por Almeidão »
19 Set 2013, 13:09
Ricardo GLS, é simples informar este mistério. Os sensores ou seja cebolões, estão na entrada do radiador e ali entra a agua quente que quando circulada baixa a temperatura e não deixa o cebolão armar porque não atinge a temperatura que o armaria. Por outro lado, tendo ali aquecido por não estar em uma rodovia onde a bomba de água não está girando a todo vapor, então entra a ventoinha funcionando e tirando a temperatura da água e a bomba vai empurrando a agua quente para o radiador e ao mesmo tempo puxando a mais fria para o motor e como já falei, em um transito pesado ela não está com a potencia total porque ela gira de acordo com o giro do motor, então é um processo digamos que não tolera erro.
Agora imaginamos um radiador já com passagens comprometidas por nunca ter sido cuidado como devia e logo saberemos que ele não circula com facilidade, então onde entra a agua quente nele que é onde estão os cebolões vão ficando cada vez mais quente, porque estará circulando 30 a 50% menos e assim fazendo armar o segundo estágio também.
Só que mesmo armando o segundo estágio ou qualquer outro ar por ali, ainda o motor continuará quente porque a agua que passa é pouca e por isto não conseguirá refrigerar a que estará saindo de dentro do motor que por sua vez será a mesma quantidade, porque se é a mesma bomba que puxa e ao mesmo tempo empurra, ela não tem como puxar menos e empurrar mais ou puxar mais e empurrar menos. Acredito que seja radiador entupido, não por estar ligando o segundo estágio etc, porque pode ser defeito do cebolão, mas como você informou que na estrada segue nos mesmo 95% ai você me espantou.
Em resposta ao Ju_Bueno, sim certamente seu cebolão estragou e estes cebolões são bem camaradas, antes de estragar por completo, ele começa acionar mais cedo e serve como segurança para você não perder o motor. Ok, não acredito que ele tenha estragado porque você lavou o carro com o motor frio, mas já aconteceu comigo também, de lavar o carro e mesmo frio minutos depois ele já estava funcionando com menos de 60º no painel. Na verdade ele simplesmente estragou e está te avisando, tipo me troca porque vou parar kakkakakkakak.
Sobre temperatura, há muitas discordâncias porque existem vários cebolões, tipo um liga com 90, outro com 95 e outros com 110 e assim vai. Sempre levo em conta a temperatura na estrada que deve ser perto dos 80 graus no painel. Sempre escrevo painel, porque lá no motor estará 90 e mais um pouco.
Esta variação de cebolões é porque há uma tolerância em temperatura, digamos que 85 é normal e 95 seja normal também, só que 96 já não é normal enquanto 86, 87, 88, 89... ainda é normal. É algo parecido ao colesterol onde 190 é normal mas não posso comer o queijo que tanto gosto enquanto ele em 150 é normal e posso comer até parmesão.
Mas sempre tendo em conta que mesmo o cebolão sendo com tolerância máxima, quando o carro estiver na estrada com
a bomba d'água a todo vapor, ele ainda deve estar ali perto dos 80, porque na estrada o cebolão não vai entrar para funcionar mesmo.