O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

453 mensagens
Vectraelitetop
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 06 Dez 2015, 23:14
Nome Completo: Vectra Elitoso
Cidade: Urubici
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético

por Vectraelitetop » 08 Jul 2017, 21:56

leoborgesl escreveu:Alguém usa Bardahl Power Racing na troca de óleo?

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Imagem

Fiz uma pesquisa rápida e não entendi a utilidade desse produto,

Diz que protege contra corrosão, oxidação, desgaste, etc, então pra que serve o óleo ?

Sem contar o preço, na pesquisa rápida preço médio de 40 reais.

A função do óleo de motor é evitar corrosão, oxidação, promove a limpeza interna, e principalmente é desenvolvido pra reduzir desgaste, fora que auxilia na redução de calor do motor. O óleo já é aditivado de fábrica, todas essas propriedades que o óleo faz são aditivos já adicionados no mesmo.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Vectraelitetop
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 06 Dez 2015, 23:14
Nome Completo: Vectra Elitoso
Cidade: Urubici
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético

por Vectraelitetop » 08 Jul 2017, 22:35

Roger1234 escreveu:Tenho um vectra 99 2.2 8v gasolina/gnv gostaria de saber se posso usar o oleo sintetico 5w30 sn antes estava usando o 15w40 semi sintetico, desde ja agradeço a atencao


De acordo com o manual, o óleo correto para o 2.2 8v 98 a 01 é o 20W50.

Logo você já está usando um lubrificante melhor em relação ao original que é o 15w40, na minha opinião manteria o 15w40 semi sintético.

O motor foi desenvolvido para usar 20w50 a fim de atender as folgas internas projetadas pelo motor, usando um 15w40 você já está trabalhando com um óleo menos viscoso.

Um 5w30 poderia ser usado, dano não vai gerar, oque pode acontecer, é de gerar queima maior de óleo, talvez ruído mais acentuado, por ser um óleo mais fino e o motor devido às folgas de fábrica requer um óleo mais grosso, esses sintomas também depende muito a Km atual do carro.

Já o 2002 2.2 8v em diante usa o 5w30, mesma quantidade de óleo no cárter, 4.5L com filtro, 4.25 sem. Não sei dizer se tem atualização de componente interno para atender o uso do 5w30 de forma constante.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético

por Mantenedor » 04 Out 2017, 17:10

Vectraelitetop escreveu:
leoborgesl escreveu:Alguém usa Bardahl Power Racing na troca de óleo?

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Imagem

Fiz uma pesquisa rápida e não entendi a utilidade desse produto,

Diz que protege contra corrosão, oxidação, desgaste, etc, então pra que serve o óleo ?

Sem contar o preço, na pesquisa rápida preço médio de 40 reais.

A função do óleo de motor é evitar corrosão, oxidação, promove a limpeza interna, e principalmente é desenvolvido pra reduzir desgaste, fora que auxilia na redução de calor do motor. O óleo já é aditivado de fábrica, todas essas propriedades que o óleo faz são aditivos já adicionados no mesmo.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Eu utilizo a alguns anos , pois o meu motor é turbo devido a alta temperatura provocado pelo turbo o óleo afina bastante sem o Power Race eu notei .
Com ele eu percebi uma diferença na viscosidade quando o motor quente!
Fora isto é o preço alto não tenho nada contra!

ABS!!

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Claudio QL
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 12 Nov 2017, 12:41
Nome Completo: Claudio Q L
Cidade: Indaiatuba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético

por Claudio QL » 30 Nov 2017, 18:10

pessoal vectrao 2007 8v aqi com 107mil. nao sei qal oleo o dono anterior utilizava...o qe recomendam.???
Meu coração....bate mais alto dentro de um Chevrolet.
Opala Comodoro 75 4 portas preto ninja.
Vectra elegance 07/08 Prata rodas 18 BMW X6 black

Avatar do usuário
Marcatto
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 281
Registrado em: 22 Nov 2013, 23:52
Nome Completo: Renato Gobato
Cidade: Goiatuba
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético

por Marcatto » 30 Nov 2017, 19:57

Claudio QL escreveu:Fuente del Mensaje pessoal. vecrra c 2007 107 mil km. nai sei qal oleo antigo dono utilizava. o qe recomendam por fvor?


Boa noite! No motor do seu carro pode, segundo o manual, ser empregado vários tipos de óleo (5w30, 10w40, 15w40, etc). Ele saiu de fábrica com o 5w30.
Eu sugiro que você coloque um 5w30, de preferência SN. Por que o 5w30? Porque​ acho que atualmente todos 5w30 são 100% sintéticos (preservam por mais tempo as suas propriedades). A Lubrax, Ipiranga e a Petronas vendem óleo 5w30 SN 100% sintético a preços bastante vantajosos.

Ademais, o 5w30 ajuda na partida a frio e economiza combustível.

[s]
Pacote R6N (quase um GT-X)

Vectraelitetop
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 06 Dez 2015, 23:14
Nome Completo: Vectra Elitoso
Cidade: Urubici
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético

por Vectraelitetop » 01 Jun 2018, 08:23

Mantenedor escreveu:Fuente del Mensaje
Vectraelitetop escreveu:
leoborgesl escreveu:Alguém usa Bardahl Power Racing na troca de óleo?

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Imagem

Fiz uma pesquisa rápida e não entendi a utilidade desse produto,

Diz que protege contra corrosão, oxidação, desgaste, etc, então pra que serve o óleo ?

Sem contar o preço, na pesquisa rápida preço médio de 40 reais.

A função do óleo de motor é evitar corrosão, oxidação, promove a limpeza interna, e principalmente é desenvolvido pra reduzir desgaste, fora que auxilia na redução de calor do motor. O óleo já é aditivado de fábrica, todas essas propriedades que o óleo faz são aditivos já adicionados no mesmo.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Eu utilizo a alguns anos , pois o meu motor é turbo devido a alta temperatura provocado pelo turbo o óleo afina bastante sem o Power Race eu notei .
Com ele eu percebi uma diferença na viscosidade quando o motor quente!
Fora isto é o preço alto não tenho nada contra!

ABS!!

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk


Mais que viscosidade você usa ? Geralmente em motores turbos usa-se um óleo mais viscoso justamente para manter ele mais "grosso" com a temperatura mais elevada, meu elite 2.4 uso 5w30 pois é original, se eu fizesse uma preparação turbo, usaria um 5w40 no dia a dia, se por exemplo eu fosse colocar ele em trackday, colocaria um 5w50, sempre levando em consideração lubrificantes top, de 5w50 tem mobil 1, motul também tem algumas viscosidades boas pra essa utilidade, um W50 garantiria que o óleo iria manter o motor lubrificado em regimes de alto desempenho.


Além do vectra tenho um VW gol 94, preparação aspirada, motor 1.6L, injeção, preparação ignição/escape/cabeçote, nele uso motul specific VW 504/508 5w40, coloquei ele no track e quando a temperatura do oleo chegou a 105 graus a pressão deu uma caida, uso manometros com sensores digitais, então logo parei o carro, ai do mesmo modo, uso 5w40 no dia a dia, se eu voltar pra track vou usar motul 6100 15w50.

Avatar do usuário
vectt5
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 12 Fev 2015, 15:09
Nome Completo: cyal alves
Cidade: sp
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético

por vectt5 » 20 Ago 2018, 13:38

amigos então para o 2.2 16v o melhor seria o 5w30?
agradeco

FelipeVRS
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Dez 2018, 22:35
Nome Completo: felipe rigo
Cidade: frederico westphalen
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 25

Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético

por FelipeVRS » 15 Jan 2019, 13:47

Boa tarde pessoal, comprei um Vectra CD 2.2 16V com 165mil km, peguei ele faz menos de 2 meses, usei o carro por alguns dias e tudo normal, então levei para trocar o óleo e filtro no dia 22 de dezembro o pessoal do auto-center colocou 4 litros de óleo mobil 15w40 semi sintético, neste dia, o nível de óleo na vareta era acima da metade (algo em torno de 3/4 da medida), desde esse dia fiz uma curta viagem e uso diário para o trabalho, no total algo em torno de uns 500 km até o dia de hoje quando fui verificar o nível do óleo, está abaixo da metade, ele tem alguns vazamentos na tampa de válvulas, a pergunta que eu faço aos amigos que entendem mais sobre o Vectra é:

-É possível baixar tanto óleo no vazamento da tampa de válvulas? pois não tem vestígio algum de óleo na garagem, que demonstraria um grande vazamento.
-O manual do meu carro diz que na troca coloca-se 4,3 litros de óleo, originalmente ele deveria ficar em que marcação da vareta logo na troca com a quantidade correta?
Observação o carro aparentemente não queima óleo pois não sinto cheiro de queima de óleo nem fumaça no escapamento.

nosborzone
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Mar 2019, 18:41
Nome Completo: Robson Augusto
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 2000/2000
Idade: 33

Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético

por nosborzone » 06 Mar 2019, 18:44

Tem umas informações legais no site https://anuncicarbh.com um blog, da uma olhada la, achei legal!

ibraim1987
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 15 Abr 2016, 12:05
Nome Completo: Paulo Ibraim Alves Tuma Junior
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético

por ibraim1987 » 07 Mar 2019, 21:04

o meu é Vectra CD 2.2 16v automático 98/99, em Agosto vai fazer 2 ano estou com ele. É meu 3º Vectra, sendo o 1º 16v. O antigo dono tem um elite 2005 também 2.2 16v e usa 15w40 no carro dele e carro dele é liso no funcionamento e econômico. Mas no meu veio veio com 20W50 e tenho usado até hoje, mas estou achando que de manhã o motor está pesado. Enfim, esse mês vou fazer teste com o 15W40 semi-sintetico e ver se vejo melhoras. Eu ouço um barulho cedo mas não sei se é tucho ou válvulas, não entendo. Meu mecânico pediu não trocar, mas maioria dos que conversei e tem 16v, usam 15w40.
Faz tempo faço parte do fórum e por quase 2 anos fiz parte do grupo de Vectra de Goiânia. Breve vou criar uma "Garagem" no fórum e posto foto dos Vectra que já tive e do atual e o que tenho feito e vontade de fazer.

banjos
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 29 Mai 2015, 16:34
Nome Completo: Bruno Leonardo Tertuliano dos Anjos
Cidade: Salvador
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Viscosidade do óleo

por banjos » 07 Mar 2020, 10:38

Bom dia pessoal,

Tenho a seguinte dúvida:

Possuo um Vectra A GLS ano 1995, precisei fazer o motor dele, parte superior (cabeçote) e parte inferior (bloco). O mesmo está em 0,50, era Standard.

Porém, estou com a seguinte dúvida:

Após passar o período indicado pela retifica de troca do óleo que tinham posto de 3.000KM, coloquei o Castrol GTX 15w40 Mineral (15w40) por que a menor indicação no manual é essa, Mineral porque quando comprei ele, usava o 20W50 Mineral da AcDelco.

Mas ao consultar diversos amigos mecânicos conceituados, os mesmos me informaram que devido ao motor ter feito retifica e estar com os valores de ajustes conforme à fábrica, eu poderia passar a usar o 5W30 ou 5W40 sintético.

O que vocês na prática podem informar?

Obrigado!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético

por chirola » 09 Mar 2020, 02:51

banjos escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia pessoal,

Tenho a seguinte dúvida:

Possuo um Vectra A GLS ano 1995, precisei fazer o motor dele, parte superior (cabeçote) e parte inferior (bloco). O mesmo está em 0,50, era Standard.

Porém, estou com a seguinte dúvida:

Após passar o período indicado pela retifica de troca do óleo que tinham posto de 3.000KM, coloquei o Castrol GTX 15w40 Mineral (15w40) por que a menor indicação no manual é essa, Mineral porque quando comprei ele, usava o 20W50 Mineral da AcDelco.

Mas ao consultar diversos amigos mecânicos conceituados, os mesmos me informaram que devido ao motor ter feito retifica e estar com os valores de ajustes conforme à fábrica, eu poderia passar a usar o 5W30 ou 5W40 sintético.

O que vocês na prática podem informar?

Obrigado!

coloca o oleo indicado pelo manual do carro, o manual indica oleo 15w40 , 20w40 , ou 20w50.
eu nao vejo grandes bantagens em utilizar oleo sintetico em um motor de construcao antiga .
mais vai de cada um, vc pode colocar se quiser oleo 15w40 que tem tanto sintetico como semisintetico e estaria dentro da viscocidade indicada pelo manual.
eu coloco 20w50 no meu cd 2.0 16v e nunca teve problemas de borra no motor ou coisa similar e so facver as trocas dentro do tempo certo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético

por Almeidão » 10 Mar 2020, 07:35

Cuida do carro trocando o óleo regularmente e se possível tirar o máximo do que fica no fundo para não misturar com o anterior, isto é mais importante que o tipo de óleo que você vai usar. Nunca coloque óleo em excesso, nunca complete ele porque ele baixou um pouquinho na vareta e evita sair acelerando fundo com o motor em temperatura dentro do azul e seu carro deve usar exatamente o óleo que o Chirola disse.
Sobre o que os mecânicos diz que o motor está novo e poderia usar um sintético mais fino etc. Não esqueça que não somente as galerias de um motor atual são diferentes, tem ainda bomba de óleo, válvula que retem o óleo ali perto do filtro e a válvula de excesso. Para aqueles que não sabem, no cabeçote de todos os carros tem uma válvula que abre para dar passagem quando o motor está em alta, esta válvula simplesmente faz o óleo retornar para o carte. Será que ele sendo muito mais fino esta válvula funcionaria perfeito como nos modelos mais atuais?
Imagem

453 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 158 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.