ClaudioBA escreveu:gorvalle escreveu:Estou com meu carro há 1 semana.
Está com 40.000 e devo trocar o óleo.
No manual recomenda 5w30 da ACDelco. Este óleo é mineral ou sintético?
Devo usar este mesmo?
pela kilometragem, vou trocar o da transmissão também (no manual diz a 40.000 km)
O que acham?
5w30 da AC Delco ERA mineral e agora é sintético (mas não sei se descontinuaram a fabricação da versão mineral). Em algumas concessionárias e lojas ainda devem ter o mineral à venda. A diferença é perceptível pela embalagem: o mineral tem embalagem branca com rótulo azul e vermelho e o sintético tem embalagem preta.
Qualquer marca que comercialize óleo 5w30 atual atende às especificações exigidas pela GM. Mantenha esse tipo de óleo o quanto puder. É um pouco mais caro, mas a maciez do motor vale a pena. E em termos de durabilidade das peças, então, nem se fala.
Se for trocar o óleo da transmissão, qualquer produto que observe ou exceda o padrão Dexron-III (como o ATF TDX da Lubrax) já resolve a questão.
Cláudio,
Pelo que eu sei a ACDelco continua com a comercialização do óleo mineral normalmente. Inclusive eu acho que não vale a pena usar pela diferença tão pequena de preço em relação ao sintético, pelo menos aqui na cidade.
Tive na GM esses dias e vi que eles estão com dois tipos de óleo sintético, o com API-SL e API-SN.
ACDelco 5W30 Mineral API-SL - 94701273 - R$ 34,90 / litro (embalagem branca)
ACDelco 5W30 Sintético API-SL - 98550039 - R$ 38,90 / litro (embalagem preta)
ACDelco 5W30 Sintético API-SN - 98550168 - R$ 40,00 / litro (embalagem branca)
Esses são os óleos 5W30 da ACDelco comercializados pela concessionária GM aqui da cidade e os valores aqui são esses. Entre pagar R$ 35,00 no litro do mineral, eu iria logo no sintético SN por R$ 40,00 o litro. Pelo que o cara da concessionária falou, esse 5W30 API-SN foi lançado na época do Cruze e tem sido adotado nos modelos mais novos, os antigos eles continuam aplicando o mineral.