O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaAlongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

72 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por chirola » 06 Fev 2024, 14:59

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Acho que vou comprar o kit e fazer aqui, como disse creio que isso deixaria o vectra perfeito!

tem coisas que so na pratica , meu carro tem o cambio looooongo e a sensação é que rodando em quinta se vc não esta na faixa de giro aonde tem torke falta força ara ultrapasagem tem que reduzir sempre se não vem embalado a uns 120 130 km\h , o consumo sei la se tem tanta diferença (meu carro é um cd 2.0 16v )
Imagem
na foto vc consegue ver velocidade giro e consumo , meu carro tem roda 15 o que alonga ainda mais o cambio epra ser sincero rodando aquii aonde moro que tem muito adar de 80km não utilizo a quinta a muito tempo so engato uma vez o outra para mexer as engrenagens mais o giro cai de mais .
tem que cuidar de o gironão cair muito ou vc vai ter que pisar mais o acelerador para o carro ter força e vai gastar a mesma coisa mais como fale so testando mesmo aqui na argentina muitos colocam a quinta do modelo diesel que é mais longa .
ultimamente eu to rodando so na cuarta mesmo e em trajeto misto esta facendo uns 10\11 km\l dentro da cidade uns 8\6 ate 9 consegue facer de boa , so que tem que se acostumar a deijar o carro embalar se vc quer acelerar forte no cambio longo so vai beber mais se não esta na faixa de giro ideal para a marcha engatada

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por chirola » 06 Fev 2024, 15:02

acredito que o ideal para o vectra seria um cambio de 6 marchas , o conjunto mecanico do vectra ja e ultrapasado no tempo , é um projeto dos anos 70 igual ao velho AP da volks , é bom mais não deixa de ser velho , tinha visto algum post falando no cambio de 6 marchas do cruze mais nunca mais o cara comento no forum

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Ju_Bueno » 07 Fev 2024, 10:35

chirola escreveu:Fuente del Mensaje acredito que o ideal para o vectra seria um cambio de 6 marchas...

Estive ontem pensando nisso, enquanto dirigia na rodovia... no meu Astra, em 5ª marcha aos 100 km/h está chegando perto dos 3 mil RPM; aos 120 km/h já passou, daí o de consumo começa a subir. Que maravilha seria ter a sexta-marcha e andar em 100-110 com o giro lá na faixa ideal de torque - no caso, 2400 com álcool e 2600 com gasolina. Meu saudoso Vectra A girava 3 mil em 120km/h, e como eu costumava andar um pouco abaixo disso, tirava médias como 14,5 km/l, com a rotação bem suave, com baixíssimo ruído e torque ali esperando a cutucada...

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje
0.89 original F18CR - 2900rpm = 100kmh
0.74 - 2900rpm = 121kmh--------> 2400rpm = 100kmh
0.71 - 2900rpm = 127kmh--------> 2300rpm = 100kmh


Considerando o que o Chirola comentou sobre a 5ª bem longa, ao meu ver a 0,71 deixaria longa demais. Talvez em qualquer subida faltaria fôlego para manter o ritmo em 5ª marcha.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por jm_vectrab » 07 Fev 2024, 13:46

Realmente oq falta no vectra é uma sexta marcha... mas pelo custo de um projeto desses comparado ao ano do carro nao vale a pena, a nao ser q a pessoa tenha muita grana e seja um vectra zerado.... longe do meu caso hahah

Tem outra questao ai, o motor 16v respira melhor em alta e tem menos torque em baixa, creio que vai sentir ele manco mesmo, ja no 8v tem mais torque em baixa e sempre me incomodou isso... esse giro alto em velocidades da via, vc coloca 120-140 no carro e parece q esta forçando ele...

To pensando em fazer, mesmo que fique um buraco entre a quarta-quitna acho q da pra resolver esticando um pouquinho mais a quarta ou reduzindo pra ultrapassagens, vai ser muito melhor rodar a 100-120 tranquilo com o giro la em baixo e silencioso

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por chirola » 08 Fev 2024, 16:05

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje com baixíssimo ruído e torque ali esperando a cutucada...

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje vc coloca 120-140 no carro e parece q esta forçando ele...

realmente o 16V ele sofre um pouco de baixa ele so fica bom mesmo rodando a 120\130 e consegue medias de consumo boas nesa velocidade na estrada , na cidade ele apanha nas lombadas com o cambio longo aonde vc pasa cuase parando e para a segunda marcha o giro é baixo mais não tem como engatar primeira porque não da o sicronismo dela e fica um buraco mais é um problema do 16V mesmo se vai rodar a 80 melhor rodar de cuarta mesmo , o 16v girando 1500 giros é um carro normal vc sente a diferença mesmo acima dos 3000\3500 giros aonde o motor fica na faixa de giro ideal mais fala serio para rodar a esa velocidade vc ja esta a uns 140 kmh ou ate mais .
ese problema dos 16V acho que foi resolvido anos depois do vectra e sua mecanica com os motores ecotec que tem comandos variaveis e consegue torque mais em baixa sem sacrificar a alta ,mais tambem é uma familia de motores velha la dos anos 80\90 que aqui tinha na captiva 2.2 e algum cruze com caixa de 6 marchas
o que seria o ideal .
voltando ao tema de alongar a quinta pode funcionar se vc é uma pesso a que viaja na estrada como uma sobremarcha e nao mais como uma marcha , ficaria como os primeiros 5 marchas que na verdade era um cambio de 4 marchas com overdrive e baixaba em geral uns 500rpm do motor na estrada .
no meu carro a quinta e marcha mesmo ele atinge a velocidade maxima na quinta marcha mais não se adapta a nosa realidade de maxima de 100 km\h , aqui na argentina tem estradas aonde a maxima é 120 e o carro roda muito bem a esa velocidade .

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por jm_vectrab » 06 Mar 2024, 00:06

Senhores, atualizando aqui o topico -optei por fazer esse serviço há umas 3 semanas e rodei aprox 700+km com o carro em rodovia...segue meus "achados":

Encontrei no ML um kit desses por 350 (relacao mais longa possivel 0.71 - 29/41) a instalação é bem tranquila mas inspecionem as peças antes de colocar no carro (segue dois videos abaixo que me ajudaram) precisa das engrenagems com sincronizadores e garfo, os rolamentos e aruelas sao os mesmos e podem reutilizar.

Um adendo, nao tentem sem ter a ferramenta certa, gastei mais 230 e comprei a ferramenta Raven cod.132164, tambem recomendo aquele alicate para remover as aruelas (snap rings) e locktide para usar no parafusos do garfo.

Bom, até agora so alegria! uma média de consumo de 15-15.5km/l em rodovia a 100-120, pra quem pega muita rodovia recomendo demais esse "upgrade" pra mim o carro ficou perfeito, era o que faltava nele, é praticamente trocar a quinta por uma sexta-marcha/overdrive no antigo vectrao, vai ter giro de sobra.

Mas tem sua perca de torque em retomadas, fiz um teste da aceleracao do antes de depois usando gps pra comprarar a velocidade real, a diferença de retomada em quinta ---de 80 ate 120kmh--- perdeu 2 segundos, achei um preço justo a se pagar, o carro fica mais manco mesmo isso da pra sentir.

Antes se estivesse em quinta a uns 60kmh ainda conseguia retomar, agora nao mais, se cair abaixo dos 70kmh ali ja tem q usar uma quarta, mas sinceramente, la nos 100-120kmh nao notei muita diferença; pra quem quiser ser mais conservativo, talvez usar a relaçao 0.74 e correr pro abraço.

Ainda estou mexendo no carro e vou rodar mais KMs pra ter uma conclusão melhor, mas as primeiras impressões são muito boas... :)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Verificar peças:
https://www.youtube.com/watch?v=zkfV9SdUfyw
Instalação detalhada:
https://www.youtube.com/watch?v=DLR1Z8dE0_A

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Ju_Bueno » 06 Mar 2024, 08:21


Ponte Anita Garibaldi?

Interessante... pelo que vi nessa foto a relação ficou um pouquinho mais longa que a do Vectra A. Se eu não estiver enganado, nos Vectras A e B a faixa ideal de torque fica por volta das 2500 RPM - na verdade no C também, mas sendo flex tem a faixa ideal do álcool (um pouquinho abaixo) e outra da gasolina, mas bem próximas também.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por jm_vectrab » 06 Mar 2024, 23:13

Poxa que mundo pequeno, acertou na mosca! viagem que fiz ate Tubarão heheh

E sim pra resumir bem ele vai ficar mais manco ali nos 2000-2500rpm, mas acima disso (ja nos 120+kmh) o motor acorda e parece mais presente na aceleração, uma maravilha pra quem gosta de dar umas esticadas...! tem muito mais folga pra trabalhar, fica mais elastico, antes sentia ele amarrado com o giro la em cima

É uma boa atualização pro velho vectra, fora o silencio e melhor consumo, recomendo 100% sem muito misterio

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Almeidão » 07 Mar 2024, 08:07

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Poxa que mundo pequeno, acertou na mosca! viagem que fiz ate Tubarão heheh

E sim pra resumir bem ele vai ficar mais manco ali nos 2000-2500rpm, mas acima disso (ja nos 120+kmh) o motor acorda e parece mais presente na aceleração, uma maravilha pra quem gosta de dar umas esticadas...! tem muito mais folga pra trabalhar, fica mais elastico, antes sentia ele amarrado com o giro la em cima

É uma boa atualização pro velho vectra, fora o silencio e melhor consumo, recomendo 100% sem muito misterio


O meu iria melhorar muito se fizesse isto, por usar pneus menores eu tenho um RPM maior em todas as marchas e um torque especial por isto e sem contar um freio melhor também. Mas teria uma quinta mais suave, sim ótima ideia esta.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por chirola » 09 Mar 2024, 13:08

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje E sim pra resumir bem ele vai ficar mais manco ali nos 2000-2500rpm, mas acima disso (ja nos 120+kmh) o motor acorda e parece mais presente na aceleração, uma maravilha pra quem gosta de dar umas esticadas..

agora vc entende a merda que fez a gm no 16v imagina esse buraco em todas as marchas , pra não cair nos buracos entre as marchas tem que esticar para a proxima marcha cair proximo 2500 giros , se cair debaixo disso se arrasta , com o tempo acostuma mais ....

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Ju_Bueno » 11 Mar 2024, 08:10

Eu seguia no Instagram o perfil Época de Ouro - postavam lá GMs à venda e vi um vez um Vectra CD 2002 2.2 16v com o cambio F23 - configuração extremamente rara. Pelo perfil dos caras, aquilo provavelmente era mesmo original. Na pior das hipósteses, um swap realizado de forma impecável. Sempre fiquei imaginando a experiência que tal configuração pode proporcionar...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por chirola » 11 Mar 2024, 13:26

olha 16V com cambio f23 deve ficar bom , realmente tem buracos entre as marchas e o f23 ele tem ralaçoes mais curtas .
tem coisas que não consigo entender , meu carro é 2.0 16V aqui foi instalado muito radar e tem que rodar a 80 por hpra e para meu caro é um problema , a 80 de quinta ele acaba gastando mais do que rodar em cuarta marcha .
na quinta a 80 fica certinho no buraco pouquinho abaixo dos 2mil giros ( minima coisa) e para corregir a velocidade acaba pisando mais o acelerador a injeção corrige o ponto e vc so sente ele um pouco mais pesado , rodando de cuarta o giro é um pouco mais alto mais não tem que ficar pisando no acelerador para corregir a cada rato

72 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 407 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.