O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaVECTRA CD ACENDENDO A LUZ DO OLEO...
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

70 mensagens
Raimon
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Mai 2017, 07:55
Nome Completo: Raimon Wienke Pizzio
Cidade: São Jerônimo
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

VECTRA CD ACENDENDO A LUZ DO OLEO...

por Raimon » 08 Mai 2017, 21:45

Boa noite tenho um vectra 2006 elegância 2.0 8v a alguns dias começou a acender a maldita luz do oleo em lenta e somente quando está quente!
Presão do oleo ok
Batatinha trocada
Óleo trocado
E a maldita continua acendendo pode ser algum problema elétrico do carro? Já vi e li tanta coisa, até alguém falando em algo a ver com a luz da fechadura da porta!
Alguém tem uma idéia do que possa ser veio da oficina hoje amanhã vai novamente!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

VECTRA CD ACENDENDO A LUZ DO OLEO...

por Almeidão » 09 Mai 2017, 07:13

Se foi trocado o sensor e já testado a pressão do óleo, com certeza é um problema elétrico. Dificil é achar este problema, se o carro não foi mexido será ainda pior por não ter onde começar, se foi feito algumas adaptações ou instalações pode está ali o problema em algo ligado errado.
Para testar um sensor ou cebolinha como muitos preferem chamar não é tão difícil embora seja trabalhoso, mas elimina qualquer duvida.
Desconecta o fio lá no sensor e coloca outro no lugar, este outro vai ser ligado em um terminal de uma lampada T5. O outro terminal da lampada ligar direto na bateria, com certeza já irá acender e ao ligar o carro se tiver tudo normal ela tem que apagar e permanecer apagada
Imagem

Flávio Loengo
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 28 Nov 2017, 20:55
Nome Completo: Flávio Luiz de Marchi Loengo
Cidade: botucatu
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Luz do óleo acesa - Vectra B

por Flávio Loengo » 28 Nov 2017, 21:39

O meu cd começou a acender a luz do óleo quando quente, troquei a cebolinha e continuou, desmontei o cárter estava sujo mas vou trocar a bomba de óleo, espero que resolva, minha Montana começou assim e rodei num virabrequim

lbcarvalho
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 29 Ago 2017, 23:52
Nome Completo: Lincoln Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Luz do óleo acesa - Vectra B

por lbcarvalho » 30 Nov 2017, 18:02

Pessoal,
Qdo peguei meu Vectra há uns 2 meses, ele estava em estado terminal. Ferrado mesmo. E a luz do óleo acendia em marcha lenta. Na verdade ela piscava, não ficava acesa direto.
Fui consertando o q precisava, velas, bobina, cabos de vela, troca da junta do cabeçote, geral no cabeçote e por aí vai.
A lâmpada do óleo passou a piscar menos, mas continua piscando qdo, por exemplo, eu acelero pouco na arrancada. Acho que dá para dizer q a luz pisca quando a rotação cai para 800 rpm + ou - (inferior à rotação de marcha lenta q fica em torno de 900 rpm).
Até já comprei o sensor de pressão de óleo pra trocar, mas com "milhares" de visitas aos mecânicos, acabei esquecendo de mandar trocar.
Sujeira eu provavelmente posso descartar porque já fiz um flush, troquei óleo, abri o subcárter 2 vezes e o pescador estava limpo.
Minha dúvida é a seguinte:
Se, de fato, o sensor de pressão do óleo estivesse com defeito a luz do óleo acenderia de maneira aleatória, certo? Só que, no meu caso, a luz acende seguindo um padrão bem definido, isto é, qdo o motor está mais quente e a rotação cai para uns 800 rpm, como já disse.
É claro que quero resolver o problema, mas tb quero entender o q está acontecendo. Assim, se o meu raciocínio estiver certo, não adiantaria trocar a cebolinha pq, digamos, matematicamente falando, a frequência de acendimento da luz é uma função da rotação e da temperatura do motor. Se o problema fosse cebolinha com defeito, a luz acenderia em baixa rotação, em alta rotação, com o motor quente ou com o motor frio.
Ufa! Espero ter sido suficientemente claro.
Alguém concorda ou discorda de mim?
Eu espero sinceramente q eu esteja errado pq, do contrário, a probabilidade de ser folga no virabrequim vai ser maior.
Agradeço antecipadamente!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz do óleo acesa - Vectra B

por Almeidão » 01 Dez 2017, 11:50

É complicado concordar ou discordar, do que você supõe, apesar que discordo e muiiiiiiiiiiiiito com a limpeza feita misturando qualquer coisa no óleo para limpar o motor, principalmente poque o óleo tem um grande poder de limpeza. Qualquer produto ali só vai piorar a situação e arrumar folgas nas bielas e no Girabrequim poque com certeza eles serão riscados e o que fica ali dentro por uns tempo irá continuar riscando, sem contar que o filtro corre o risco de abrir sem que você saiba e piorar ainda mais. Limpar motor é aprender a tirar todo o óleo do carte a cada troca, em menos de um ano ele ficará todo limpo e ai é só manter a troca sempre tirando o que fica no fundo que é mais ou menos 200 ML com muita sujeira. Eu já expliquei aqui como fazer, dá trabalho, mas só não tem trabalho quem só usa carro zero.

Bem, vamos agora a cebolinha, esta peça funciona na linha onde passa o óleo e recebe a mesma pressão que está no duto por onde ele passa, esta cebolinha tem uma mola que ao ligar o carro a pressão faz esta mola retrair e apagar a luz. Se o óleo não tiver a pressão suficiente para apagar esta lâmpada, é possível que o carro tenha problemas no pescador como sujeira ou a bomba de óleo possa está gasta, ou girabrequim gasto e fazendo assim com que ela fique folgada no local e com isto fique fraca. Mas não podemos já de imediato trocar a bomba, primeiro trocamos a cebolinha, isto porque ela também pode estragar ou entrar uma sujeira ali e não deixar a mola recolher ao ponto de apagar a luz. Esta sujeira pode ser comum em carros que não trocam filtro de óleo regularmente.

Resumindo tudo, se você trocar a cebolinha, e ele ainda assim continuar acendendo e for constatado que o fio que está nela não está descascado e encostando em nada, ai o problema vai para o motor e se o motor tiver bom, será somente a bomba de óleo. Detalhe, como o fio é um negativo e se ele encostar no motor a luz acenderá, deves verificar este fio também que sai lá da cebolinha e por onde ele passa.

Espero poder ter ajudado.
Imagem

EdsonCtFilho
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 24 Fev 2017, 10:29
Nome Completo: Edson Cavalcante Teixeira Filho
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Luz do óleo acesa - Vectra B

por EdsonCtFilho » 01 Dez 2017, 12:21

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É complicado concordar ou discordar, do que você supõe, apesar que discordo e muiiiiiiiiiiiiito com a limpeza feita misturando qualquer coisa no óleo para limpar o motor, principalmente poque o óleo tem um grande poder de limpeza. Qualquer produto ali só vai piorar a situação e arrumar folgas nas bielas e no Girabrequim poque com certeza eles serão riscados e o que fica ali dentro por uns tempo irá continuar riscando, sem contar que o filtro corre o risco de abrir sem que você saiba e piorar ainda mais. Limpar motor é aprender a tirar todo o óleo do carte a cada troca, em menos de um ano ele ficará todo limpo e ai é só manter a troca sempre tirando o que fica no fundo que é mais ou menos 200 ML com muita sujeira. Eu já expliquei aqui como fazer, dá trabalho, mas só não tem trabalho quem só usa carro zero.

Bem, vamos agora a cebolinha, esta peça funciona na linha onde passa o óleo e recebe a mesma pressão que está no duto por onde ele passa, esta cebolinha tem uma mola que ao ligar o carro a pressão faz esta mola retrair e apagar a luz. Se o óleo não tiver a pressão suficiente para apagar esta lâmpada, é possível que o carro tenha problemas no pescador como sujeira ou a bomba de óleo possa está gasta, ou girabrequim gasto e fazendo assim com que ela fique folgada no local e com isto fique fraca. Mas não podemos já de imediato trocar a bomba, primeiro trocamos a cebolinha, isto porque ela também pode estragar ou entrar uma sujeira ali e não deixar a mola recolher ao ponto de apagar a luz. Esta sujeira pode ser comum em carros que não trocam filtro de óleo regularmente.

Resumindo tudo, se você trocar a cebolinha, e ele ainda assim continuar acendendo e for constatado que o fio que está nela não está descascado e encostando em nada, ai o problema vai para o motor e se o motor tiver bom, será somente a bomba de óleo. Detalhe, como o fio é um negativo e se ele encostar no motor a luz acenderá, deves verificar este fio também que sai lá da cebolinha e por onde ele passa.

Espero poder ter ajudado.


Mais uma vez Almeidão disse tudo :D o meu Vectra teve isso e foi apenas sujeira feita a limpeza e colocado o óleo original ACDelco pronto resolvido o problema agora sempre troco o filtro de óleo a cada troca de óleo sempre botando o ACDelco e particularmente opto em trocar faltando uns 1000 km tipo se é pra rodar 5000 ando apenas 4 e troco!

jose ferreira dos santos
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Ago 2017, 14:29
Nome Completo: JOSE FERREIRA
Cidade: S.P
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

sensor de nivel de oleo

por jose ferreira dos santos » 31 Dez 2017, 18:15

Boa tarde, tenho um vectra cd 98 (B) gostaria de saber se alguem sabe como fazer medição (teste) do sensor interno ao motor que fica localizado dentro do carter, pois não achei materia nenhuma que fala sobre este teste.

Marcelo D Martins
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Mai 2018, 10:25
Nome Completo: Marcelo Denizarte Martins
Cidade: São JOaquim da Barra
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004
Idade: 49

VECTRA CD ACENDENDO A LUZ DO OLEO...

por Marcelo D Martins » 05 Mai 2018, 10:32

Olá pessoal, meu carro acontece o seguinte, acende a luz do oleo em marcha lenta, mas apenas após o aquecimento normal, mas já troquei a bomba de óleo e o sensor, mas não resolveu!, me disseram que existem valvulas de alívio no moto, e que podem ser elas as culpadas, isso procede? onde as mesmas se encontram?

bruno68
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Fev 2020, 15:36
Nome Completo: Bruno Borges
Cidade: caxias do sul
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999
Idade: 33

VECTRA CD ACENDENDO A LUZ DO OLEO...

por bruno68 » 24 Fev 2020, 15:38

boa tarde, o meu esta assim, luz pisca quando passo por um quebra mola ou algo assim

wanderkmz
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 20 Jan 2018, 20:52
Nome Completo: Wanderlain patrick matias alves da silva
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

VECTRA CD ACENDENDO A LUZ DO OLEO...

por wanderkmz » 11 Ago 2021, 06:59

Alguem consegui um resolver o problema?
Meu vcd 2.2 16v ta assim apos fazer a parte de baixo do motor.

70 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 98 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.