O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra AFuncionalidade do pino de octanagem - Vectra A

69 mensagens
Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Adalberto.jr » 11 Dez 2015, 15:46

Boa tarde galera!!

Pessoal vcs poderiam me informar como funciona o remapeamento d avanço d injeção, através da seleção do número d octanas, por um pino localizado no cofre d motor? Têm q resertar a injeção? Ou com tempo a injeção se adequará a nova seleção da octanagem? Pois meu carro apresenta uma irritante batida d pino em aceleradas fortes! Já troquei sonda, sensor d temperatura d bloco, sensor d rotação, velas, cabos e foi verificado o ponto e nada de resolver esse problema, a não ser, que eu coloque a gasolina podium. Nesse raciocínio verifiquei esse tal pino d octanagem e realmente estava selecionado em 95 octanas e mudei pra 91, mas o danado continua a grilar! Tá foda a parada!!! Grato

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Adalberto.jr » 12 Dez 2015, 12:40

Imagem

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

Avatar do usuário
Lucky Tiger
GL Member
GL Member
Mensagens: 110
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:13
Nome Completo: Anderson C.
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Funcionalidade do Pino d octanagem

por Lucky Tiger » 12 Dez 2015, 20:18

Olá, deixa eu ver se entendi, na podium ele não ocorre pré-detonação (batida de pino) certo?
Tente deixar sem o pino e funcionar o carro (ele deve ir para o mapa padrão 91 octanas) se continuar grilando vai precisar de uma analise mais minuciosa.

O mapa muda assim que você troca o pino, não é necessário resetar o módulo.

Boa sorte!
Chevrolet Vectra GLS 2.0 8v 1995 - Bloco FGP + Cabeçote LFVT

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Funcionalidade do Pino d octanagem

por Ju_Bueno » 12 Dez 2015, 21:10

Haha... via essa peça no meu carro e nunca soube o que era. Pensava que o 95 era relacionado ao ano do carro... rsrsrs
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Funcionalidade do Pino d octanagem

por Adalberto.jr » 12 Dez 2015, 23:01

Lucky Tiger escreveu:Olá, deixa eu ver se entendi, na podium ele não ocorre pré-detonação (batida de pino) certo?
Tente deixar sem o pino e funcionar o carro (ele deve ir para o mapa padrão 91 octanas) se continuar grilando vai precisar de uma analise mais minuciosa.

O mapa muda assim que você troca o pino, não é necessário resetar o módulo.

Boa sorte!

Exatamente Lucky, na podium não ocorre a pré detonação, pois o pino d meu carro estava selecionado em 95 octanas e mudei pra 91 afim de atrasar o tempo d injeção, com a esperança d pelo menos amenizar a grilagem, mas o carro continua com o mesmo comportamento!

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Funcionalidade do Pino d octanagem

por Adalberto.jr » 12 Dez 2015, 23:03

Ju_Bueno escreveu:Haha... via essa peça no meu carro e nunca soube o que era. Pensava que o 95 era relacionado ao ano do carro... rsrsrs

Então meu caro, descobri essa história d pino no grupo do omega!

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

Avatar do usuário
Lucky Tiger
GL Member
GL Member
Mensagens: 110
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:13
Nome Completo: Anderson C.
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Funcionalidade do Pino d octanagem

por Lucky Tiger » 13 Dez 2015, 11:37

Olá Adalberto.jr, tente testar o carro com o pino desconectado, é esperado que ele entre no mapa padrão dele ( 91 octanas), assim poderá saber se o problema está no plug ou se pode ser outro fator que está causando pré-detonação em seu carro.Boa sorte!

___________

Para fins de curiosidade segue link explicando um pouco sobre o seletor de octanagem : http://www.omegaclube.com.br/manutencao/dicas/plug95.htm.
Chevrolet Vectra GLS 2.0 8v 1995 - Bloco FGP + Cabeçote LFVT

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Adalberto.jr » 13 Dez 2015, 11:50

Blz Lucky, amanhã vou rodar com ele sem o pino, depois posto o resultado!!
Abs

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Funcionalidade do Pino d octanagem

por luizhbh » 14 Dez 2015, 01:02

Talvez eu esteja sendo redundante, mas lembre que voce deve virar o lado do pino com a chave de ignição fora do contato, pra ter certeza que o carro vai estar desligado, ok?
Imagem

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Funcionalidade do Pino de octanagem

por Adalberto.jr » 14 Dez 2015, 19:56

Boa noite galera, hj andei com o carro sem o pino, e o danado insiste em grilar! Vou deixar nos 91 octanas mesmo e acelerar aos poucos afim d grilar menos ou criar coragem, e abastecer com a podium por 6 Dilmas o litro!!

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

keliton
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 646
Registrado em: 05 Abr 2013, 17:47
Nome Completo: Keliton santos oliveira
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Funcionalidade do Pino de octanagem

por keliton » 14 Dez 2015, 20:18

O fato disso estar acontecendo pode ser por conta do alto índice de etanol na gasolina..
Minha Garagem viewtopic.php?f=70&t=7785&p=102688#p102688
Atual: Vectra CD 2004 2.2 16V At. Top Full
Ex Vectra GLS 1998 TOP ( Ainda na Saudade)

Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Funcionalidade do Pino de octanagem

por luizhbh » 14 Dez 2015, 22:55

keliton escreveu:O fato disso estar acontecendo pode ser por conta do alto índice de etanol na gasolina..


Não. O etanol anidro na gasolina na verdade AUMENTA a resistência dela à detonação, aumentando sua octanagem. Ele é um substituto acessível que o Brasil encontrou para o antigo e venenoso chumbo tetraetila. O aumento do etanol poderia no máximo causar alguns engasgos e aumento do consumo, mas não causar batidas de pino.

Quanto ao problema, só pra desencargo de consciencia, voce já experimentou trocar de POSTO ?? Tente usar gasolina da Shell ou da Ipiranga... só mesmo pra testar. Vai que tá rolando algum trambique nos postos BR da sua região?

Agora, esse problema pode ser mais sério que voce imagina. Considerando que voce trocou esse tanto de coisa e imaginando que tenha botado de marca boa, (Bosch, NGK, Delphi...) o seu carro não era pra estar nessa grilação. O motor 2.0 8V desse vectra A é bem tranquilo quanto a isso.

Só fazendo uma listinha pra voce averiguar:
Ele pode estar com carbonização excessiva das valvulas e topo dos pistoes. Isso causa griladas, pode estar com problema na junta do cabeçote(ja tive um monza que começou a grilar acima de 2500 RPM, quando fui ver, a junta do cabeçote que deu algum pau...).
O melhor jeito de verificar isso com certeza é mandar abrir. Como é algo delicado, caro e complicado talvez seja interessante procurar alguma oficina aí que tenha aquele equipamento com uma camerazinha na ponta que permite que voce olhe dentro dos cilindros pelo buraco da vela. OU entao tentar ver com uma lanterna e um espelhinho tipo aqueles de dentista.. hehehe !
O cabeçote dele já sofreu retífica? Em caso positivo pode ser que nao tenha sido bem aplainado ou entao que chegou ao limite de retirada de material, aumentando muito a taxa de compressão fazendo com que ele grile...

A vela é a correta MESMO?? Codigo e abertura do eletrodo de acordo com o manual? Como está a temperatura do motor

Se for o caso pode-se tentar uma pequena gambiarra que é usar velas um ponto mais frias que a recomendada.

Já passou scanner pra ver se os parametros de leitura estão Ok??

Já testou os bicos injetores?? Grilada, geralmente é sintoma de mistura pobre, com menos combustivel que o necessario.

Olha isso aí pra ver o que pode ou nao pode ser feito.
Imagem

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Adalberto.jr » 15 Dez 2015, 18:03

Boa tarde galera!!

Então luizhbh, esse carro está praticamente novo, pois fiz o motor completo a 1 ano ( retifica d bloco e troca d cabeçote) com a troca d todas peças por marcas boas e originais. Ao sair da oficina para o teste, lá estava o persistente d grilo rsrs. Então parti para peças da injeção como mencionado acima, por originais ou de marcas boas como a ntk da sonda, pois a única peça q não me atrevi a mexer foi o medidor d fluxo d ar. Já testei todos os postos de Fortaleza e só resolveu na podium. Temperatura d motor é padrão para o modelo, pois não passa de 95 graus no painel e no trânsito com sistema de arrefecimento todo novo (mangueiras, bomba, radiador, cebolões, água destilada e aditivo havoline xlc). Velas uso as especificadas pelo manual e também já testei a de álcool com um grau mais frio mas não teve jeito, pois pelo scanner a injeção não apresenta anomalias. Minha esperança galera, era esse pino resolver essa pendenga mas também não deu certo. Medidor d fluxo d ar pode provocar pré detonação? Pois tô pensando em parar o carro e mandar pro Rafael no Rio dá uma geral nele!

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por luizhbh » 15 Dez 2015, 19:05

Hummm entao PODE SER que seu cabeçote tenha levado um passe da máquina mais "forte", diminuindo a altura dele em relação à cabeça do pistão e daí aumentou a taxa de compressao além do razoável. A gasolina nao aguenta e detona, dando o grilo...

Entrando no achismo, eu ACHO que o medidor de fluxo se estiver desregulado poderia em principio, causar a detonação, já que ele fornece um dos parametros pro equilíbrio da mistura.

Mas eu aposto mais no cabeçote e vou lhe dizer o motivo. Tenho um vectra CD 2.2 16v que quando comprei precisou fazer cabeçote e etc...

E o diabo do carro VIVIA me incomodando com griladas. Ainda mais aqui em BH que é cheio de morro !

Fiz mais ou menos o seu roteiro... troquei velas, cabos, alguns sensores e a griladinha volta e meia aparecia... fui em concessionaria GM pedir pros caras mudarem os mapas com o Tech 2, mas o carro ficou um lixo... a melhor solução que encontrei foi acrescentar 10% de etanol toda vez que enchia o tanque de gasolina aditivada... isso mesmo...o etanol da outra bomba.

Aí a grilada parava... mas o consumo pirava e a cabeça ficava neurada com a possibilidade de estar ferrando com minha injeção... depois de um tempo eu parei com essa prática e comecei a usar gasolina comum da BR. O carro melhorou um pouco a grilada. De vez em quando eu "batizava" a gasosa com uns 10 litros de podium no tanque.

Até que um belo dia a junta do cabeçote estourou por conta de corrosão(vacilei com os aditivos) e terminei por trocar o cabeçote, instalando um semi novo, praticamente 0Km.... o carro PAROU de grilar em uns 95% das situações de antes ! !

É bem verdade que ele ficou mais "sonso" um pouco, afinal diminuiu a taxa de compressão... mas os grilos sumiram !
Imagem

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Adalberto.jr » 15 Dez 2015, 20:13

Luizhbh, esses grilos já me atormenta a um bom tempo, pois já usei três cabeçotes e este atual foi conferido suas dimensões, pois o mecânico que é de confiança e que têm muita experiência confirmou a excelência d cabeçote. Mas o danado dos grilos lá estavam rsrs. Quanto ao álcool hidratado no tanque por menor q seja não me agrada, fico com receio de tentar resolver um bucho e acabar arranjado outros. Minha vela original é bpr5es11, pois tô pensando em testar a bpr7es11. A bpr6es11 não respondeu às expectativas!

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por luizhbh » 15 Dez 2015, 23:55

Mas veja bem, nao to falando que o cabeçote seja de má qualidade ou algo assim, é que como voce disse que passou por retífica, apenas levantei a hipotese do cabeçote estar mais rebaixado que o aceitável.

Já que voce está chancelando o trabalho do mecanico, entao sobra mesmo o Sensor de ar(VAF). A mangueira de ar que sai do sensor está OK, né? Sem fissuras naqueles sanfonados ou entrada falsa de ar?

A pergunta parece idiota, mas as vezes a gente preocupa tanto com o problema ser grande que passa por cima de problemas banais.

A partir disso tudo vale um teste mais rigoroso no sensor de ar entao... apesar de eu achar que se ele estivesse ruim a ponto de empobrecer a mistura pra causar pre detonação, o carro ia estar bem ruim de dirigir e dando falhadas...

Voce nao falou dos bicos, tá tudo ok com eles? Vazão adequada? Pressão na linha de combustivel tá ok em baixa e em alta?
E sabe que usar a vela 2 pontos mais fria não vai consertar o problema e sim mascara-lo né? Vai mantendo a gente informado ! Hehehe !
Imagem

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Adalberto.jr » 16 Dez 2015, 11:48

Luizhbh, o quê me invoca é q o carro está redondo, não existe falhas e cabeçadas, pois todas mangueiras d ar; combustível e arrefecimento foram trocadas e estão perfeitas! Os bicos foram conferidos e trocado os reparos e também apresentava funcionamento perfeito, pois o único incômodo desse carro é o tal d grilo.
É um mistério rsrsImagem

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por luizhbh » 16 Dez 2015, 21:17

Sei o que é isso... eu quase surtei aqui tambem... Huahauha! ! Entao parta pra uma analise no sensor de ar... parece que ele tá com a tampa deformada e meio afundada?? Já foi aberto antes? Voce consegue arranjar um outro sensor emprestado pra teste mesmo sendo de desmanche? Tenta arrumar um por alguns dias.

Se continuar o grilo e o sensor estiver ok, pode partir pro cabeçote de novo... ele não tá bom... tem que arrumar um com medida original. A junta do cabeçote é na medida original com certeza né? não é daquelas de aço não né?
Imagem

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Adalberto.jr » 16 Dez 2015, 21:19

Turma, hj rodando com o carro a uma rotação constante d 2500 rpm a injeção acendeu e assim permaneceu por 30 seg, pois apagou após parar o carro e o comportamento mudou um pouco, se apresentando com menos potência e com menos grilos. Logo pensei no pino de octanas.
Será q a injeção leva um certo tempo para mudar o mapa, pois o carro vêm d fábrica com o pino selecionado em 95 e assim permaneceu por 20 anos?
O carro ainda grila mas não é sempre e com menor intensidade!

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Funcionalidade do pino de octanagem - Vectra A

por Adalberto.jr » 16 Dez 2015, 21:26

luizhbh escreveu:Sei o que é isso... eu quase surtei aqui tambem... Huahauha! ! Entao parta pra uma analise no sensor de ar... parece que ele tá com a tampa deformada e meio afundada?? Já foi aberto antes? Voce consegue arranjar um outro sensor emprestado pra teste mesmo sendo de desmanche? Tenta arrumar um por alguns dias.

Se continuar o grilo e o sensor estiver ok, pode partir pro cabeçote de novo... ele não tá bom... tem que arrumar um com medida original. A junta do cabeçote é na medida original com certeza né? não é daquelas de aço não né?

Luizhbh, roubaram a tampa original pois encomendei uma de fibra revestida d couro, mas o sensor não foi violado!
Quanto a junta eu coloquei da sabo, q segundo pesquisas é top!

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

69 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 63 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 11:39