O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaErro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

22 mensagens
  • 1
  • 2
LucasRVieira
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 15 Ago 2023, 13:27
Nome Completo: Lucas Vieira
Cidade: Santo Andre
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por LucasRVieira » 24 Ago 2023, 14:36

Boa tarde pessoal, tudo bom?

Sou dono de um astra 2007 advantage, modelo 127 cv , e recentemente ele vem dando uma boa dor de cabeça.

Recentemente ele apresentou um problema no atuador da embreagem sendo necessário a troca do mesmo. Foi efetuado a troca dele junto da embreagem e do atuador do pedal tambem, e após isso começou os problemas (não sei se de alguma forma estão relacionados, porem vale o historico).

O carro após isso de forma aleatória entra numa espécie de modo de "emergencia", o giro não passa de 1800 rpm, e em marcha lenta fica com um comportamento estranho, quadrado falhando. A luz da injeção não ascende. O curioso é, se voce desligar a chave e ligar ele novamente, o carro volta a funcionar normalmente.

As vezes acontece logo após de ligar, outros casos cheguei a rodar 250km sem nenhum problema, e as vezes 50, 100 km. Totalmente aleatório.

Liguei o Opcom e aparece o código DTC P1600, mau funcionamento da ECU, e cheguei a ver quando da o erro ele apresenta de fato como presente durante a falha esse código.

Não achei muita coisa sobre esse código, os que encontrei no fórum da oficina Brasil falava sobre o sensor de rotação e do Maf, que ambos atualmente já foram substituídos, porem permanece da mesma maneira.

Cheguei a ver que existe um capacitor da ECU que gera essa falha, porem ele é problemático na ECU dos 140cv, então acabei não indo a fundo desta parte.

Alguem já pegou este tipo de falha, alguma dica sobre este caso? Abaixo fiz dois vídeos de como ele fica neste estado.

https://youtu.be/-c7kMQv9oBI

https://youtube.com/shorts/r7LdJ_IcLVo

Desde já agradeco qualquer ajuda.

Obrigado!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8385
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Carro Cortando - DTC P1600 - Vectra / Astra C

por Almeidão » 25 Ago 2023, 08:01

Muito difícil dizer o que realmente esteja acontecendo, pelo menos eu e esperamos a ver se tem uma outra informação. Mas como foi trocado esta embreagem? Foi tirado o motor ok? ou Ela foi afastada aloi no local? Acho que o Astra tem que tira o motor, bem isto eu acho por ter carte inteiro. Alguma coisa ligaram errado ou mordeu ou quebrou um fio qualquer. Teria que refazer o caminho deste trabalho e eu suponho que possa ser algum curto e não eliminio a chance se ter estourando um capacitor na central que aliás se for capacitor eletrolítico seria fácil demais de trocar para quem sabe mexer som solda, mas tem os cerâmicos também e ai complica. Sobre o sensor de rotação, ele só tem um segredo na troca, não apertar nunca o parafuso que prende ele, tem que usar trava rosca e apenas encostar para ele não pegar na roda fônica, mas neste caso o sensor iria cortar e nçao falhar, mas uma Bonina ou bateria em curto pode acontecer isto.

Então eu daria uma atenção especial nesta Bobina também.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por Ju_Bueno » 25 Ago 2023, 08:58

LucasRVieira escreveu:Fuente del Mensaje O curioso é, se voce desligar a chave e ligar ele novamente, o carro volta a funcionar normalmente.

Isso é normal, pois ao religar a chave o sistema não está em modo de emergência, mas assim que acontecer o erro/falha novamente, volta ao modo de emergência.

Faz muito sentido a possibilidade apontada pelo Almeidão. Algum chicote pode estar prensado e, como vc relatou que a falha volta de forma aleatória, conforme algum movimento do motor, algum fio encosta em algo e dá o curto.

Recentemente assisti um vídeo do canal Meu Carro Lifestyle onde o dono relatou sobre um curto que ocorria no Ômega dele que, se não me falha a memória, era justamente um chicote prensado.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

LucasRVieira
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 15 Ago 2023, 13:27
Nome Completo: Lucas Vieira
Cidade: Santo Andre
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por LucasRVieira » 25 Ago 2023, 09:38

Opa obrigado pelo retorno. Eu pensei realmente nessa hipotese se algum fio estava esmagado. Visualmente nao tem nada, porem o ideal seria tirar o protetor de carter para fazer isso, ainda nao cheguei a fazer.

Foi sacado somente o cambio, porem o cambio precisa sacar o motor ou desmontar o agregado da suspensão. Quem fez removeu o agregado, e tirou o cambio por baixo pelo elevador.

Conversei ontem mesmo com um outro mecanico indicado, ele fez alguns testes e suspeitou do regulador de voltagem do alternador. Nos testes que ele fez no scanner, quando se liga varios componentes eletronicos (ar condicionado, farol, radio, seta etc) a tensao da bateria tem uma grande queda, para quase 12.5V, em vez de manter estavel. Segundo o que ele ja teve de experiencia, alguns sensores acabam se perdendo, inclusive o MAP ficava meio maluco quando isso acontecia, no scanner apontava como leitura fora do padrao, com a queda da tensão. Por isso ele recomendou a troca do mesmo.

Porem com essa mensagem do Almeidao, existe algum aterramento ou de repente chicote do alternador que passa ali pelo cambio que talvez possa ter deixado solto?

Confesso que não cheguei a verificar o caminho do chicote do alternador ainda.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por chirola » 25 Ago 2023, 12:05

LucasRVieira escreveu:Fuente del Mensaje Confesso que não cheguei a verificar o caminho do chicote do alternador ainda.

oi ese error pode estar ligado diretamente com a alimentação do modulo ECU , confere a ligação da bateria e o alternador , tambem pode checar o aterramento do motor ao chasis , se conseguir mede a tvoltagem de carga do alternador durante a falha .
ja vi sim problema dese tipo em uma mercedes benz que um conhesido compro baratinha e ele so troco a bateria e fez uma limpeza geral nos conetores e fico boa , geralmente os piores problemas são coisa tão simples que deijamos pasar por alto .

LucasRVieira
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 15 Ago 2023, 13:27
Nome Completo: Lucas Vieira
Cidade: Santo Andre
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por LucasRVieira » 25 Ago 2023, 14:36

Opa obrigado Chirola,

Hoje a noite vou desmontar o carro pra checar esses pontos e dou um retorno aqui.

Obrigado a todos pelas dicas!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por chirola » 25 Ago 2023, 17:09

LucasRVieira escreveu:Fuente del Mensaje Hoje a noite vou desmontar o carro pra checar esses pontos e dou um retorno aqui.

da uma olhada sim , se o mecanico tiro o motor ou ele puxo a caixa de marchas para o trampo pode ter puxado algum fio ou pode ter ficado algo frouxo fios do alternador bateria o terra da caixa ou chasis tenta checar pontos que pode ter puxado ou mexido na substituição das peças

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8385
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por Almeidão » 28 Ago 2023, 07:28

LucasRVieira escreveu:Fuente del Mensaje Opa obrigado pelo retorno. Eu pensei realmente nessa hipotese se algum fio estava esmagado. Visualmente nao tem nada, porem o ideal seria tirar o protetor de carter para fazer isso, ainda nao cheguei a fazer.

Foi sacado somente o cambio, porem o cambio precisa sacar o motor ou desmontar o agregado da suspensão. Quem fez removeu o agregado, e tirou o cambio por baixo pelo elevador.

Conversei ontem mesmo com um outro mecanico indicado, ele fez alguns testes e suspeitou do regulador de voltagem do alternador. Nos testes que ele fez no scanner, quando se liga varios componentes eletronicos (ar condicionado, farol, radio, seta etc) a tensao da bateria tem uma grande queda, para quase 12.5V, em vez de manter estavel. Segundo o que ele ja teve de experiencia, alguns sensores acabam se perdendo, inclusive o MAP ficava meio maluco quando isso acontecia, no scanner apontava como leitura fora do padrao, com a queda da tensão. Por isso ele recomendou a troca do mesmo.

Porem com essa mensagem do Almeidao, existe algum aterramento ou de repente chicote do alternador que passa ali pelo cambio que talvez possa ter deixado solto?

Confesso que não cheguei a verificar o caminho do chicote do alternador ainda.


Tem um terra em cima da caixa de marcha, isto em quase todos os carros da GM, acredito que no Astra também, este terra é parafusado embaixo do trambulador com um parafuso 8 mm chave 13, é uma fita de cobre trançada (cordoalha), descobri este nome há pouco tempo kakkaka, veja ali se tem este terra, ou algo solto que esqueceram de colocar ou apertar.
Imagem

LucasRVieira
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 15 Ago 2023, 13:27
Nome Completo: Lucas Vieira
Cidade: Santo Andre
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por LucasRVieira » 28 Ago 2023, 13:56

Atualizando o topico

Realizei a troca do regulador de voltagem conforme tinha indicado, melhorou a questão da bateria, porem o problema continuou.

Verifiquei por chicote solto por baixo, removi o protetor de cárter, não encontrei nada alem do normal. Aproveitei a ocasião e limpei o sensor de detonação (knock) estava beeem oxidado, limpei ele e o contato no bloco e coloquei novamente. Porém não andei o suficiente para saber se surtiu efeito.

Vou verificar esse chicote que o Almeidão mencionou agora, e ja aviso aqui. Fica embaixo dos cabos do trambulador pelo que entendi, correto?

LucasRVieira
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 15 Ago 2023, 13:27
Nome Completo: Lucas Vieira
Cidade: Santo Andre
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por LucasRVieira » 28 Ago 2023, 14:04

Acredito ser este aqui

Imagem

Está conectado sim, verifiquei o conector e plug e esta bem preso.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8385
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por Almeidão » 29 Ago 2023, 07:19

LucasRVieira escreveu:Fuente del Mensaje Acredito ser este aqui

Imagem

Está conectado sim, verifiquei o conector e plug e esta bem preso.


Plug? não, o negativo é esta malha na ultima peça da foto a direita na parte de cima, ela é o terra que conecta emcima da caixa embaixo do trambulador, mas talvez o Astra ela seja na lateral da caixa, verifica ali se está ela presa na caixa por um parafuso 8mm.
Imagem

LucasRVieira
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 15 Ago 2023, 13:27
Nome Completo: Lucas Vieira
Cidade: Santo Andre
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por LucasRVieira » 29 Ago 2023, 14:59

Opa, joia, vou verificar hoje mesmo e ja aviso aqui, Obrigado mais uma vez!

LucasRVieira
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 15 Ago 2023, 13:27
Nome Completo: Lucas Vieira
Cidade: Santo Andre
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por LucasRVieira » 30 Ago 2023, 08:39

Almeidao,

Procurei tudo que tinha direito, nao encontrei nenhuma malha~/cordoalha de aco nao rs.

Tem alguma foto do seu carro só para comparar?

Se for o caso posso tentar puxar um fio pro negativo da bateria ali tambem, ou montar um, só preciso saber aonde vai.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8385
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por Almeidão » 30 Ago 2023, 12:32

LucasRVieira escreveu:Fuente del Mensaje Almeidao,

Procurei tudo que tinha direito, nao encontrei nenhuma malha~/cordoalha de aco nao rs.

Tem alguma foto do seu carro só para comparar?

Se for o caso posso tentar puxar um fio pro negativo da bateria ali tambem, ou montar um, só preciso saber aonde vai.


Não tenho fotos, desculpa ai eu olhando a foto achei que fosse a cordoalha ali no lado direito, agora aproximei bem e percebi que pare ser algo de carpete. Mas seu carro tem que ter uma ligação entre a carroceria e a caixa, seria um negativo de cobre trançado com nome de cordoalha.

É isto aqui, não sei onde é no Astra, mas com certeza é parafusada na caixa ou em cima ou do lado dela, localize algo ali do lado de dentro do para-lamas do lado esquerdo. Independente disto, arruma um fio grosso qualquer, parafusa ele na carroceria e a outra ponta parafusa em qualquer lugar do motor, tem que ser bem apertado e faça um teste, se ficar bom ai você vai a caça desta cordoalha ou aterramento do motor do seu Astra.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 0FEALw_wcB
Imagem

LucasRVieira
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 15 Ago 2023, 13:27
Nome Completo: Lucas Vieira
Cidade: Santo Andre
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por LucasRVieira » 02 Set 2023, 17:30

Atualizando novamente.

Logo que comprei o carro eu tinha feito um reforco de aterramento da bateria para o bloco, por conta da sonda lambda. Nunca mais tive problema. Fiz um novo aterramento par ao cambio agora, porem, na estrada hoje deu o mesmo problema, mesmo código. Menos vezes, porem mesmo problema.

Alguma outra sugestão sou todo ouvidos rs

LucasRVieira
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 15 Ago 2023, 13:27
Nome Completo: Lucas Vieira
Cidade: Santo Andre
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por LucasRVieira » 02 Set 2023, 17:51

Pesquisando um pouco mais encontrei esse link abaixo:

https://www.dtcsearch.com/P1600/

Cause
Key on or engine running, then the PCM detected that there was not battery voltage at the Long Term Memory circuit.

É um pouco generico, porem se está energizando corretamente, seria talvez um problema no capacitor? Existe alguma forma de testar isso antes de sair soldando na placa?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8385
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por Almeidão » 03 Set 2023, 18:04

LucasRVieira escreveu:Fuente del Mensaje Key on or engine running, then the PCM detected that there was not battery voltage at the Long Term Memory circuit.


Se tivesses comentado sobre este aterramento feito no bloco eu nem dira nada sobre o aterramenteo que sendo na caixa ou bloco daria o mesmo.
Será que não é a bateria em curto? Você já pensou em usar outra para teste?
Imagem

LucasRVieira
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 15 Ago 2023, 13:27
Nome Completo: Lucas Vieira
Cidade: Santo Andre
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por LucasRVieira » 04 Set 2023, 08:27

A bateria é nova, troquei ela faz 2 meses. Mas vou testar com outra aqui para ver.

LucasRVieira
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 15 Ago 2023, 13:27
Nome Completo: Lucas Vieira
Cidade: Santo Andre
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por LucasRVieira » 30 Set 2023, 18:07

Atualizando o caso. Troquei a bateria por uma alternativa mesma coisa. Tambem troquei o rele dos bicos na tentativa de ser algum rele aberto, porem permaneceu.

Essa semana um mecânico sugeriu que pudesse ser a TBI visto os sintomas. Um tanto incrédulo visto ja ter trocado varias coisas, resolvi testar com uma TBI. Achei uma em bom estado usado e troquei. Rodei cerca de 160 km esse fim de semana, sem nenhum problema ate entao. Vou rodar mais para ver se resolveu, mas parece promissor com a TBI nova.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8385
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Erro - DTC P1600 (Carro Cortando) - Vectra C / Astra

por Almeidão » 01 Out 2023, 17:36

LucasRVieira escreveu:Fuente del Mensaje Atualizando o caso. Troquei a bateria por uma alternativa mesma coisa. Tambem troquei o rele dos bicos na tentativa de ser algum rele aberto, porem permaneceu.

Essa semana um mecânico sugeriu que pudesse ser a TBI visto os sintomas. Um tanto incrédulo visto ja ter trocado varias coisas, resolvi testar com uma TBI. Achei uma em bom estado usado e troquei. Rodei cerca de 160 km esse fim de semana, sem nenhum problema ate entao. Vou rodar mais para ver se resolveu, mas parece promissor com a TBI nova.


Principalmente se for eletronica, sem cabos.
Imagem

22 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 361 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.