Thiago Menezes escreveu:Olá meus amigos!
Resolvi criar esse tópico com intuito de passar algumas informações e experiências a respeito do Kit Gnv de 5º geração injetável para o pessoal que possuiu esse kit instalado em seus Vectras ou queiram instalar futuramente.
Começo falando que sempre tive Gnv em meus carros pelo fato de morar no estado do Rio de Janeiro onde tenho um incentivo bem atrativo no IPVA para redução do valor do mesmo e também claro pelo fato da economia. É primeira vez que estou em poder de um Vectra e também de um kit de 5º geração injetável, até porque os kits utilizados anteriormente foram os de 3º geração aspirado (convencional).
O interesse pela instalação do kit de 5º geração injetável veio através do meu irmão que já havia instalado em dois carros dele (Um Corsa Hatch 2002 e uma Pajero TR4 ambos manuais), ele me explicando sobre o funcionamento e os benefícios na época acabou chamando a minha atenção para buscar mais informações e ficar por dentro já que estava a vista de pegar um Vectra automático.
Hoje no mercado temos duas grandes marcas italianas lideres mundiais em Gnv: Landirenzo (kit instalado em meu Vectra Elite) e a BRC.
Todo mundo sabe que o Gnv é mais leve que o ar e um combustível limpo, porém algumas pessoas não sabem muito bem sobre os kits e suas diferenças, por isso vou falar sobre o kit de 5º geração injetável que é efeito de pesquisa nesse tópico e no meio do texto vai aparecer alguns comparativos entre os kits convencionais e os injetáveis.
O kit de 5º geração injetável conta com bicos injetores que trabalham de forma independente para cada cilindro no motor, sendo comandados por uma central que envia as informações eletronicamente para que os mesmos empurrem o Gnv para dentro do motor, dessa forma o sistema é conhecido como injeção eletrônica multiponto, onde que trabalhando dessa forma a perda de potência na utilização do Gnv será bem próximo a zero. Já no kit de 3º geração aspirado o procedimento é bem diferente, sendo que o sistema tem uma mangueira que aspira o Gnv e libera o mesmo na admissão, causando durante esse período a perda de potência considerável.
Obs: ''Vale lembrar que existe a possibilidade de configurar o kit para determinados tipos de situações, como por exemplo o corte de injeção do Gnv na hora do acionamento do Kick Down. Por exemplo, no meu carro quando necessito de entregar maior performance ao carro em ultrapassagens e retomadas de velocidade meu kit está programado para cortar a injeção de Gnv e voltar a injeção de combustível liquido (gasolina/álcool), dessa forma retomando a condição original para usufruir do torque e potência máxima. Caso alguém esteja preocupado com essa perda de potência muito pequena, tem uma solução muito rápida e que não vai te gastar nada, apenas desligue a chave do Gnv (a minha fica do lado do câmbio) e pronto, estando meu carro com álcool no tanque recebo de imediato a performance original do carro (torque máximo 23,1 kgmf e 150 CV de potência), portanto não existe empecilho de você deixar de utilizar a performance original do seu carro, já que o Gnv é equivalente a gasolina, fazendo relação ao álcool realmente tem uma perda maior de potência, mas como ele equivale a gasolina a perda é muito baixa. Se deseja economia e não precisa de performance máxima do carro em determinados momentos fique na tranquilidade do Gnv, caso precise da condição original o kit estando configurado para o acionamento Kick Down vai receber a hora que for acionado ou se preferir apenas desligue a injeção do Gnv e pronto.''Claro que a baixa perda de potência no kit de 5º geração injetável está relacionada também a uma boa instalação, uma configuração afinada no software do sistema e também da manutenção do carro está em dia, com filtro, velas e cabos de velas etc. O sistema está diretamente relacionada ao sistema de injeção do carro, se o mesmo não estiver funcionando bem o kit de 5º geração também não irá funcionar, diferente do kit de 3º geração que pode está em perfeito funcionamento no Gnv e mal funcionamento na gasolina.
Outro ponto importante está relacionado a utilização, no kit injetável a troca do combustível é feita automaticamente quando o carro atinge uma determinada temperatura de trabalho programada, obrigando dessa forma a partida no combustível liquido (gasolina/álcool) e um certo tempo de funcionamento. A troca é realizada tão suavemente que você não consegue perceber qual momento foi feito a troca do combustível, sendo ela na partida ou na hora do término do Gnv, não existem trancos, isso é benéfico ao carro e a meu ver ao câmbio automático, mais um dos motivos por ter optado por colocar um kit injetável.
Diferente do convencional, que você precisa acionar a chave para ligar/desligar o Gnv e necessário respeitar a regrinha básica do trajeto de +/- 3 quilômetros diários. Sem falar no momento do término do combustível, o carro sofre engasgos mas sendo natural nesse tipo de kit.
O importante mesmo e cuidar bem do carro, da manutenção preventiva dele e do kit pelo menos uma vez por ano levar até a oficina que realizou a instalação para ativar o software e verificar se o consumo está ok e verificar o estado de conservação dos componentes do kit.
Para finalizar, estive conversando com meu amigo Ricardo Crispim e o mesmo me recomendou um
kit de tratamento Gnv no meu Elite, segue abaixo o kit:
http://www.lojabardahl.com.br/loja/tratamento-gnvPara buscar maiores informações sobre o kit acesse:
LANDIRENZO: http://www.landirenzo.com.br/pt/BRC: http://www.wmtm.com.br/Espero que esse post sirva para ajudar o pessoal a tirar algumas dúvidas.
Forte abraço a todos!