O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra AAcionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

302 mensagens
pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por pranloose » 06 Mar 2018, 11:35

Obrigado por me redirecionar.

Então, de tanto pesquisar percebi que tinha um problema nesta segunda ventoinha(eu pensei que ela só acionava com Ar). Realmente, postei aqui, pois é dificil achar alguem de confiança para executar um serviço(profissionais muitos desqualificados) que vão trocando as coisas e não resolvem, vão por "achometro". Quanto melhores dicas e testes são bem vindos, pois posso fazer alguns em casa e poder eliminar algumas coisas.

Obs: meu Vectra é igualzinho este seu da foto, o Azul...Identico...rsrs

Obrigado.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 07 Mar 2018, 16:25, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção da citação

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 06 Mar 2018, 12:36

pranloose, se seu carro tiver ar condicionado funcionando ou não ele tem as duas ventoinhas e elas tem que funcionar também conforme Ju_Bueno diz.
Sobre o reservatório a água que vai ser retornada é quase zero, na verdade esta mangueirinha nada mais é para eliminar o ar e quando a água expandi levar a sobra para o reservatório e isto quando quente. Iria passar muita água nela se fosse só empurrada pela bomba para o radiador, mas por outro lado a bomba empurra para o radiador e ao mesmo tempo puxa do radiador, desta forma é mais lógico que será puxada na parte maior será onde passará a agua e neste caso a mangueira grossa do radiador é a maior.

Reservatório marrão é sujeira de corrosão do bloco por não usar aditivo, é um risco que se corre deixando desprotegido o radiador, bomba e tampões do motor. Nunca eu conseguiria afirmar se um radiador está bom ou ruim somente olhando ele, então não é por ai que voce pode analisar o radiador do seu carro. Não quero dizer que esteja ruim, mas não é a forma correta somente pelo visual da peça.

Sobre as ventoinhas, seu carro deve ter dois cebolões, um para o primeiro estagio e outro para o segundo e parece que o primeiro já foi pro saco e se não me engano é o MTE 741 e eu não usaria outro de forma nenhuma, compraria exatamente este. Detalhe, ele queima muito fácil ao jogar água nele estando quente e nunca se deve mexer no sistema do carro com qualquer temperatura que não seja zero. O segundo estágio eu nçao me lembro, mas acho ser com 92º, este 741 -e com 83.
Aguá para o radiador, pode ser a mais comum de torneira, desde que você use um aditivo correto, eu recomendo Havoline Long Life ou extended life, 3 litros e o resto água. O frasco branco é o concentrado, é este que comento.

Não é difícil acertar o sistema das ventoinhas, mas precisa ter muita paciência e conhecer um pouco de elétrica, o que posso lhe informar é que o cebolão leve sinal negativo para o relê acionar as ventoinhas, sendo assim até os relês nada acontece se encostar fio na lata a não ser acionar las.
Imagem

pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por pranloose » 06 Mar 2018, 13:24

Almeidão, primeiramente prazer. Pesquisei em varios tópicos e vi que você é muito bom no sentido de arrefecimento.

Sobre o reservatório então podemos dizer que esta "ok" e o retorno!!! E para melhor visualização do meu carro quero adicionar algumas informações, podem ser relevantes ou não: Estou com ele há 3 meses e bomba de agua trocada há 5 dias, de marca: Urba. Uma semana atrás queimou um fusível de 10A da iluminação do painel, troquei e voltou tudo ao normal, e ontem ao constatar todos estes defeitos que mencionei no tópico, o fusivel da iluminação queimou de novo.

Realmente concordo contigo em respeito a aparencia do Radiador, eu deveria escrever aparentemente. Sim, são dois cebolões, acho que um azul em cima e o outro meio marrom/preto. E sim, no final de semana iria colocar agua nova com aditivo, mas agora com estes problemas vou adiar por enquanto. (Diz um "mexanico" que não aconselha a colocar o aditivo, pois ja houve ferrugem no bloco e nunca podera ser reparado e que aditivo pode piorar, enfim). De qualquer forma, ontem quando retirei o retorno a agua estava limpissima.

Então voce acha que as ventoinhas são os reles? juntamente com seus cebolões? De eletrica me viro bem sim. Só tenho receio no carro e queimar algo, pois no resto sempre me virei bem.

Uma outra pergunta: Como eu mencionei que o ponteiro da temperatura esta meio estranho(não estava assim), as vezes fica normal, depois não passa do azul, isso pode ser este sensor de temperatura?

Obs: Hoje de manha, andei com o carro e por uns 10min o ponteiro não saiu do azul, mas armou a ventoinha normalmente. Depois de muito começou a subir, mas não chegou na marca do 90º.

Obrigado
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 07 Mar 2018, 16:26, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção da citação

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Ju_Bueno » 06 Mar 2018, 16:07

pranloose escreveu:Fuente del Mensaje Realmente, postei aqui, pois é dificil achar alguem de confiança para executar um serviço(profissionais muitos desqualificados) que vão trocando as coisas e não resolvem, vão por "achometro". Quanto melhores dicas e testes são bem vindos, pois posso fazer alguns em casa e poder eliminar algumas coisas.


Concordo com vc! Hoje em dia a gente realmente precisar ter pelo menos uma noção de funcionamento das coisas para não ser logrado, pq tá cheio de picareta por aí só esperando aparecer a presa. Como eu disse, já pega essa dica de que as ventoinhas trabalham em paralelo. Caso vc não entenda de elétrica pra vc mesmo fazer testes, pelo menos já leva essa informação pronta pra algum reparador. E caso ele diga: "Ah, mas no Vectra do fulano está daquele jeito" , aí vc bate o pé e diz que quer o funcionamento no esquema de fábrica, ou já procura outro profissional mesmo rsrs...

Obs: meu Vectra é igualzinho este seu da foto, o Azul...Identico...rsrs

Monta a sua garagem e posta as fotos dele pra gente apreciar.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por pranloose » 06 Mar 2018, 16:29

Sim, estes picaretas são brabos! Enfim, Li praticamente todo este tópico, e talvez eu já tenho um principio de onde começar, bom pelo é o que acho.

Percebi que ele aciona a ventoinha com uma boa velocidade(ou seja, somente 2º estagio, é isso?)

Fazer um jumper nos cebolões que é retirar o chicote, pegar um fio e ligar entre os dois polos com a ignição ligada, se acionar a ventoinha, trocar!

Vou verificar o chicote do ventilador da frente, tentar girar ele com a mão e ver se o mesmo encontra-se travado...e por ultimo liga-lo direto na bateria e verificar.

Acho que é por ai...

Agora, o marcador de temperatura demora a sair do azul, achei estranho...Enfim, vamos aos testes.

Quanto a garagem, vou tirar umas fotos bacanas e postar.

Abs.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 06 Mar 2018, 16:54

pranloose escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão, primeiramente prazer. Pesquisei em varios tópicos e vi que você é muito bom no sentido de arrefecimento.

Sobre o reservatório então podemos dizer que esta "ok" e o retorno!!! E para melhor visualização do meu carro quero adicionar algumas informações, podem ser relevantes ou não: Estou com ele há 3 meses e bomba de agua trocada há 5 dias, de marca: Urba. Uma semana atrás queimou um fusível de 10A da iluminação do painel, troquei e voltou tudo ao normal, e ontem ao constatar todos estes defeitos que mencionei no tópico, o fusivel da iluminação queimou de novo.

Realmente concordo contigo em respeito a aparencia do Radiador, eu deveria escrever aparentemente. Sim, são dois cebolões, acho que um azul em cima e o outro meio marrom/preto. E sim, no final de semana iria colocar agua nova com aditivo, mas agora com estes problemas vou adiar por enquanto. (Diz um "mexanico" que não aconselha a colocar o aditivo, pois ja houve ferrugem no bloco e nunca podera ser reparado e que aditivo pode piorar, enfim). De qualquer forma, ontem quando retirei o retorno a agua estava limpissima.

Então voce acha que as ventoinhas são os reles? juntamente com seus cebolões? De eletrica me viro bem sim. Só tenho receio no carro e queimar algo, pois no resto sempre me virei bem.

Uma outra pergunta: Como eu mencionei que o ponteiro da temperatura esta meio estranho(não estava assim), as vezes fica normal, depois não passa do azul, isso pode ser este sensor de temperatura?

Obs: Hoje de manha, andei com o carro e por uns 10min o ponteiro não saiu do azul, mas armou a ventoinha normalmente. Depois de muito começou a subir, mas não chegou na marca do 90º.

Obrigado


Estou totalmente contra o seu mecânico, primeiro se você diz que trocou a bomba há 5 dias e a água está marrom, fuja deste cara, ele era pelo menos para tirar a água suja lá de dentro.

Sobre o aditivo, há possibilidade de que o radiador tenha tanta sujeira que o aditivo poderá vazar, isto é uma possibilidade. Bem, se você trocar a água, colocar água limpa e antes disto completar colocar 3 litros de Havoline como eu comentei e não der problema, ótimo você está salvando o seu motor sem comprar um radiador. Bem, se vazar água, ótimo você irá salvar o seu motor mas vai ter que trocar o radiador, infelizmente um gasto mas que seja necessário. Se você escutar o mecânico e nçao fizer nada, jpa estará ferrando seu motor.

O cebolão azul é o MTE 741, é possível que ele esteja com defeito, ele arma lento o que arma a velocidade rápida é o outro. É complicado lhe responder o que pode ser realmente estando de longe, mas com certeza o problema pode ser cebolão e relês ou uma ligação mal feita

Sobre a temperatura, melhor acertar as ventoinhas primeiro, depois podermos lhe ajudar, pode ser o sensor com problema ou pode ser um mal contato.

Fusível queimando, pode ser um mal contato também, algo em curto que se isola e hora não.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 07 Mar 2018, 16:28, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção da citação
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Ju_Bueno » 06 Mar 2018, 17:02

Demorar a sair do azul pode ser que esteja sem a válvula termostática.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por pranloose » 07 Mar 2018, 10:42

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Estou totalmente contra o seu mecânico, primeiro se você diz que trocou a bomba há 5 dias e a água está marrom, fuja deste cara, ele era pelo menos para tirar a água suja lá de dentro.


Claro, tambem para mim o mecanico esta descartado! Como vou fazer os testes neste fim de semana, gostaria de perguntar umas coisas, para que eu possa ir mais tranqüilo(claro por minha conta e risco).

Vou testar os cebolão, acho que isso é relativamente fácil.

1 - Caso eu precise testar os reles, como posso proceder?

2 – A segunda ventoinha tem algum fusível diferente ou rele? Pois a mesma não liga, mas vou fazer um teste direto em bateria...Mas caso ela funcione no teste direto, gostaria de saber por onde proceder para que ela possa atuar junto a Maior.

3 – No caso de eu solucionar todos problemas acima, eu já vi seu vídeo para trocar água de arrefecimento e entendi bem, e parabéns pelo vídeo! Tenho uma pergunta em cima dele: Meu carro retiraram o ar quente, acredito que estava vazando na cabine, fizeram ligação direta das mangueiras. Mesmo não tendo o Ar quente, posso proceder normalmente conforme vídeo?

4 – Em relação a Ar no sistema, como posso evitar após a troca de água...Sempre é isso que tenho duvida.

Se puder me ajudar nisso, agradeço muito. Abraços
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 07 Mar 2018, 16:29, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção da citação

pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por pranloose » 07 Mar 2018, 11:36

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Demorar a sair do azul pode ser que esteja sem a válvula termostática.


Vou checar isso! Alias, acho que ja vou comprar uma valvula e trocar ou apenas colocar uma no lugar. Agora me pergunto: Porque as pessoas tiram essa valvula?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 07 Mar 2018, 11:52

Boa pergunta, na verdade esta é uma peça a qual deve ser trocada eu acho que para não ter problemas se usar o aditivo correto e o sistema for normal, com 4 a 5 anos, porem sem usar aditivo só Deus para dizer o quanto ela pode durar. Lembrando que estando com temperatura elevada mesmo que seja normal, esta peça como muitas outras vão sendo minadas. Voltando lá onde tiraram esta peça, com certeza alguns mexânicos que acham que sabe mais que os engenheiros, tiram ela para melhorar a temperatura, porém são tão ignorantes que não podem imaginar que quando o carro esquenta ela fica aberta como se não tivesse ela e não funciona como sanfona tipo abre e fecha, nos nossos carros ou nestes modelos elas abrem quando esquenta e fecha quando esfria. Bem, se por acaso um outro idiota trocou esta válvula e colocou uma do carro a álcool que é 92º, assim que um outro mecânico tirar o proprietário ficará todo feliz porque o problema será acertado, mas ele não sabe que foi tirado algo que estava errado.
É mais ou menos isto que acontece com a maioria dos carros novos que entram em casa de proprietário porco, eles vão em qualquer mecânico e a primeira mexida que dão já tiram o aditivo dizendo que este produto nçao vale nada, com certeza por ter tido experiencias em produtos como Radiex e outros mais que são baratos e enganadores, porque se usar um bom como eu uso eles nem falariam nada.
Sem a termostática faz seu carro beber bem todas as vezes que ele for ligado até esquentar, ou seja todos bebem muitos neste momento, mas com a termostática ele esquenta mais rápido e ficará menos tempo jogando gasolina fora. Lembrando que carro muito quente, não é nada bom e carro frio pior ainda, é neste momento que as peças são corroídas mais depressa e sempre você pega ele frio, porém podemos fazer ele aquecer mais rápido. Este aquecimento é no painel algo de 70 a 80º

Lembre se, a válvula termostática do seu carro é MTE-211-82, trocar o refil se a saída tiver boa, se não tiver trocar tudo.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 07 Mar 2018, 16:30, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção da citação
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 07 Mar 2018, 12:15

pranloose escreveu:Fuente del Mensaje
1 - Caso eu precise testar os reles, como posso proceder?

2 – A segunda ventoinha tem algum fusível diferente ou rele? Pois a mesma não liga, mas vou fazer um teste direto em bateria...Mas caso ela funcione no teste direto, gostaria de saber por onde proceder para que ela possa atuar junto a Maior.

3 – No caso de eu solucionar todos problemas acima, eu já vi seu vídeo para trocar água de arrefecimento e entendi bem, e parabéns pelo vídeo! Tenho uma pergunta em cima dele: Meu carro retiraram o ar quente, acredito que estava vazando na cabine, fizeram ligação direta das mangueiras. Mesmo não tendo o Ar quente, posso proceder normalmente conforme vídeo?

4 – Em relação a Ar no sistema, como posso evitar após a troca de água...Sempre é isso que tenho duvida.

Se puder me ajudar nisso, agradeço muito. Abraços


1 - relês são baratos, precisas saber se eles tem saída em paralelo ou em diagonal, isto estão nos pinos 85 e 86. Pode ser DNI 30 ou 40 amperes. Tem um também de 5 terminais, mesma coisa 30 ou 40 amperes. Testar o funcionamento dele não lhe garante que ele fará a função de transportar a energia do terminal 30 para o 87. Mas o teste seria assim, primeiro encostar 85 no positivo e 86 no negativo, se ele armar a bonina dele está boa. Agora preparar uma lampada e ligar um fio dela no positivo da bateria, o outro no terminal 87, e no terminal 30 colocar um fio no negativo da bateria ou qualquer lata do carro. Agora ligar o terminal 85 no positivo e o 86 negativo. Resultado, a lampada terá que acender. Acho melhor trocar o relê, olhas os terminais deles como são e ache o seu no DNI 101 ou DNI 0102, o que parecer com o seu. O DNI 0102 tem 85 e 86 paralelo o DNI 0101 tem 85 e 86 em diagonal. Veja ai qual é o seu.

2 - a segunda ventoinha é ligada junta com a primeira, mesmo relê para um é para outra também.

3 - Sem ar quente pode proceder igual e não precisa ligar o ar quente já que está direto.

4 - Ar do sistema é fácil demais, a mangueira de retorno é para isto mesmo, com o carro desligado vai adicionando água de pouco a pouco, quando você tiver certeza que não entra mais e o nível está abaixo da mangueirinha, você liga o carro com o reservatório aberto, se ele nçao jogar água pra fora permaneça ali e vai completando a cada descida e sempre abaixo da mangueirinha. assim que armar a ventoinha, fecha o reservatório e já pode sair com o carro. No outro dia antes de ligar ele, olhar o reservatório, se precisar completar até o meio, complete, caso nçao seja necessário já está pronto
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 07 Mar 2018, 16:31, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção da citação
Imagem

pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por pranloose » 07 Mar 2018, 12:22

Show de Bola. Muito obrigado...Vou fazer um resumo de todas as informações que recebi suas e de outros usuários(obrigado a todos tambem)...E vou por a mão na massa. Quando eu tiver solucionado ou não, posto depois os resultados.
Abraços

pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por pranloose » 07 Mar 2018, 18:32

Boa noite,

Fiz os testes de Jumper no MTE 741, acionou o 1° estágio, agora o mais interesante é que acionou as 2 ventoinhas. ( antes a de fora nao acionava).

Podemos se dizer que posso trocar o cebolao, correto?

Deixei, o carro ligado e sabendo qur so iria acionar o estagio 2° e quando ele acionou a ventoinha da frente a menor nao gira junto...Nao sei o que pode ser, alias eu ja tinha feito o topico dizendo qur ela nao funciona. Mas no jumper de 1° ela girou.

Vai entender o qur pode ser...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 08 Mar 2018, 08:04

Acho que sei qual é o problema então, o primeiro nem funciona porque o cebolão 741 está estragado.
Bem, assim que você trocar o cebolão você vai acertar os dois problemas. Explico o motivo, o segundo estágio para entrar as duas ventoinhas em funcionamento, é preciso ter a chave ligada e o primeiro estágio acionado. Como o cebolão está estragado, quer dizer que o primeiro estagio não está sendo acionado nunca ou esporadicamente, sendo assim entra o segundo estágio porém somente a ventoinha interna.

Seu carro deve está sofrendo com a temperatura elevada por isto, enquanto só trocar o cebolão e será resolvido.

Agora para testar o segundo estágio depois de colocar o cebolão novo, terá que ser feito assim:
Ligar a chave, fazer um jump no primeiro estágio e um no segundo, se você jumpear só o segundo, só vai ligar ventoinha interna, mas não será preciso mais isto porque será resolvido.

Muito importante saber que o segundo estágio não entra nunca se o ar condicionado não tiver ligado, então agora você vai conhecer o primeiro estágio e quando observar que o segundo está entrando sem ar ligado, é porque o primeiro não está funcionando e normalmente o problema principal será o cebolão 741. Ou até mesmo problemas no radiador que por falta de circulação fará o carro esquentar em um estágio o qual o primeiro estágio não dará conta, mas ai funcionará as duas.
Imagem

pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por pranloose » 08 Mar 2018, 09:26

Obrigado pelas informações.

Bom, já temos um inicio e parece que será resolvido. E agora estou aprendendo sobre o sistema do meu carro e ficando mais familiarizado.
Amanhã vou comprar o Cebolão 741, você sabe me dizer qual o numero da chave para tirar ele? Pois já vou compra a chave de boca também.

Se der tudo certo, acredito que neste final de semana irei trocar toda água do sistema, com 3 litros de Aditivo (Havoline, AcDelco, Delphi ou Texado) com o método que você ensinou. Aproveitando que você disse sobre talvez o Radiador possa estar fraco ou entupido, neste método acho que consigo observar isso, pois no final vou tirar aquela mangueira do Radiador e ver a vazão, correto?

Mais uma vez obrigado.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 08 Mar 2018, 14:18

pranloose escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado pelas informações.

Bom, já temos um inicio e parece que será resolvido. E agora estou aprendendo sobre o sistema do meu carro e ficando mais familiarizado.
Amanhã vou comprar o Cebolão 741, você sabe me dizer qual o numero da chave para tirar ele? Pois já vou compra a chave de boca também.

Se der tudo certo, acredito que neste final de semana irei trocar toda água do sistema, com 3 litros de Aditivo (Havoline, AcDelco, Delphi ou Texado) com o método que você ensinou. Aproveitando que você disse sobre talvez o Radiador possa estar fraco ou entupido, neste método acho que consigo observar isso, pois no final vou tirar aquela mangueira do Radiador e ver a vazão, correto?

Mais uma vez obrigado.


Eu acho que será muito difícil você ver algo errado nele. Eu faria assim, tirava a água suja usando o método que você viu no vídeo, fazia isto antes de trocar o cebolão para nçao se descuidar com ma água, que ao molhar ele quente ele estraga, trocava o cebolão e completava com água limpa e ai você ia ter a temperatura para checar e sem aditivo, fazer isto por uma semana e depois soltar a mangueira embaixo, solta a água, coloque a mangueira, 3 litros de aditivo e complete com água se precisar.

Não me lembro o numero da chave de boca, acho ser 32, mas neste caso você compra o cebolão e com ele você compra a chave. A minha eu mexi nela e ela perdeu a característica de chave, eu cortei pela metade, lixei as duas voltas da boca para afinar ali e ficou muito boa.

Só um detalhe, cebolão quente, motor desligado se bater água estraga na hora, já com o motor ligado não, por isto a chuva não atrapalha, mas mesmo assim eu não jogo água nele estando ligado ou não. Custa caro para perder ele assim com teste de curiosidade
Imagem

pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por pranloose » 08 Mar 2018, 15:20

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
pranloose escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado pelas informações.

Bom, já temos um inicio e parece que será resolvido. E agora estou aprendendo sobre o sistema do meu carro e ficando mais familiarizado.
Amanhã vou comprar o Cebolão 741, você sabe me dizer qual o numero da chave para tirar ele? Pois já vou compra a chave de boca também.

Se der tudo certo, acredito que neste final de semana irei trocar toda água do sistema, com 3 litros de Aditivo (Havoline, AcDelco, Delphi ou Texado) com o método que você ensinou. Aproveitando que você disse sobre talvez o Radiador possa estar fraco ou entupido, neste método acho que consigo observar isso, pois no final vou tirar aquela mangueira do Radiador e ver a vazão, correto?

Mais uma vez obrigado.


Eu acho que será muito difícil você ver algo errado nele. Eu faria assim, tirava a água suja usando o método que você viu no vídeo, fazia isto antes de trocar o cebolão para nçao se descuidar com ma água, que ao molhar ele quente ele estraga, trocava o cebolão e completava com água limpa e ai você ia ter a temperatura para checar e sem aditivo, fazer isto por uma semana e depois soltar a mangueira embaixo, solta a água, coloque a mangueira, 3 litros de aditivo e complete com água se precisar.

Não me lembro o numero da chave de boca, acho ser 32, mas neste caso você compra o cebolão e com ele você compra a chave. A minha eu mexi nela e ela perdeu a característica de chave, eu cortei pela metade, lixei as duas voltas da boca para afinar ali e ficou muito boa.

Só um detalhe, cebolão quente, motor desligado se bater água estraga na hora, já com o motor ligado não, por isto a chuva não atrapalha, mas mesmo assim eu não jogo água nele estando ligado ou não. Custa caro para perder ele assim com teste de curiosidade


Legal...
Sim, vou trocar o cebolão quando o carro estiver totalmente frio. Eu tinha pensado em isso que você disse, pois como eu vi jorrar bastante agua ali do buraco da termostática...Eu pensei: vou trocar o cebolão sexta e no sabado vou tentar colocar algo para proteger o cebolão.

Tomare que de tudo certo, o meu receio é tirar o cebolão é meio plástico ali...vou devagarinho...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 08 Mar 2018, 16:05

pranloose escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
pranloose escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado pelas informações.

Bom, já temos um inicio e parece que será resolvido. E agora estou aprendendo sobre o sistema do meu carro e ficando mais familiarizado.
Amanhã vou comprar o Cebolão 741, você sabe me dizer qual o numero da chave para tirar ele? Pois já vou compra a chave de boca também.

Se der tudo certo, acredito que neste final de semana irei trocar toda água do sistema, com 3 litros de Aditivo (Havoline, AcDelco, Delphi ou Texado) com o método que você ensinou. Aproveitando que você disse sobre talvez o Radiador possa estar fraco ou entupido, neste método acho que consigo observar isso, pois no final vou tirar aquela mangueira do Radiador e ver a vazão, correto?

Mais uma vez obrigado.


Eu acho que será muito difícil você ver algo errado nele. Eu faria assim, tirava a água suja usando o método que você viu no vídeo, fazia isto antes de trocar o cebolão para nçao se descuidar com ma água, que ao molhar ele quente ele estraga, trocava o cebolão e completava com água limpa e ai você ia ter a temperatura para checar e sem aditivo, fazer isto por uma semana e depois soltar a mangueira embaixo, solta a água, coloque a mangueira, 3 litros de aditivo e complete com água se precisar.

Não me lembro o numero da chave de boca, acho ser 32, mas neste caso você compra o cebolão e com ele você compra a chave. A minha eu mexi nela e ela perdeu a característica de chave, eu cortei pela metade, lixei as duas voltas da boca para afinar ali e ficou muito boa.

Só um detalhe, cebolão quente, motor desligado se bater água estraga na hora, já com o motor ligado não, por isto a chuva não atrapalha, mas mesmo assim eu não jogo água nele estando ligado ou não. Custa caro para perder ele assim com teste de curiosidade


Legal...
Sim, vou trocar o cebolão quando o carro estiver totalmente frio. Eu tinha pensado em isso que você disse, pois como eu vi jorrar bastante agua ali do buraco da termostática...Eu pensei: vou trocar o cebolão sexta e no sabado vou tentar colocar algo para proteger o cebolão.

Tomare que de tudo certo, o meu receio é tirar o cebolão é meio plástico ali...vou devagarinho...


Jogar água nele frio não acontece nada, não precisa proteger porque ele ligado a chuva não faz efeito. A caixa é plastica, mas em um anel de metal onde ele parafusa, o que você precisa evitar e forçar para dentro mas isto não é necessário fazer para tirar. Na compra de um novo, vem o anel de vedação, exija ele se não tiver na caixa e coloque bastante graxa nos dois lados dele e nçao aperte muito para não estourar lo. Na duvida aperte quase nada, ou seja encostar ele e apertar no máximo 1/4 e depois vigiar uns dia, se vazar água, dá mais um apertinho, mas dias depois isto porque ele seco estoura fácil e com graxa em uns dias depois não.
Imagem

pranloose
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 20 Fev 2018, 15:41
Nome Completo: Fábio Gomes da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por pranloose » 08 Mar 2018, 19:27

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
pranloose escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
pranloose escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado pelas informações.

Bom, já temos um inicio e parece que será resolvido. E agora estou aprendendo sobre o sistema do meu carro e ficando mais familiarizado.
Amanhã vou comprar o Cebolão 741, você sabe me dizer qual o numero da chave para tirar ele? Pois já vou compra a chave de boca também.

Se der tudo certo, acredito que neste final de semana irei trocar toda água do sistema, com 3 litros de Aditivo (Havoline, AcDelco, Delphi ou Texado) com o método que você ensinou. Aproveitando que você disse sobre talvez o Radiador possa estar fraco ou entupido, neste método acho que consigo observar isso, pois no final vou tirar aquela mangueira do Radiador e ver a vazão, correto?

Mais uma vez obrigado.


Eu acho que será muito difícil você ver algo errado nele. Eu faria assim, tirava a água suja usando o método que você viu no vídeo, fazia isto antes de trocar o cebolão para nçao se descuidar com ma água, que ao molhar ele quente ele estraga, trocava o cebolão e completava com água limpa e ai você ia ter a temperatura para checar e sem aditivo, fazer isto por uma semana e depois soltar a mangueira embaixo, solta a água, coloque a mangueira, 3 litros de aditivo e complete com água se precisar.

Não me lembro o numero da chave de boca, acho ser 32, mas neste caso você compra o cebolão e com ele você compra a chave. A minha eu mexi nela e ela perdeu a característica de chave, eu cortei pela metade, lixei as duas voltas da boca para afinar ali e ficou muito boa.

Só um detalhe, cebolão quente, motor desligado se bater água estraga na hora, já com o motor ligado não, por isto a chuva não atrapalha, mas mesmo assim eu não jogo água nele estando ligado ou não. Custa caro para perder ele assim com teste de curiosidade


Legal...
Sim, vou trocar o cebolão quando o carro estiver totalmente frio. Eu tinha pensado em isso que você disse, pois como eu vi jorrar bastante agua ali do buraco da termostática...Eu pensei: vou trocar o cebolão sexta e no sabado vou tentar colocar algo para proteger o cebolão.

Tomare que de tudo certo, o meu receio é tirar o cebolão é meio plástico ali...vou devagarinho...


Jogar água nele frio não acontece nada, não precisa proteger porque ele ligado a chuva não faz efeito. A caixa é plastica, mas em um anel de metal onde ele parafusa, o que você precisa evitar e forçar para dentro mas isto não é necessário fazer para tirar. Na compra de um novo, vem o anel de vedação, exija ele se não tiver na caixa e coloque bastante graxa nos dois lados dele e nçao aperte muito para não estourar lo. Na duvida aperte quase nada, ou seja encostar ele e apertar no máximo 1/4 e depois vigiar uns dia, se vazar água, dá mais um apertinho, mas dias depois isto porque ele seco estoura fácil e com graxa em uns dias depois não.



Beleza, valeu. Vou tentar fazer tudo isso no fds. Na semana eu posto.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Ju_Bueno » 09 Mar 2018, 10:13

Pessoal, por favor, procurem não usar a opção "Responder com citação" se vc está respondendo a última postagem do tópico. Para esses casos é só descer um pouquinho mais a página que à esquerda tem a função "Responder" no quadrinho verde... É que precisei limpar umas postagens mais atrás pq a cada citação o texto vai sendo todo repetido e o tamanho fica enorme...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

302 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 68 visitantes

Bem-vindo: 16 Abr 2024, 14:23