O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra A[RESOLVIDO] Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

83 mensagens
Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Ju_Bueno » 19 Mai 2016, 10:19

Adalberto.jr escreveu:Fuente del MensajeJu_Bueno se quiser mudar o vídeo pra esse tópico seria mais conviniente pra discussão do assunto.

Tá feito!

Robson Lott escreveu:Fuente del Mensaje
PS: Aproveitando o gancho, por suas experiências, ao monitorar em scanner a temperatura do motor (sinal vindo do sensor CTS), bate preciso com o sensor e instrumento do painel do teu Vectra?


Essa resposta eu tenho!
O nosso painel, conforme foi aferido no meu carro, marca praticamente exatos 5° a mais que a temperatura lida pelo scanner (Rasther II).
Sendo assim temos:

acionamento do primeiro estágio: liga em 93° painel - 88° scanner e desliga em 88° painel - 83° scanner;
segundo estágio: liga em 97° painel - 92~93 ° scanner e desliga em 92° painel - 88° scanner.

Interessante é que a atuação do 1º estágio informada no scanner bate exato com a informação do cebolão MTE 741 - 88/83°.
Também vale informar que esse modelo de scanner tinha como parâmetro máximo admissível de temperatura para Vectra A 95°, o que daria praticamente 100° no painel. Mas, notei que conforme o ponteiro do painel encostava nos 100°, a diferença p/ a temperatura indicada no scanner ia diminuindo. Ex: meu painel chegou nos 101-102° e no scanner tava 99° - já indicando anomalia.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Adalberto.jr » 19 Mai 2016, 14:30

Blz Robson, debatemos em prol de manter nosso vectra alemão como merece! Esse carro é um integrante da minha família, se um dia eu pensar em vendê-lo, apanho rsrs
Quanto ao assunto em questão d tópico, nunca conferi a temperatura de trabalho via scanner, só pelo painel! Único ponto incomum do vídeo em relação ao meu carro é a temperatura de acionamento da 1 velocidade, antes acionava a 91 graus. Agora aciona aos 93 ou 94 e sobe até 96 e desce. Mas não aciona a 2 velocidade, pois essa só entra com o ar!
Vou diluir aos poucos o líquido de arrefecimento, pra ver se melhora a troca térmica.

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

Avatar do usuário
Fabiodu
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 19 Dez 2014, 13:16
Nome Completo: Fabio Alano Duarte
Cidade: Criciuma
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Fabiodu » 19 Mai 2016, 18:18

saudações rapazes.
Sobre a demora na troca de calor, após colocar o aditivo delphi percebi que essa troca é mais lenta. Não vejo isso como ruim, pode ser que seja assim para manter as coisas mais no "nível".
Uma das coisas que nos mata é aquelas porcarias de marcação de temperatura no painel.
Se o painel do nossos vectras não possuísse esses numero, a nossa preocupação seria que ele trabalhasse no meio e pronto.

Ju_bueno vc já experimentou trocar o sensor do painel - Colocar um original GM.

Há uma coisa O GSI trabalha mais quente que o 8v. Isso vcs podem ver nas termostáticas. E existe um por que disso.
http://www.autoentusiastasclassic.com.b ... elhor.html
muito boa essa matéria.

carro com GNV trabalha mais quente que sem GNV.
A combustível liquido remove temperatura do motor, pois ele é gelado. O gnv não faz isso.
Quem já teve carro com carburador sabe que se o carburador estivesse muito bem regulado ia ficar suado.

Eu vinha encucado com a minha temperatura a um tempo, pequei um multímetro o acompanhei a mudança na resistência omica no sensor do motor.
Observei que a temperatura subindo a resistência mudava, porem quando ligou e começou a baixar a temperatura a resistência não voltou da mesma maneira que subiu.
Entendi que no meu caso, como o sensor é paralelo MTE, não tem aquela eficiência que se espera de um original, visto também o preço dele.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Ju_Bueno » 20 Mai 2016, 07:55

Fabiodu escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_bueno vc já experimentou trocar o sensor do painel - Colocar um original GM.

Não troquei pelo seguinte motivo: toda a "movimentação" da temperatura foi acompanhada pelo scanner em várias situções:
- com o carro parado funcionando em marcha lenta - com AC desligado e tb ligado;
- com o carro em movimento dentro da cidade - com AC desligado e tb ligado;
- com o carro em movimento em rodovia - com AC desligado e tb ligado.
E toda oscilação indicada no painel era confirmada no scanner - seguindo sempre a diferença de 5° a mais no painel.

Já fui informado por outros membros (proprietários de Vectra B): "Está errado! O padrão do painel é marcar sempre menos que a temperatura real!" Não no caso do Vectra A. Perguntei a vários proprietários de Vectra A (bem como o Adalberto, o Robson e tb o Diego confirmaram recentemente) sobre a temperatura indicada no painel, e todos confirmavam as mesmas temperaturas que vejo no meu. Tb fui a um técnico em painés para aferir, e ele programou o aparelho p/ indicar 90° - metade da escala em qquer outro carro - e o que deu? Marcou ali bem próximo do traço que corresponde a 95°.

Diante de tudo isso concluí ser melhor nem mexer no sensor do painel, visto que ele está funcionando perfeitamente.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Fabiodu
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 19 Dez 2014, 13:16
Nome Completo: Fabio Alano Duarte
Cidade: Criciuma
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Fabiodu » 20 Mai 2016, 08:35

As vezes tem haver com o fato de ele ser opel. E na Alemanha muito frio.

Avatar do usuário
Fabiodu
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 19 Dez 2014, 13:16
Nome Completo: Fabio Alano Duarte
Cidade: Criciuma
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Fabiodu » 20 Mai 2016, 08:36

Aqui no sul agora esta frio de doer a alma.
Difícil passar dos 90 no painel.
O ar fica quente tudo legal.

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Adalberto.jr » 20 Mai 2016, 17:43

Galera, o manual do carro, afirma que a temperatura ideal de trabalho, é no traço mediano!
O painel do vectra A é diferente do B! Temperatura mediana no painel do vectra A é 95 e no B é 90. Quando passa dos 95 reconheço que fico incomodado, mas o manual diz que é a temperatura ideal, então fico de boa rsrs

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Ju_Bueno » 21 Mai 2016, 08:03

Rapaz, tenho o manual do meu e ACHO que já o li de cabo-a-rabo. Devo ter despercebido essa informação... Se a tivesse visto antes, talvez não estaria com uns fios de cabelo branco que tenho hj e teria economizado uns dias do total da minha vida... :85:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Adalberto.jr » 21 Mai 2016, 18:28

Ju_Bueno escreveu:Rapaz, tenho o manual do meu e ACHO que já o li de cabo-a-rabo. Devo ter despercebido essa informação... Se a tivesse visto antes, talvez não estaria com uns fios de cabelo branco que tenho hj e teria economizado uns dias do total da minha vida... :85:

Kkkk faz parte meu caro!
Mas ao ler novamente, percebeu o detalhe sobre o ponteiro intermediário do vectra A ser 95, e a maioria dos outros carros ser 90 ou sem valores?
Assisti uns vídeos de vectras A na Europa, com intuito de visualizar a temperatura de trabalho, e os que percebi, estão próximos de 95!

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

Jonathan_Prates
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Mai 2016, 08:53
Nome Completo: Jonathan Prates Mendes
Cidade: Maricá
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Jonathan_Prates » 23 Mai 2016, 09:41

Pessoal, desculpem a provável simploriedade da minha pergunta, e não tenho certeza se é pertinente a esse tópico ou se deveria ser um tópico novo, mas tenho um Vectra 94 GLS a menos de 2 meses e ainda estamos nos conhecendo melhor, mas uma coisa que me deixa tenso nele é que o ventilador do radiador liga lá pelos 97º, o que me deixa com uma margem de tempo muito pequena para observar se a temperatura vai baixar ou se vai super-aquecer. Quando o ventilador arma a temperatura desce rapidamente para uns 94º e o ventilador desarma. Estava pensando em trocar o cebolão para um que armasse antes, mas pelo que entendi das postagens acima é que o comando de ligar o ventilador é feito por algum módulo de controle eletrônico, e não pelo cebolão funcionando como um interruptor, é isso mesmo?

Avatar do usuário
Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 206
Registrado em: 11 Abr 2013, 07:23
Nome Completo: Robson Lott
Cidade: Curitiba, BH, Uberaba e SJRP
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Robson Lott » 23 Mai 2016, 09:42

:5: Too much information!!!

Parece q passei um ano sem visitar as conversas sobre esse assunto! hehehehehe!!!
Eu tiraria a "prova dos 9" de certificar q a medição dos sensores possui essa característica que o Ju comentou... Não é duvidando, mas é algo bem interessante de ver, entender, compreender e concluir "que p0rra é essa" desses Vectra-A malucos nossos... :6:

Compartilhando com a galera geral que acessa esse tópico, para fins de comparação (a gente podia fazer uma tabelinha, né!? :40: ):

Vectra GSi 95 - 143k kms
- Viagem saindo de Curitiba (14 graus com chuva!) pra SP e depois pra Belo Horizonte:
-- No frio, a noite, SEMPRE a marcação tá acima dos 90o marcados no painel. Como a graduação é pouca, não tem como eu precisar, mas creio que tipo uns 92o a 93o deve ser o que ele marca nessas circunstâncias;
-- Se eu pegava um trecho de serra que se exigia mais carga do motor, lentamente a temperatura no painela marcava o tracinho central, e mais raramente (mas MUITO raramente), o ponteiro saia da marcação exata no tracinho central pra avançar um trisquinho pra cima
- Viajando de dia, saindo de São Paulo (21 graus) para Belo Horizonte (26 graus):
-- Temperatura amena, de dia, com ar ligado as vezes sim, as vezes não: O ponteiro oscila no tracinho central. Não consegui perceber se a ventoinha armava ou não (quando A/C desligado), mas mesmo com o calor beirando os 28 graus em alguns trechos da viagem, com A/C ligado, em acelerações VIGOROSAS ( :40: ) ou subidas de serra, o ponteiro só passava a marcação do tracinho central, mas não chegava NEM NA METADE entre ele e a marcação "100".

Todo esse bla bla bla acima pra q? Só pra concluir que, se meu Vectra mantiver TODA essa característica acima em TODAS as circunstâncias de temperatura ambiente, uso do A/C e carga no motor, me dou mais do que satisfeito!!! Ou seja, no meu caso, tá fazendo necessário apenas ver se REALMENTE o cebolão do 2o. estágio vai armar e "quando" (em que temperatura) isso vai acontecer... :52:

Abraços!!! QUeria comentar mais o que vcs escreveram, e deixar o "meu caso" mais de lado... mas é q a gente fica empolgado quando as coisas melhoram! :33: :48:

RObson Lott
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Ju_Bueno » 23 Mai 2016, 12:38

Jonathan_Prates escreveu:Fuente del Mensaje ... o ventilador do radiador liga lá pelos 97º, o que me deixa com uma margem de tempo muito pequena para observar se a temperatura vai baixar ou se vai super-aquecer. Quando o ventilador arma a temperatura desce rapidamente para uns 94º e o ventilador desarma. Estava pensando em trocar o cebolão para um que armasse antes, mas pelo que entendi das postagens acima é que o comando de ligar o ventilador é feito por algum módulo de controle eletrônico, e não pelo cebolão funcionando como um interruptor, é isso mesmo?

O primeiro palpite que lhe dou é que o cebolão do primeiro estágio não está atuando, mas pode ser problema nele ou no chicote dele. Tem informações no tópico do link abaixo:

viewtopic.php?f=44&t=11292&p=140653&hilit=jump+no+chicote#p140653

Se for trocar os cebolões, procure pelos que eu já mencionei. São eles quem comandam o acionamento das ventoinhas - o de cima (2 pólos) trabalho o 1º estágio, e o debaixo (3 pólos) trabalha o 2º estágio.

Robson Lott escreveu:...-- No frio, a noite, SEMPRE a marcação tá acima dos 90o marcados no painel.
...mas mesmo com o calor beirando os 28 graus em alguns trechos da viagem, com A/C ligado, em acelerações VIGOROSAS ou subidas de serra, o ponteiro só passava a marcação do tracinho central, mas não chegava NEM NA METADE entre ele e a marcação "100".


Lembra que eu lhe disse que no meu em rodovia sem AC sempre entre o quadro azul e os 90°? Hoje mesmo andei em rodovia de madrugadinha, temperatura externa entre 14 e 16°, e o ponteiro mal chegava na metade desse curso (o espaço entre o quadro azul e 90°) nas subidas. Em descidas, em cut-off, ele chega a quase encostar no azul, mas aí termostática faz o trabalho de não deixar esfriar mais.

Acho que no seu fica sempre do 90° pra cima pela sua termostática ser de 92°. Se usar uma de 82° como a minha, ou uma de 87°, verá o ponteiro pra baixo desse 95°.

Eu acho que seria interessante, pois conforme a lógica do Almeidão: no ponto onde a ventoinha liga (93°) já está quente e precisa abaixar (até 88°). Andando na cidade, deve ficar nesse ciclo; já em rodovia, a lógica é estar numa temperatura onde não se exige ação da ventoinha, visto que o ar frontal é bem maior e a circulação da água mais eficiente.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Fabiodu
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 19 Dez 2014, 13:16
Nome Completo: Fabio Alano Duarte
Cidade: Criciuma
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Fabiodu » 23 Mai 2016, 19:00

O do robson é um gsi.
Fica feliz pq esta top.
Seu gsi esta igual o meu.

Vc leu sobre o link quando mais quente melhor .

A válvula é 92. Pra trabalhar mais quente e ter mais potencia e economizar

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Ju_Bueno » 24 Mai 2016, 09:20

Fabiodu escreveu:Fuente del Mensaje O do robson é um gsi.
Vc leu sobre o link quando mais quente melhor .
A válvula é 92. Pra trabalhar mais quente e ter mais potencia e economizar

Li a matéria sim. Exceto as informações sobre os carros mais antigos, na verdade nada mais do que estava ali me soou como novidade. Não sou nenhum expert no assunto, mas aprendi bastante sobre arrefecimento, e quase tudo aqui no fórum justamente pra entender o funcionamento correto e saber o que acontece com o do meu carro. Talvez tenha dado a entender que sou dos que pensam "quanto mais frio, melhor", mas não sou - estou ciente que a temperatura ideal é nem fria e nem quente d+. É que pra mim faz muito sentido o raciocínio do Almeidão que citei acima. E na pouca experiência que tenho com carros, foi o que eu sempre observei: em rodovia o motor trabalha mais frio do que rodando dentro da cidade.

O que me foi bastante esclarecedor tb foi este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sU8TUrejfc0

Como mostrado, a ventoinha arma aos 90 e tantos graus e desarma ainda acima de 90°, mas andando na rodovia a temperatura se conserva bem abaixo disso (quase que 10°) e com a termostática "segurando" pra que não esfrie d+. Observo no painel do meu Vectra que a termostática começa a se abrir com o ponteiro saindo do ponto azul, ocorrendo a troca de calor. Como diz o Almeidão, "saiu do azul já é temperatura ideal de trabalho pro motor". Tb lembro dessa informação no manual do Monza 89 do meu falecido pai. (Só pra constar, esse Monza é a alcool e por isso meu pai sempre o aquecia até começar a sair do azul antes de pôr o carro em movimento - creio que por isso que o motor esteja tão sereninho mesmo aos 200 mil kms - melhor que meu Vectra :23: ).

Assim, conforme o que observei no scanner, no Vectra A 90° no painel corresponde a 85° do líquido; Se a termostática sendo 82° se abre ali saindo do ponto azul, então, em rodovia NUNCA tenho temperatura abaixo desse valor. Isso tb coincide com o que é visto no vídeo acima. Com base nisso, não interpreto 80 e poucos graus uma temperatura baixa d+, algo que cause maiores consumo e desgaste para o motor, tampouco menor rendimento.

Agora, na boa Fabio (na boa msm, pelo amor de Deus não me leve mal) se vc que tem um GSI, não é leigo qto ao carro que possui (mesmo caso do Robson que repôs uma VT de 92°), alega que esse grau de VT é o correto para o motor dele, não vou questionar isso.

Observações: não sou paga-pau do ADG, mas o considero um profissional com muito bom conhecimento técnico - ainda mais qdo "mostra" a explicação - como no caso desse vídeo. Tb não sou paga-pau do Almeidão, mas ele sem dúvida é um cara que tem conhecimento bastante prático.
Abs!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Adalberto.jr » 24 Mai 2016, 14:35

Rapaziada, só pra esclarecer, qual a temperatura de abertura, da nossa querida VT recomendada pelo fabricante?
Pois segundo relatos d nosso companheiro Robson, o comportamento do carro dele na rodovia, se equivale ao nosso no uso urbano, ou seja dos 93 ao 97 graus! O comportamento do carro é pra ser equivalente no uso urbano e rodoviário! Eu utilizo VT de 82 graus, e abre perto dos 90, pois meu carro na rodovia com ou sem ar é abaixo dos 90. Será que não estou utilizando VT muito fria? Lembrando que quem conhece o carro é o fabricante!!!

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

Andre Pastoryus
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Mai 2016, 13:46
Nome Completo: Andre Luiz Araujo Avelino
Cidade: cidade ocidental
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Andre Pastoryus » 24 Mai 2016, 14:40

Ola boa tarde ,ainda não sei direito como funciona aqui mas acho que vcs podem me ajudar ,tenho um vectra 96 GLS so que a duas semanas o ponteiro de temperatura dele esta lá em cima ,logo quando ligo o carro troquei sensor de temperatura e ele continuou la em cima dei uma mexida no plug e nada resolveu ai desconectei bateria ,plug fiz sangria e agora não marca nada testei o sensor no mult teste e esta bom .o eletroventilador funciona quando atinge a temperatura porem no painel não esta marcando a duas semanas persiste esse problema .

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Ju_Bueno » 24 Mai 2016, 15:57

André, parece que o ponteiro é movido por um tipo motorzinho. Pode ser problema nele ou apenas no chicote do sensor. O melhor msm é levar num técnico de painéis e indicadores, onde ele pode "solicitar" a indicação do painel por meio de um aparelho, independentemente do sensor.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Fabiodu
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 19 Dez 2014, 13:16
Nome Completo: Fabio Alano Duarte
Cidade: Criciuma
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Fabiodu » 24 Mai 2016, 18:11

ju_bueno eu coloquei a de 92 pois na carcaça dela original que esta no carro esta marcado 92.
No cep chev tem o código de uma 92.
O calibra usa uma VT de 92 graus.
O gsi só tem o nome de Vectra - o motor dele é do calibra (C20XE) que é completamente diferente do CD e GLS.
Me filiei ao Clube Calibra pra aprender com o pessoal la.
Só parei de cismar com a temperatura do meu carro depois que entrei no clube do calibra.
Inclusive tive muito problema em oficina pq os caras comparam a temperatura do GSI com Vectra 8v.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Ju_Bueno » 25 Mai 2016, 08:06

Tendi Fabio!
Já deduzia que vc não estava no achismo. Foi exatamente isso o que quis dizer com "você não ser leigo quanto ao carro que tem". Tb num tópico por aí li um post do Marcio (Last Warrior) dizendo que o 16v usa VT com grau maior que 8v.

Eu tb fiz o que vc fez - consultei proprietários de carros igual o meu - no caso com motor 8v - usando-os como referência para saber se no meu estava certo ou errado.

Essa questão dos mecânicos é pior ainda, pois pelo Vectra A não ser tão popular assim, eles geralmente se baseiam na painel do Vectra B. Foi o que me aconteceu qdo dei uma geral no AC. O técnico tem um VCD 2000, onde no painel deles o máximo que deve chegar é cerca de 92° usando o ar; ele quase pirou ao ver o ponteiro do meu lá nos 98°...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Ju_Bueno » 20 Jun 2016, 13:51

Voltei pra dar mais uns comentários sobre a situação de meu sistema de arrefecimento:

Com o clima que tem feito nos últimos dias, me parece que agora está tudo em ordem. Numa viagem que fiz neste último fim de semana, andei bastante com o carro dentro de cidade, e diferente de como era antes, agora sim via o ponteiro abaixar dos 90°, desligar a ventoinha e recomeçar o siclo - temperatura ambiente entre uns 18 de 25°.

Bem, por enquanto estou satisfeito. Só espero não ter que voltar aqui quando o verão voltar...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

83 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 150 visitantes

Bem-vindo: 18 Abr 2024, 05:21