O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra AAcionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

302 mensagens
Avatar do usuário
Fabiodu
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 19 Dez 2014, 13:16
Nome Completo: Fabio Alano Duarte
Cidade: Criciuma
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA A] Teste Arrefecimento

por Fabiodu » 22 Out 2015, 18:06

Ola, como você mencionou que não arma a ventoinha, você deve começar com a parte elétrica.
Tira o conector do cebolão que tem dois fios, e no conector faz um jumper, e vire a chave ( não precisa fazer o carro pegar), se a ventoinha armar, seu problema é no cebolão, se ela não armar ai deve verificar os reles e fusíveis na caixa de fusíveis no cofre do motor.
Faz o mesmo teste com o rele que tem 3 fios.
depois diz o resultado pra gente.
Não esquece de recolocar os conectores.

Avatar do usuário
Lucky Tiger
GL Member
GL Member
Mensagens: 110
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:13
Nome Completo: Anderson C.
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA A] Teste Arrefecimento

por Lucky Tiger » 23 Out 2015, 09:38

Ok, vou dar uma olhada assim que possível e posto o resultado.Já dei uma procurada em dois profissionais mas não gostei da forma que tentaram fazer o diagnostico, os dois não testaram nada e disseram que eu teria que trocar o radiador (não realizaram teste algum), então perguntei se eles tinham o brasado 34 mm, e no primeiro além de dizer que radiador brasado no vectra não existe mais e quando o questionei sobre a diferença de eficiência ele alegou ser tudo a mesma coisa, então fui embora.O segundo já disse que era pra eu ir em um eletricista pois ele não testa cebolinha e nem ventilador :7: , depois perguntei sobre o radiador e ele perguntou se eu queria varetar ele, bateu o desanimo, se tiverem algum profissional bom para recomendar na região de Campinas agradeço, pois nos dois que fui até agora só me decepicionei por isso estou tentando ao menos testar algumas coisas antes de levar em outro local.

Desculpem pelo texto extenso, irei realizar os testes e vou postando os resultados dentro do possível.Obrigado pelas respostas. :88:
Chevrolet Vectra GLS 2.0 8v 1995 - Bloco FGP + Cabeçote LFVT

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA A] Teste Arrefecimento

por JoãodoValle » 23 Out 2015, 09:49

Sem crise, procure o membro Giovan3 é ele da sua região e deve saber recomendar um profissional.

Sobre testar os itens você precisa entender o funcionamento completo do sistema pra tentar chegar a algum diagnóstico, mas fala aí conforme for suas duvidas nos vamos tentando te ajudar.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA A] Teste Arrefecimento

por Ju_Bueno » 23 Out 2015, 10:03

JoãodoValle escreveu:Sobre testar os itens você precisa entender o funcionamento completo do sistema pra tentar chegar a algum diagnóstico, mas fala aí conforme for suas duvidas nos vamos tentando te ajudar.

X2!
A melhor coisa q vc pode fazer é isso - entender como funciona pra poder diminuir as chances de erro.
Só que eu mesmo, no meu carro, já troquei os 2 cebolões, radiador, válvula termo-estática, junta do cabeçote, recondicionei as 2 ventoinhas e ainda não acertei... rsrsrsrs. É rir pra não chorar! :13:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA A] Teste Arrefecimento

por JoãodoValle » 23 Out 2015, 10:11

kkkkkkkk.. vai com calma ju, ou o amigo vai tacar fogo no carro dele kkkk.

É assim mesmo, tbm passo uns perrengue com isso, mas tudo eu mesmo tenho corrigido, não fico na mão desses picaretas mais, semanas atrás mesmo tava tudo lindo e me abre um selo, eu mesmo dei jeito em casa.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA A] Teste Arrefecimento

por Ju_Bueno » 23 Out 2015, 10:17

JoãodoValle escreveu:kkkkkkkk.. vai com calma ju, ou o amigo vai tacar fogo no carro dele kkkk.

Hehehe... sabe que isso já me passou pela cabeça...

Mas Lucky, não se assusta não. Praticamente todos que acompanhei por aqui com problemas no arrefecimento conseguiram resolver. Segue a dica do pessoal quanto às peças que se deve verificar e trocar, se for o caso, que logo estará resolvido.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: [VECTRA A] Teste Arrefecimento

por Thiago Menezes » 23 Out 2015, 10:25

Ju_Bueno escreveu:
JoãodoValle escreveu:kkkkkkkk.. vai com calma ju, ou o amigo vai tacar fogo no carro dele kkkk.

Hehehe... sabe que isso já me passou pela cabeça...

Mas Lucky, não se assusta não. Praticamente todos que acompanhei por aqui com problemas no arrefecimento conseguiram resolver. Segue a dica do pessoal quanto às peças que se deve verificar e trocar, se for o caso, que logo estará resolvido.


O problema é que em muitos lugares ''carece'' desse tipo de profissional e sistema de arrefecimento é algo meio complexo de mexer.

As vezes o mexanico só quer ficar no achismo, não coloca a mão na massa de verdade!

As vezes é até melhor se aventurar em algumas coisas do que depender de ''profissional'' assim.

Boa sorte na solução :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Fabiodu
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 19 Dez 2014, 13:16
Nome Completo: Fabio Alano Duarte
Cidade: Criciuma
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA A] Teste Arrefecimento

por Fabiodu » 23 Out 2015, 17:48

Entao Lucky, pelo que vc mencionou seu problema seria a ventoinha que não arma, pode ser elétrico, no caso cebolão defeituoso ou algum fusível ou rele.

Seu carro possui algum outro problema com relação a parte de arrefecimento ?

Qual a cor da agua?
Você utiliza aditivo?
Tem válvula termostática?

Na rodovia fica abaixo dos 90 graus?

O seu carro é o da assinatura né? um CD.

Avatar do usuário
Giovan3
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 291
Registrado em: 16 Set 2014, 14:23
Nome Completo: Giovane Cunha
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA A] Teste Arrefecimento

por Giovan3 » 23 Out 2015, 20:10

Lucky Tiger escreveu:Ok, vou dar uma olhada assim que possível e posto o resultado.Já dei uma procurada em dois profissionais mas não gostei da forma que tentaram fazer o diagnostico, os dois não testaram nada e disseram que eu teria que trocar o radiador (não realizaram teste algum), então perguntei se eles tinham o brasado 34 mm, e no primeiro além de dizer que radiador brasado no vectra não existe mais e quando o questionei sobre a diferença de eficiência ele alegou ser tudo a mesma coisa, então fui embora.O segundo já disse que era pra eu ir em um eletricista pois ele não testa cebolinha e nem ventilador :7: , depois perguntei sobre o radiador e ele perguntou se eu queria varetar ele, bateu o desanimo, se tiverem algum profissional bom para recomendar na região de Campinas agradeço, pois nos dois que fui até agora só me decepicionei por isso estou tentando ao menos testar algumas coisas antes de levar em outro local.

Desculpem pelo texto extenso, irei realizar os testes e vou postando os resultados dentro do possível.Obrigado pelas respostas. :88:


Fala Lucky, beleza?
Eu posso te ajudar amigo, até porque ambos somos de Campinas. Você está procurando uma oficina para tentar descobrir o problema, certo? Eu também estou com um problema de arrefecimento esquisito no Daewoo, que é o mesmo motor do VA.. Vou te enviar meu contato pessoal pra gente trocar umas idéias, Abraço!
Imagem
"Faith is what move us on"
Garagem: viewtopic.php?f=71&t=7289

Avatar do usuário
Lucky Tiger
GL Member
GL Member
Mensagens: 110
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:13
Nome Completo: Anderson C.
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA A] Teste Arrefecimento

por Lucky Tiger » 23 Out 2015, 22:19

Valeu pelas respostas pessoal, até agora não pensei em fogo não hehe, mas considerei seriamente comprar tudo novo pelo ebay, pena que o salário :35: ta aquela beleza.

Respondendo as perguntas do Fabiodu:

Qual a cor da água? Estou com o carro a pouco tempo, a água está sem aditivo, existem alguns resíduos de ? terra ? (pouca coisa) no fundo do reservatório.

Você utiliza aditivo? Infelizmente não, o antigo dono usava água torneiral e ainda não fiz a troca pois primeiro penso em resolver alguns probleminhas como esse aquecimento.

Tem válvula termostática? Sim, mas não sei o estado dela, irei providenciar a substituição.

Na rodovia fica abaixo dos 90 graus? Sim, mas assim que entro no "perímetro urbano" já era bate 95 e a ventoinha traz até 87 em pouco tempo lá está ele rumo aos 95 hehe (a ventoinha praticamente nem desliga, coitada)

O seu carro é o da assinatura né? um CD. Quase, GLS 95.

Valeu Giovan3, vamos conversar melhor, quem sabe encontramos a solução :40:

Acredito que final de semana vou tomar coragem e tentar testar o melhor que puder, se conseguir posto os resultados aqui, agradeço pela ajuda de todos :115:
Chevrolet Vectra GLS 2.0 8v 1995 - Bloco FGP + Cabeçote LFVT

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Teste arrefecimento - Vectra A

por Ju_Bueno » 24 Out 2015, 07:16

Lucky Tiger escreveu:Qual a cor da água? Estou com o carro a pouco tempo, a água está sem aditivo, existem alguns resíduos de ? terra ? (pouca coisa) no fundo do reservatório.

Isso com certeza é resíduo de ferrugem. Infelizmente nossos carros são velhos, já passaram pela mão de qualquer um que não zela pela manutenção e provavelmente há um bom tempo o sistema não vê aditivo. Resultado é essa sujeira. Digo isso pois é exatamente o que aconteceu com o meu e muuuuuitos Vectras que se tem relato por aqui.

Lucky Tiger escreveu:Tem válvula termostática? Sim, mas não sei o estado dela, irei providenciar a substituição.

Muito bem! Troque-a, mas use pouco tempo só com água no sistema, até resolver qquer possível vazamento. Daí aditive a água pra preservar as peças novas e impedir mais estragos.

Lucky Tiger escreveu:Na rodovia fica abaixo dos 90 graus? Sim, mas assim que entro no "perímetro urbano" já era bate 95 e a ventoinha traz até 87 em pouco tempo lá está ele rumo aos 95 hehe (a ventoinha praticamente nem desliga, coitada)

Se em rodovia fica da metade pra baixo do espaço entre o quadradinho azul e o traço dos 90°- ótimo! Isso indica que o água circula bem e vc provavelmente não tem problemas com radiador parcialmente entupido. Em pouco tempo que entra no perímetro urbano a temperatura já subir é normal, ou mesmo em rodovia se ficar atrás de algum veículo lento ela sobe rápido.

Agora, vc sabe dizer se a ventoinha liga somente nesses 95°ou ela liga um pouquinho antes, sobe até 95° pra então começar a baixar até os 87°?

Nesses 87° a ventoinha desliga?

Esses números da temperatura q vc relata são da leitura no painel, não é?

Se ligar um pouco antes do 95° e desliga nos 87°, seu cebolão do primeiro estágio está ok! Neste caso, acredito que está chegando até os 95° - mesmo com a ventoinha ligando aos 93°- pela falta do funcionamento da ventoinha pequena. O caso não é exatamente igual ao meu - tem causa diferente, mas que resulta no mesmo sintoma. No meu, com a teoria de que a(s) ventoinha esteja(m) fraca(s), liga aos 93°, ainda sobe pra 94° e demora muito pra baixar a temperatura até esses 87°. Já em rodovia, como não se necessita do funcionamento da ventoinha, não há problemas - assim como no seu.

Voltando no seu primeiro post, vc diz que está armando só o 2º estágio. Mas o segundo estágio atua dos 97° p/ 92~93°, onde ele se desliga e permanece o 1º, até baixar para 87~88°. Eu acho que no seu está sim armando o 1°, mas só com uma ventoinha. O teste - jump - que foi mencionado é bem simples: faça o seguinte no chicote do cebolão do 1° estágio:

Imagem

pode usar um pedacinho de fio ou mesmo arame. Isso acionará ambas as ventoinhas em velocidade baixa. Se funcionarem as duas, não há problema elétrico. O problema pode ser o cebolão. Se funcionar apenas 1 ou nenhuma, problema elétrico.

No chicote do cebolão debaixo faça a mesmo:

Imagem

Isso acionará as ventoinhas em alta rotação. A pequena (atrás do para-choque) é bem barulhenta, parece uma turbina. E, de novo, elas precisam funcionar juntas.

É muito importante vc levar essas informações pra um eletricista. E mesmo que ele estranhe, ou diga que as ventoinhas não devem trabalhar juntas (acho que em paralelo, né?) diga que no Vectra é assim.
Abs!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
EMERSON BARRETO
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 434
Registrado em: 25 Mai 2015, 09:06
Nome Completo: Emerson Barreto da Mota
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA A] Teste Arrefecimento

por EMERSON BARRETO » 24 Out 2015, 08:16

Parabéns Juliano.
Ótimas informações.
:88:
ImagemImagem
_______________________________________________________________________________

Emerson - Vectra CD 2.0 16V 1997 Mec. Completo
Minha garagem - viewtopic.php?f=70&t=10926

Avatar do usuário
Lucky Tiger
GL Member
GL Member
Mensagens: 110
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:13
Nome Completo: Anderson C.
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA A] Teste Arrefecimento

por Lucky Tiger » 24 Out 2015, 15:09

Nossa Ju_Bueno, valeu mesmo pela informação, vou testar assim que sobrar um tempinho.Em relação á ventoinha, é isso que você disse mesmo, somente o primeiro estágio, pois liga antes do 95° e desliga um pouco abaixo do 90° (painel), pensei que fosse o segundo pois é beem barulhento, mas então tenho que verificar principalmente o que não faz a ventoinha dianteira funcionar, correto?

Faz um tempo que estou considerando seriamente fazer uma limpeza no sistema, colocar água desmineralizada e aditivo (se não me engano vi uma recomendação bem legal de um dos membros sobre o Bardhal Rad Cool Long Life).Acredito que vou tentar fazer a limpeza em casa mesmo (fazer água rodar pelo sistema até sair limpa, acredito que de uma boa melhorada) .

Já perguntando, alguém sabe qual relê da ventoinha dianteira?

Valeu pelas respostas galera :40:
Chevrolet Vectra GLS 2.0 8v 1995 - Bloco FGP + Cabeçote LFVT

max gsi
GL Member
GL Member
Mensagens: 82
Registrado em: 23 Out 2013, 19:31
Nome Completo: Diego Giomette
Cidade: Franca
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA A] Teste Arrefecimento

por max gsi » 24 Out 2015, 17:05

a ventoinha menor que fica atraz do parachoque de vcs são todas barulhentas a minha ta na mesma situação... é normal aquele barulho

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA A] Teste Arrefecimento

por Ju_Bueno » 24 Out 2015, 21:38

Lucky Tiger escreveu:...mas então tenho que verificar principalmente o que não faz a ventoinha dianteira funcionar, correto?

Isso mesmo. Verificar relés e a própria fiação. Mas nem dou palpite de como fazer isso pois não entendo de elétrica.

Lucky Tiger escreveu: Faz um tempo que estou considerando seriamente fazer uma limpeza no sistema, colocar água desmineralizada e aditivo (se não me engano vi uma recomendação bem legal de um dos membros sobre o Bardhal Rad Cool Long Life).Acredito que vou tentar fazer a limpeza em casa mesmo (fazer água rodar pelo sistema até sair limpa, acredito que de uma boa melhorada) .

Esquece de querer usar água desmineralizada. Mesmo vc soltando todas as mangueiras, ainda vai ficar água parada no bloco. Se colocar desmineralizada, ela vai misturar com a água "comum" e perderá suas propriedades. Só é válido usá-la quando o motor está totalmente desmontado.

O aditivo Bardhal é de fato muito bem conceituado. Eu tenho usado dele, no caso, o orgânico concentrado. Fazer a limpeza em casa é uma moleza. Para tirar qquer dúvida, procura nos tutoriais do fórum dois vídeos do
Almeidão onde ele ensina abrir o sistema e como proceder com a limpeza e aplicar o aditivo. No entanto, eu te aconselho a tirar o radiador do carro, pois como a boca de saída dele fica + ou - no meio dele, e não embaixo, a água mais suja do sistema fica acumulada lá. Só vai ser preciso tirar os 2 cebolões, pois eles não passam pelos tubos da bomba da direção hidráulica o que impede de tirar o radiador. Com ele fora vc enfia a mangueira de água aberta numa das bocas e deixa correr bastante, até ver que a água sai totalmente limpa.[/quote]

max gsi escreveu:a ventoinha menor que fica atraz do parachoque de vcs são todas barulhentas a minha ta na mesma situação... é normal aquele barulho

No primeiro estágio é suave, mas no segundo é o bicho...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Fabiodu
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 19 Dez 2014, 13:16
Nome Completo: Fabio Alano Duarte
Cidade: Criciuma
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Teste arrefecimento - Vectra A

por Fabiodu » 25 Out 2015, 21:19

Faço das palavras de Ju_Bueno as minhas.

max gsi escreveu:a ventoinha menor que fica atraz do parachoque de vcs são todas barulhentas a minha ta na mesma situação... é normal aquele barulho


Primeiro teste que vc tem que fazer é o do jumper nos cebolões.
Os resultados vão nos dizer como ajudar você a fazer mais testes.

E como já foi dito, as ventoinhas funcionam sempre em paralelo, elas sempre ligam juntas.

Eu tive que refazer algumas gambiarras na minha parte elétrica, posso te ajudar se for esse o caso.

abraços
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 10 Mar 2017, 17:00, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Avatar do usuário
tsousacosta
GL Member
GL Member
Mensagens: 135
Registrado em: 24 Abr 2013, 20:01
Nome Completo: Thiago Sousa da Costa
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA A] Teste Arrefecimento

por tsousacosta » 26 Out 2015, 20:03

Boa noite Fabio

Fiz o teste nos cebolões. Ambos so ligaram ligaram a ventoinha interna, e só acionou as mesmas com o ar condicionado ligado ligado.

A que fica próxima ao para-choque nem se mexeu. Sei que elas tem um relê e que fica naquela caixa preta no motor, vc sabe me dizer qual é? Tem algum fusível tb? Onde fica o fusível?

Abçs
Vectra CD 1995/1996

Avatar do usuário
Fabiodu
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 19 Dez 2014, 13:16
Nome Completo: Fabio Alano Duarte
Cidade: Criciuma
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA A] Teste Arrefecimento

por Fabiodu » 26 Out 2015, 22:41

Nessa mesma caixa dos reles tem 2 fusíveis. Verifica os 2.
São 4 reles.
Vou dar uma olhada no esquema elétrico e depois passo.

Avatar do usuário
tsousacosta
GL Member
GL Member
Mensagens: 135
Registrado em: 24 Abr 2013, 20:01
Nome Completo: Thiago Sousa da Costa
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA A] Teste Arrefecimento

por tsousacosta » 27 Out 2015, 17:46

Valeu Fabio

São uns fusíveis bem grandes. Os meus estão novos. Deve ser relê então. Vou comprar uns novos para ver. Depois me passa esse esquema para eu verificar e comprar um novo.

Abçs
Vectra CD 1995/1996

Avatar do usuário
Lucky Tiger
GL Member
GL Member
Mensagens: 110
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:13
Nome Completo: Anderson C.
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA A] Teste Arrefecimento

por Lucky Tiger » 28 Out 2015, 10:10

Olá á todos, ontem realizei a "limpeza" do sistema de arrefecimento (seguindo o excelente tutorial do Almeidão :88: ), troquei também a termostática, quer dizer, coloquei uma, pois para meu espanto estava sem ( coloquei MTE Sério Ouro 82 como indicado ).A temperatura está se mantendo mais estável agora, mas ainda continuo com o problema da ventoinha dianteira que não liga :13: , não realizei teste do cebolão ainda ( vou fazer assim que o carro esfriar hoje - acabei de chegar em casa).

Tomei a liberdade também de pegar o esquema elétrico postado pelo Ricardo Rohde (valeu mesmo).Segue página de relês abaixo:

Imagem


Se realizar o teste e não funcionar a ventoinha dianteira vou partir para os relês ( só não sei se vai ser fácil retira-los haha).

Agradeço pela ajuda de todos até o momento. :40:
Chevrolet Vectra GLS 2.0 8v 1995 - Bloco FGP + Cabeçote LFVT

302 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 156 visitantes

Bem-vindo: 24 Abr 2024, 14:56