor na primeira partida do motor, quando ele está frio e é justamente quando ocorre o maior desgaste. Estudos indicam que em média 70% da vida útil do motor vai embora na hora daquela primeira partida pela manhã,quando que você liga o carro, pois a física não perdoa e o óleo tem obrigatoriamente que escoar para o cárter quando o motor passa a noite desligado.
E aliado a isso, temos de ter um bom fluido arrefecedor, pois os motores modernos têm uma "parceria" entre sistema de arrefecimento e sistema de lubrificação, onde o fluido arrefecedor é ajudado pelo óleo lubrificante a dissipar o calor de forma mais eficiente. Daí a importância do óleo lubrificante ser pelo menos semissintético, pois tem ponto de fulgor (PF) e ponto de combustão (PC) mais elevado, aliado a um índice de viscosidade (IV) maior, o que o fará resistir com mais bravura à oxidação, mantendo a lubrificação eficiente em qualquer tipo de variação da temperatura, fazendo co que a viscosidade se mantenha adequada às exigências e demandas do motor.
As montadoras dizem por exemplo que os motores modernos não precisam mais ser aquecidos antes de você sair de casa, que é só ligar e sair devagar porque como possuem injeção eletrônica, o motor não deve ser aquecido com o veículo parado, pois em marcha lenta, além de demorar muito para esquentar, aumentando o consumo de combustível, o desgaste do motor e a emissão de substâncias contaminantes são grandes. O ideal é colocar o veículo em movimento, evitando altas rotações., etc...
Isso deve ser interpretado com cuidado, porque no meu caso por exemplo não funciona. Eu saio de casa, faço uma curva para direita e caio numa avenida de 6 ou 7 Km onde a velocidade mínima é 80 km por hora, como vou andar lentamente?Pois bem, os metais não mudaram de comportamento, até hoje se o tempo estiver frio o metal se retrai, se está quente, dilata. Então eu continuo ligando o motor de meu carro, vou tomar uma chícara de café e após 2 ou 3 minutos é que saio com o carro, quando o lubrificante já deu uma boa circulada e o sistema está começando a aquece, ainda mais nesses dias que as manhãs aqui no estado estão abaixo de 10⁰C.
Enfim, o assunto é fascinante e rende muito Mais o mais legal é a gente poder trocar informações. Nunca vai haver um consenso sobre o assunto lubrificação. Se você perguntar a 100 pessoas qual o lubrificante que lubrifica melhor, sintético ou mineral? É bem capaz de grande parte falar que é o sintético, quando na verdade se tiverem valores de viscosidades e API iguais, lubrificam a mesma coisa, unica coisa que vai mudar é a resistência à oxidação, nesse caso o sintético ganha fácil..

Forte abraço!!!!!!!!!!!!!11

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Comparação das Viscosidades de óleos lubrificantes

por Alcir Andreoni » 28 Mai 2014, 09:09

Está respondida minha pergunta! :88:

Que bela aula! :45:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Comparação das Viscosidades de óleos lubrificantes

por Ricardo Crispim » 28 Mai 2014, 09:28

Alcir Andreoni escreveu:Agora uma pergunta.

O que acontece com um óleo 5W30 num clima onde a temperatura mínima é de 25º de manhã e durante o dia ela chega aos 35/40º?

Como esse óleo se comporta?



Com o motor frio (temp ambiente), o óleo será um óleo 5.
À medida que o motor for esquentando, vai se comportar como óleo 40.
É dito "se comportar" porque a tendencia do lubrificante é que a viscosidade caia (afine) quando esquenta, correto?
Quando um óleo é aquecido, suas moléculas começam a ficar doidas, literalmente falando. Elas começa, a correr de uma lado para outro, se chocando e criando espaços vazios, o que faz o óleo "afinar". Isso é facilmente perceptivel quando você coloca o óleo de soja numa frigideira para fritar um bife por exemplo. Quando for a hora de colocar o bife a fritar, quando o óleo estiver quente o suficiente para isso, o óleo de soja está visivelmente mais fino.
Com o lubrificante multiviscoso á medida que esquenta, acontece uma coisa interessante e diferente, pois ele tem uma aditivação que se chama elevador do indice de viscosidade, que funciona d euma forma interessante:
A medida que o lubrificante esquenta, as mol~eculas do aumentador do Indice de Viscosidade "incham". São como novelos de lã que se expandem para ocupar os lugares vazios daquela moléculas doidas de óleo que se chocavam desorientadas e não permitem que elas se movimentem demais, fazendo então o lubrificante se comportar como mais viscoso.
tem um video que é antigo, mas ele mostra bem como isso funciona, tenha paciencia e veja até o final..
Forte abraço!!!!!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=dSGvxqcw3es

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Comparação das Viscosidades de óleos lubrificantes

por Alcir Andreoni » 28 Mai 2014, 10:03

Tem que assistir em casa!

Aqui não tem som! :62:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Comparação das Viscosidades de óleos lubrificantes

por Thiago Menezes » 28 Mai 2014, 12:41

Crispim obrigado pela aula, aprendi muito agora amigo!

Sobre o vídeo, fantástico acabei de assistir ele, muito bacana mesmo a explicação!

Eu só queria ter a oportunidade de voltar na agência que eu comprei meu carro e falar para o vendedor, é amigo da uma olhada nesse vídeo aqui e eu já avisa lhe dito lembra?

''Nenhum óleo pode durar para sempre''

O teimoso insistiu que óleo de câmbio não se troca, ainda bem que peguei o carro na hora exata da troca com 57 mil se não ele ia rodar, rodar e rodar com o carro igual muita gente faz sem fazer a troca, fazer o que né...
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Amanary Carvalho
Organizador
Organizador
Mensagens: 209
Registrado em: 01 Jul 2013, 19:12
Nome Completo: Amanary de Moura Carvalho
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Comparação das Viscosidades de óleos lubrificantes

por Amanary Carvalho » 28 Mai 2014, 13:06

Realmente Ricardo Crispim,

Mesmo sendo antigo, o vídeo é muito bom!

Tanto para quem não conhece nada, pra os que tem dúvidas e pra quem sabe e quer ver uma boa aula prática!

Abraços,

Amanary Carvalho
GM/Vectra Challenge 2002 Full Top
Kit Led Cree 4300K H7/H7 + Xenon 4300k H3
Pioneer AVH-P7800DVD + CD-BTB200 + GEX-1480DTV
Focal Performance 165A3 SG + 130A1
JL 12W3V3 + SGRU12
2 Pioneer TS-CX7
JBL GTO 5EZ + GTO 804EZ
Audiophonic RCA's EDGE + Cap.6 Farad

Imagem

Avatar do usuário
amf
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 273
Registrado em: 01 Fev 2014, 14:49
Nome Completo: Marcos
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Comparação das Viscosidades de óleos lubrificantes

por amf » 28 Mai 2014, 14:06

Ricardo Crispim escreveu:
Last_Warrior escreveu:No manual da SW4 da minha noiva lá explica que em temperaturas ambientes menores que -7 graus é pra usar mais fino e tal... Lá também diz que não é pra usar o 5W30 se a temperatura externa fosse maior que 12 ou 14 graus.

No final das contas recomenda usar o 10W40 ou 15W40 ou até mesmo o 20W50.

Tem até um gráfico mostrando as viscosidades e as faixas de temperatura ambientes adequadas ao uso de cada viscosidade em questão, e fala pra escolher o óleo do motor de acordo com o clima local.

Mas, cada caso é um caso, depende do que o fabricante recomenda, o certo é ver no manual todos os detalhes.


Então, a GM também tinha essa mesma variação antigamente, lembra? No manual do meu vectra mesmo vem toda uma variação de viscosidades a serem utilizadas também.
Hoje a maioria das montadoras pedem entre 5W30 e 10W40 e sempre um sintético ou no mínimo semissintético, até por conta da temperatura que os motores modernos trabalham, ou seja quente.
O fascinante desse assunto é que o os lubrificantes são como um organismo vivo e mutante, que se modifica a cada novo motor que é idealizado pelos engenheiros.
Eu tenho uma interpretação muito particular e compartilhada por alguns do ramo, onde o dimensionamento da sistema de lubrificação é projetado para empurrar uma determinada quantidade e viscosidade de lubrificante e as canaletas e orificios por onde o lubrificante passa também são dimensionados para isso.
Então, vamos imaginar uma porta que foi projetada para passar de 5 a 10 pessoas (representando óleo 5W ou 10W) em um determinado período de tempo e de repente seja obrigadas a passar 15 ou 20 (representando óleo 15W ou 20W) por essa mesma porta no mesmo período de tempo. Impossível ter a mesma lubrificação.
Pelos testes designados pela ASTM, a primeira viscosidade de um óleo é medida em laboratório a uma temperatura 40⁰C, então até essa temperatura o óleo lubrificante estará sempre na primeira viscosidade (5, 10, 15, 20 ou 25W) e depois as subsequentes.
Então um lubrificante de viscosidade incial 5 sempre será o ideal para motores modernos, independente do clima, pois proporcionará uma lubrificação mais rápida na parte superior do motor na primeira partida do motor, quando ele está frio e é justamente quando ocorre o maior desgaste. Estudos indicam que em média 70% da vida útil do motor vai embora na hora daquela primeira partida pela manhã,quando que você liga o carro, pois a física não perdoa e o óleo tem obrigatoriamente que escoar para o cárter quando o motor passa a noite desligado.
E aliado a isso, temos de ter um bom fluido arrefecedor, pois os motores modernos têm uma "parceria" entre sistema de arrefecimento e sistema de lubrificação, onde o fluido arrefecedor é ajudado pelo óleo lubrificante a dissipar o calor de forma mais eficiente. Daí a importância do óleo lubrificante ser pelo menos semissintético, pois tem ponto de fulgor (PF) e ponto de combustão (PC) mais elevado, aliado a um índice de viscosidade (IV) maior, o que o fará resistir com mais bravura à oxidação, mantendo a lubrificação eficiente em qualquer tipo de variação da temperatura, fazendo co que a viscosidade se mantenha adequada às exigências e demandas do motor.
As montadoras dizem por exemplo que os motores modernos não precisam mais ser aquecidos antes de você sair de casa, que é só ligar e sair devagar porque como possuem injeção eletrônica, o motor não deve ser aquecido com o veículo parado, pois em marcha lenta, além de demorar muito para esquentar, aumentando o consumo de combustível, o desgaste do motor e a emissão de substâncias contaminantes são grandes. O ideal é colocar o veículo em movimento, evitando altas rotações., etc...
Isso deve ser interpretado com cuidado, porque no meu caso por exemplo não funciona. Eu saio de casa, faço uma curva para direita e caio numa avenida de 6 ou 7 Km onde a velocidade mínima é 80 km por hora, como vou andar lentamente?Pois bem, os metais não mudaram de comportamento, até hoje se o tempo estiver frio o metal se retrai, se está quente, dilata. Então eu continuo ligando o motor de meu carro, vou tomar uma chícara de café e após 2 ou 3 minutos é que saio com o carro, quando o lubrificante já deu uma boa circulada e o sistema está começando a aquece, ainda mais nesses dias que as manhãs aqui no estado estão abaixo de 10⁰C.
Enfim, o assunto é fascinante e rende muito Mais o mais legal é a gente poder trocar informações. Nunca vai haver um consenso sobre o assunto lubrificação. Se você perguntar a 100 pessoas qual o lubrificante que lubrifica melhor, sintético ou mineral? É bem capaz de grande parte falar que é o sintético, quando na verdade se tiverem valores de viscosidades e API iguais, lubrificam a mesma coisa, unica coisa que vai mudar é a resistência à oxidação, nesse caso o sintético ganha fácil..

Forte abraço!!!!!!!!!!!!!11


A partir de quando podemos considerar motores GM modernos? Pergunto, pois, no manual do meu GM, indica óleo SAE 20W40 ou 15W40 ou 20W50, numa época que talvez nem existia óleos sequer semi-sintético. Os sintéticos são mais finos que isto, portanto não devo usar levando em consideração a orientação no manual. Por outro lado, na publicidade mostra que os sintéticos e semi são superiores em proteção ao motor, mas será que um motor saudável (que não baixa nada o nível) com 165 mil km e 20 anos de uso não impacta no projeto desse motor?.
Outro detalhe que li na rede sobre o assunto diz que veículos que rodam pouco, não se recomenda o óleo sintético, nessa eu já não poderia trocar por sintético. Alguém por favor argumentem.
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Comparação das Viscosidades de óleos lubrificantes

por Last_Warrior » 28 Mai 2014, 16:23

Perfeito Crispim, por isso disse que tem que ver a especificação no manual de cada fabricante e ver o que cada um recomenda...

No caso dos meus Omega, se colocar 5W30 pode ser até perigoso.

No caso dos Vectras, vejo que os mais novos tem uma ampla faixa aceitável, desde o 5W30 até 20W50.

Só digo pra não colocar 5W30 em motores mais antigos como do Vectra A, que não vai ser lá uma idéia muito boa!
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

maat
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 159
Registrado em: 07 Abr 2013, 06:17
Nome Completo: mateus felipe
Cidade: concordia
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Comparação das Viscosidades de óleos lubrificantes

por maat » 28 Mai 2014, 16:34

Uso acdelco semi 5w30 no x20xev, nao bate tucho na primeira partida nem nada. motor com quase 155k feito com 90k. Quero um 10w30 ou 10w40, uma vez ou outra parece que meu carro fuma quando frio. Vi que a Selenia que e usada no motor fiat tem o oleo que eu quero: 10w40 Semi sintetico, oq vcs acham? faltam 3k pra mim trocar.
VCD 2.0 16v + 4x1 + Intake inox K&N (diy) + decat + escape 2" + taxa. (curtindo)
Minha garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 928#p55928

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Comparação das Viscosidades de óleos lubrificantes

por Alcir Andreoni » 28 Mai 2014, 17:59

Muito legal a didática do vídeo.

Quem não sabia sobre a obtenção dos diversos tipos de óleo, assim como eu, agora sabe! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Comparação das Viscosidades de óleos lubrificantes

por Thiago Menezes » 29 Mai 2014, 08:36

Alcir Andreoni escreveu:Muito legal a didática do vídeo.

Quem não sabia sobre a obtenção dos diversos tipos de óleo, assim como eu, agora sabe! :88:


Pois é tiozão, eu também não sabia muito sobre tanto que assim que peguei o carro já de cara coloquei o óleo errado nele :55:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Comparação das Viscosidades de óleos lubrificantes

por Ricardo Crispim » 29 Mai 2014, 16:11

Sobre aquela questão que levantei sobre o maior desgaste de um motor se dar na hora da partida:

http://www.youtube.com/watch?v=r-ivV3bC7Ls

Nem estou ganhando nada da distribuidora do óleo, rsrs, mas o vídeo é pura verdade..

Forte abraço!!!!!!!!!!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Comparação das Viscosidades de óleos lubrificantes

por Thiago Menezes » 29 Mai 2014, 21:23

Ricardo Crispim escreveu:Sobre aquela questão que levantei sobre o maior desgaste de um motor se dar na hora da partida:

http://www.youtube.com/watch?v=r-ivV3bC7Ls

Nem estou ganhando nada da distribuidora do óleo, rsrs, mas o vídeo é pura verdade..

Forte abraço!!!!!!!!!!


Bacana o vídeo;

Crispim não querendo abusar da sua vontade, mas se tiver outros links de vídeos sobre motor, óleo, lubrificantes em geral ficarei grato se você me enviasse por MP, eu gosto de assistir esses vídeos paro o que estou fazendo para dar atenção a essas coisas gosto muito de aprender tudo que está relacionado ao automóvel no geral :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

37 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 110 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.