Rafael Gouveia escreveu:Adriano cruz escreveu:Boa sorte com o "Flushing", espero que ele não agrida(resseque) todos os retentores do motor.
Existem alguns que defendem a idéia que os solvente do produto irá danificar retentores de borracha do motor.Esta é mais uma opnião que discordo pois se os retentores(originais e de boa qualidade) suportam altas temperaturas, suportam contato constante com óleo e outros residuos quimicos que o óleo do motor usado contém, não será um solvente destes misturado a óleo por alguns minutos que irá danificar os retentores, acredito que não iriam colocar no mercado produtos que gerariam responsabilidade por danos desta natureza. Se alguem souber de algum caso comprovado de flushing que danificou retentores me avisem pois ainda não ouvi falar nisso apenas opniões de quem acha e não sabe.
É, como também não colocariam à venda aditivos de radiador com a promessa de proteger o sistema mas que na verdade são só água colorida de R$ 10,00 conto né ? E que acabam prejudicando todo o sistema de arrefecimento. Rafael Gouveia pra você começar a ter um pouco de noção das coisas o INMETRO fez um teste dos aditivos de arrefecimento e o aditivo dessa mesma marca que você usou para flush "STP" teve seu aditivo reprovado no primeiro teste porque continha 81% de teor de água, ou seja, é agua colorida de produtos que nem na norma do INMETRO são aprovados. Em poucas palavras: "Não funciona". OLHA o LINK : http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pr ... adores.pdf
Falei sobre aditivo só como exemplo. Você falou certo: "SOLVENTE", mas óleo usado e as contaminações do mesmo não são solventes e as vedações foram preparadas para tais contaminações. Você disse: " acredito que não iriam colocar no mercado produtos que gerariam responsabilidade por danos desta natureza", se você quer acreditar nisso é um direito seu, mas o teste do INMETRO fala por si só, muitos fabricantes colocam produtos ruins de verdade isso é fato e não tem como discutir e o que acaba acontecendo é que pessoas que não pesquisam e confiam no disse me disse de fulano e sicrano ou na receitinha do titio, acabam comprando produtos que "acreditam" que não vão gerar responsabilidades dos danos aos fabricantes. Mas se você não teve ou não tiver problemas com retentores tá bom demais e continue fazendo esse procedimento sempre que necessário. O importante é que o motor fique limpo e dure milhares de quilômetros. Boa sorte.