O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra AMotor Falhando Após Retífica

14 mensagens   •   Página 1 de 1
velocibill
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 25 Fev 2016, 16:27
Nome Completo: Edilson Costa Terra
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor Falhando Após Retífica

por velocibill » 05 Abr 2018, 02:57

Boa noite pessoal!!!

Possuo um Vectra CD 1995, este carro é um 8 válvulas, 2.0. Fiz o motor completamente, e o irresponsável do mecânico me entregou o carro completamente zuado, conforme os vídeos a seguir. O carro está parecendo uma moto! Não sei o que pode ser, peço a ajuda de vocês!

Em baixa rotação o motor treme muito, demora a subir a rotação, parece que está faltando um cilindro ou algo assim, as velas e cabos (coloquei um antigo pra testas, não modificou em nada) são novos, bateria OK, bomba de gasolina é velha, tampa do distribuidor é velho, bobina é velha.

1. Vejam o escape
https://www.youtube.com/watch?v=hOukRTMUIVc&feature=youtu.be

2. O motor
https://www.youtube.com/watch?v=F3-sl94VLu4&feature=youtu.be

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Falhando Após Retífica

por Almeidão » 05 Abr 2018, 07:28

Este é o motivo que acho que fazer o motor uma boa fria, eu acho tão fácil encontrar um motor bom em e perfeitamente documentado em um desmanche e as vezes fica até mais barato ou até mesmo comprar um bloco novo e mandar fazer somente o cabeçote. Na verdade depois da era fusca, ficou difícil arrumar um mecânico que faça com segurança, mas ainda pode ser algo simples. Com ele bem frio, zero calor, tira as velas deles e veja se nçao tem sujeiras nela, qualquer coisinha, não é para lixar, é qualquer cisco que possa ter, e lembre se ao recolocar, não apertar muito, as velas estão sempre em posição com 1/4 de aperto e nada mais. Conferir o ponto, aliás dá uma olhada no Vectra B sobre ponto, existem dois tipos de polias e os mecânicos erram por isto
Se o restante tiver perfeito, tipo map, sensor de rotação etc, o problema pode ser no cabeçote tipo válvulas travadas ou algo mantendo elas abertas. Você sabe se plainaram o cabeçote?
Imagem

velocibill
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 25 Fev 2016, 16:27
Nome Completo: Edilson Costa Terra
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor Falhando Após Retífica

por velocibill » 05 Abr 2018, 10:33

Sim plainaram o cabeçote, além disso, as velas estão ok. O scanner acusa sensor de fluxo de ar, porém essa peça custa em torno de 1000 reais, até já vi um tutorial de como dar uma bola nela, aqui no fórum mesmo. Mas está muito estranho, se vc viu o vídeo do escapamento, dá pra apostar que o ponto está errado, ou que tem um cilindro sem detonar, e por aí vai... Estou quase desistindo dele... =(

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor Falhando Após Retífica

por Adalberto.jr » 05 Abr 2018, 14:14

velocibill escreveu:Sim plainaram o cabeçote, além disso, as velas estão ok. O scanner acusa sensor de fluxo de ar, porém essa peça custa em torno de 1000 reais, até já vi um tutorial de como dar uma bola nela, aqui no fórum mesmo. Mas está muito estranho, se vc viu o vídeo do escapamento, dá pra apostar que o ponto está errado, ou que tem um cilindro sem detonar, e por aí vai... Estou quase desistindo dele... =(
Amigo, se o scanner acusou o vaf, providencie seu reparo. Teu carro mudará da água pro vinho. Mas antes verifique a compreensão dos cilindros e se o nível do líquido de arrefecimento não baixa. Fiz retifica completa do meu motor com peças de primeira linha, e já rodou 35 mil km e trabalha caladinho e como relógio.

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor Falhando Após Retífica

por Ju_Bueno » 05 Abr 2018, 17:31

Procure no mercado livre por reparo de VAF que encontrará o Ricardo Backer (acho que é assim o sobrenome). O cara é super bem recomendado para o reparo dessa peça. Vai sair bem mais em conta do que comprar um novo, que só achará na Europa.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

velocibill
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 25 Fev 2016, 16:27
Nome Completo: Edilson Costa Terra
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor Falhando Após Retífica

por velocibill » 05 Abr 2018, 22:21

Opa, então não estou crendo firmemente que o motor estar desse jeito seja apenas o sensor de fluxo de ar. Mesmo assim , no fds eu vou abrir e ver a trilha dele como está!

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor Falhando Após Retífica

por Adalberto.jr » 06 Abr 2018, 09:00

velocibill escreveu:Opa, então não estou crendo firmemente que o motor estar desse jeito seja apenas o sensor de fluxo de ar. Mesmo assim , no fds eu vou abrir e ver a trilha dele como está!
O técnico se chama Rafael Bekker. Ele reparou minha peça a 2 anos, e desde então meu carro trabalha padrão. Procure no Facebook por "medidor de fluxo de ar", vç encontrará todos os meios de se comunicar com o Rafael.
Super recomendo!!!

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor Falhando Após Retífica

por Ju_Bueno » 06 Abr 2018, 15:36

:11: errei nome e sobrenome do cara... kkk Mas é ele mesmo que eu quis indicar rsrs!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Genkisama
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 07 Set 2016, 14:47
Nome Completo: anderson santos santana
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Motor Falhando Após Retífica

por Genkisama » 06 Abr 2018, 18:32

Brother, o meu VCD 97 tava assim logo ao sair da retifica. todos acusava cabeçote mal plainado, outros, fora do ponto e por ai. O motor parecia um de moto 2 cilindros. Então, um amigo veio em casa e fez o teste com motor ligado retirando por vez cada cabo de velas. Bingo, o motor estava com dois bicos travados. fizemos a limpeza dos bicos e voilá, motor 100% redondo e já esto upara completar 3 mil km sem problemas. fica a dica.

velocibill
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 25 Fev 2016, 16:27
Nome Completo: Edilson Costa Terra
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor Falhando Após Retífica

por velocibill » 06 Abr 2018, 20:18

Amanhã vou abrir o medidor de fluxo de ar e ver a trilha, e de quebra retirar os bicos injetores e mandar limpar, vamos ver se ele "acorda desse pesadelo" !!!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Falhando Após Retífica

por chirola » 07 Abr 2018, 13:20

oi o carro falha de mais verifica se tem faisca em todos os cabos de vela o ponto da correia dentada e o ponto do distribuidor caso tenha, se tem sensor de rotaçao no vira verifica se no colocaron a correia pelo tercero cilindor. nos fiat acontece con frecuencia comenta para poder ajudar.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Falhando Após Retífica

por chirola » 07 Abr 2018, 13:30

o medidor de fluxo pode ficar louco se esta fora de ponto e esta dando contra explosao o ar volta pela admiçao e nao faz a leitura dereito.

velocibill
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 25 Fev 2016, 16:27
Nome Completo: Edilson Costa Terra
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor Falhando Após Retífica

por velocibill » 09 Abr 2018, 05:43

Eu ia tentar fazer testes no final de semana passado, 08 e 09/04/2018, mas peguei uma "virose", fiquei com muita febre e nem pude ver o carro... Mas já to melhorando, e to achando melhor refazer passo a passo toda a montagem, levando as peças críticas pra serem analisadas, tipo os bicos pra limpar e equalizar, trocar os sensores, mas aí o MAF é caro pra caramba, nesse caso vou seguir o tutorial que um chegado do fórum aqui passou com detalhes. Outra coisa, to desconfiando dos tuchos, esses eu tenho certeza que não foram trocados, nem os balancins, pq não foi discriminado na nota da retífica. Se são eles a causa principal eu francamente não sei, mas que vão ser trocados, pô, cabeçote zero bala, inclusive válvulas novas, bloco e seus componentes zero bala, inclusive trompa de aspiração e carter novos, foi burrice não trocar os balancins, tuchos e comando... Acho que só aí já dá uma onda legal. O que vcs acham?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Falhando Após Retífica

por Almeidão » 09 Abr 2018, 08:31

O Comando é muito difícil de estragar, só se ele andou sem óleo, já os balancins se desgasta muito, bomba de óleo sempre que abrir o motor tem que trocar já os tuchos se tava batendo teria que ser trocado, caso contrário não, isto porque tuchos, comando, e balancins pode ser trocado pela tampa da válvula e sem necessidade de abrir o motor. Ma a junta de borracha precisará ser trocada, ali mexeu, só nova resolverá.
Imagem

14 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 90 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 07:02