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Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

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sheepziiin
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por sheepziiin » 25 Set 2017, 09:07

Marcelo Neri escreveu:Boa noite pessoal, eu tenho um vectra cd 2.0 16v 98/98 que é um excelente carro. Só tem um problema, quando esquenta e eu desligo, e quando dou na chave não pega de jeito nenhum. será que alguem ai pode me ajudar? não sei mais o que faço obrigado a todos


Bom dia amigo !
Não sou muito conhecedor de mecânica, mas no teu lugar avaliaria alguns pontos:

Quanto tempo leva até você religar o carro? Nestas vezes que não liga, como tem resolvido seu problema? Com chupeta?
Nesse meio tempo da pergunta anterior a ventoinha ficou ligada com o carro desligado? (Se a resposta for sim, acredito que possa ser a bateria/alternador e por isto seu carro não liga).

Caso a resposta da segunda pergunta for negativa, pode ser algo relacionado a parte elétrica.

Sacrus
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Problema temperatura.

por Sacrus » 21 Out 2017, 05:15

Olá a todos.
Estou com um problema com meu Vectra B, de 1997, 2.0.
Antes de mais, dizer o que já foi feito:
- verificou-se radiador, não está entupido.
- Trocou-se termostato.
- Sangrou-se o líquido refrigerante.

O que se passa:
Há 1 ano, o carro começou a ter problema de aquecimento, mas só quando acelero nas subidas.
Quando tenho uma subida, mesmo que seja leve, se acelero na quinta marcha, a temperatura começa a subir, chegando quase no vermelho!
Se tiro o pé do acelerador, a temperatura volta a descer e para perto dos 100 graus. Um pouquinho a baixo, aí nos 98 graus.
A direito ou a descer, a temperatura não sobe.
Quando deixo ela subir muito, perto do vermelho, normalmente paro o carro e desligo durante 2 ou 3 minutos.
Quando volto a ligar, a temperatura está a 90 graus, ou até a baixo disso, e aí já posso seguir viagem e acelerar o que quiser que a temperatura não sobe dos 90!

Acontece se parar durante uns minutos, mesmo sem desligar o carro e depois voltar a acelerar muito em subidas, a temperatura começa a subir de novo...

A princípio o mecânico falou em junta de cabeça. Depois de testar o carro disse que não era.
Depois disse ser o termostato.
Trocou o termostato e foi estranho porque de facto o termostato velho estava avariado, estava sempre aberto. Mas isso significa que o carro não devia aquecer, pelo contrário, devia estar sempre frio!
Como o problema continuou, decidiu sangrar o líquido, para ver se não tinha ficado ar no sistema quando trocou o termostato...
Continua igual.

Mas isto tem dias, quando está mais calor, o carro parece não aquecer tanto. Mas quando está mais frio, parece que aquece mais!

Agora o mecânico fala em trocar mais peças mas já não sei que fazer... Alguma ideia do que seja?
Alguém com mesmo problema?

Obrigado por me ler, e desculpe ser tão grande o texto.

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Ju_Bueno
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 21 Out 2017, 06:32

Luis Felipe, movi sua postagem para este tópico já existente sobre o assunto!
Vamos lá:

vc já se certificou se o superaquecimento indicado no painel é de fato real? Para saber isso vc pode conectar um scanner no carro e sair andar para provocar a elevação da temperatura. O scanner vai mostrar a temperatura real, e conforme o ponteiro no painel for subindo a indicação no aparelho também subirá. Essa seria a forma mais fácil pra não ter que desmontar o painel para fazer uma aferição nele.
JULIANO -
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Almeidão
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 22 Out 2017, 11:27

Sacrus escreveu:Fuente del Mensaje Olá a todos.
Estou com um problema com meu Vectra B, de 1997, 2.0.
Antes de mais, dizer o que já foi feito:
- verificou-se radiador, não está entupido.
- Trocou-se termostato.
- Sangrou-se o líquido refrigerante.

O que se passa:
Há 1 ano, o carro começou a ter problema de aquecimento, mas só quando acelero nas subidas.
Quando tenho uma subida, mesmo que seja leve, se acelero na quinta marcha, a temperatura começa a subir, chegando quase no vermelho!
Se tiro o pé do acelerador, a temperatura volta a descer e para perto dos 100 graus. Um pouquinho a baixo, aí nos 98 graus.
A direito ou a descer, a temperatura não sobe.
Quando deixo ela subir muito, perto do vermelho, normalmente paro o carro e desligo durante 2 ou 3 minutos.
Quando volto a ligar, a temperatura está a 90 graus, ou até a baixo disso, e aí já posso seguir viagem e acelerar o que quiser que a temperatura não sobe dos 90!

Acontece se parar durante uns minutos, mesmo sem desligar o carro e depois voltar a acelerar muito em subidas, a temperatura começa a subir de novo...

A princípio o mecânico falou em junta de cabeça. Depois de testar o carro disse que não era.
Depois disse ser o termostato.
Trocou o termostato e foi estranho porque de facto o termostato velho estava avariado, estava sempre aberto. Mas isso significa que o carro não devia aquecer, pelo contrário, devia estar sempre frio!
Como o problema continuou, decidiu sangrar o líquido, para ver se não tinha ficado ar no sistema quando trocou o termostato...
Continua igual.

Mas isto tem dias, quando está mais calor, o carro parece não aquecer tanto. Mas quando está mais frio, parece que aquece mais!

Agora o mecânico fala em trocar mais peças mas já não sei que fazer... Alguma ideia do que seja?
Alguém com mesmo problema?

Obrigado por me ler, e desculpe ser tão grande o texto.


Troca o radiador meu amigo, e muito cuidado em não colocar um errado, o do Vectra é de palheta, não compre um de tubo que não dá certo.
Termostática, use o perfil MTE 211 82º, se o mecânico já colocou esta, ótimo, não precisa colocar outra, cebolão use um MTE 760 ou MTE 763.

Radiador não está entupido, radiador não entope se ele entupir o motor do seu carro fundi, mas ele tapa parte dele e condena a refrigeração e sinceramente não posso lhe garanti que a junta não esteja queimado já que ele alcançou esta temperatura toda e também não tem como recuperar esta peça tipo limpar, ou seja limpar é jogar dinheiro fora e o motor também. Depois de colocar um radiador novo, coloque um aditivo, mas procure saber aqui qual usar e qual não usar, não vai na ideia do seu mecânico que aliás é fraco demais. Tão ruim que nem sabe que 10% da passagem de água tapada em um radiador, já acontece isto tudo que está acontecendo e mesmo assim entra água de um lado e sai do outro mostrando que ele não está entupido, mais ou menos iguais minhas veias, elas também não estão entupidas se não, não estaria aqui escrevendo, mas não tem a vazão de antes porque eu não uso adivo, ao contrário uso é tudo que enferruja mesmo.
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por delegado » 27 Out 2017, 11:25

Boa tarde a todos , estou sofrendo com meu Vectra B , o cebolão e da Whalher 92/97 graus , a valvula termostática 92/105 graus , fui a guarapari e na volta subindo serra ,ponteiro chegava quase 100 , na minha cidade comecei os testes , tirei a válvula termo fora piorou chega aos 100 e as ventuinhas ligadas no segundo estagio,comprei bomba nova não efetuei a troca ainda , pois funciona o carro sem o sensor azul a agua sai com vontade quando acelera ,acho que a valvula esta boa ,por gentileza me informe qual o correto do vectra B para manter temperatura baixa , aguardo ,Deus abençoe a todos.

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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 27 Out 2017, 11:43

A válvula termostática está errada. Vectra a gasolina usa de 82° e não 92º. Mas se sem ela continua aquecendo, se a bomba está circulando a água, se as ventoinhas já estavam no segundo estágio aos 100º, te sobra o radiador.
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 27 Out 2017, 12:17

delegado escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde a todos , estou sofrendo com meu Vectra B , o cebolão e da Whalher 92/97 graus , a valvula termostática 92/105 graus , fui a guarapari e na volta subindo serra ,ponteiro chegava quase 100 , na minha cidade comecei os testes , tirei a válvula termo fora piorou chega aos 100 e as ventuinhas ligadas no segundo estagio,comprei bomba nova não efetuei a troca ainda , pois funciona o carro sem o sensor azul a agua sai com vontade quando acelera ,acho que a valvula esta boa ,por gentileza me informe qual o correto do vectra B para manter temperatura baixa , aguardo ,Deus abençoe a todos.


Delegado, já escrevi tudo pra você ai acima (Has me caso), este é um termo em Español e diz me escuta.

Guarapari é ótima, mas precisa ter um bom radiador porque este lado aqui é bem quente, a semana inteira aqui bateu 39 e 40º kakakakakak.
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VECTRA B Problema aquecimento

por pdeus1988 » 31 Out 2017, 12:23

Senhores Vectrozos gostaria de pedir conselho para ver se ainda existe uma luz no fim do túnel.

a marcação da temperatura oscila demais, mas quase sempre esta nas tampas próximo dos 100 graus.

estou com o vectra 97 a poucos meses e descobri que não tem a válvula termostática, para solucionar o problemas antes de fazer o cabeçote, pq o mecânico esta doido pra fazer ele, pretendo arrumar:

Válvula termostática.
colocar um interruptor que aciona mais cedo a ventoinha
trocar os sensores de temperatura.

o que mais preciso fazer? me ajudem pois o carro esta em uma situação difícil, os donos anteriores não deram o devido zelo.

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VECTRA B Problema aquecimento

por Almeidão » 31 Out 2017, 12:53

Pelo jeito o Radiador já era. Coloque um novo e na hora da compra exija o do Vectra e que seja Palheta e não tubo. Compre um cebolão MTE 760 ou 763 e coloque nele, compre a termostática MTE 211-82, compre 3 litro de Havoline Long life, coloque com água comum de torneira.
Não caia na conversa do mecânico, radiador do Vectra não tem como desentupir, será perca de tempo e dinheiro jogado fora e com a possibilidade de estragar o cabeçote outra vez. Bem, depois precisaremos ver se as ventoinhas irão armar ou se mexeram nos relês também.

O cabeçote, você deixa plainar somente se não tiver jeito e nada de rebaixar ele. Não economize em mexer em cabeçote, quanto melhor ele ficar, mais econômico ficará seu carro.
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VECTRA B Problema aquecimento

por medeiros-ms » 31 Out 2017, 13:40

Amigo vc já te foi retirar o radiador para uma limpeza interna? O meu eu tirei e limpei ele enchendo de água e chacoalhando até parar de sair ferrugem

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VECTRA B Problema aquecimento

por Almeidão » 31 Out 2017, 15:50

Houve duplicidade de tópico, pedirei nossos amigos para eliminar um por favor, ou fundir ele com o outro.

Sobre limpeza radiador, é perca de tempo, se ele foi tapado pela oxidação do alumínio, será algo impossível de limpar e muitos tentam e acaba ferrando mais ainda o cabeçote. Uma coisa é tirar a água suja que por falta de aditivo ficou preta, mas lá sabe Deus porque ele não oxidou e a temperatura nem tinha mudado tanto. Sim isto acontece em um a cada 100 por ter usado o carro mais nas estradas que nas ruas, ou seja mais na alta que na baixa fazendo a água circular com mais pressão. Bem diferente de um que esteja oxidado e já sem termostática e com temperatura altíssima.

Uma vez para salvar um com um ano de uso e por não ter o conhecimento necessário e usar um aditivo errado, eu tentei limpar até soda cáustica e nada resolveu, a sorte que gastei nos produtos porque o mecânico era eu, Resolveu quando coloquei outro novo e comecei a usar o aditivo que uso hoje e informei no outro tópico que foi criado em duplicidade.

Quando eu tirei ele fora, cortei ele no meio e vi o estrago, me senti um verdadeiro idiota tentando limpar algo que estava fundido, ou seja se limpasse abriria um buraco.

Sds
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VECTRA B Problema aquecimento

por pdeus1988 » 31 Out 2017, 16:04

Senhores queria agradecer as respostas o mecânico nem tinha cogitado esta hipótese do radiador, e uns 2 meses atrás ele estourou 9(radiador) e como estava na garantia da agencia o mecânico da agencia trocou só a parte de plástico.
o carro tem 20 anos sei la desde quando este radiador esta no carro.

vou trocar ele , a válvula termostática e o interruptor como me orientaram.

precisava desde norte pq o outro mecânico quer fazer a retifica de qquer jeito $$$$.

uma duvida o interruptor cebolão são dois ou apenas o do radiador?

muito obrigado pela ajudaa!!

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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 31 Out 2017, 16:24


Mensagens movidas para tópico já existente sobre o assunto!
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por Almeidão » 01 Nov 2017, 11:42

pdeus1988 escreveu:Fuente del Mensaje Senhores queria agradecer as respostas o mecânico nem tinha cogitado esta hipótese do radiador, e uns 2 meses atrás ele estourou 9(radiador) e como estava na garantia da agencia o mecânico da agencia trocou só a parte de plástico.
o carro tem 20 anos sei la desde quando este radiador esta no carro.

vou trocar ele , a válvula termostática e o interruptor como me orientaram.

precisava desde norte pq o outro mecânico quer fazer a retifica de qquer jeito $$$$.

uma duvida o interruptor cebolão são dois ou apenas o do radiador?

muito obrigado pela ajudaa!!


Sobre fazer o cabeçote, mesmo se nçao ticer queimado a junta, você nçao perderá nada em fazer, porque com 80 a 100 mil já começa passar óleo pelas válvulas e nçao é pelo sumiço do óleo que acaba ficando barato, mas o consumo aumenta porque a injeção se perde com o que sai pela descarga.

Sobre o sensor, é preciso ver que tipo de sensor seu carro usa, até 98 usa cebolão, se o seu usa cebolão, você vai comprar um só que pode ser MTE 760 ou MTE 763. Se seu carro não usa cebolão, você comprará o sensor MTE 4051. O sensor MTE 4051 é muito bom e tem outros bons também, mas se for cebolão, não use outro que não seja um destes informado.

Atento ao comprar o radiador, ele tem que ser de palheta, não compre de tubos, se for para cebolão, ele tem dois locais para usar o cebolão, eu uso no de cima, uns acham que no debaixo é melhor. Então ali usas onde quiser e deixa um tampado com o tampão que vem de fábrica, se usar no de cima, fica mais fácil mexer com ele no local.

Se estourou a caixa uma vez, isto mostra que ele andou quente muito tempo e a parte plastica não aquentou a pressão, ou seja é quase 100% que é problema no radiador.

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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por delegado » 02 Nov 2017, 07:06

Bom dia galera , ja bati um papo em mp com o amigo Almeidão , mas minha nave esta me fazendo cair o restante dos cabelos, a temperatura chega perto dos 90 arma ventuinha ,ao inves de abaixar ,vai subindo pro 100 , ja troquei VT , sensor azul , coloquei cebolão universal p armar mais cedo so na alta e nada , troquei tucho e junta de cabeçote a pouco tempo ,depois q voltei de uma viagem de 800 km que começou a subir , radiador e pouco usado ,não e de tubos ,ja comprei bomba dágua so falta troca-la p ver se soluciona o BO, não quero desfazer da nave ,apesar de ser o primeiro vectra apaixonei por ele , podem ajudar ,grato bom dia.

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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 03 Nov 2017, 07:50

Você já viu este filme Delegado?

Uma dica sobre os que tem dúvida que os radiadores estejam ainda bom. Este filme foi eu quem fiz, este primeiro radiador tinha menos de um ano que eu tinha colocado no meu carro e por não conhecer coloquei qualquer aditivo e a temperatura só foi subindo, neste dia que troquei estava batendo no painel 90º pela manhã sem ar ligado em uma rodovia até onde eu trabalhava sendo hoje muitos anos depois 80.

TESTE FEITO COM UMA MANGUEIRA COM UMA POLEGADA CONSTANTE.
Se fosse vocês olhando a água sendo colocada de uma lado e saindo do outro sem ter um novo do lado para testar e o mecânico fazendo isto w confirmando que está bom..
Vocês condenaria o radiador velho? Vocês acham que eu acreditei que iria ficar bom? Velho? menos de um ano é velho?

Claro que não, apesar de ver a água sair livre no novo, o velho não apresentava tão ruim e eu já tinha comprado o novo e mesmo desanimado coloquei ele. Graças a Deus que fiz isto e o que está no meu carro ainda até hoje usando o Long Life é este novo do vídeo, temperatura de rua máxima 89, de rodovia 82 de máxima.

DETALHE MUITO IMPORTANTE NO FILME. No primeiro radiador, eu sofri para segurar a água e mesmo enrolando um pano em volta da mangueira, ela voltava, Afinal a vazão da mangueira é constante e com a mão é impossível segurar, NO NOVO PASSOU DIRETO.

https://www.youtube.com/watch?v=n-5KuLlfPmY
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por delegado » 04 Nov 2017, 18:27

Ola almeidão ,qual a marca do radiador p comprar novo?

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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 05 Nov 2017, 10:27

delegado escreveu:Fuente del Mensaje Ola almeidão ,qual a marca do radiador p comprar novo?


O meu é Visconde, mas tem várias outras marcas como Valeo e Delfi. Eu sempre usei visconde inclusive o do filme que fiz e está até hoje é um visconde e o que eu tirei também era visconde. Importante tem que ser de palheta, o de tubo para Vectra é algo adaptado que não deu certo. Tem diferença também para carros automáticos.
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por delegado » 07 Nov 2017, 07:14

Bom dia ,ok ,valeu , interessante que na rua em baixa rotação n esquenta muito ,na rodovia pisando fundo a temperatura sobe ,seria bomba dágua?

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por pdeus1988 » 10 Nov 2017, 08:49

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
pdeus1988 escreveu:Fuente del Mensaje Senhores queria agradecer as respostas o mecânico nem tinha cogitado esta hipótese do radiador, e uns 2 meses atrás ele estourou 9(radiador) e como estava na garantia da agencia o mecânico da agencia trocou só a parte de plástico.
o carro tem 20 anos sei la desde quando este radiador esta no carro.

vou trocar ele , a válvula termostática e o interruptor como me orientaram.

precisava desde norte pq o outro mecânico quer fazer a retifica de qquer jeito $$$$.

uma duvida o interruptor cebolão são dois ou apenas o do radiador?

muito obrigado pela ajudaa!!


Sobre fazer o cabeçote, mesmo se nçao ticer queimado a junta, você nçao perderá nada em fazer, porque com 80 a 100 mil já começa passar óleo pelas válvulas e nçao é pelo sumiço do óleo que acaba ficando barato, mas o consumo aumenta porque a injeção se perde com o que sai pela descarga.

Sobre o sensor, é preciso ver que tipo de sensor seu carro usa, até 98 usa cebolão, se o seu usa cebolão, você vai comprar um só que pode ser MTE 760 ou MTE 763. Se seu carro não usa cebolão, você comprará o sensor MTE 4051. O sensor MTE 4051 é muito bom e tem outros bons também, mas se for cebolão, não use outro que não seja um destes informado.

Atento ao comprar o radiador, ele tem que ser de palheta, não compre de tubos, se for para cebolão, ele tem dois locais para usar o cebolão, eu uso no de cima, uns acham que no debaixo é melhor. Então ali usas onde quiser e deixa um tampado com o tampão que vem de fábrica, se usar no de cima, fica mais fácil mexer com ele no local.

Se estourou a caixa uma vez, isto mostra que ele andou quente muito tempo e a parte plastica não aquentou a pressão, ou seja é quase 100% que é problema no radiador.

Sds





Quanto custa em media fazer a retifica, entre peças e mão de obra?

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