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Manutenção, Mecânica & ElétricaVectra Elegance 2009 140cv Manual falhando com motor frio
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marciochiconi
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Vectra Elegance 2009 140cv Manual falhando com motor frio

por marciochiconi » 03 Jul 2017, 21:08

Boa noite galera, comprei meu Vectra faz 2 meses, ele ta com 99mil km, desde o dia que peguei ele, percebi que ele tava falhando quando frio... Tipo quando vc acelera ele da umas pipocadas, cai um pouco a rotação, as vezes afoga quando vai acelerar, porém quando esquenta fica lisinho. Fiz uma revisão nele achando que ia matar o problema, trocando velas (iridium NGK) cabos de vela NGK, Limpeza de bicos, limpeza de TBI, ja aproveitei mandei limpar sistema de arrefecimento, coloquei gasolina aditivada no reservatório. Mas para minha surpresa nada disso resolveu o problema. Lembrando que estou usando ele somente no álcool, mas achei estranho pq no Prisma 2007 da minha mãe sempre usei alcool e nunca tive problema parecido... Ligava de boa sem falhas.
O que pode ser será? Um perfect clean ajudaria? Bobina indo pro saco? Agradeço desde já!

Almeidão
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Vectra Elegance 2009 140cv Manual falhando com motor frio

por Almeidão » 04 Jul 2017, 09:47

Se as velas e cabos estão bons, porque nunca sabemos mesmo novos se estão bons. Pode ser o sensor te temperatura da agua.
Sobre as velas, meu carro é bem mais velho que o seu, mas nçao achei estas velas boas para ele, andei uma semana com um jogo e logo voltei para Bosch super 4, nem, talvez a Bosch super 4 seja tão boa que eu estranhei estas iridiuns, O mesmo aconteceu com cabos, NGK não deu muito ceto no meu carro, mas não podemos generalizar, afinal o meu é 8V e bem mais velho que o seu.

Outra coisa, confira cabo por cabo pra ver se estão conectados corretamente, se as velas usam a porquinha na ponta, verifique se elas estão no lugar, se tiverem mal conectados podem falhar também. Existem cabos que dispensa as porquinhas das velas, mas mesmo assim a fixação tem que ser perfeita.
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marciochiconi
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Vectra Elegance 2009 140cv Manual falhando com motor frio

por marciochiconi » 04 Jul 2017, 13:38

Achei estranho outra coisa tbm, ele demora muito para subir a temperatura, nunca chega no meio, e na pista ele desce la em baixo quase no primeiro ponto. Achei que seria válvula aberta mas o cara da oficina disse que é esse painel que marca menos mesmo, que tem uns Astras do painel preto que marca acima do meio, e realmente o do meu padrasto sempre fica um pouco acima do meio... Mas o vectra não tinha ouvido falar nada, algum proprietario de vectra C 140cv pode me informar se procede isso?

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por Almeidão » 05 Jul 2017, 08:37

Conversa de mecânicos você ouvirá um monte, se ela for alta eles dizem que é normal, bem se ela for baixa demais ai sim eles dizem ser normal também. Minha preocupação é você chegar em um e dizer que o painel não marca nada. Será que dirão o que? kakakakakkakak

O correto no Vectra em temperaturas locais de até 43 graus, ele ter o meio como referencia máxima e 80 como minima, mas ele não fica no meio, seria uma referencia então em momentos críticos onde ela chega no meio, os eletro ventiladores conhecidos como ventoinhas devem armar e levar elas próximos aos 80 graus no painel, sendo assim de 80 a 90 que seria o meio é perfeitamente normal oscilar e é perfeitamente anormal fixar em um destes pontos. Estando abaixo disto, você precisa verificar se as ventoinhas não estejam já armadas quando você ligar o carro com o ar desligado. Se isto ocorre, você deve trocar o sensor de temperatura da água que acertará. Alias já comentei sobre este sensor antes.

Sobre a termostática em temperatura e funcionamento normal, esqueça que ela não faria isto, explico melhor, se ela tivesse aberta ou se não tivesse ela, o carro só vai demorar para esquentar, mas depois de quente ficaria igual tendo uma normal ou não porque a termostática quando abre, ela não fecha mais até esfriar o motor, ela não tem o efeito sanfona, o motor esquenta ela abre e fica aberta porque com ele ligado não há possibilidade de baixar ao ponto dela fechar.

A possibilidade dela fechar e temperatura baixar muito seria descer uma serra, digamos de 5 km, e óbvio descer engrenado que é o correto, neste caso o motor estará desligado, e a água no radiador circulando e esfriando ele ao ponto de chegar na marcação azul.

segunda possibilidade dela fecha, é estando muito frio, digamos us 5 graus, onde ela poderia fechar e abrir tipo sanfona, se o local onde você vive for acima de 10 graus, esqueça que ela nçao fará isto mesmo.
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Vectra Elegance 2009 140cv Manual falhando com motor frio

por miguelandre » 06 Jul 2017, 00:43

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Conversa de mecânicos você ouvirá um monte, se ela for alta eles dizem que é normal, bem se ela for baixa demais ai sim eles dizem ser normal também. Minha preocupação é você chegar em um e dizer que o painel não marca nada. Será que dirão o que? kakakakakkakak

O correto no Vectra em temperaturas locais de até 43 graus, ele ter o meio como referencia máxima e 80 como minima, mas ele não fica no meio, seria uma referencia então em momentos críticos onde ela chega no meio, os eletro ventiladores conhecidos como ventoinhas devem armar e levar elas próximos aos 80 graus no painel, sendo assim de 80 a 90 que seria o meio é perfeitamente normal oscilar e é perfeitamente anormal fixar em um destes pontos. Estando abaixo disto, você precisa verificar se as ventoinhas não estejam já armadas quando você ligar o carro com o ar desligado. Se isto ocorre, você deve trocar o sensor de temperatura da água que acertará. Alias já comentei sobre este sensor antes.

Sobre a termostática em temperatura e funcionamento normal, esqueça que ela não faria isto, explico melhor, se ela tivesse aberta ou se não tivesse ela, o carro só vai demorar para esquentar, mas depois de quente ficaria igual tendo uma normal ou não porque a termostática quando abre, ela não fecha mais até esfriar o motor, ela não tem o efeito sanfona, o motor esquenta ela abre e fica aberta porque com ele ligado não há possibilidade de baixar ao ponto dela fechar.

A possibilidade dela fechar e temperatura baixar muito seria descer uma serra, digamos de 5 km, e óbvio descer engrenado que é o correto, neste caso o motor estará desligado, e a água no radiador circulando e esfriando ele ao ponto de chegar na marcação azul.

segunda possibilidade dela fecha, é estando muito frio, digamos us 5 graus, onde ela poderia fechar e abrir tipo sanfona, se o local onde você vive for acima de 10 graus, esqueça que ela nçao fará isto mesmo.


Ótimas informações Almeidão, uma verdadeira aula. Parabéns!

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por Matheuscalixto85 » 09 Fev 2018, 20:00

Galera, meu vectra começou com um problema que está me incomodando. Quando frio ele falha (só estou rodando no álcool já faz algum tempo, mais de ano). Quando funciono o motor frio fica com a lenta falhando e dando estouros no escapamento. Se acelerar chega a apagar. Quando esquenta acaba o problema o carro fixa zen.

Na última semana fiz uma viagem, rodei em torno de 500km. Percebi que o carro estava um pouco amarrado. Quando piso no acelerador em retomadas faz um barulho como se tivesse sem filtro de ar, um ronco grave. Percebi também que quando dou umas aceleradas mais fortes faz um ruído de ar, como se fosse o barulho de uma turbina enchendo. Troquei a bobina, coloquei Delphi, cabos bosch e velas NGK. Retirei a caixa de filtro de ar e o coletor de ar que vai acima do radiador, limpei tudo, procurei entrada falsa de ar e tudo está ok. O tbi está limpo também.

Será que poderia ser algum sensor?

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por Loran » 09 Fev 2018, 22:29

Matheuscalixto85 escreveu:Fuente del Mensaje Galera, meu vectra começou com um problema que está me incomodando. Quando frio ele falha (só estou rodando no álcool já faz algum tempo, mais de ano). Quando funciono o motor frio fica com a lenta falhando e dando estouros no escapamento. Se acelerar chega a apagar. Quando esquenta acaba o problema o carro fixa zen.

Na última semana fiz uma viagem, rodei em torno de 500km. Percebi que o carro estava um pouco amarrado. Quando piso no acelerador em retomadas faz um barulho como se tivesse sem filtro de ar, um ronco grave. Percebi também que quando dou umas aceleradas mais fortes faz um ruído de ar, como se fosse o barulho de uma turbina enchendo. Troquei a bobina, coloquei Delphi, cabos bosch e velas NGK. Retirei a caixa de filtro de ar e o coletor de ar que vai acima do radiador, limpei tudo, procurei entrada falsa de ar e tudo está ok. O tbi está limpo também.

Será que poderia ser algum sensor?


Como vc ja eliminou essa parte de vela, cabo e bobina, dá uma olhada no catalisador dele, pode estar entupido ou com o elemento filtrante quebrado, leva no mecanico pede pra ele testar, geralmente ele coloca um manometro no lugar da sonda pos e faz o teste, ou dá para ver pelo escanner tbm so ele analisar o funcionamento das 2 sondas lambdas que devem oscilar de maneira diferente uma da outra e tbm tem como vc ver se tirar os tres parafusos que ligam ele no intermediario e verificar visualmente se o elemento filtrante não esta quebrado. Lembrando que o vectra tem 2 catalisadores esse teste que falei e para o catalisador que é junto do coletor de escape, mas ai vai ter que ir por eliminação testar primeiro ele depois o outro.
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por Matheuscalixto85 » 10 Fev 2018, 08:40

Estarei levando no mecânico para conferir os catalisadores.

Quando ele está na marcha lenta falhando e retiro o conector do sensor MAP a lenta estabiliza. Procurei um sensor novo nas auto peças daqui, mas na minha cidade é mais fácil achar pão do que peças nas auto-peças.

Quarta feira levarei no mecânico pra testar tudo.

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por Matheuscalixto85 » 18 Fev 2018, 07:36

Olá pessoal. Só pra deixar o feedback de um dos problemas. No Carnaval fui pra roça no vectra. Quando chegou lá, estacionei de boa, ouvimos um som e no outro dia fui dar partida e nada de pegar. Girava o motor e nada de pegar. Pensei que fosse a bobina pois não chegava centelha nas velas. Vim na cidade de carona, busquei a bobina e troquei novamente, mas nada do problema resolver. Pensei que poderia ser sensor de rotação, porem o sensor de rotação de nossos carros é muito difícil de trocar. É dificil até de chegar nele. O jeito foi acionar a assistência 24hrs do seguro e vir embora num guincho.
No mecânico foi desmontado algumas coisas até chegar no sensor de rotação e percebeu que o conector do sensor estava oxidado. O mecânico limpou tudo e o carro voltou a funcionar, a lenta estabilizou e tudo ficou normal.

Ainda tenho somente o problema do carro falhar com o motor frio quando está no álcool.

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por Tiagomos1 » 18 Fev 2018, 07:52

Você matou a charada, disse numa postagem que quando retira o sensor map, para de falhar.

Seu problema é o map, no fórum tem um tutorial de teste de alguns sensores. O do map é exatamente este, ligar o motor com o map desconectado. Se o motor para de falhar, é o sensor map.

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por Matheuscalixto85 » 18 Fev 2018, 07:56

Tiagomos1 escreveu:Você matou a charada, disse numa postagem que quando retira o sensor map, para de falhar.

Seu problema é o map, no fórum tem um tutorial de teste de alguns sensores. O do map é exatamente este, ligar o motor com o map desconectado. Se o motor para de falhar, é o sensor map.

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Thiago, estou a procura de um sensor map original. Tem umas marcas sem vergonha que são descartáveis... prefiro nem trocar.
Vou fazer o pedido de um sensor map original e posto aqui o resultado.

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por controlrisk » 19 Fev 2018, 13:59

Estou com o mesmo problema no meu Vectra Elegance 2009...nem sei por onde começar, de manhã é a mesma coisa desde que comprei com 48.000Km (está com 94.000Km) alguém sabe indicar uma oficina de confiança em São Paulo ou arredores? 11-96407-4041Zap. Grato a todos!

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por Almeidão » 20 Fev 2018, 07:46

Matheuscalixto85 escreveu:Fuente del Mensaje
Tiagomos1 escreveu:Você matou a charada, disse numa postagem que quando retira o sensor map, para de falhar.

Seu problema é o map, no fórum tem um tutorial de teste de alguns sensores. O do map é exatamente este, ligar o motor com o map desconectado. Se o motor para de falhar, é o sensor map.

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Thiago, estou a procura de um sensor map original. Tem umas marcas sem vergonha que são descartáveis... prefiro nem trocar.
Vou fazer o pedido de um sensor map original e posto aqui o resultado.

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Pode ser o MAP, mas pode ser algo não aceitando ele. Um exemplo do Vectra 98, se o MAP estragar o carro não funciona por nada, ao mesmo tempo se tirar ele estragado o carro vai ligar e funcionar normal porem sem a função real dele. A função principal do MAP é igualar o oxigênio com relação a mudança de altitude, tipo a nível do mar estamos com um tipo de oxigenio, com 2 mil metro de acima do nível do mar o ar muda e sendo assim a marcha lenta iria mudar e o Map entra nesta função para ajustar onde tem o oxigenio mais rarefeito com certeza irá necessitar menos gasolina e ele ajusta isto.

Detalhe, está ligado ao MAP com sonda Lambda, sensor de temperatura da água, sensor de rotação, atuador de marcha lenta e atuador do posicionador de borboleta, se um destes tiver com problemas pode não aceitar o MAP.

Alguns casos serão realmente o MAP o problema e outros pode ser apenas o sensor de temperatura da água para central que aliás nem é tão caro.

O que eu mais achei estranho no que li nesta página, foi o sensor de rotação oxidar, desculpa amigo, eu acho que não foi isto não, o sensor é um imã. Já viram imã perder o efeito por oxidação? Eu trocaria este sensor também, as vezes aparece um problema interno nele e o simples fato de colocar a mão ele volta a funcionar, depois em uma outra viagem onde ele pode chacoalhar muito, pode voltar a ter problemas. Não quer dizer que ele seja o problema, mas com certeza ele está com problema.
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por Tiagomos1 » 20 Fev 2018, 08:35

Acho q a oxidação que ele falou foi no conector e não no sensor em si. Pois de fato, oxidar nele é no mínimo inusitado.

Esse fato que foi dito do sensor voltar a funcionar ao mexer nele, realmente acontece. Porque o núcleo dele, com o tempo, se descola, ficando solto. Aí vem aqueles problemas malucos: ficou quente e n liga mais, fiz curva pra tal lado e o motor apagou, etc.

Sobre o map, eu segui um tutorial que tem aqui de teste de sensores. E nele fala que se o carro estiver falando e desconectar o map e o motor funcionar normal... Provavelmente é o map.

Mas realmente, o sensor de temperatura joga muito no buraco, você troca tudo para no final descobrir que foi uma peça de menos de 50 reais kkkkk




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por Matheuscalixto85 » 20 Fev 2018, 15:38

Pessoal, sobre o sensor de rotação o que oxidou foi o conector. Os pinos estavam isolando. Provavelmente estava mal encaixado e entrou água nos pinos do conector. O sensor em si estava bom.

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por Almeidão » 21 Fev 2018, 08:37

0k, entendido agora, porque o sensor fica lá na roda fônica, sendo externo para os carros mais novos. Apesar que o cabo faz parte do sensor, o problema foi no cabo e não nele.
Tendo em vista que todos os cabos de sensores de rotação que eu abri depois de estragado e observando que a proteção interna que são 3 capas para 3 fios todos deteriorados e ao passar a mão vira pó, e isto é verdade, pó mesmo, percebo que é uma peça que deve ser trocada pelo menos a cada 5 anos para evitar problemas. Porém tem carros por ai com 20 anos de uso e nunca trocaram. Igualmente o sensor de temperatura da central, tão barato que dá pra trocar um por ano sem empobrecer ninguém.
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por Matheuscalixto85 » 21 Fev 2018, 16:37

Almeidão escreveu:0k, entendido agora, porque o sensor fica lá na roda fônica, sendo externo para os carros mais novos. Apesar que o cabo faz parte do sensor, o problema foi no cabo e não nele.
Tendo em vista que todos os cabos de sensores de rotação que eu abri depois de estragado e observando que a proteção interna que são 3 capas para 3 fios todos deteriorados e ao passar a mão vira pó, e isto é verdade, pó mesmo, percebo que é uma peça que deve ser trocada pelo menos a cada 5 anos para evitar problemas. Porém tem carros por ai com 20 anos de uso e nunca trocaram. Igualmente o sensor de temperatura da central, tão barato que dá pra trocar um por ano sem empobrecer ninguém.
Falou tudo, Almeidão... aquelas isolações dos conectores ressecam, viram pó literalmente.

O carro parou de ficar beberrão a marcha lenta normalizou. Porém o que citei que acontece no álcool frio manteve. Sábado estarei trocando o sensor de temperatura e posto aqui o resultado.

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por Hérico » 21 Fev 2018, 21:02

marciochiconi escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite galera, comprei meu Vectra faz 2 meses, ele ta com 99mil km, desde o dia que peguei ele, percebi que ele tava falhando quando frio... Tipo quando vc acelera ele da umas pipocadas, cai um pouco a rotação, as vezes afoga quando vai acelerar, porém quando esquenta fica lisinho. Fiz uma revisão nele achando que ia matar o problema, trocando velas (iridium NGK) cabos de vela NGK, Limpeza de bicos, limpeza de TBI, ja aproveitei mandei limpar sistema de arrefecimento, coloquei gasolina aditivada no reservatório. Mas para minha surpresa nada disso resolveu o problema. Lembrando que estou usando ele somente no álcool, mas achei estranho pq no Prisma 2007 da minha mãe sempre usei alcool e nunca tive problema parecido... Ligava de boa sem falhas.
O que pode ser será? Um perfect clean ajudaria? Bobina indo pro saco? Agradeço desde já!

Meu vectra 2010 fica igual, é somente a presença do alcool puro. É so abastecer com 1/4 de gasolina e o restante do tanque com alcool . Não uso gasolina no reservatório, da ultima vez ele ficou encharcado, ficou muito tempo sem gasolina e estragou uma valvula que regula a entrada da gasolina. Más seu problema é somente o alcool.

Almeidão
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Vectra Elegance 2009 140cv Manual falhando com motor frio

por Almeidão » 22 Fev 2018, 07:51

Nem precisa ser este sensor original, pode ser o MTE mesmo, basta checar qual é o correspondente para o seu carro, a maioria é o MTE 4051.

Sobre a informação do Hérico, eu sou totalmente contra o álcool, mas nada contra o funcionamento do carro que por ser flex, ele tem que ser igual no álcool, na gasolina ou estando com os dois ao mesmo tempo sendo frio ou quente. Sobre o reservatório de gasolina, já passou da hora deles eliminarem isto, e em local onde não injeta quase nunca a gasolina estraga no reservatório e pode deixar o proprietário em dificuldades se houver mudança de clima e ele injetar já com ela estragada.
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Hérico
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Nome Completo: Hérico Henrique Araujo de Almeida
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Vectra Elegance 2009 140cv Manual falhando com motor frio

por Hérico » 05 Mar 2018, 21:47

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Nem precisa ser este sensor original, pode ser o MTE mesmo, basta checar qual é o correspondente para o seu carro, a maioria é o MTE 4051.

Sobre a informação do Hérico, eu sou totalmente contra o álcool, mas nada contra o funcionamento do carro que por ser flex, ele tem que ser igual no álcool, na gasolina ou estando com os dois ao mesmo tempo sendo frio ou quente. Sobre o reservatório de gasolina, já passou da hora deles eliminarem isto, e em local onde não injeta quase nunca a gasolina estraga no reservatório e pode deixar o proprietário em dificuldades se houver mudança de clima e ele injetar já com ela estragada.

Isso mesmo Almeidão, como só utilizava gasolina e o clima aqui no nordeste é sempre quente hehehe quase nunca colocava gasolina no reservatório. Más agora to fazendo essa mistura de 1/4 e o consumo baixou um pouco, más o carro no álcool fica bem mais esperto, principalmente na estrada. e como tem gasolina ele não tá dandomais o problema relatado pelo colega.

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