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Manutenção, Mecânica & ElétricaSISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!
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Thiago Menezes
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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Thiago Menezes » 07 Nov 2013, 07:48

Almeidão escreveu:Agua dismineralizada, eu não tenho nada contra. Mas eu lhe pergunto. O que acontece quando ela é misturada com a que voce limpou o sistema?

Antes da resposta, já adianto que não tem como tirar a agua do sistema, tem como tirar o aditivo dela colocando outra agua, mas tirar jamais. Não sem desmontar bomba e radiador e ainda com o carro inclinado para o lado da bomba e depois empurrar com ar o lado do radiador de ar quente para sair de lá o que tem. Sei lá, como eu disse não tenho nada contra, mas acho disperdício e aumento de custo.

Pro outro lado, não tenho nada contra e também nada a favor a agua com cloro que realmente pode cristalizar o aluminio, ou seja criar crostas de enzinabre. Mas também não tenho tanta certeza disto e certamente eu usaria se não tivesse esta de poço.

Sou totalmente contra e está aprovado que agua mineral não se deve usar, ela com certeza contamina o aditivo altera sua composição.

Eu uso agua de poço sem cloro, e tenho na empresa varias caixas e mangueiras para todos os lados e uso o mais comum ou o de menos profundidade, não tenho tido problemas e a data de teste é longa.

Lembro a todos que estraguei um radiador usando a mesma agua que uso porem com aditivo errado, o VERDÃO HULK, cuidado. Então acredito que se tiver com aditivo certo a agua comum de nossas casas deve servir, não aconselho a usar, mas eu não mediria esforço em usar la se não tivesse esta que tenho.

Sds


Na minha situação é complicado opinar, pois abri o tópico exatamente para ouvir a opinião de todos e saber realmente o que de melhor posso colocar no meu carro.
No corsa sedan 1.6 1998 que ficou 15 anos com a minha família e 1 ano comigo no meu nome, sempre usou água direto da mangueira mesmo, nunca deu problema no radiador, meu pai disse que apenas uma vez uma unica vez mandou fazer um limpeza, mas trocar qualquer peça ou até mesmo problema no radiador não ocorreu.

É claro que se eu puder gastar menos e manter a qualidade será melhor, quem não quer economizar e colocar algo de qualidade? Apesar da água ser barata, não precisando compra-la estarei economizando.
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bruno241281
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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por bruno241281 » 07 Nov 2013, 10:04

thiago.onacto escreveu:
bruno241281 escreveu:Pessoal,

QuEro fazer aqui uma contribuição, observei que uma duvida e quanto a água a ser utilizada, acabo de fazer a substituicaomde toda carga do,sistema de arrefecimento, aqui vão alguns pontos:

Utilize água demineralizada, compra-se nas auto-pecas como água de bateria. Isto pois o cloro presente na água da torneira ataca os componentes de alumínio que compõem o sistema sobre a pressão e temperatura de trabalho.

Com relação a aditivo, nunca misture tipos diferentes, o que nao significa que nao possa trocar os tipos garantindo a mais completa drenagem do liquido anterior. Por exemplo meu carro comprei com o vermelho, mas havia marcas de drenagem em diversos pontos do sistema que no caso de um vazamento me dificultariam o diagnostico, optei pela troca pelo verde, inclusive por ser o melhor que tinha na loja que comprei...

Creio que seja isso que possa acrescentar, lembrando que o caso da água desmineralizada e muito importante.


Bruno, depois que escrevi que vi seu comentário! Vou comprar essa água então, obrigado pela dica!

Thiago

No meu caso comprei três litros de aditivo concentrado e quatro de agua de bateria.
Substitui a válvula termostática, estava vazando um pouquinho, o procedimento para troca da carga do liquido de arrefecimento foi o seguinte:

Acima da válvula termostática saí a linha de retorno para o reservatório, soltei essa mangueira efui acrescentando agua de bateria no reservatório observando que o liquido laranja ia saindo pelo retorno. Apos acrescentar toda agua comecei a colocar o aditivo verde. No final do processo ja observava que a agua que estava saindo estava bem clara.

Com relação a sua dúvida sobre evaporação, teoricamente não deveria baixar nada, mas por vezes ocorrem pequenos vazamentos pelas conexões das mangueiras ou ate mesmo entre a termostática e o bloco e ainda pela válvula da tampa do reservatório, por tanto conforme descrito no manual, completar um pouco de água a cada semana e normal.

Caso ache que esta consumindo acima da normalidade troque primeiro o mais barato, a válvula do reservatório.

Tenha sempre um litro de agua de bateria na garagem para completar o sistema.

Um abraço.
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Ricardo Crispim
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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Ricardo Crispim » 07 Nov 2013, 10:46

Apanhei feio desse assunto, embora tivesse algum conhecimento, então não desejo que ninguém aqui do clube passe por essa situação.
Abaixo as diferenças entre as águas:

ÁGUA DESTILADA:

É aquela que contém unicamente os elementos oxigênio e hidrogênio.
Pode ser produzida em laboratório, ou na natureza, quando se forma a chuva. A água destilada é obtida através do processo de destilação, que é um processo pelo qual se evapora totalmente a água de uma mistura, e em seguida, resfria-se o vapor, obtendo-a novamente a líquida e pura. Para realizar a destilação, usa-se um destilador ou alambique.
USO:
Ela não é própria para beber, pois não possui os sais minerais necessários para nosso organismo. É utilizada para preparar determinadas soluções em laboratório de análises físico-químicas, microbiológicas, lavagem de materiais para análise. Também é utilizada para preparação de cosméticos.

ÁGUA DEIONIZADA:
É o processo de remoção total dos íons presentes na água, é a água que teve sua carga elétrica neutralizada pela remoção ou adição de elétrons. Esse processo remove da água nitratos, cálcio e magnésio além de cádmio, bário, chumbo e algumas formas de rádio. A água deionizada é amplamente empregada na indústria química e em produção farmacêutica. Essa água é quimicamente pura e, entretanto, facilmente contaminada por bactérias.

USO:
Normalmente é utilizada para produção de produtos farmacêuticos, em aquários, análises físico-químicas e outro

ÁGUA DESMINERALIZADA:

A desmineralização da água é o processo de remoção praticamente total dos íons presentes em uma água. Como a desmineralização da água consiste na remoção dos íons nela presentes, o processo é também chamado deionização. Cada processo apresenta vantagens e desvantagens, em função do volume/vazão a ser gerado e do nível de desmineralização necessário. O processo de desmineralização de água por resinas de troca iônica é o sistema mais simples e econômico, utilizado para purificação de água, e esta tecnologia tem sido a preferida no Brasil, devido à baixa salinidade média das águas brasileiras, pela facilidade operacional, baixo custo de aquisição dos equipamentos, baixo custo operacional e alta taxa de recuperação de água, que pode chegar a 98%.

ACIDEZ DA ÁGUA

A corrosão em um motor ocorre geralmente quando o valor do pH do seu fluido arrefecedor é inferior a 7. O fluido refrigerante do motor se torna ácido em decorrência da degradação do anticongelante e de sulfatos que penetram no sistema de arrefecimento.
Essa condição resulta em corrosão generalizada das suas camisas de cilindro, blocos de cilindro e cabeçotes, bem como em circuitos de água e mangueiras.
Um valor elevado de pH é igualmente ruim, já que há o risco de danos às juntas e a componentes de metal mais doce.
Por isso, o valor do pH em um sistema de arrefecimento ideal deve e se situar sempre entre 8 e 10.

Escala de Ph
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Para se chegar a esse valor, é preciso colocar substâncias compensadoras no fluido de arrefecimento para neutralizar a formação de ácidos ou álcalis.
UM BOM ADITVO para sistema de arrefecimento, deve conter aditivos compensadores que irão assegurar que o fluido do sistema de arrefecimento mantenha a acidez correta, pois eles irão corrigir o Ph.

Quem quiser verificar a acidez da água a ser utilizada, pode utilizar aquele teste de Ph de aquário em tiras..

Esse aqui:

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Forte abraço!!!!!!!

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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Alcir Andreoni » 07 Nov 2013, 10:55

Já vou fazer no meu...
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Ricardo Crispim
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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Ricardo Crispim » 07 Nov 2013, 13:36

Alcir Andreoni escreveu:Já vou fazer no meu...



Alcir, esse teste do Ph é bom fazer antes para saber a alcalinidade da água que vai se utilizar. É mais para o caso de quem não quiser utilizar nenhuma daquelas águas acima. No caso de testar o fluido já pronto deve ter o Ph ideal entre 7,5 e 8,5 aceitando-se algumas vezes até 9, mas sob observação constante.

A temperatura ideal para se medir o Ph sempre vai ser a temperatura ambiente.

Forte abraço"!!!

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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Alcir Andreoni » 07 Nov 2013, 13:48

Ricardo Crispim escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Já vou fazer no meu...



Alcir, esse teste do Ph é bom fazer antes para saber a alcalinidade da água que vai se utilizar. É mais para o caso de quem não quiser utilizar nenhuma daquelas águas acima. No caso de testar o fluido já pronto deve ter o Ph ideal entre 7,5 e 8,5 aceitando-se algumas vezes até 9, mas sob observação constante.

A temperatura ideal para se medir o Ph sempre vai ser a temperatura ambiente.

Forte abraço"!!!

Beleza.

Vou passar na casa de artigos para aquários e vou comprar as fitinhas...

Sábado com o carro frio faço o teste.
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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Thiago Menezes » 10 Nov 2013, 12:02

bruno241281 escreveu:
thiago.onacto escreveu:
bruno241281 escreveu:Pessoal,

QuEro fazer aqui uma contribuição, observei que uma duvida e quanto a água a ser utilizada, acabo de fazer a substituicaomde toda carga do,sistema de arrefecimento, aqui vão alguns pontos:

Utilize água demineralizada, compra-se nas auto-pecas como água de bateria. Isto pois o cloro presente na água da torneira ataca os componentes de alumínio que compõem o sistema sobre a pressão e temperatura de trabalho.

Com relação a aditivo, nunca misture tipos diferentes, o que nao significa que nao possa trocar os tipos garantindo a mais completa drenagem do liquido anterior. Por exemplo meu carro comprei com o vermelho, mas havia marcas de drenagem em diversos pontos do sistema que no caso de um vazamento me dificultariam o diagnostico, optei pela troca pelo verde, inclusive por ser o melhor que tinha na loja que comprei...

Creio que seja isso que possa acrescentar, lembrando que o caso da água desmineralizada e muito importante.




Bruno, depois que escrevi que vi seu comentário! Vou comprar essa água então, obrigado pela dica!

Thiago

No meu caso comprei três litros de aditivo concentrado e quatro de agua de bateria.
Substitui a válvula termostática, estava vazando um pouquinho, o procedimento para troca da carga do liquido de arrefecimento foi o seguinte:

Acima da válvula termostática saí a linha de retorno para o reservatório, soltei essa mangueira efui acrescentando agua de bateria no reservatório observando que o liquido laranja ia saindo pelo retorno. Apos acrescentar toda agua comecei a colocar o aditivo verde. No final do processo ja observava que a agua que estava saindo estava bem clara.

Com relação a sua dúvida sobre evaporação, teoricamente não deveria baixar nada, mas por vezes ocorrem pequenos vazamentos pelas conexões das mangueiras ou ate mesmo entre a termostática e o bloco e ainda pela válvula da tampa do reservatório, por tanto conforme descrito no manual, completar um pouco de água a cada semana e normal.

Caso ache que esta consumindo acima da normalidade troque primeiro o mais barato, a válvula do reservatório.

Tenha sempre um litro de agua de bateria na garagem para completar o sistema.

Um abraço.


Valeu Bruno pelas excelentes dicas :88:
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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Thiago Menezes » 10 Nov 2013, 12:04

Ricardo Crispim escreveu:Apanhei feio desse assunto, embora tivesse algum conhecimento, então não desejo que ninguém aqui do clube passe por essa situação.
Abaixo as diferenças entre as águas:

ÁGUA DESTILADA:

É aquela que contém unicamente os elementos oxigênio e hidrogênio.
Pode ser produzida em laboratório, ou na natureza, quando se forma a chuva. A água destilada é obtida através do processo de destilação, que é um processo pelo qual se evapora totalmente a água de uma mistura, e em seguida, resfria-se o vapor, obtendo-a novamente a líquida e pura. Para realizar a destilação, usa-se um destilador ou alambique.
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ÁGUA DEIONIZADA:
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USO:
Normalmente é utilizada para produção de produtos farmacêuticos, em aquários, análises físico-químicas e outro

ÁGUA DESMINERALIZADA:

A desmineralização da água é o processo de remoção praticamente total dos íons presentes em uma água. Como a desmineralização da água consiste na remoção dos íons nela presentes, o processo é também chamado deionização. Cada processo apresenta vantagens e desvantagens, em função do volume/vazão a ser gerado e do nível de desmineralização necessário. O processo de desmineralização de água por resinas de troca iônica é o sistema mais simples e econômico, utilizado para purificação de água, e esta tecnologia tem sido a preferida no Brasil, devido à baixa salinidade média das águas brasileiras, pela facilidade operacional, baixo custo de aquisição dos equipamentos, baixo custo operacional e alta taxa de recuperação de água, que pode chegar a 98%.

ACIDEZ DA ÁGUA

A corrosão em um motor ocorre geralmente quando o valor do pH do seu fluido arrefecedor é inferior a 7. O fluido refrigerante do motor se torna ácido em decorrência da degradação do anticongelante e de sulfatos que penetram no sistema de arrefecimento.
Essa condição resulta em corrosão generalizada das suas camisas de cilindro, blocos de cilindro e cabeçotes, bem como em circuitos de água e mangueiras.
Um valor elevado de pH é igualmente ruim, já que há o risco de danos às juntas e a componentes de metal mais doce.
Por isso, o valor do pH em um sistema de arrefecimento ideal deve e se situar sempre entre 8 e 10.

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Para se chegar a esse valor, é preciso colocar substâncias compensadoras no fluido de arrefecimento para neutralizar a formação de ácidos ou álcalis.
UM BOM ADITVO para sistema de arrefecimento, deve conter aditivos compensadores que irão assegurar que o fluido do sistema de arrefecimento mantenha a acidez correta, pois eles irão corrigir o Ph.

Quem quiser verificar a acidez da água a ser utilizada, pode utilizar aquele teste de Ph de aquário em tiras..

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Valeu Ricardo, já vou dar uma olhada no meu também!
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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Adriano cruz » 10 Nov 2013, 15:44

thiago.onacto escreveu:Andei lendo algumas coisas, inclusive peguei o manual também para dar uma olhada, vou explicar a dúvida:

Quando fui comprar o meu carro, graças a Deus consegui reparar antes que o reservatório de água estava com um furinho, pouca coisa, mas como não se brinca com essas coisas falei com o cara da agência não posso pegar estrada com o carro desse jeito, preciso que troque o reservatório pra mim.

Como eu não entendo quase nada de mecânica (agora que estou começando a aprender algumas coisas com vocês amigos do forum :88: ) a pergunta é a seguinte:

Pode apenas se trocar o reservatório sem mexer no sistema todo de arrefecimento? Pergunto isso pois, o recipiente que estava antes estava meio amarelado, e o novo veio branquinho com aparência de aditivo roxo, quando cheguei em VR rodei umas dias e notei que borrou o recipiente.

Como andei olhando o manual, falasse em usar um aditivo de coloração alaranjada e não misturar com aditivo de outra coloração.

Sobre essa situação há algum problema que pode acarretar alguma coisa no futuro pra mim?
Outra pergunta, quando baixar o nível até a marcação de min x max completo com aditivo ou completo com água?
Se estiver com um aditivo de uma coloração, posso colocar de outra coloração?


Se você não sabe o que é que tinha no sistema - se era aditivo ou corante de água- então drene tudo e coloque o que tem no manual que você não vai se arrepender. Se não quiser colocar o que está no manual, eu recomendo o "HAVOLINE XLC 50/50 PRONTO PRA USO" (embalagem preta) que é o que eu uso e foi aprovado no teste do INMETRO. Não precisa diluir porque já vem diluído com água deionizada, aí quando o nível baixar só é completar com ele que já tá pronto. Agora se não quiser colocar "aditivo", deixe do jeito que está para que os selos do bloco, bloco, bomba de água, cabeçote e radiador sejam corroídos além das mangueiras ficarem ressecadas para que sejam a sua alegria em uma viagem quando estourar água em uma dessas partes fazendo com que superaqueça o motor resultando em retífica de uns R$ 6.000,00 ou +, em vez de gastar R$ 100~120 com aditivo de "LONGA" duração.

Almeidão
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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Almeidão » 10 Nov 2013, 16:13

que 100 reais nada, paquei 62 em 3 litros e é o long life. Este que voce usa vidro preto, aqui cuata 18 cada um ainda é mais barato. Pessoal prefere gastar os 6.000,00 mais pra frente.

Uma pergunta. O que acontece ao misturar agua dismineralizada com agua comum?

Logo terão um video que fiz e verão algumas expliações simples de como trocar a agua que está dentro do radiador ou do sistema e comento também que tirando toda a agua possivel sem tirar a bomba, não entra mais que 3,5 litros ou seja se vamos colocar 3 litros de aditivo, então colocaremos meio litro de agua dismineralizada. Este meio litro dará conta?

Acho que o pessoal está meio perdido e sem entender ou não esteja lendo corretamente algumas informações.

1 - Como tirar a agua do bloco do motor?
2 - como tirar a agua do radiador do ar quente?
3 - como tirar a agua que fica um pouco abaixo do radiador? Bem, esta ainda se consegue. O resto eu queria saber, afinal estou louco para aprender coisas novas.

Sempre ensino trocar a agua que está la dentro por outra, e sempre digo que para tirar os 4 litros que fica no bloco, radiador de agua e meio radiador, só desmontando o sistema.

Pra mim, agua desmineralizada só no momento que monta o motor depois de feito ou novo.

Sds
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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Adriano cruz » 10 Nov 2013, 16:58

Almeidão escreveu:que 100 reais nada, paquei 62 em 3 litros e é o long life. Este que voce usa vidro preto, aqui cuata 18 cada um ainda é mais barato. Pessoal prefere gastar os 6.000,00 mais pra frente.

Uma pergunta. O que acontece ao misturar agua dismineralizada com agua comum?

Logo terão um video que fiz e verão algumas expliações simples de como trocar a agua que está dentro do radiador ou do sistema e comento também que tirando toda a agua possivel sem tirar a bomba, não entra mais que 3,5 litros ou seja se vamos colocar 3 litros de aditivo, então colocaremos meio litro de agua dismineralizada. Este meio litro dará conta?

Acho que o pessoal está meio perdido e sem entender ou não esteja lendo corretamente algumas informações.

1 - Como tirar a agua do bloco do motor?
2 - como tirar a agua do radiador do ar quente?
3 - como tirar a agua que fica um pouco abaixo do radiador? Bem, esta ainda se consegue. O resto eu queria saber, afinal estou louco para aprender coisas novas.

Sempre ensino trocar a agua que está la dentro por outra, e sempre digo que para tirar os 4 litros que fica no bloco, radiador de agua e meio radiador, só desmontando o sistema.

Pra mim, agua desmineralizada só no momento que monta o motor depois de feito ou novo.

Sds


Eu compro esse log life aqui por R$20 :6: . Pra tirar a água do aquecedor eu tirei uma de suas mangueiras e assoprei nela até sair a água na outra ponta, e no caso da água que fica no bloco e na metade do radiador não consegui mas eu fiz o seguinte: Completei todo o sistema com " HAVOLINE XLC LONG LIFE" e comecei a rodar. Aí todos os dias eu esvaziava o reservatório de expansão com uma mangueira e o líquido que eu tirava eu jogava fora e colocava líquido puro novo nele fiquei fazendo isso +ou- por uma semana(não me lembro bem), como sou chato com manutenção fiz isso até ter certeza que só tinha líquido sem contaminação no meu sistema. Ficou perfeito, mesmo aqui no calor do NORDESTE nunca mais a temperatura chegou em 90 graus(mesmo no anda-e-para do trânsito) e alguns pontos de vazamento que tinham o aditivo foi vedando com o tempo, e também as mangueiras estão mais macias. Esses são alguns dos benefícios a longo prazo de se usar um produto de qualidade.

Espero que esse meu mini how to ajude nossos colegas do clube.
Editado pela última vez por Adriano cruz em 10 Jan 2014, 20:51, em um total de 1 vez.

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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Pedro Josino » 10 Nov 2013, 19:01

Almeidão, deixando o motor ligado e ir adicionando água nova ao reservatório enquanto a mangueira de retorno está desconectada não ajuda?

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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Alcir Andreoni » 10 Nov 2013, 20:02

E se a gente fosse adicionando água pelo vaso de expansão e deixando sair pelo sensor de temperatura? Não ajuda, além de tirar qualquer possibilidade de ar no sistema?
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Isso deixa marcas profundas!

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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Adriano cruz » 10 Nov 2013, 20:33

Também é válido, ajuda com certeza.

Almeidão
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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Almeidão » 11 Nov 2013, 13:09

Eu fiz um filme trocando a agua e outro colocando a agua. Logo estará em salas de exibições kakkakka.

Ok, tirar a cebolinha ou sensor de agua do painel ou da Central é valido sim, mas não vejo necessidade. Na verdade, parafusos, qualquer um que seja no motor ou peças do motor que não são ferros não é bom ficar mexendo não, só de tirar a termostática já me deixa de orelha em pé. Neste trabalho que fiz, já estrague a rosca do tensionador da correia externa. Então, é válido em parte mas não vejo necessidade.

No vaso de expansão tem uma mangueirinha, ela já é uma saida de ar, o que não pode é colocar agua de uma vez ali, vai colocando (primeiro o aditivo) aos poucos com o carro desligado, nunca deixar chegar no meio do reservatório. Assim que chegar quase no meio e não descer mais agua, já está certo que não desce, segue os passos abaixo:
1 - liga o ar quente. Tem carro que não tem a válvula de ar quente e não precisa ligar, mas na dúvida de saber se o seu tem ou não esta vávula, então liga ela e já acaba o problemas.

2 - Prepare uns 2 litros de agua mais e ligue o carro, nada de acelerar deixe ele somente desligado e ainda com o reservatório aberto. Se baixar a agua, complete e sempre um dedo abaico do meio. Vá assim até a ventuinha armar, deixa ela funcionar até desarmar e ainda com o carro ligado complete até o nivel máximo e coloque a tampa no local e desligue o carro. Deixe ele um pouco parado por uns 30 minutos, confira o reservatório e pode sair com ele sem problemas

3- Volte a conferir somente no outro dia de manhã antes de ligar, se tiver baixado algo, complete e já está feito o serviço.
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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Ricardo Crispim » 11 Nov 2013, 14:37

Amigos, o video já está disponível no link

viewtopic.php?f=49&p=31527#p31527

Tirem suas dúvidas e postem outras por lá..

Forte abraço!!!!!!!!

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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Thiago Menezes » 12 Nov 2013, 13:13

Beleza Ricardo

Assim que eu chegar em casa, vou dar uma olhada!

Abraços.
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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Thiago Menezes » 13 Nov 2013, 14:08

Boa tarde Amigos

Então fui atrás do aditivo concentrado havoline long life mas não consigo achar ele em lugar nenhum, procurei no mercado livre e também não achei.

Consegui achar Acdelco por R$ 45,00 o litro, o que vocês acham desse preço?
Ou vocês tem alguma outra indicação de aditivo bom para que eu possa comprar?
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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Alcir Andreoni » 13 Nov 2013, 14:21

thiago.onacto escreveu:Boa tarde Amigos

Então fui atrás do aditivo concentrado havoline long life mas não consigo achar ele em lugar nenhum, procurei no mercado livre e também não achei.

Consegui achar Acdelco por R$ 45,00 o litro, o que vocês acham desse preço?
Ou vocês tem alguma outra indicação de aditivo bom para que eu possa comprar?

R$ 45,00 o litro? Barrabas?

Eu estou usando o Bardahl Rad Cool long life e sai R$ 23,00 o litro.
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Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Ricardo Crispim » 13 Nov 2013, 16:34

Sou suspeito para falar, mas veja se na sua cidade tem o Rad Cool Long Life para vender. Caso não tenha, outro que pode ser utilizado sem medo é o Paraflu Orgânico e caso não tenha esses dois, o jeito é internet mesmo...Além do Havoline, o Bardahl e Paraflu, não recomendo mais nenhum....
Ah, tem também o Celsius da STP, mas este só existe pronto para uso, ou seja, vais ter de comprar uns 7 a 8 litros apenas dele. Testei recentemente esse da STP, pois ele é usado na Stck Car e passou direitinho em todos os testes, inclusive impressionou na proteção ao alumínio..
Detalhe que STP é meu concorrente direto, mas pode ser de quem for, se funcionar eu indico...

Opções foram dadas, não perca tempo em proteger o motor do seu vecão..

Forte abraço!!!!!!!!!!

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