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Thiago Menezes
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Re: Limpeza TBI

por Thiago Menezes » 06 Nov 2015, 07:53

marcelo.souza2 escreveu:
Thiago Menezes escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:
E para tirar o acelerador da tbi tem algum processo ou só soltar a trava. Parece ser só uma traminha que segura ele lá.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Sim só levantar a travinha que ele vai sai de boa!

Abaixo segue a junta:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... v-0609-_JM

Coloquei mais para você pegar o código e comprar em alguma auto peças pois o valor do frete é maior que o produto :52:


Todas as fotos que vi aqui no forum estão com o acelerador, sera que ninguem tira?


Marcelo,

Você pode limpar no lugar se quiser, mas não será uma limpeza 100% disso você pode ter certeza pois a sujeira não fica só na superfície da borboleta, ela se concentra no corpo da TBI e na parte de dentro também!

Eu sempre fiz fora e recomendo vai ficar perfeito.
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Re: Limpeza TBI

por marcelo.souza2 » 06 Nov 2015, 10:49

Thiago Menezes escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:
Thiago Menezes escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:
E para tirar o acelerador da tbi tem algum processo ou só soltar a trava. Parece ser só uma traminha que segura ele lá.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Sim só levantar a travinha que ele vai sai de boa!

Abaixo segue a junta:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... v-0609-_JM

Coloquei mais para você pegar o código e comprar em alguma auto peças pois o valor do frete é maior que o produto :52:


Todas as fotos que vi aqui no forum estão com o acelerador, sera que ninguem tira?


Marcelo,

Você pode limpar no lugar se quiser, mas não será uma limpeza 100% disso você pode ter certeza pois a sujeira não fica só na superfície da borboleta, ela se concentra no corpo da TBI e na parte de dentro também!

Eu sempre fiz fora e recomendo vai ficar perfeito.



O que me referi foi a tirar o acelerador, todas as fotos que vi no grupo aquela parte preta de plastico que creio ser o acelerador esta na peça, nao foi retirado.

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Thiago Menezes
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Re: Limpeza TBI

por Thiago Menezes » 06 Nov 2015, 12:55

marcelo.souza2 escreveu:
O que me referi foi a tirar o acelerador, todas as fotos que vi no grupo aquela parte preta de plastico que creio ser o acelerador esta na peça, nao foi retirado.


Marcelo,

O que você vai desencaixar é o conector, é muito simples soltar ele...

Macho = chicote = você tira

Fêmea = suporte plástico = fica presa na TBI faz parte dela!
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Re: Limpeza TBI

por marcelo.souza2 » 06 Nov 2015, 13:01

Thiago Menezes escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:
O que me referi foi a tirar o acelerador, todas as fotos que vi no grupo aquela parte preta de plastico que creio ser o acelerador esta na peça, nao foi retirado.


Marcelo,

O que você vai desencaixar é o conector, é muito simples soltar ele...

Macho = chicote = você tira

Fêmea = suporte plástico = fica presa na TBI faz parte dela!



Ah ta, ta vendo como foi bom perguntar denovo........eu ia tirar aquela capa de plastico preto que fica no corpo da borboleta e tem duas presilhas de alumínio........ja ia fazer coisa errada....ia retirar essa parte preta ai


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Re: Limpeza TBI

por Thiago Menezes » 06 Nov 2015, 13:11

marcelo.souza2 escreveu:
Thiago Menezes escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:
O que me referi foi a tirar o acelerador, todas as fotos que vi no grupo aquela parte preta de plastico que creio ser o acelerador esta na peça, nao foi retirado.


Marcelo,

O que você vai desencaixar é o conector, é muito simples soltar ele...

Macho = chicote = você tira

Fêmea = suporte plástico = fica presa na TBI faz parte dela!



Ah ta, ta vendo como foi bom perguntar denovo........eu ia tirar aquela capa de plastico preto que fica no corpo da borboleta e tem duas presilhas de alumínio........ja ia fazer coisa errada....ia retirar essa parte preta ai


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Não, ela faz parte do corpo! É só desconectar o chicote/cabo do acelerador eletrônico :88:
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Re: Limpeza TBI

por marcelo.souza2 » 06 Nov 2015, 14:33

Thiago Menezes escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:
Thiago Menezes escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:
O que me referi foi a tirar o acelerador, todas as fotos que vi no grupo aquela parte preta de plastico que creio ser o acelerador esta na peça, nao foi retirado.


Marcelo,

O que você vai desencaixar é o conector, é muito simples soltar ele...

Macho = chicote = você tira

Fêmea = suporte plástico = fica presa na TBI faz parte dela!



Ah ta, ta vendo como foi bom perguntar denovo........eu ia tirar aquela capa de plastico preto que fica no corpo da borboleta e tem duas presilhas de alumínio........ja ia fazer coisa errada....ia retirar essa parte preta ai


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Não, ela faz parte do corpo! É só desconectar o chicote/cabo do acelerador eletrônico :88:


kkkkkkk agora sim ficou claro......kkkkk valeu mano, vou limpar amanha e posto o resultado.

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stefanscapin
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Limpeza TBI

por stefanscapin » 07 Jul 2016, 18:28

Fiz a limpeza no meu GT esses dias. O meu é ano 2011/2011, 140 CV. Não tem junta ali na TBI. O que tem é um plástico que faz essa função. ao meu ver nem tem como trocar. O do meu estava em perfeito estado, como novo. A TBI sim tava bem suja, mas com um pincel e CAR80 ficou zerada.

Jowvasques
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Limpeza TBI

por Jowvasques » 16 Mar 2017, 19:30

Boa noite galera, outubro de 2016 vendo meu Vectra B 96/97 e peguei um C 10/11 e junto veio um problema chato demais. Na hora da partida no motor ele balança junto com a carroceria e em marcha ficava dando umas balançadas bem de leve e isso me incomodava. Notei também que naquele acelerador eletrônico que fica junto do TBI fica dando estalos, como se tivesse engrenagens pulando, foi quando resolvi retirar fora e fazer uma limpeza. As sacodidas quando o carro estava em marcha lenta pararam, funciona sereno agora e melhorou consideravelmente o consumo 14,5/1L mas a sacodida quando da partida no motor persiste junto com os estalos no acelerador.
O carro funciona normalmente tirando esse problema citado.

Liguei para Acciolly aqui do RJ e uma nova Bosch está custando R$ 318,00.
Nesse acelerador tem como fazer manutenção? Alguém já tentou fazer ou já passou por esse problema? Alguém pra da uma luz!?
Valeu galera, agradeço desde já!

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leonardorcj
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Limpeza TBI

por leonardorcj » 15 Jun 2018, 10:29

​Olá, pessoal bom dia!

Tenho um Vectra CD 97 2.0 16v que estava com oscilação na marcha lenta do motor, a rotação algumas vezes baixava tanto que quase fazia o carro morrer, isso acontecia principalmente quando o motor estava 'quente'. Levei no mecânico para fazer umas outras manutenções e relatei esse 'problema' no carro. Ele informou que o problema estava no atuador da marcha lenta. Me recomendou fazer a limpeza do atuador e do TBI que em muitos casos resolvia o problema, mas caso não resolvesse seria preciso trocar a peça.

A peça original custa em torno de R$ 400,00, então optei por tentar resolver o problema fazendo a limpeza do TBI. Após assistir alguns vídeos na internet me pareceu bem tranquilo fazer a limpeza do TBI e não causaria problema a mais, me senti seguro e fiz como mostrado nos vídeos.

Desmontei as mangueiras que sai da caixa do filtro do ar e o atuador para limpeza. Tanto o atuador como o TBI estavam muito carbonizados. Com o atuador em mãos limpei com o CAR80, estava tão carbonizado que na primeira vez que joguei o produto saiu uma nata bem escura, após repetir o procedimento algumas vezes já deu pra notar a peça limpa vendo a 'parte de metal' brilhando, tirei o excesso com um pano limpo e deixei a peça terminando a secagem de um dia para o outro para mantá-la.

No dia seguinte montei o atuador e as mangueiras do filtro de ar deixando desconectada apenas a entrada vai no TBI. Conforme vi nos vídeos a limpeza do TBI montado no carro deveria ser feito com o motor ligado, então liguei o carro e fui acelerando e jogando o produto no TBI, a limpeza foi rápida e ficou até brilhando (rs), mas logo em seguida começou a dar uns estalos dentro do motor, parecendo válvula batendo, coisa que nunca tinha ouvido antes.

- Fiquei me perguntando: Será que produto CAR80 pulverizado no TBI entrou no motor e misturou com óleo? Como o produto é bem forte, achei que pode ter acontecido isso e prejudicado o óleo dentro do motor.

Então, resolvi dar uma volta rápida no carro para observar os 'estalos' que aparecia e sumia, então após retornar em casa e desligar o carro, abri o capo e notei a princípio mais três problemas, dois no motor:
1 - Luz do óleo acesa no painel o tempo todo, exceto qdo o carro era acelerado.
2 - A ventoinha do radiador estava ligada mesmo com a temperatura do motor não ter atingido o limite para ser acionada.
3 - A mangueira do respiro estava 'chupada' - Essa não entendi mesmo (kkk).

Tive que sair para trabalha por já estar atrasado e não deu para verificar mais 'coisas', então deixei o carro em casa.

- Alguém pode me dar uma luz do que aconteceu?

Obrigado.

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