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Vectra AMAF - Medidor de fluxo de ar MTE 7164

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todiboa
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por todiboa » 07 Fev 2018, 08:25

Eu acho que adaptar MAP no lugar do VAF não vai funcionar. O motivo é que o VAF com o motor desligado e ignição ligada retorna entre 0,23 a 0,25v enquanto o MAP no mesmo regime retorna uma voltagem de 5v. Acredito que por isso já teríamos problemas na partida. Já com o motor ligado a voltagem varia ao contrario do VAF, ou seja, a media que você acelera o motor a voltagem do VAF varia entre 1,25v a 5v e o MAP varia entre 1,5v a 0,5v. Vejam que isso é ao contrario. A menos que exista um MAP que faça leitura de voltagem igual ao VAF não será possível essa adaptação.

Eu pretendo e vou fazer é a adaptação que o Melésio Omegueira fez no Omega dele, ele não tirou o VAF ele apenas eliminou aquela agulha que fica na trilha e colocou em seu lugar um sensor de borboleta TPS do próprio omega que gera 0,23 a 0,25v com o motor desligado e com o motor ligado ele fica variando entre 1,2v a 5v como é preciso e assim funcionou sem problemas e sem muitas adaptações.

Vou fazer esse processo no meu VCDA em março nas minhas férias e postarei os resultados aqui.

todiboa
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por todiboa » 19 Fev 2018, 18:45

Pessoal, conforme instruções do Melésio Omegueira fez no Omega dele eu fiz a adaptação do sensor de borboleta no meu VCD 93/94 e definitivamente resolvido o problema do maldito sensor VAF.

Confiram o vídeo no meu canal:
https://youtu.be/MCdVdPrADbA

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Adalberto.jr
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por Adalberto.jr » 19 Fev 2018, 19:20

todiboa escreveu:Pessoal, conforme instruções do Melésio Omegueira fez no Omega dele eu fiz a adaptação do sensor de borboleta no meu VCD 93/94 e definitivamente resolvido o problema do maldito sensor VAF.

Confiram o vídeo no meu canal:
https://youtu.be/MCdVdPrADbA
Show todiboa! Quem têm esse carro, sabe o drama que é essa peça danificada. Curti a partida e a marcha lenta, que são os principais a sofrerem com a vaf zuada. Agora é partir pra troca do kit comando, tucho e balancim....

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todiboa
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por todiboa » 20 Fev 2018, 19:10

Sim Adalberto, estou pesquisando sobre os valores a pagar em embreagem e comando.

Se tiver uma dica de onde posso comprar comando mesmo que seja usado em bom estado original me da um tok.

vlw.

velocibill
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por velocibill » 05 Mar 2018, 12:36

Saudações!

Caro estou sofrendo do mesmo mal! Você poderia enviar fotos mais detalhadas da adapção que fez? Tipo os locais das soldas dos fios, se retirou alguma peça, e a posição do sensor de borboleta? Obrigado!

todiboa
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por todiboa » 08 Mar 2018, 09:19

Sim amigo, farei isso na semana que vem, pois neste fim de semana vou abrir meu motor para retifica-lo. Preciso trocar o comando de válvulas e tirar os vazamentos. Aí como vou desmontar tudo e farei um outro vídeo mais detalhado do sensor que apesar disso tive que novamente mexer nele porque eu tinha colado o sensor com cola quente e ela derreteu e soltou. Aí tive que fazer outra adaptação para que o sensor não soltasse mais,

Vou tentar fazer este vídeo na segunda, ok?

velocibill
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por velocibill » 15 Mar 2018, 21:56

Jóia amigo, fico no aguardo! Obrigado!

todiboa
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por todiboa » 17 Mar 2018, 18:34

Ae velocibil segue o vídeo com detalhes da modificação.
https://youtu.be/lB2iczBXpEI

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por velocibill » 18 Mar 2018, 10:06

Muito obrigado! Elucidou perfeitamente as dúvidas, agora é meter a mão na massa! Vlw!

todiboa
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por todiboa » 18 Mar 2018, 16:36

Que bom amigo, espero que tenha sucesso na sua adaptação. Precisando estamos aqui.

Tiago Oliveira dos Santos
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por Tiago Oliveira dos Santos » 07 Fev 2019, 18:31

Wyslla1988 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde a todos!

Tenho pesquisado muito sobre esse assunto e ainda não temos uma resposta concreta sobre o fato do nosso lendário Vectra A que usa MAF com potenciometro em plaquinha de ceramica.
Pois bem, com o tempo essa pista vai perdendo sua condutividade eletrica e consequentemente alterações no modulo de injeção do nossos carros como falhas na marcha lenta, alto consumo de combustivel e etc...

Na internet tem uma empresa reconhecida de todos que é a MTE-THOMSON que indica a adaptação de uma peça com codigo interno 7164 que serve em substituição a nossa maf . Como não se há 100% de certeza sobre a adaptação gostaria da opinião dos nossos colegas mais experientes se há mesmo essa possibilidade e de fato funciona mesmo.

O conector de quatro pinos casam de acordo com a peça.
Imagem
Imagem

Assistam ao video tambem.
https://www.youtube.com/watch?v=HsQKsASkC40

Vou deixar os sites que indicam essa peça e daí peço ajuda aos colegas sobre esse assunto.

http://www.oficinabrasil.com.br/noticia ... ciclo-otto

https://www.canaldapeca.com.br/p/100948 ... 4-unitario

http://www.autopecashorizonte.com.br/in ... 0280217003

Desde já agradeço e peço desculpas pelos erros que houverem.

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Fabiodu
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por Fabiodu » 25 Set 2019, 20:10

E pro maf sabem se existe alguma solução nesse nível do vídeo? Ou se o maf da MTE funciona bem ?


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todiboa
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por todiboa » 26 Set 2019, 08:17

Amigo eu já tentei usar esse MAF do Astra no Vectra e não deu certo. O carro até ligou mas não para na lenta, porque a voltagem dele fica muito abaixo dos 1,2v na fase fria do fluxo e na fase quente ele fica entre 0.8 a 0,9v enquanto o MAF na fase fria fica entre 0,5v e 0,3v e assim o carro não para ligado.

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por Fabiodu » 26 Set 2019, 08:51

todiboa escreveu:Amigo eu já tentei usar esse MAF do Astra no Vectra e não deu certo. O carro até ligou mas não para na lenta, porque a voltagem dele fica muito abaixo dos 1,2v na fase fria do fluxo e na fase quente ele fica entre 0.8 a 0,9v enquanto o MAF na fase fria fica entre 0,5v e 0,3v e assim o carro não para ligado.
Importei um maf da china pro c20xe.
Quais os pinos para medir a voltagem.
Posso medir e colocar aqui pra vc ver.
Fria é quando liga o carro, e quente qual é a temperatura ?

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por todiboa » 26 Set 2019, 10:35

Fabiodu escreveu:Fuente del Mensaje
todiboa escreveu:Amigo eu já tentei usar esse MAF do Astra no Vectra e não deu certo. O carro até ligou mas não para na lenta, porque a voltagem dele fica muito abaixo dos 1,2v na fase fria do fluxo e na fase quente ele fica entre 0.8 a 0,9v enquanto o MAF na fase fria fica entre 0,5v e 0,3v e assim o carro não para ligado.
Importei um maf da china pro c20xe.
Quais os pinos para medir a voltagem.
Posso medir e colocar aqui pra vc ver.
Fria é quando liga o carro, e quente qual é a temperatura ?

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Fase fria sim quando se liga o carro e o mesmo ainda não está na temperatura ideal de trabalho que seria 80º pra cima. Normalmente no meu VCDA é quando a temperatura sobe pouca coisa pra cima do azul. Se o ponteiro fica no azul ele ainda está frio.

Quando ao esquema vou montar o esquema a assim que eu chegar em casa e te passo, pois estou no serviço e o esquema está no meu PC.

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por Fabiodu » 26 Set 2019, 10:38

todiboa escreveu:
Fabiodu escreveu:Fuente del Mensaje
todiboa escreveu:Amigo eu já tentei usar esse MAF do Astra no Vectra e não deu certo. O carro até ligou mas não para na lenta, porque a voltagem dele fica muito abaixo dos 1,2v na fase fria do fluxo e na fase quente ele fica entre 0.8 a 0,9v enquanto o MAF na fase fria fica entre 0,5v e 0,3v e assim o carro não para ligado.
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Posso medir e colocar aqui pra vc ver.
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Fase fria sim quando se liga o carro e o mesmo ainda não está na temperatura ideal de trabalho que seria 80º pra cima. Normalmente no meu VCDA é quando a temperatura sobe pouca coisa pra cima do azul. Se o ponteiro fica no azul ele ainda está frio.

Quando ao esquema vou montar o esquema a assim que eu chegar em casa e te passo, pois estou no serviço e o esquema está no meu PC.
Blz fico no aguardo.

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por todiboa » 29 Set 2019, 17:58

Olá amigo, segue esquema usando o MAF no vectra A;
Te peço desculpas pela demora, o problema foi eu achar o esquema aqui no meu celular. Qualquer coisa me mande uma MP para conversaremos no zap.
https://photos.app.goo.gl/DRNufy6TrS79xCV36

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por jucelio » 31 Out 2023, 10:01

Bom dia pessoal.

Seguinte, lembrei desse assunto e vim aqui explicar sobre isso.

Primeiro, esqueçam MAP como opção de substituição como mostra naquele famoso video do vitor hugo para omega, não como opção ao VAF, são sensores diferentes. MAP é um sensor de pressão no coletor.
Porem o funcionamento dele pode substituir a trilha do VAF, (como alguns outros tem feito) então, funciona coloca-lo em substituição a trilha mas nunca em substituição ao VAF.

Agora falando do MAF em substituição ao VAF.

Ambos também são sensores diferentes , com ligações/parâmetros diferentes. Porem aqui tem uma solução, que é adotar a injeção do Astra belga.

Porem não é só colocar a injeção lá. Olhando o diagrama de ambas que se acha na internet, se nota que a maioria da pinagem coincide. Porem existem cerca de 4 ou 5 pinos que precisam ser readequados, inclusive para uso do MAF, então para tal, ou se faz essa adequação no chicote, ou nos pinos internos da injeção.
Feito isso, ainda precisa fazer uma ligação extra em relação a alimentação do MAF, 2 fios que você precisa ligar ao terra do carro + positivo da linha do rele da bomba (que pode ser uma ligação feita no 12v do chicote da sonda).

Feito isso, pode se usar o MAF do Astra belga.

Mas aí tem um ponto para refletir, se vai ter esse trabalho, talvez fosse mais interessaste-lo para uso da injeção Bosch M1.5.4 do kadett 98/vectra 97, que nesse caso usa MAP e Bobina, e que tambem nesse caso tambem já resolve outras peças criticas do vectra-A. 8v

Wyslla1988 escreveu:Olá Lucky Tiger tudo bem! Então... O nosso motor C20NE é consagrado com louvor em toda a Europa. Ele tem diversas combinações com diferenças nos módulos de injeção eletrônica. Esse motor tem versões a diesel , 4x4 e turbo compressor.

OBS: No caso o plug tem quatro pinos e mais um fio que vai ao sensor de temperatura em cima da válvula termostática.

Então vamos pegar como exemplo o famoso ASTRA F ou Astra Belga. ele usa o mesmo modulo do nosso Vectra CD e GLS com pequenas modificações na injeção eletrônica.
Outro dia aqui no forum pesquisando um pouco mais , descobri que um colega nosso chamado JUCÉLIO tem Vectra CD e está tentando fazer essa adaptação, por isso abri esse topico para os colegas mais experientes opinarem sobre essa opção e comentar sobre a MAF que a MTE-THOMSON fabricou e indica como substituição a nossa MAF.

Vamos aguardar... pesquisei e tem dois modelos de MAF para o nosso VECTRA A.
MTE 7164 - Vectra CD e GLS e ASTRA GLS de 94 a 96.
MTE 7162 - Vectra GSI e Calibra 93 a 96.
Vectra CD 1994 mod 1995 C20NE 8v

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