O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra ASubstituir o catalisar por um abafador

24 mensagens
  • 1
  • 2
todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Substituir o catalisar por um abafador

por todiboa » 12 Jun 2018, 08:52

Pessoal, bom dia.

O catalisador de meu VCDA está só o casco e agora o casco tem um furo que fez o barulho aumentar. Estive lendo muito sobre o assunto e vi que devido a falta do catalisador a sonda não trabalha corretamente fazendo com que o carro consuma mais e tenha perda de potencia em alguns regimes de rotações. Sinto que meu VCDA e muito lento para pegar torque, ou seja, até que o RPM chegue a 2.500 giros ele é lento se comparado com outros carros da mesma época/potência.

Pensei em trocar o catalisador por um novo original ou similar ao original, porém, o valor em minha cidade parte de 950 reais iviavel.

Pesquisando no google vi que existe um abafador substituto do catalisador, que na verdade é apenas um abafador imitando o catalisador. Dessa maneira penso que posso ter a pressão necessária no escape fazendo com que sonda faça uma leitura mais correta dos gases e assim eu ganhe ou melhor volte a ter o mesmo rendimento de quando ele tinha com catalisador e assim a autonomia dele aumente.

Gostaria de saber opnião de vocês sobre o assunto. Eu sei que serei criticado por não querer colocar um catalisador novo, porém, não tenho condições de gastar um valor muito alto nessa peça.

Alguém poderia me tirar essa duvida?

Obrigado.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Substituir o catalisar por um abafador

por Ju_Bueno » 12 Jun 2018, 09:55

JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Substituir o catalisar por um abafador

por Almeidão » 12 Jun 2018, 12:29

Opções tem bastante. Eu uso este e ficou perfeito, fiz uma adaptação que eu troco ele com parafusos, sem soldar. Eu posso comprar um hoje e minutos depois está no lugar. Não é o do Vectra, mas fiz um teste e deu certo mantendo o carro como deve ser e já faz mais de 5 anos que tenho ele. O meu está em um Vectra B 2.0.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -so-mi-_JM
Imagem

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Substituir o catalisar por um abafador

por todiboa » 12 Jun 2018, 12:48

Juliano e Almeida não descartei essas opções, porém como eu não conheço ninguém que fez isso e funcionou eu optei por tirar e colocar abafador no lugar.

Vi em muitas pesquisas na internet e inclusive no mercado livre que pessoas que compraram esses catalizadores paralelos e não durou nem 1 ano. Dessa forma voltando a ter os mesmos incômodos de antes.

Almeidão, não sei como é o catalizador do Vectra B, mas do Vectra A é este da imagem:
Imagem

Vocês sabem me dizer se consigo usar um catalisador que é redondo no lugar do meu que é este aí de cima? Quanto fica em média o valor para fazer a adaptação?

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Substituir o catalisar por um abafador

por Adalberto.jr » 12 Jun 2018, 13:45

Todiboa, uso esse catalisador da Manbrape a 2 anos, e está perfeito!
Meu carro tinha ruído de uno velho, após a troca, voltou a ser um vectra rsrs
Realmente com o uso do catalisador, percebi um melhor funcionamento, então super recomendo.
Detalhe, ao soldar o catalisador, aproveitei e troquei o escapamento intermediário e final. Ficou padrão!

Enviado de meu SM-G7102T usando o Tapatalk

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Substituir o catalisar por um abafador

por todiboa » 12 Jun 2018, 14:46

Olá Adalberto.

Seu Vectra é a versão A? Você está usando um catalisador original ou os paralelos que tem por aí?

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Substituir o catalisar por um abafador

por Adalberto.jr » 12 Jun 2018, 19:36

Todiboa, meu vectra é o A 1995, e uso catalisador paralelo da Manbrape, com 1 ano de garantia. No meu caso, não tenho do que reclamar.

Enviado de meu SM-G7102T usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Substituir o catalisar por um abafador

por Almeidão » 13 Jun 2018, 07:33

todiboa escreveu:Fuente del Mensaje Juliano e Almeida não descartei essas opções, porém como eu não conheço ninguém que fez isso e funcionou eu optei por tirar e colocar abafador no lugar.

Vi em muitas pesquisas na internet e inclusive no mercado livre que pessoas que compraram esses catalizadores paralelos e não durou nem 1 ano. Dessa forma voltando a ter os mesmos incômodos de antes.

Almeidão, não sei como é o catalizador do Vectra B, mas do Vectra A é este da imagem:
Imagem

Vocês sabem me dizer se consigo usar um catalisador que é redondo no lugar do meu que é este aí de cima? Quanto fica em média o valor para fazer a adaptação?


Vectra B também é achatado assim, e eu coloquei o do gol 1,8 redondo. Tive a sorte de comprar completo com descarda e tudo em um desmanche e a peça era nova e original. Desmontei tudo e ao cortar o meu que era soldado na frente, eu cortei um pedaço da peça que ele é parafusado e soldei no meu. Em um resumo final, ele hoje é parafusado e se eu quiser trocar basta comprar um novo, mas ele está muito bom e funcionando bem.

No seu caso, eu compraria sim um destes do ML, e com certeza não ficaria caro para colocar no seu carro, eu não acredito que alguém cobre mais que 100 reais para fazer isto em um local que mexe com escapamento e se você achar esta peça neste local, eles colocam grátis. Eu não colocaria um abafador o qual não sabemos o que tem dentro e nem deixaria sem nada para não ficar este Ruido de Fiat Uno.
Imagem

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Substituir o catalisar por um abafador

por todiboa » 13 Jun 2018, 08:06

Almeidão, então posso comprar o catalisador deste anuncio?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -99-08-_JM

Então posso confiar um deste redondo pode ser adaptado sem problemas no meu VCDA?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Substituir o catalisar por um abafador

por chirola » 13 Jun 2018, 18:58

nao tem problema encuanto ao formato do catalizador se tiver o mesmo fluxo de ar que o original . a leitura da sonda lambda se ve afeta se ela esteber depois do catalizador
o como en alguns ford ou toyota que tem duas lambda uma antes e uma depois do catalizador tornando inviabel a retirada do mesmo no caso do vectra a noa sei a poscisao da sonda mais se ela estever antes do catalizador nao teria pq modificar a leitura da sonda. no meu vcd o catalizador fiz sumir e nao gasta mais nao asende luz de chek nao modifico nada alem do barulho. se o seu catalizador ta oco e o mesmo que nao ter entao a retirada dele nao influenciaria en nada

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Substituir o catalisar por um abafador

por todiboa » 13 Jun 2018, 19:18

Chirola, desculpe mas isso que você ta falando vai contra muitos testes já feitos por varios pesquisadores sobre o assunto. No meu a sonda é antes do catalisador e só tem uma e pode ser afetada a leita sim porque com o catalisador oco não tem pressão necessária para uma leitura correta e assim podendo fazer com que a leitura não seja tão precisa quanto um catalisador em ordem.

Vou continuar pesquisando sobre o assunto até me decidir, pois como alguns já aqui do fórum já usaram um desses alternativos paralelos sem problemas, acredito que posso então adaptar um desses do mercado livre.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Substituir o catalisar por um abafador

por chirola » 14 Jun 2018, 13:39

da uma olhada na cuantidade de fluxo que permite o catalizador que for colocar para que nao obstrua mais do nesesario pq vc estaria na mesma obstroido de mais tambem afetaria a leitura e esquentaria de mais a descaraga.
o que acontece e que cuando vc tem mais preçao na descarga o motor vai gerar mais torke em baixa por uma questao de fluxo no cabeçote e nao pela leitura ao ter menos preçao na descarga a faixa de torke fica num giro mais alto pq para gerar a preçao ideal na descarga vc precisa de mais exploçoes e uma questao de fluxo .
a leitura ideal da lambda se da cuando se atinge una preçao e temperatura x o que vc modifica ao colocar ou tirar abafador catalizador diametro e compremento do cano e o momento em que acontece ¨dito fluxo idael¨
se vc anda muito na cidade pode colocar que vai notar bastante a diferença na hora que o sinal colocar a luz verde boa sorte posta resultados para compartir a experiencia com a galera.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Substituir o catalisar por um abafador

por Almeidão » 14 Jun 2018, 14:27

todiboa escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão, então posso comprar o catalisador deste anuncio?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -99-08-_JM

Então posso confiar um deste redondo pode ser adaptado sem problemas no meu VCDA?


Sim, sem problema, o formato não importa como já foi informado de acordo com a informação do Chirola, que aliás peca nas informações da sonda antes do catalizador que são totalmente equivocadas. Sim, influencia na leitura e é um conjunto perfeito, isto porque os gases não passam tão rápido quando se usa catalizador, na verdade ele são empurrados e desta forma ali onde ela está fica bem mais quente do que com a descarga livre. A segunda sonda lambda é obrigatória a partir de 2011, ela ajuda ainda mais a injeção a não desperdiçar combustível e desta forma melhora a emissão dos gases.

Resumo geral, sem o catalizador, a sonda mesmo antes dele irá trabalhar errada fazendo o sistema injetar combustível além do poder de queima e assim o desperdício será maior e consequentemente mais gases nas ruas.
Imagem

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Substituir o catalisar por um abafador

por Adalberto.jr » 14 Jun 2018, 14:59

Todiboa, vç se queixa do torque, nos giros iniciais.
Percebe pelo odor, mistura rica? As causas podem ser inúmeras. Meu carro apresentava uma mistura rica, e tratei de trocar tampa distribuidor, rotor, cabos, velas, sensor temperatura e sonda. Tudo genuíno, com esperança de resolver. Mas a mistura continuava rica. Parti para o escapamento, e troquei tudo com a instalação do catalisador. Melhorou 80% o odor de mistura rica, mas o tempo de injeção continuava no talo, cerca de 2,7ms.
Pois o torque, economia e uma queima mais homogênea, só consegui com o reparo do vaf. Sei que vç adaptou seu vaf, pois lhe pergunto, já conferiu o tempo de injeção via scanner? Após o reparo, o tempo de injeção caiu de 2,7ms para 2,3ms em marcha lenta aquecido.

Enviado de meu SM-G7102T usando o Tapatalk

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Substituir o catalisar por um abafador

por todiboa » 14 Jun 2018, 16:08

Almeidão, sim após a adaptação do VAF o tempo de injeção quando aquecido ficou em 2,5 e quando em freio motor ele fica em 1,98ms. Velas novas, cabos novos, cabeçote recém retificado, TPS trocado por um original Bosh, com o VAF adaptado o carro melhorou consideravelmente o seu rendimento principalmente em baixas rotações e quando acima de 80km.

Já notei que o cheiro forte da gasolina a princio não é gasolina crua não, pois meu camarada tem um Kadett 96 EFI com tudo reguladinho em ordem e o mesmo tem o mesmo cheiro de gasolina no escape. Detalhe que o Kadett EFI não possui catalisador.

Meu carro faz em torno de 9,7km/l em misto de estrada/cidade. Acho que está bom o rendimento.

O fato do carro ser um pouco lento nas arrancadas não me incomoda, eu só estou querendo entender se isso é normal ou se isso tem haver com o catalisador.

Neste fim de semana agora vou gravar um vídeo monitorando o meu VCDA no scanner mostrando como estão os sensores deles. Tá tudo em ordem mas vou passar a você para que seja feito uma comparação com os de vocês.

A proposio, eu vou sim adaptar o catalisador no meu, mas não no momento. Talvez no fim do mês eu faço isso devido a grana curta no momeno. Por hora obrigado.

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Substituir o catalisar por um abafador

por Adalberto.jr » 14 Jun 2018, 18:31

Todiboa, não creio que seu carro ficará mais esperto com o catalisador, mas ficará com melhor funcionamento. O ruído, mudará da água pro vinho, claro se o escapamento intermediário e final estiver em ordem. Talvez ele esteja em processo de amaciamento, pela retífica do cabeçote. Pessoalmente, nao acho meu carro lento em qualquer situação. Vç trocou o comando? O sincronismo está correto? Verificou bomba de combustível?

Enviado de meu SM-G7102T usando o Tapatalk

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Substituir o catalisar por um abafador

por todiboa » 15 Jun 2018, 18:05

Adalberto, meu ta tudo em ordem, eu só acho que o consumo dele poderia ser melhor se o catalisador estiver em ordem. O motor já amaciou e demais peças estão todas em ordem.

Assim que der vou trocar o catalisador do meu

Renan Perez
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 09 Nov 2020, 21:52
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Cidade: Várzea Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Substituir o catalisar por um abafador

por Renan Perez » 18 Dez 2023, 23:34

Boa noite. Quero ver se alguém pode me ajudar. O meu vectra tá sem o catalisador, estava todo quebrado por dentro e fazendo barulho de ferro estralado. Horrível, parecia motor CHT.
Aí coloquei um abafador jk no lugar, tentando tirar esse ruido. E acontece que piorou e muito o barulho de ferro estralado. Ele já tem outro abafador no lugar daquela malha flexível. O restante é todo original. O que eu faço pra tirar esse barulho maldito de ferro estralado?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Substituir o catalisar por um abafador

por Almeidão » 19 Dez 2023, 10:51

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite. Quero ver se alguém pode me ajudar. O meu vectra tá sem o catalisador, estava todo quebrado por dentro e fazendo barulho de ferro estralado. Horrível, parecia motor CHT.
Aí coloquei um abafador jk no lugar, tentando tirar esse ruido. E acontece que piorou e muito o barulho de ferro estralado. Ele já tem outro abafador no lugar daquela malha flexível. O restante é todo original. O que eu faço pra tirar esse barulho maldito de ferro estralado?


Não existe uma solução viável para isto a não ser o catalizador, ali para abafar somente o catalizador aguenta, aliás agente não vê mas tem momento que o catalizador fica incandecente de tão quente que é neste local. Você vai ouvir várias opções e quem vende nunca vai dizer o que vai representar a peça que você vai colocar ali e sempre dizem que melhora desempenho etc, mas nada ali substitui o catalizador e te dá em troca uma porcentagem de lucro. No meu caso eu mudei o meu, consegui colocar um catalizador de gol ou golf 1.8 e fiz um trabalho aproveitando a peça que estava no carro o qual hoje se eu quiser tirar ele eu coloco outro igual em alguns minutos e o motivo de eu ter feito isto foi o preço absurdo que era um de Vectra e eu comprei este do carro em um desmanche e estava semi novo e mesmo assim eu senti mudança ainda que mínima no ruído da descarga, mas o restante deu certo
Não sei se isto te ajuda, mas as leituras da central sem o catalizador muda um pouco, afinal a sonda lambda trabalha super aquecida e nçao sei se um abafador daria conta disto.

Um resumo geral, só um catalizador pode resolver este problema.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Substituir o catalisar por um abafador

por chirola » 19 Dez 2023, 15:16

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje O que eu faço pra tirar esse barulho maldito de ferro estralado?

cara meu carro não tem catalizador a muuuuuito tempo , alias cuando peguei ele ja não tinha catalizador , meu carro so tem o abafador central gigante e o abafador traseiro é um kadron e nãofaz barulho de lata estralando faz barulho de chevette kakakakkakakak.
se da estralos acho que algu dos abafadores que tem no caro esta oco e estrala . abafador jk eu acho que por ser esportivo não vai bafar muita coisa .

24 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 73 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 08:44