O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra A[RESOLVIDO] Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

83 mensagens
Avatar do usuário
Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 206
Registrado em: 11 Abr 2013, 07:23
Nome Completo: Robson Lott
Cidade: Curitiba, BH, Uberaba e SJRP
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Robson Lott » 20 Jun 2016, 15:36

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Voltei pra dar mais uns comentários sobre a situação de meu sistema de arrefecimento:

Com o clima que tem feito nos últimos dias, me parece que agora está tudo em ordem. Numa viagem que fiz neste último fim de semana, andei bastante com o carro dentro de cidade, e diferente de como era antes, agora sim via o ponteiro abaixar dos 90°, desligar a ventoinha e recomeçar o siclo - temperatura ambiente entre uns 18 de 25°.

Bem, por enquanto estou satisfeito. Só espero não ter que voltar aqui quando o verão voltar...


Hehehehehe!!! De qualquer maneira, é uma excelente conclusão! Ou seja, confirma que suas ventoinhas tavam "cansadas" e isso pode ser plenamente possível e factível de acontecer (como acontecia no meu ex-Monza!). Que bom que deu certo!!! Espero que não tenha que se preocupar com isso tão cedo, Ju!

Pegando o gancho, eu aaaaaaaaaaaacho que as minhas ventoinhas não estão cansadas, mas é o caso do cebolão de segundo estágio (de 95o) estar inoperante. Já comprei um MTE-767 e agora só me falta coragem (tempo) pra trocá-la, já que no meu caso, como é 16v, precisa ser acessado por debaixo do carro.
Como na região que moro (Curitiba) parece que há anos que não temos temperaturas acima de 20o, parece que não tá tendo como certificar com a devida atenção e precisão de que REALMENTE ela tá operante (escutando o som dela e vendo o ponteiro descer) ou não (esperando o ponteiro chegar aos 100o).
Nesse FDS viajei de CWB pra Belo Horizonte, e mesmo com o A/C ligado, em rodovia (ainda não andei em BH com A/C ligado), pelo menos o ponteiro mal passava da metade, o que NÃO dá pra saber nada sobre esse segundo estágio... enfim... tb nem tava tão quente assim... :(

Abração!
Robson Lott
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Ju_Bueno » 20 Jun 2016, 17:06

Robson Lott escreveu:Fuente del Mensaje

... Ou seja, confirma que suas ventoinhas tavam "cansadas" e isso pode ser plenamente possível e factível de acontecer (como acontecia no meu ex-Monza!). ...

Pois é! Mas lembrando que troquei só a do radiador. Até gostaria de trocar tb a do condensador, mas pra ser sincero, não quero mexer de novo em nada ali...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 206
Registrado em: 11 Abr 2013, 07:23
Nome Completo: Robson Lott
Cidade: Curitiba, BH, Uberaba e SJRP
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Robson Lott » 20 Jun 2016, 17:35

Certo, entendido! menos mal, menos gasto e menos intervenção!

Bom demais cara!!! Assim que eu trocar o cebolão do 2o. Estágio, posto aqui a atualização do meu velho. Pois até q acho q se encaixa no tópico, né!?

pergunta: a ventoinha nova eh uma Bosch? GM? Apenas o miolo elétrico?


Sent from my iPhone using Tapatalk
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Ju_Bueno » 20 Jun 2016, 17:58

Que nada! Totalmente paralela - marca Bauen.

Imagem
Imagem

lembrando que é a mesma do Monza, Kadett e Ipanema - todos acima do ano 93 e com ar condicionado.
...e aqui a aposentada

Imagem

Não vi nenhuma Bosch nas minhas buscas pela internet. Mas numa auto elétrica daqui da cidade um cara me disse que a Bosch custaria mais de 800 Temers... Impraticável - pelo menos pra mim...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

jmarques2009
GL Member
GL Member
Mensagens: 107
Registrado em: 11 Dez 2015, 20:10
Nome Completo: João Marques
Cidade: Agudo
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento Primeiro estágio

por jmarques2009 » 22 Out 2016, 12:54

Amigos meu Vectra 1994 2.0 8v tava andando sempre em temperatura abaixo do normal,geralmente o marcador estava no azul,troquei válvula termostática,cebolão azul MTE 747, sensor do painel e um dos relés.
Para minha surpresa ele tava com temperatura boa era só o sensor do painel que tava marcando para menos.
Só que após deixar o carro esquentando pra ver se tava tudo ok,notei que só aciona a ventoinha nos 98°graus e baixa pra uns 93°.
Não deveria ter um acionamento antes dessa temperatura?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Ju_Bueno » 22 Out 2016, 16:58

João, trouxe sua postagem pra este tópico que já trata desse assunto!

Conforme a primeira postagem neste tópico, nossos velhos Vectras usam cebolão MTE 741 p/ primeiro estágio e MTE 767 para o segundo.
Esta temperatura que vc cita é a de atuação do segundo estágio. O primeiro tem que acionar aos 93° e desligar em 88°. Foi colocado um cebolão errado no seu carro.

A válvula é de 82°? Essa é a recomendada pra 2.0 8v.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Fabiodu
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 19 Dez 2014, 13:16
Nome Completo: Fabio Alano Duarte
Cidade: Criciuma
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Fabiodu » 23 Out 2016, 09:13

Ola pessoal. Saudações.
Ju. Essa ventoinha q tirou do seu carro, da parte do cofre, no meu tem uma, so q la no condensador. Por dentro do meu é uma igual a que vc comprou nova. E a minha é da bosch.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[RESOLVIDO] Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Ju_Bueno » 23 Out 2016, 19:15

É Fabio! Isso foi uma das coisas que me deixaram intrigado!
Tem Vectra A com a ventoinha Bosch do radiador desse modelo de 5 pás largas, e outros com igual a minha - 7 pás estreitas e curvas, iguais do Vectra B.
Foi assim: GLS 94 do meu irmão, GLS 95 do Serginho, GLS (acho que 95 tb) do Rafael Trindade (vi no Youtube no vídeo do Diego Velocimetros) com a ventoinha de 5 pás;
meu GLS 95 e CD 95/96 do Malagoli com essa de 7.

E do condensador tem dessa igual a sua, mas tem tb outros com uma igual a minha:

Imagem

E sua então é igual essa abaixo né:

Imagem
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Fabiodu
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 19 Dez 2014, 13:16
Nome Completo: Fabio Alano Duarte
Cidade: Criciuma
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Fabiodu » 23 Out 2016, 19:38

Isso isso. A minha do condensador é igual essa da segunda foto, no carro.
Entao com essa nova de 5 pas vc percebeu melhora, que coisa boa.
Eu ainda pretendo colocar um radiador mais largo, o meu da vinconde tem 28mm, o original tinha 33mm.
Se nao achar um de 33 ou mais vou fazer um sob medida. Ai duvido ele nao andar na linha.

Avatar do usuário
DuM-DuMUV
GL Member
GL Member
Mensagens: 96
Registrado em: 17 Nov 2015, 10:20
Nome Completo: Thiago Steffens
Cidade: Cascavel
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por DuM-DuMUV » 01 Jan 2017, 10:08

Não se de quando é o topico, pois no meu celular não aparece datas, mas com meu antigo GLS 94 passei a mesma coisa, troquei os 2 ceboloes, termostática, limpei radiador e mesmo assim com o AC ligado chegava aos 98-99°, eu ficava louco. A solução parece ridícula, mas isso é a pura verdade.
alguns sensores do nosso vectra funcionam através de impedância/resistencia ôhmica, no caso, o sensor de tempetatura do painel funciona assim. Consequentemente se o ATERRAMENTO do carro estiver em mau estado (como o meu estava) ele interfere no funcionamento dos sensores!! Refiz o aterramento e a temperatura ficou perfeita!! ou seja, o carro não estava esquentando, mas só mostrando a medição errada pra mim! e não só ele, o de combustível estava marcando errado também, algo entorno de 20L!
Ou seja, antes de sairem trocando peças, peguem un multímetro e meçam a resistência entre o motor (colocando uma ponta na tampa de válvulas) e a carcaça (qualquer lugar dentro do cofre do motor) o máximo que pode dar é 70 Ohm com farol, ventilador, todos os acessórios ligados, o meu dava em torno de 900 Ohm!!! depois que refiz o aterramento, zerou, mesmo com tudo ligado, depois nunca tive problema com temperatura.
espero ter ajudado, e desculpe se desinterrei um tópico

Avatar do usuário
camilo.alexandre
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Jun 2016, 16:51
Cidade:

[RESOLVIDO] Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por camilo.alexandre » 26 Mar 2017, 21:40

Boa noite!

Esta é a minha primeira postagem no fórum.

Estou com um BAITA de um problema com o arrefecimento do meu vectra CD 1995. Li este post todo e ja identifiquei diversos problemas que estão no meu carro.

1º Algum dono anterior fez uma puta gambiarra na parte de cebolão. O carro esta apenas com um cebolão ativo, sendo ele de outro carro. O primeiro estagio desse cebolão estava acionando com 95º (No painel) e a temperatura não abaixava. Subia ate os 100º quando o segundo estagio acionava e baixava a temp. para 90º.

2º visto o excesso de temperatura, inverti o fio da alta e da baixa no cebolão, armando assim a segunda velocidade a 95º e a temp caia até 90.. Estou andando assim a mais de 1 ano, pois TODOS os mecânicos disseram que este carro trabalha quente mesmo.... (AAAAAAAAAAAAAAFFFFFF)

O fato é que: A uma semana, uma mangueira de 1/4 que sai do cavalete da termostática e vai até o redutor do GNV, posteriormente para TBI e depois pro reservatório, estourou. O carro não super aqueceu, pois eu notei a temp passando do normal que ele anda funcionando (90, 97º) e logo desliguei o carro.. No dia seguinte, esgotei o restante de aditivo, troquei todas as mangueiras de 1/4, retirei o sensor de temp, adicionei agua mais aditivo novos, retirei o ar, lacrei o sistema todo novamente e funcionei o carro. O fato é que, agora, o carro esta esquentando ainda mais do que antes!! Nas 3 primeiras vezes que a ventoinha aciona, a temp esta atuando no normal dele, em 95 e caindo para 90. Apos a 3ª vez que aciona, a ventoinha só esta acionando beirando os 100º ( isso com o carro em transito normal).

Fiquei o final de semana todo mexendo no carro e não consegui identificar o problema, unica coisa que notei é que a ventoinha esta fazendo um barulho diferente do normal e esta apresentando uma folga no eixo... A parte do AR condicionado, aciona as duas ventoinhas, tando a de dentro quanto a de fora, mas sem AC, ta acionando só a de dentro...

A valvula termostatica eu troquei em 05/16, magneti marelli (Não sei a temp de abertura dela, mas quando o carro esta aquecendo quando chega a 90º no painel, a temp cai, indicando sua abertura). Bomba dagua trocada a 1 ano, marca urba..

Amanhã irei levar o carro ao mecânico para poder ver o que esta acontecendo.. De cara ja irei providenciar os dois cebolões e refazer as suas ligações originais...

Mas não sei o que esta ocorrendo.. Se é a ventoinha com problema, se é o cebolão que esta lá que esta falhando.. se é a termostática mesmo sendo nova dando problema..

O radiador não sei se é original, mas nesse tempo todo comigo nunca apresentou vazamentos.. Estou com o c* na mão, pois a vi os preços das peças tipo radiador e o motor da ventoinha... Irei levar ao mecânico de qualquer jeito, mas se alguém puder me dar uma luz, ficarei eternamente grato!

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[RESOLVIDO] Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Ju_Bueno » 27 Mar 2017, 06:32

Camilo, um dos problemas q vc tem é de a ventoinha do radiador funcionar sozinha sem o uso do AC. Assim ela realmente não vai dar conta do jeito que tem que ser. Se ajeitar isso, pode até ser que vc possa manter só um cebolão, assim como é no Vectra B. Poderá usar o MTE 760 ou 763 que tem boas temperaturas de trabalho, semelhantes à dos originais usados no Vectra A.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
camilo.alexandre
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Jun 2016, 16:51
Cidade:

[RESOLVIDO] Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por camilo.alexandre » 03 Abr 2017, 12:44

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Camilo, um dos problemas q vc tem é de a ventoinha do radiador funcionar sozinha sem o uso do AC. Assim ela realmente não vai dar conta do jeito que tem que ser. Se ajeitar isso, pode até ser que vc possa manter só um cebolão, assim como é no Vectra B. Poderá usar o MTE 760 ou 763 que tem boas temperaturas de trabalho, semelhantes à dos originais usados no Vectra A.


Olá Ju_Bueno. Tudo resolvido. Coloquei o cebolão da baixa 88/83, mantive o da alta a 95. Agora o carro trabalha com a temperatura certa. Não passando mais dos 95º.

Troquei tambem a termostatica e descobri que eu estava com a termostática errada. Coloquei a Waler 82º. Descobri também que meu radiador ainda é original.

Unica coisa que eu acho que ainda esta incorreta, é que ao acionar o A/C, ele não arma a alta de cara. Só em dias muito quentes, que ele arma e desarma a alta, na maior parte do tempo ele fica só na baixa mesmo. Creio eu que esteja incorreto dessa forma e provavelmente a ligação do pressostato do A/C esteja invertida.

Mas em resumo, agora com transito livre e normal, o carro não chega mais a 95º, Fica a 90/92. Quando ligo o ac, fica entre 90 e 95º. Em transito pesado, ou longo trecho de subida (Moro em BH, muito morro) Ai ele sobe lentamente até 95 e arma o segundo voltando pra 90 e a baixa permanece ativa.

Agora estou muito mais confortável com a temperatura. Irei considerar uma futura troca do radiador, pois o velho guerreiro esta la na ativa desde 95.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[RESOLVIDO] Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Ju_Bueno » 03 Abr 2017, 16:44

Camilo, o segundo estágio não vai ligar assim q vc liga o ar. Ele só entra com a temperatura alta - assim como vc descreveu - e por alta pressão do gás. Nesse segundo caso costuma funcionar o segundo estágio por uns poucos segundos e já desligar.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

SIMAOBECKER
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Jun 2017, 12:59
Nome Completo: SIMÃO BECKER
Cidade: SANTA CRUZ DO SUL
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vectra A trabalhando muito quente!!

por SIMAOBECKER » 27 Set 2017, 06:27

Bom dia Pessoal, sou novo aqui no forum e gostaria de relatar a seguinte situação: Tenho um vectra 95 2.0 8v e estou com dificuldades de baixar a temperatura dele. Está sempre em torno de 95° sem ar ligado e nao baixa a ponto de desligar a ventoinha do 1° estagio nunca, quando uso A/C sobe para 100 ou ate passa um pouco disso quando entra 2 estagio e volta para os 100° marcação do painel. Radiador novo, mangueiras novas, bomba dagua nova, sensores novos cebolao novo, liquido de arrefecimento no sistema, sem vazamentos, etc...
Li alguns topicos aqui no forum sobre usar a MTE760. Alguem pode me ajudar? Muito Obrigado

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[RESOLVIDO] Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Ju_Bueno » 27 Set 2017, 08:11

Simão, movi sua postagem para este tópico que é justamente o que vc precisa. Recomendo que o leia desde o início que vai ser de grande ajuda. Fique atento também para não misturar informações de leitura da temperatura no painel entre Vectra A e Vectra B. Há uma diferença entre os dois. Vc vai encontrar aqui tb os cebolões recomendados para o seu modelo.

Já que vc trocou o radiador, veja o tópico do link abaixo abaixo pra saber se vc comprou o radiador correto:

viewtopic.php?f=44&t=2890&p=41378#p41378
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

marcosvirgilio
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Jun 2016, 04:28
Nome Completo: Marcos Virgílio Gonçalves
Cidade: ipatinga
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[RESOLVIDO] Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por marcosvirgilio » 30 Nov 2017, 19:01

Olá, boa noite aos companheiros do Fórum. É a primeira vez que estou participando de um tópico no site, e se estiver errado, me movam para o tópico certo. Mas vamos logo na questão:
Tenho um Vectra ano 95, modelo GLS, 2.0 MPFI 8V, e estou com o seguinte pepino: ao ligar o ar-condicionado dele, e rodar normalmente, ele eleva rapidamente a temperatura do motor, chegando aos 100º C, mas a ventoinha do radiador aciona o segundo estágio e então ele volta para os 95° normais de funcionamento. Mas com o transito intenso da cidade, fica nessa oscilação aí q eu mencionei, atingindo 100°, e abaixando para os 95º. Ao pegar uma BR por exemplo, as temperaturas ficam mais amenas, mesmo com o AC cortando na alta. Já se eu desligar o AC, não atinge essas temperaturas altas, mesmo dentro da cidade. Não passa de 95°.
O que quero saber e tirar dúvida com os senhores é se está normal essa temperatura chegar aos 100° com AC ligado mesmo com a ventoinha do radiador principal estar funcionando normalmente os dois estágios de rotação. Não tenho certeza se a ventoinha do radiador do AC está funcionando O SEGUNDO ESTÁGIO, sei apenas que ela está girando normalmente. Nem sei também se ela tem os dois estágios. Gostaria que vcs me ajudassem nessa questão.

É um prazer fazer parte deste seleto clube, pois poucos podem ter um Vectra!!!!!

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[RESOLVIDO] Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Ju_Bueno » 01 Dez 2017, 10:29

Marcos, a temperatura está quase normal. Não sei se vc leu o tópico todo, mas verá que usando o AC a temperatura pode chegar em 98° no painel, quase beliscando o traço dos 100°. A partir daí deve atuar o segundo estágio das ventoinhas e baixar lá pros 94° aproximadamente. E por vc confirmar que sem ligar o AC mal chega aos 95°, isso está em ordem.

Acho que o ideal é você conferir se ambas as ventoinhas estão trabalhando em paralelo, tanto no primeiro quanto no segundo estágio. O que a gente já comentou por aqui pode trazer algum esclarecimento!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[RESOLVIDO] Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por Adalberto.jr » 01 Dez 2017, 13:57

marcosvirgilio escreveu:Olá, boa noite aos companheiros do Fórum. É a primeira vez que estou participando de um tópico no site, e se estiver errado, me movam para o tópico certo. Mas vamos logo na questão:
Tenho um Vectra ano 95, modelo GLS, 2.0 MPFI 8V, e estou com o seguinte pepino: ao ligar o ar-condicionado dele, e rodar normalmente, ele eleva rapidamente a temperatura do motor, chegando aos 100º C, mas a ventoinha do radiador aciona o segundo estágio e então ele volta para os 95° normais de funcionamento. Mas com o transito intenso da cidade, fica nessa oscilação aí q eu mencionei, atingindo 100°, e abaixando para os 95º. Ao pegar uma BR por exemplo, as temperaturas ficam mais amenas, mesmo com o AC cortando na alta. Já se eu desligar o AC, não atinge essas temperaturas altas, mesmo dentro da cidade. Não passa de 95°.
O que quero saber e tirar dúvida com os senhores é se está normal essa temperatura chegar aos 100° com AC ligado mesmo com a ventoinha do radiador principal estar funcionando normalmente os dois estágios de rotação. Não tenho certeza se a ventoinha do radiador do AC está funcionando O SEGUNDO ESTÁGIO, sei apenas que ela está girando normalmente. Nem sei também se ela tem os dois estágios. Gostaria que vcs me ajudassem nessa questão.

É um prazer fazer parte deste seleto clube, pois poucos podem ter um Vectra!!!!!
Amigo, seu carro têm comportamento similar com o meu. Meu cabecote já foi plainado, talvez um dos motivos da dificuldade de dissipação de calor. Meu sistema é zerado e mais do que conferido. Ao meio dia com ar ligado, trânsito intenso e temperatura externa beirando os 50 graus, o segundo estágio praticamente não desliga. Ele sofre um tanto rsrs
Quando percebo que está muito tempo com o segundo estágio, desligo o ar pra facilitar o resfriamento. Não têm jeito!!
Fortaleza ás 17:00hrs na sombra rsrs.... Imagem

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

marcosvirgilio
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Jun 2016, 04:28
Nome Completo: Marcos Virgílio Gonçalves
Cidade: ipatinga
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[RESOLVIDO] Problema com arrefecimento - muita demora p/ abaixar a temperatura

por marcosvirgilio » 01 Dez 2017, 18:36

Pois é companheiro, voce entende então minha dor (rsrsrs), mas gostaria de saber se esse comportamento é realmente natural do veículo, ou se é uma espécie de falha na engenharia do veículo, algo assim. No meu caso isso só está mesmo acontecendo quando tenho que andar com ele dentro da cidade, sem pegar um trecho mais longo, como uma BR por exemplo.
Ontem mesmo comprei pelo Mercado Livre a tampa do reservatório de expansão, tendo em vista a minha estar deixando escapar a água quando ele passava de 100°, mas isso estava acontecendo pelo fato de eu ter ficado uns dias sem o eletroventilador, pois ele deu um defeito no conector (era original da Alemanha), e até o novo chegar rodei com o carro de teimoso que eu sou, e quando começava a ferver, eu parava. Aí que eu notei que nesse estado a água saía pela tampa do reservatório, e isso deve ter danificado ela (a tampa).
Mas aí o eletroventilador novo chegou, instalei e funcionou normalmente, mas do jeito que eu descrevi no post anterior, Continua chegando perto dos 100° de temperatura, aí ele aciona o segundo estágio, e volta pros 95°, etc........etc.........
Hoje mesmo fiz uma verificação mais detalhada no radiador do ar-condicionado, e notei que algumas aletas estão entortadas, e então fui arrumando as que eu conseguia desentortar, e dei uma lavada geral nela, jogando um jato forte de água na frente do radiador. Não testei ainda, para ver se deu algum resultado perceptível. Qualquer coisa volto aqui e posto se deu certo ou não.

83 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 98 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 20:16