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Val
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Cut off vs ponto morto

por Val » 31 Mai 2013, 09:55

Salve!
Já há algum tempo eu queria colocar isso em discussão. Todos sabem o que é cut off, né?
Bom, para ainda os que não sabem, são os números 9999 que aparecem no MIDI quando você tira o pé do acelerador com uma marcha engatada. O cut off é o corte total de combustível nos bicos injetores. Na verdade, um mínimo de combustível é passado nos bicos, tanto é que eles "gotejam" quando a central entra em cut off. Mas isso é o mínimo do mínimo. Enganam-se os que pensao que carros AT não têm cut off. Tem sim! Eu também achava que não tinha, mas andei no carro do Luccão e verifiquei.

Mas o papo aqui é outro ...

fiz esse preâmbulo para a gente se inteirar do assunto.
O caso é que eu passei o fim de semana passado na minha terra natal em Ribeirão Preto SP. Daqui para lá são 740 km de distância. Na ida eu só usei o cut off. Toda e qualquer descidinha eu tirava o pé do acelerador e deixava o cut off em ação até a descida terminar para pisar no acelerador de novo. Conclusão, média de 10,2 km/l. Evidente que eu consigo fazer uma média maior do que essa, mas essa foi a média de acordo com a "velocidade" que eu fui. :mrgreen:
Na volta, preferi usar o famoso ponto morto. Assim, nas descidas, alavanca do câmbio em ponto morto. No mesmo pique da ida a comsumo aumentou para 10,9 km/l. Estranho, não?
Concluindo, sabemos que não se pode colocar o carro em ponto morto durante as viagens, que isso não economiza combustível e prejudica o carro. Mas e em caso de viagens longas iguais à que eu fiz? Não seria o caso de se colocar na banguela algumas vezes (não todas as descidas) pelo menos para dar um descanso para o motor? Falo isso porque andar com giro alto durante horas também pode prejudicar o motor. Sei que a discussão aqui será longa, mas e aí o que vocês acham?

Kinho Thai
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Re: Cut off vs ponto morto

por Kinho Thai » 31 Mai 2013, 10:30

Eu em particular sempre que posso uso o cut-off e não o ponto morto. É claro que não sei qual o ritmo que você estava pisando, mas não acredito que o carro funcionando a 4.000 RPM, por exemplo, possa causar danos prematuros ou pode?..rs

Não sou nenhum perito no assunto, acho que vou usar este tópico para aprender alguma coisa também.

EduFortal
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Re: Cut off vs ponto morto

por EduFortal » 31 Mai 2013, 10:35

Baguela Nunca!!!!!!! a economia é insignificante, e o risco é alto. Quanto a sua dúvida é o seguinte, voce falou que voltou pelo mesmo caminho só q o percurso é diferente, na ida pode ter mais subida e na volta, é claro, mais descida e vice-versa, acho que vc tem que fazer o mesmo caminho no mesmo sentido, pra q vc possa mensurar. Mas lembro mais uma vez, naum utilize banguela cara, o motor naum é uma coisa frágil assim pra ter que descansar, rsrrsrs, ele é feito pra rodar em viagens muito mais longas q a q vc fez, a parada pra abastecer ja é um descanso e pronto, é só prestar atenção no painel onde marca a temperatura e outros marcadores, e ir na fé.





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Re: Cut off vs ponto morto

por Ricardo Crispim » 31 Mai 2013, 10:39

Eu nunca uso ponto morto, portanto vou observar esse post para ver as conclusões da maioria, principalmente dos nossos consultores técnicos, para verificar se existe realmente existe um desgaste muito grande em descer no cut off.
bem colocada a questão Val..

Forte abraço!!!!!!!!!

Val
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Re: Cut off vs ponto morto

por Val » 31 Mai 2013, 11:24

O mais lindo dos consultores daqui é o Ricardo Becker. :mrgreen:
Tô só esperando ele vim aqui pra gente debater o assunto. :twisted:

Minha opinião:

cut off:
seria o melhor meio de andar com o carro nas descidas de acordo com o giro que você pilota o carro. Assim, todos os sistemas do carro estão funcionando em 100% de atividade como a direção hidráulica, servo freio e em caso de se perder o controle do carro, é muito melhor você estar com uma marcha engatada para ter o controle do carro de novo.

ponto morto:
sistemas funcionando em regime mínimo de atividade. Mínimo por que? Porque teoricamente o carro em ponto morto está parado e com o freio de mão puxado. Em ponto morto à alta velocidade uma freada brusca poderá não ser bem sucedida. Mas por outro lado, um descando pro motor depois de horas de alto giro é sempre bom como eu defendi alí em cima. Até que me provem o contrário, vez por outra vou usufruir da "banguela".

Ives
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Re: Cut off vs ponto morto

por Ives » 31 Mai 2013, 11:42

cut-off vai ganhar sempre.....qdo entra em cut-off, a injeção bota o tempo la em cima, por isso vc ve os 999,99...ela nao corta 100%, mas o tempo de injeção aumenta muito, injetando bem pouquinha coisa mesma.....o q ocorre é q vc de certa forma transmite a energia do movimento da roda de volta para o virabrequim, e dessa forma, vc nao precisa GASTAR energia (combustivel) para girar o motor, e manter a correia de acessorios (alternador, ar condicionando, etc).....entao vc esta andando sem gastar energia, ou um minimo possivel....

qdo vc deixa no ponto morto, vc nao esta usando a energia do movimento para girar o virabrequim, e por isso, o motor injeta mais combustivel para manter os acessorios...ai o tempo de injeção diminui, manda mais combustivel para q o motor seja a unica fonte de energia.....

nos carros carburados é q valia a pena a banguela, pois o controle de injeção é bem mais rustico, e totalmente diferente dos carros com injeção.....mas na hora de um carro com injeção, nao tenha duvidas, cut-off sempre......a diferença de consumo pode dar pela diferença do percurso.....a volta poderia ter mais descidas q a vinda.....se ainda assim duvidar, teria q fazer o mesmo trajeto (no mesmo sentido)/direção), com as condições de velocidade mais proximas possiveis...
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Re: Cut off vs ponto morto

por Luiz Antunes » 31 Mai 2013, 12:00

Em que tela do MID que aparece essa indicação 9999 ??? Seria em consumo instantaneo ???
Na real nunca reparei nisso ???

Ives
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Re: Cut off vs ponto morto

por Ives » 31 Mai 2013, 12:05

isso mesmo...no consumo instantaneo....qdo esta em cut-off (carro em descida, marcha engatada com rotação acima de ~1750rpm), vc vai sentir o carro dar uma leve "segurada", e entao no MID marca 999,9km/l.......se a rotação cair de ~1750rpm, ai volta a injetar mais combustivel e o MID registra valores mais comuns (de 10 a 30km/l)...
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Re: Cut off vs ponto morto

por Almeidão » 31 Mai 2013, 12:37

Val, só faltou uma coisa além disto tudo que você escreveu sobre tudo funcionando, o motor recebe aquele refresco especial porque ele girando sem funcionar e não esquenta e o radiador continua firme e dá aquela esfriada especial nele.
Em qualquer situação, seja carburador ou injeção descer engrenado é o correto mesmo que carburado vá beber mais. Sinceramente, nunca fiz este teste de consumo é que nunca uso banguela mesmo mas fiz o teste de soltar o acelerador. Fiz um adaptador para colocar um bico e este bico fica na minha mão, bem caseiro mesmo e ligo ele em qualquer um dos bicos de um carro, neste caso liguei no meu. A pressão de combustível, eu fiz por seringa. Ligo o carro, acelero e ele injetando ao soltar ele corta geral e volta ao normal em lenta. Certamente, ao descer com a pressão que faz dentro da TBI com entrada fechada, , o vácquo vai puxar a mangueirinha do regulador de pressão e abrirá ele para folgar a passagem de retorno. Isto em carros mais antigos, porque os mais novos os reguladores de pressão são dentro do tanque e óbvio diferente. Se o regulador não for o correto para o carro, possa ser que passe um pouquinho a mais de gasolina, mesmo ele estando em cut off. (Esta é uma idéia a qual não tenho certeza)

Sds
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Re: Cut off vs ponto morto

por RicardoGLS » 31 Mai 2013, 12:43

EduFortal escreveu:Baguela Nunca!!!!!!! a economia é insignificante, e o risco é alto. Quanto a sua dúvida é o seguinte, voce falou que voltou pelo mesmo caminho só q o percurso é diferente, na ida pode ter mais subida e na volta, é claro, mais descida e vice-versa, acho que vc tem que fazer o mesmo caminho no mesmo sentido, pra q vc possa mensurar. Mas lembro mais uma vez, naum utilize banguela cara, o motor naum é uma coisa frágil assim pra ter que descansar, rsrrsrs, ele é feito pra rodar em viagens muito mais longas q a q vc fez, a parada pra abastecer ja é um descanso e pronto, é só prestar atenção no painel onde marca a temperatura e outros marcadores, e ir na fé.


Realmente! Até o ponto que sei, na gasolina sim e no GNV é a mesma coisa ou não?


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Re: Cut off vs ponto morto

por CaioMs » 31 Mai 2013, 12:52

Existe uma rotação certa para o cut-off?

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Re: Cut off vs ponto morto

por Ricardo Crispim » 31 Mai 2013, 13:06

Val escreveu:O mais lindo dos consultores daqui é o Ricardo Becker.


:15: :15: :61:


Forte abraço!!!!!

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Re: Cut off vs ponto morto

por abitibol » 31 Mai 2013, 13:19

Falando como dono de AT:

- Certamente a média foi equivalente devido ao curso da viagem de volta. Uma estrada num sentido pode não ser do mesmo jeito na volta. Pode ser mais subida na ida, e mais descida na volta.

- Se você perceber, quando o carro está no N (ponto morto), o consumo fica 1,0 a 1,2 L/h, e quando em cutt-off, é um pingo a cada 1 min (sei lá na verdade). O consumo em cut-off é muito menor.

- O motor é feito pra funcionar em seu torque máximo o tempo todo, então esse esquema de aliviar o motor é uma inverdade.
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Re: Cut off vs ponto morto

por Luiz Antunes » 31 Mai 2013, 13:37

Ives escreveu:isso mesmo...no consumo instantaneo....qdo esta em cut-off (carro em descida, marcha engatada com rotação acima de ~1750rpm), vc vai sentir o carro dar uma leve "segurada", e entao no MID marca 999,9km/l.......se a rotação cair de ~1750rpm, ai volta a injetar mais combustivel e o MID registra valores mais comuns (de 10 a 30km/l)...



Valeu IVES , estou ha 5 anos com o VCD e nunca reparei isso , se bem que nunca pego serra ou descidas constantes ! :47:

Luiz Antunes
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Re: Cut off vs ponto morto

por Luiz Antunes » 31 Mai 2013, 14:12

CaioMs escreveu:Existe uma rotação certa para o cut-off?


Pela explicação do amigo Ives , deve acontecer por volta dos 1750 rpm´s !

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Re: Cut off vs ponto morto

por williansapz » 31 Mai 2013, 15:24

NÃO SABIA VOU TESTAR :99:
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MarceloOliveira

Re: Cut off vs ponto morto

por MarceloOliveira » 31 Mai 2013, 18:55

Sempre andei na banguela até ter carro com gnv, normalmente em marcha alta ele desligava, depois disso mudei minha idéia.

:-)

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Re: Cut off vs ponto morto

por brajao » 31 Mai 2013, 21:05

CaioMs escreveu:Existe uma rotação certa para o cut-off?


Fica fácil de perceber fazendo um teste:

Pegue uma via plana e acelere o carro até chegar a uns 3000 giros em terceira, após isto deixe o carro entrar em Cut-Off e sinta o carro, ele vai desacelerando gradualmente até quando baixar um pouquinho de 2000 rpm, é quando os bicos voltam a mandar combustível e você "SENTE" nitidamente isto acontecer!
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Re: Cut off vs ponto morto

por Alexandre Betini » 02 Jun 2013, 03:45

Bom, na minha opinião, carro foi projetado para sempre andar engrenado, em banguela ele perde totalmente sua estabilidade, isto é fato, sempre andei com marcha engatada, principalmente em decidas e curvas. CUIDADO é fácil perder o controle do carro em banguela, mesmo sendo um VECTRA

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Re: Cut off vs ponto morto

por vectra cd » 02 Jun 2013, 20:38

Kkkkkkkk eu pensei que seria algum problema.

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