O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMarcha lenta oscilando!
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

53 mensagens
Lenonrosa
GL Member
GL Member
Mensagens: 54
Registrado em: 13 Jul 2015, 14:21
Nome Completo: Lenon Rosa Nunes
Cidade: Lavras do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Marcha lenta oscilando!

por Lenonrosa » 08 Abr 2016, 22:43

Pois é pessoal... Andei trocando a junta do cabeçote sim a alguns meses atras, pois precisei soldar e aplainar ele, estive tendo problemas de agua no motor, as galerias abriram por dentro e desceu agua pro oleo. Enfim, ficou bom, estava trabalhando perfeitamente o motor, e esta ainda. Troquei o óleo faz alguns dias, e o liquido de arrefecimento.
Eu retirei o TBI, limpei todo ele, coloquei junta nova no TBI, testei com o atuador novo (marca DPL) e o velho (bosch), e segue com a lenta alta, e agora ficou la em 3.000RPM.
Porém notei o seguinte, que quando movimento o conector do sensor de posição do corpo de borboleta, ele oscila, cai a rotação e sobe. O chicote ta bom, ta normal, porem acho que o sensor deve estar com problema ali. Retirei, limpei e seguiu o problema. Ar não esta entrando pois passei silicone em todas entradas para os testes de ar falso.
Acredito que o problema seja nesse sensor ai mesmo.

Lenonrosa
GL Member
GL Member
Mensagens: 54
Registrado em: 13 Jul 2015, 14:21
Nome Completo: Lenon Rosa Nunes
Cidade: Lavras do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Marcha lenta oscilando!

por Lenonrosa » 09 Abr 2016, 20:24

Galera, seguindo o post acima...
Com 1 peça nova e uma antiga, fiz os seguintes testes hoje:
- Teste atuador da marcha lenta.. OK
- Teste sensor posição do corpo de borboleta... OK
- Teste Sensor ar do motor... OK
- Teste sensor temperatura da bomba dagua. ?. OK
- Teste sensor rotação motor... OK
- Teste entrada de ar na junta do TBI... OK
- Teste entrada de ar nos vedantes dos bicos injetores..
- Reaperto em todos parafusos que poderiam entrar ar... OK

Após os testes o carro permaneceu acelerado. Porém na ponta do TBI, retirei o tubo que puxa o ar do filtro de ar, e coloquei a mão para tapar o buraco no TBI, e pela lógica, o carro deveria se apagar, porém baixou a lenta a 500-700 RPM e não se apagou. Deixei passar o mínimo de ar e o carro estabilizou nos 800 RPM. Ficou perfeito a lenta.
Sendo assim, não me resta dúvidas que o problema é AR entrando por algum lugar, e o único lugar que não coloquei junta nova é no coletor. Os outros lugares que poderiam entrar ar, foram todos isolados perfeitamente.
Vou trocar a junta dar aperto nos parafusos do coletor e ver se resolve o problema de vez.
Se não for isso, já não sei mais.. :s

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Marcha lenta oscilando!

por Rafael Mogli » 10 Abr 2016, 10:59

Acredoto ser no coletor de admisao msm.
Tenta da uma limpada uma esmerilhada nele e vedar ele bem.

feitosa
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Mai 2016, 19:43
Nome Completo: samuel feitosa brito
Cidade: barueri
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Marcha lenta oscilando!

por feitosa » 07 Jun 2016, 20:08

Boa noite
Meus Amigos
Alguem sabe me informar aonde eu encontro essa junta do atuador. Um amigo comentou que quando retirou a tbi e o atuador do vectra dele para limpeza ele trocou a junta dos mesmos, eu retirei o atuador do meu e realmente saiu uma especie de junta toda quebrada
, limpei tudo bonitinho e agora preciso montar e a junta se foi, se eu nao achar essa junta sera que tem algo que possa substituir essa junta, sera que tem na auto peças, agradeço a quem poder me orientar.
obrigado

BrunoCosta
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 30 Jun 2016, 10:55
Nome Completo: Bruno Costa Silva
Cidade: lider
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Marcha lenta oscilando!

por BrunoCosta » 10 Ago 2016, 10:03

Pessoal, estou com o mesmo problema!


Só que ninguém descobre!!! Quando eu ligo o ar a rotação chega em 800 rpm. sem ar 900! Ai quando eu estou com o carro em movimento preciso parar aí a rotarotação vai para 500, 400 quase morrendo depois estabiliza. Já passei no aparelho e não acusa, nada! Já passei um aparelho próprio para tbi! Tb não a nd! fiz a limpeza no tbi. Tb não resolve. Oq será galera?


Mas uma vez obrigado a todos!

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Marcha lenta oscilando!

por leoborgesl » 11 Ago 2016, 21:02

Acompanhando...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
Mike VCD
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Ago 2016, 14:49
Nome Completo: Mike Lima
Cidade: Araruama
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Marcha lenta oscilando!

por Mike VCD » 14 Ago 2016, 13:12

keliton escreveu:Olá amigos do Clube, a alguns dias o Azulão começou a apresentar uma alteração na marcha lenta.

Bom acontece da seguinte forma: estou andando com o carro e quando faço uma pequena parada por qualquer motivo, farol, lombada quando desengato o carro a rotação da uma elevada até uns 1200 RPM e logo depois de uns 4 segundos cai para os 900RPM, o mais interessante é que se o carro esta em uma rua em que o carro se mova sozinho ao simples alivio do pedal de freio o defeito aparece, já fiz uma limpeza no sensor de marcha lenta e continua a mesma coisa.
Alguém já passou por isso?

Abraços Amigos.

Eu estava com o mesmo problema haha
Limpei a tbi, limpei tudo que você possa imaginar de conector, fiquei tão puto da vida quando remontei e a lenta oscilando que levei pra passar o scanner, acusou sensor map maluco, a luz de injeção acendia e apagava, pra você ter uma ideia, o carro em 3 ou segunda éra só tirar o pé do acelerador e andar, rpm sempre acima de 1000 troquei o sensor, e pah rpm em 750 cravado nem meche, aí passei o scanner denovo acusou erro 132 e o consumo instantaneo fica em 1.4 e 1.5 quando o carro esquenta cai pra 1.3 e 1.2 será que a tal egr tá fazendo isso,? E depois de trocar o sensor o carro começou a embolar nas reduzidas de marcha, em aceleração tá show agora em reduzida quando tira o pé do acelerador tá embolando, aí eu fico com a cabeça no carro parecendo um marreco (ganso) parece que tô escutando rap quando reduzo pro quebra molas kkkk, alguma alma caridosa pra ajudar? Será que é a tal egr? Que está fazendo isso? Não fazia até trocar o sensor e o consumo instantaneo alto com rpm baixo tem alguma coisa haver?

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk

keliton
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 646
Registrado em: 05 Abr 2013, 17:47
Nome Completo: Keliton santos oliveira
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Marcha lenta oscilando!

por keliton » 24 Ago 2016, 19:34

Mike no meu caso foi que eu havia deixado uma conexão de vácuo do coletor aberta, ai dava entrada falsa de ar.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 27 Fev 2017, 07:11, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Minha Garagem viewtopic.php?f=70&t=7785&p=102688#p102688
Atual: Vectra CD 2004 2.2 16V At. Top Full
Ex Vectra GLS 1998 TOP ( Ainda na Saudade)

Imagem

BrunoCosta
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 30 Jun 2016, 10:55
Nome Completo: Bruno Costa Silva
Cidade: lider
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Marcha lenta oscilando!

por BrunoCosta » 25 Ago 2016, 01:12

Galera,

Meu problema foi resolvido, porém não sei informar a vcs o ocorrido! Pois meu carro estava fazendo o câmbio automático e como desmonta muitas coisas para realizar essa manutenção, nao sei oq foi feito para resolver o problema! Deve ter sido oq o amigo acabou de falar, alguma entra de ar! Verifiquem as mangueiras.


Boa sorte.

Thiagoelite
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Fev 2017, 20:53
Nome Completo: Thiago da Silva de oliveira
Cidade: St André
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Marcha lenta oscilando!

por Thiagoelite » 26 Fev 2017, 21:03

NITO1962 escreveu:Fuente del Mensaje Verifica

Estou com o mesmo problema alguém pode ajudar

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Marcha lenta oscilando!

por Arquiteto » 27 Fev 2017, 13:15

ai thiago segue o roteiro e as dicas dos mensagens anteriores...

Galera, seguindo o post acima...
Com 1 peça nova e uma antiga, fiz os seguintes testes hoje:
- Teste atuador da marcha lenta.. OK
- Teste sensor posição do corpo de borboleta... OK
- Teste Sensor ar do motor... OK
- Teste sensor temperatura da bomba dagua. ?. OK
- Teste sensor rotação motor... OK
- Teste entrada de ar na junta do TBI... OK
- Teste entrada de ar nos vedantes dos bicos injetores..
- Reaperto em todos parafusos que poderiam entrar ar... OK

Após os testes o carro permaneceu acelerado. Porém na ponta do TBI, retirei o tubo que puxa o ar do filtro de ar, e coloquei a mão para tapar o buraco no TBI, e pela lógica, o carro deveria se apagar, porém baixou a lenta a 500-700 RPM e não se apagou. Deixei passar o mínimo de ar e o carro estabilizou nos 800 RPM. Ficou perfeito a lenta.
Sendo assim, não me resta dúvidas que o problema é AR entrando por algum lugar, e o único lugar que não coloquei junta nova é no coletor. Os outros lugares que poderiam entrar ar, foram todos isolados perfeitamente.
Vou trocar a junta dar aperto nos parafusos do coletor e ver se resolve o problema de vez.
Se não for isso, já não sei mais
.. :s

Walmir 10
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Abr 2017, 22:15
Nome Completo: Walmir mancini monte
Cidade: Santa Isabel
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Marcha lenta oscilando

por Walmir 10 » 17 Abr 2017, 22:49

Tenho um vectra 2.0 automatico e a marcha lenta esta oscilando pq fica entrando a luz de ingeçao e com isso ele ate morre ...
Limpei o tbi pois estava sujo de oleo , limpei tbm a mangueira que liga o tbi com o filtro de ar que estava sujo tbm de oleo .... Melhorou durante um tempo e depois voltou a oscilar novamente .
O que pode ser

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4074
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Marcha lenta oscilando!

por Ju_Bueno » 18 Abr 2017, 08:36


Postagem movida para tópico já existente sobre o assunto!
Walmir, vc já passou o scanner no sistema? Se a luz da injeção acende ela vai apontar qual o problema.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

junior primo
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 21 Mar 2017, 18:56
Nome Completo: jesse silva de araujo
Cidade: osasco sp
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

oncilaçao de marcha lenta no vectra b me ajudem !

por junior primo » 11 Jun 2017, 22:42

ola boa noite!
estou com um problema no meu vectra cd 2004 2,0 8v , quando estou andando com o carro e paro em um farol a lenta demora alguns segundos para baixar a rotaçao ela se mantem em 1.500 rpm e depois cai o giro isso é desagradavel na troca de marchas o giro demora muito p cair . e quando eu coloco o macaco e levanto a roda dianteira esquerda e giro ela com a mao deixando o carro ligado em marcha lenta ligado o giro tbm sobe mesmo o carro parado sobre o macaco, e o giro sobe ainda mais chegando a 2mil rpm no momento em que aciona a ventoinha . alguem ja passou por esse problema ?
obs. o carro ja foi escaneado todos os paramentros dos sensores e atuadores estao perfeitos ,ja foi feito limpesa de bico, velas e cabos novos, tbi limpa motor redondo.
lembrando tbm que mesmo o carro parado em lenta fica normal mas quando giro a roda com a mao sem engrenar macha o giro sobe chegando perto dos 1500 rpm e quando soma o funcionamento da ventoinha chega proximo 2.ooo rpm.
fico no aguardo desde ja agradeço !

junior primo
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 21 Mar 2017, 18:56
Nome Completo: jesse silva de araujo
Cidade: osasco sp
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Marcha lenta oscilando!

por junior primo » 12 Jun 2017, 08:48

ja scaniei sim sem erros lembrando a lenta so altera se girar o pneu dianteiro direito que tem o sensor de rotaçao da roda e quando aciona a ventoinha ! nos videos do dr. carro no you tube vejo que muitos tem o mesmo problema na linha gm .
o carro parado em marcha lenta n oncila mantem-se em 800 900 rpm

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8393
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Marcha lenta oscilando!

por Almeidão » 12 Jun 2017, 08:49

TBI limpa. Como foi limpada? Sobre scaner, ele não acusa uma peça esporadicamente estragando, ele acusa ela estragada. Está parecendo que é entrada de ar ou mal funcionamento no sensor de temperatura da central.

Muito importante TBI limpa, mas sem desmontar ela fica impossível de limpar local do atuador o atuador de lenta e se possível regular corretamente a borboleta.
Jogar produto por fora, não dá certo. Só piora as coisas
Imagem

junior primo
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 21 Mar 2017, 18:56
Nome Completo: jesse silva de araujo
Cidade: osasco sp
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Marcha lenta oscilando!

por junior primo » 12 Jun 2017, 09:02

sim tbi ta limpinha sem sujeiras ..... o estranho o carro aumenta o giro se girar a roda exemplo se vc esta em uma descida desengrenado apenas descendo a rua em macha lenta o giro sobe p 1500 rpm vc para no farol depois 5 segundo a lenta cai para 800 rpm . girou a roda o giro sobe mesmo sem acelerar, e tbm ta subindo o giro quando aciona a ventoinha . ja testei a bateria tbm ta perfeita liga ventoinha cai p 13.7 v e depois mantem-se com 14 v redondo .
tbm. demora p cair o giro nas trocas de machas !

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8393
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Marcha lenta oscilando!

por Almeidão » 12 Jun 2017, 12:31

Um carro comum ao girar a direção para um lado seja direito o esquerdo, a rotação cai e isto é perfeitamente normal porque estão tirando forças do motor para a direção o mesmo acontece quando liga a ventoinha, neste caso o alternador fica pesado e tira uns HPs do motor também e influencia direto na lenta. O Vectra como muitos outros carros são cheios de sensores para compensar esta perca e no caso do seu carro é descobrir qual sensor está ruim e mandando mensagem errada para a central, ou seja ele trabalha, mas não se limita e assim vai além e tendo uma compensação maior que a ideal. Por isto que eu comentei sobre este sensor de temperatura da água para central.

Pode ser um problema no terra também.

Se for entrada de ar falsa, pode ser a válvula de retenção que sai da tampa da válvula para a TBI, se o seu carro tiver isto, verifica se não está a mangueira rachada. Verificar também se o freio está normal e se o Servo freio nçao esteja furado.

Sds
Imagem

Leodosanjos
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Dez 2016, 23:48
Nome Completo: Leonardo dos Anjos
Cidade: Novo Gama
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Marcha lenta oscilando!

por Leodosanjos » 15 Jun 2017, 20:44

Olá amigos boa noite eu fiz o motor do meu Vectra ano 97 2.0 16v por inteiro, porem o mecânico falou que ele apresenta problemas na fiação e na parte elétrica , ao funcionar o carro ela desligou o senso que vai no pé do coletor abaixo da TBi, so que o carro da ums pipoco e quando ta com o motor frio tem muita dificuldade de pegar e andar, porem quando ligo esse sensor ele melhora não apresenta os estouros e o carro funciona normal, mas quando eu desacelero ele apaga so acontece isso quando liga esse sensor a rotação não fica nos 900 fica oscilando abaixo de 500, me falaram que é o sensor de marcha lenta sera que procede?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8393
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Marcha lenta oscilando!

por Almeidão » 16 Jun 2017, 08:39

troca de mecânico amigo, não existe isto de desligar sensor e porque esteja atrapalhando. Aliás estou na duvida se você comenta sobre a válvula do canister ou não, ela que fica ali abaixo da TBI, tenho duvida ainda se nçao seja o MAP.

Você fez o motor?, Pagou? Porque que ele foi feito? Você queira um motor melhor? O mecânico induziu a você fazer dizendo que precisava?

Fazer um motor, é colocar ele como se fosse praticamente novo, não é um protótipo que você levará anos mexendo e trocando peças até acertar se ele não tem capacidade para isto, acho que não deveria pegar o serviço. E as peças a serem trocadas também deveriam ser de responsabilidade dele lhe informar, mesmo que ficasse caro o serviço.

Sds
Imagem

53 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 149 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.