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Manutenção, Mecânica & ElétricaFalso superaquecimento
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flavioborges
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Falso superaquecimento

por flavioborges » 31 Mar 2016, 08:33

Bom dia amigos. Tenho um Vectra Expression 2002 (motor 2.2 8V MPFI) e ele apresenta o seguinte defeito:

O ponteiro da temperatura sobe rapidamente e repentinamente, indicando aquecimento no motor. Todas as vezes que isso aconteceu, eu desliguei o motor e abri o capô pra conferir. O fato é que as duas ventoinhas estavam funcionando em baixa velocidade, o motor aparentemente em temperatura normal, inclusive abri a tampa do reservatório de água do motor e nem espirrou água. Ao dar "meia chave" algumas vezes, o ponteiro voltava pra posição normal de trabalho, indicando temperatura normal, por volta de 90°. Ao andar com o carro após o ocorrido, o ponteiro indicava temperatura normal. Subitamente o ponteiro sobe rapidamente até a parte vermelha. Continuei andando, pois já havia conferido o motor, e poucos minutos depois o ponteiro voltou ao normal. Acredito que seja um problema no ponteiro, mas gostaria de ajuda sobre o assunto.

Existe um sensor de temperatura exclusivo para o painel? Pq mesmo com o carro parado a 20min, motor aparentemente em temperatura normal, ventoinhas desarmadas, ele marca mais de 100°. Se existir um sensor só pra informar a temperatura para o painel, pode ser defeito nele. Reparei que o sensor de temperatura localizado acima da válvula termostática está meio velho, com aparência ruim. Será que o defeito é causado por ele?

Obs: O defeito é intermitente, não constante.

Obrigado.

Almeidão
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Falso superaquecimento

por Almeidão » 31 Mar 2016, 15:54

Sim, existe o sensor de temperatura do painel e o sensor de temperatura da água, os dois podem estragar e também no painel o motor do ponteiro. Não me lembro se o seu tem um só o dois, mas se tiver os dois é só trocando para saber se o defeito é este. Se tiver 2, eles ficam na saída da agua, bem ali na termostática, um em cima dela e outro na lateral. Acho que o seu, se for MTE é o 4051 para ventoinhas e central e o ouro é o 3029 para temperatura de painel, os dois são baratos.

Sds
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Luccas
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Falso superaquecimento

por Luccas » 31 Mar 2016, 16:06

Estou com um problema parecido com uma zafira. Ela ferveu, comprei outro cabeçote. Troquei tudo: comando, balancim, tucho e o que mais tivesse. Só que o carro aquece muito rápido; isto é, o painel sobe muito rápido. Fui em uma loja de radiadores e foi medido com termômetro e a ventoinha dispara com 92º, mas no painel tá quase no vermelho. A termostática é uma 82º, sensor de temperatura MTE 4051 e mesmo assim marca errado. Levei em duas auto elétricas e disseram que não é problema no painel. Andando de cara pro vento, não acontece dela baixar, apenas não sobe, mas na cidade, fica "quente" o tempo todo. Alguma outra coisa a ser verificada?

Almeidão
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Falso superaquecimento

por Almeidão » 31 Mar 2016, 16:21

No seu caso, não pode ser painel, caso contrário ela não iria ferver. A unica coisa que pode está errado seria o radiador se é que a termostática não tenha problema.

Veja o que acontece quando o problema é circulação de água, digamos que o carro tenha problemas no radiador ou até mesmo na termostática. Um pouco de agua vai passar, como sempre disse 10% menos de passagem já eleva a temperatura nas cidades. Nas estradas quando em alta muda, porque a bomba é mecânica e gira forte na alta e empurra água mesmo com ele tendo menor vazão, este pode ser o motivo de não ter ele problemas na temperatura quando nas estradas. Já na cidade a bomba gira lenta e mesmo acionando a ventoinha, ela não dá conta de refrigerar e só vai esquentando. Testar a termostática é fácil, basta tirar ela e andar sem ela e se o problema persistir, então só restará o radiador. Confere também se realmente a termostática é 82, porque se for 92 já vai ferrar o cabeçote mesmo.
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Falso superaquecimento

por flavioborges » 01 Abr 2016, 01:18

Almeidão escreveu:Sim, existe o sensor de temperatura do painel e o sensor de temperatura da água, os dois podem estragar e também no painel o motor do ponteiro. Não me lembro se o seu tem um só o dois, mas se tiver os dois é só trocando para saber se o defeito é este. Se tiver 2, eles ficam na saída da agua, bem ali na termostática, um em cima dela e outro na lateral. Acho que o seu, se for MTE é o 4051 para ventoinhas e central e o ouro é o 3029 para temperatura de painel, os dois são baratos.

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Valeu Almeidão. Muito obrigado!

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Almeidão
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Falso superaquecimento

por Almeidão » 01 Abr 2016, 12:01

Almeidão,

A termostática é nova. É uma MTE 82 (pelo menos está gravado isso). Antes de trocar, tirei e o motor aquecia. Suspeitei que a junta tivesse queimado novamente. Tirei o cabeçote antigo e botei outro junto com a termostática. Continua do mesmo jeito. Não estou certo que o termômetro marcou 85 ou 92 quando disparou a ventoinha, mas o dono da loja disse que teria que disparar entre 82 e 92. De acordo com ele, estava normal e que a temperatura não é a mesma que acusa no painel. O mecânico que montou o cabeçote disse que a bomba está em perfeito estado, jorrando água pra todo lado. Nem sei mais o que fazer.
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Falso superaquecimento

por Almeidão » 01 Abr 2016, 12:03

Eu fiz errado algo errado aqui, mas recuperei o que fiz, porém a postagem anterior foi feita pelo Luccas e eu replico abaixo


Luccas, vamos simplificar mais um pouco, entenda que eu não estou dizendo que seja este o problema, só tento explicar para você entender como funciona e como os mecânicos as vezes erram.

A bom estando boa e quase nunca está ruim a não ser que tiver vazando ou fazendo ruído, ela vai jogar agua para todos os lados sempre. Só que o motor trabalha em forma de serpentina. A serpentina funciona assim, quando o sistema está fechado que é a termostática a agua circula dentro to motor somente, neste caso circula só a água quente e ficando no mesmo lugar, desta forma só vai esquentando mesmo com a bomba funcionando. Ao abrir a termostática as coisas mudam, a água começa a circular pelo radiador, ou seja ela esfria um pouco a passar por ele e entra no motor esfriando o mesmo e seguirá o fluxo assim até o carro desligar e esfriar totalmente. Agora imaginamos que o radiador não esteja bom, que ele esteja parte entupida, neste caso mesmo com a bomba boa, ainda a maior parte de água quente não sairá do motor, circula la dentro e lá vai esquentando porque o pouco que sai para o radiador, não dará conta. A bomba estará jogando água para todos os lados, só que o lado necessário ela não joga.

Como eu disse, não sei se é o seu caso, mas 90% dos problemas de temperatura é radiador o qual os mecânicos metem água e diz está bom só porque está passando água do outro lado, porém não sabe o quanto teria que passar e não podeira saber.

Sds
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Falso superaquecimento

por vitor_fortaleza » 03 Abr 2016, 12:05

Olá, tive um problema muito parecido. Meu carro aumentava a temperatura repentinamente, principalmente com ar condicionado ligado. Bastava desligar o ar a temperatura baixava para o meio. Depois de trocar tudo, desde junta do cabeçote, bomba de agua, sensor do painel e motor, fluido, e instalar uma termostatica nova o problema continuou. Sempre achei que o radiador estava bom, era novo com apenas 3 anos de uso. Na estrada acima de 120km/h o carro começou a esquentar e tive a certeza que era o radiador.

Antes de comprar um novo, mandei "varetar" e para minha surpresa o mesmo estava com uma lama devido a agua suja e falta de aditivo. Eu passei 3 meses rodando sem aditivo pq minha bomba de agua estava vazando um pouco e como não tinha tempo para parar o carro eu ficava completando o nível com agua comum, da torneira. Ele perdia 1L de agua por semana. Meu carro sempre usou aditivo, e esses 3 meses foram suficientes para acabar com o radiador.

Depois que troquei a bomba, termostatica, junta do cabeçote etc eu tive a certeza que o problema era no radiador.

Esse é o link de como estava meu radiador, o serviço custou apenas 50 reais. Foi removido a tampa do lado que fica a bomba e feito a limpeza e "varetado". Agora o carro está ótimo, na estrada não esquenta e na cidade também a temperatura sempre no meio.

https://picasaweb.google.com/114286119303585287190/ProblemaNoRadiadorVectra#6269358976179533426

Se na sua cidade tem que faça esse serviço, eu arriscava antes de trocar o radiador. Aqui na minha cidade um radiador Delphi custa 450 reais, eu já estava para comprar. Como tinha feito esse mesmo serviço no meu outro carro (Omega 4.1) eu preferi arriscar antes de trocar uma peça tão cara.

Boa sorte!!

Almeidão
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Falso superaquecimento

por Almeidão » 03 Abr 2016, 13:17

Eu não gosto deste serviço por nada, isto porque 10% consegue até resolver e o seu fazia parte destes 10% porque o alumínio ainda não tinha oxidado, ou seja se oxidar não tem como limpar ou varetar que é o que todos dizem, porém olhando as entradas de água que é fina como um estilete se vê fácil que não é possível varetar esta peça.

Ok, não fiques zangado comigo, o seu deu certo é ótimo, você economizou. E melhor ainda gostei de você ter postado esta foto. Quem sabe agora o pessoal resolve fazer a coisa certa? Aditivo correto = longa vida para o radiador.

Quase nunca acreditam que o radiador esteja ruim. Talvez pela punhalada que vai ser ao trocar lo e tudo isto para não gastar 40 reais a cada 5 anos. Será que vale mesmo economizar este valor?

Sds
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Falso superaquecimento

por vitor_fortaleza » 03 Abr 2016, 13:37

Olá Almeidão, eu também estava cético quanto ao serviço de "varetar" e que as passagens são muito finas e não tinha como desobstruir. Eu acompanhei todo processo e ele inseriu uma "vareta" no formato exato da galeria do radiador, uma chapa bem fina e comprida. Ele inseriu em cada uma, até sair a vareta no outro lado, ou seja, realmente "desentupiu" a galeria.

No meu caso eu preferi fazer este serviço antes de comprar, já estava decidido a comprar o radiador no mesmo dia pois achava que não valia apena fazer este serviço "meia boca". Mas quando vi o que tinha acumulado dentro e que ele realmente tinha limpado tudo, pois eu vi com meus olhos, o profissional que fez o serviço é muito conhecido aqui na minha cidade pois trabalha só com radiadores, ele disse que eu ia gastar dinheiro à toa pois meu radiador estava apenas com lama e não estava oxidado as galerias e sem vazamentos. Sendo assim eu coloquei de volta o radiador "varetado" e fiz o teste. Já se foram 2 meses e 10mil km e a temperatura está normal. A água está ótima, desmineralizada e com aditivo Acdelco original GM.

Após o serviço eu fiquei preocupado com vazamentos nas laterais do radiador, pois estas foram removidas e depois coladas e presas. Até agora está tudo normal, sem vazamentos e a agua sempre no nível.

Minha recomendação é se há a suspeita do radiador, compre um novo. No meu caso eu arrisquei e está dando tudo certo, mas se der alguma suspeita de problema no meu radiador futuramente, irei comprar um novo.

Marcos_1st
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Falso superaquecimento

por Marcos_1st » 10 Abr 2016, 20:33

Amigo você verificou a bomba de água?...tem casos em que a bomba de água dá defeito e começa a dar superaquecimento. E ele as vezes é um defeito intermitente, já aconteceu comigo.
flavioborges escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia amigos. Tenho um Vectra Expression 2002 (motor 2.2 8V MPFI) e ele apresenta o seguinte defeito:

O ponteiro da temperatura sobe rapidamente e repentinamente, indicando aquecimento no motor. Todas as vezes que isso aconteceu, eu desliguei o motor e abri o capô pra conferir. O fato é que as duas ventoinhas estavam funcionando em baixa velocidade, o motor aparentemente em temperatura normal, inclusive abri a tampa do reservatório de água do motor e nem espirrou água. Ao dar "meia chave" algumas vezes, o ponteiro voltava pra posição normal de trabalho, indicando temperatura normal, por volta de 90°. Ao andar com o carro após o ocorrido, o ponteiro indicava temperatura normal. Subitamente o ponteiro sobe rapidamente até a parte vermelha. Continuei andando, pois já havia conferido o motor, e poucos minutos depois o ponteiro voltou ao normal. Acredito que seja um problema no ponteiro, mas gostaria de ajuda sobre o assunto.

Existe um sensor de temperatura exclusivo para o painel? Pq mesmo com o carro parado a 20min, motor aparentemente em temperatura normal, ventoinhas desarmadas, ele marca mais de 100°. Se existir um sensor só pra informar a temperatura para o painel, pode ser defeito nele. Reparei que o sensor de temperatura localizado acima da válvula termostática está meio velho, com aparência ruim. Será que o defeito é causado por ele?

Obs: O defeito é intermitente, não constante.

Obrigado.

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Falso superaquecimento

por flavioborges » 25 Abr 2016, 08:06

Ainda não verifiquei a bomba, mas farei isso. Mesmo depois de trocar os sensores e retirar(temporariamente) a válvula termostática, o ponteiro continua indicando superaquecimento em alguns momentos. Ainda não sei se é um defeito elétrico ou um problema no fluxo de água, mas vou verificar. Obrigado pela dica.

O que vc acha Almeidão?

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Falso superaquecimento

por ediomar » 25 Abr 2016, 12:27

Ola amigo,já passei por isso com meu Vectra 2003 também,pode mandar fazer um reforço no negativo bateria ate chassis e positivo alternador ate a bateria,vai resolver de certeza,cansei de trocar peças e não resolvia mas nunca deu problema por esse suposto aquecimento,ai com esses cabos novos ficou 100%,o que acontece é que os cabos originais vão se deteriorando e criando resistência e não cumprem mais a sua função que é de transportar energia com qualidade,e como o Vectra e um veiculo com muitos consumidores elétricos o problema tende a aparecer principalmente com ar ligado e faróis acessos,onde a requisição de corrente aumenta drasticamente,então com esse reforço tudo volta a sua normalidade,onde a energia chega onde tem que chegar.

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Falso superaquecimento

por flavioborges » 27 Abr 2016, 09:12

Já pensei nisso. Vou fazer, pq mal isso não vai me trazer. Mas ainda não descartei um problema no painel. Vou fazer primeiramente esse reforço nos cabos, caso não resolva, vou para o painel. Se ainda persistir esse problema, vou ter que trocar a bomba, já que o radiador, os sensores e a termostática já foram examinados. Obrigado pela dica, brother! Abraço.

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Falso superaquecimento

por flavioborges » 27 Abr 2016, 09:40

Amigos, meu problema persiste mesmo após retirar(temporariamente) a válvula termostática, após trocar os sensores de temperatura da água e após varetar o radiador. Me restam 3 opções,a meu ver:

-Problema na fiação
-Problema no painel
-Problema na bomba d'água

Eu não acredito que seja a bomba, pois o ponteiro está meio maluco. Ao andar 2km com o carro hj pela manhã, ele não chegou nem até a sua temperatura ideal de trabalho, estava marcando mais ou menos 75°. Ao retornar ao carro 5 minutos depois, ele marcou por volta de 95° só com a chave na posição 2. Ao ligar o carro, imediatamente o ponteiro caiu pra 75°, voltou aos 95° e depois caiu de novo pros 75°, onde permaneceu e foi subindo gradativamente, como se estivesse marcando corretamente. Esse problema tem me tirado do sério!

Vou reforçar os cabos negativos e positivos à partir da bateria. Alguma outra dica?

OBS: Meu painel já teve os LEDs trocados e já teve uma trilha partida.

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Falso superaquecimento

por Diesel » 27 Abr 2016, 11:43

No feriadão o meu passou a indicar uma temperatura mais alta que o normal no painel.

Passei no meu mecânico e pedi pra ele passar o Rasther III e verificamos que a temperatura tava normal, mesmo com o painel indicando acima.

Troquei o sensor pequeno, MTE 3029 e resolveu. Ainda era o original e ele estava mandando a temperatura errada pro painel.

O sensor custou 30 dilmas e meu mecânico nem cobrou a mão de obra.

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Falso superaquecimento

por Almeidão » 28 Abr 2016, 11:52

flavioborges escreveu:Fuente del Mensaje Amigos, meu problema persiste mesmo após retirar(temporariamente) a válvula termostática, após trocar os sensores de temperatura da água e após varetar o radiador. Me restam 3 opções,a meu ver:

-Problema na fiação
-Problema no painel
-Problema na bomba d'água

Eu não acredito que seja a bomba, pois o ponteiro está meio maluco. Ao andar 2km com o carro hj pela manhã, ele não chegou nem até a sua temperatura ideal de trabalho, estava marcando mais ou menos 75°. Ao retornar ao carro 5 minutos depois, ele marcou por volta de 95° só com a chave na posição 2. Ao ligar o carro, imediatamente o ponteiro caiu pra 75°, voltou aos 95° e depois caiu de novo pros 75°, onde permaneceu e foi subindo gradativamente, como se estivesse marcando corretamente. Esse problema tem me tirado do sério!

Vou reforçar os cabos negativos e positivos à partir da bateria. Alguma outra dica?

OBS: Meu painel já teve os LEDs trocados e já teve uma trilha partida.


Bomba com certeza não é, não para este problema e quando há problemas em bomba duas coisas acontecem, um ruido parecendo motor batendo quando ela está muito folgada e com mais insistência em não trocar la, ela começa a vazar água pelo eixo.

Pode ser o sensor MTE 3029 ou correspondente ou até mesmo uma simples mal conexão no painel. Neste caso, teria que tirar o mostrador fora, jogar um WD 40 onde está a tomada dele ou até mesmo um limpa contato e voltar a montar, se for problema ali na placa, com certeza vai acertar.
Pode ser também o motorzinho do ponteiro da temperatura que fica dentro do painel ou até mesmo um mal contato nele, para isto já é mais complicado, teria que desmontar o mesmo e limpar onde ele encaixa que é sempre pelo fundo. Muitas vezes jogando WD40 no fundo onde ele encaixa também dá certo, mas tem que ser WD40, não algo similar.

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Falso superaquecimento

por flavioborges » 29 Abr 2016, 04:27

Almeidão, eu fiz isso ontem. Imaginei um contato folgado na tomada do painel ou no motor. Desmontei o painel inteiro,limpei e verifiquei as soldas. Tudo ok. Acho que é o motorzinho mesmo... Vc sabe a referência do motor?

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por Diesel » 29 Abr 2016, 06:06

Trocou o MTE 3029?

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Falso superaquecimento

por flavioborges » 29 Abr 2016, 06:08

Troquei sim. Não tinham o MTE, usei outra marca. Pode ser isso?

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