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Vectra BBaixa Eficiência dos Freios - Vectra B

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Baixa Eficiência dos Freios - Vectra B

por thunderblue » 02 Dez 2017, 12:13

Boa tarde amigos...


Fiquei lendo e ainda estou revisando todos os detalhes do tópico e já percebi que tenho grandes problemas com meus freios. E, como eu mesmo prefiro mexer, aqui vão minhas dúvidas:

1º) Eu havia lido (não lembro onde) que o sangramento dos freios do Vectra é feito em forma de X, começando pela traseira...., e eu tenho impressão que o cara que sangrou os meus fez de forma diferente, talvez do jeito que foi descrito no tópico pelo -------------, do mais distante para o mais próximo. Qual é o correto?

2°) Não foi falado isso ainda, mas quando eu piso no freio a marcha lenta do carro aumenta para 1000 RPM, e quanto mais fundo, mais alta... pelo que li aqui, está entrando ar no coletor, mas como faço pra identificar se é a mangueira ou o Hidrovácuo sem ter que desmontar tudo? Estou correto nesse meu pensamento?



Por consequência do problema relatado acima, meu freio está completamente duro e funcionando muito mal, especialmente em descidas. Tive até que usar o freio de mão quando percebi que não ia parar...

Aguardo uma solução dos amigos, mas de qualquer forma vou revisar todo meu sistema de freios essa semana, mas a situação financeira não está ajudando e tbm não quero colocar peças baratas e ruins...

Vlw, abraços!
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Baixa Eficiência dos Freios - Vectra B

por Almeidão » 03 Dez 2017, 17:45

Tudo indica ser o Servo freio o problema, nada que um Bosch não poderia resolver. Sobre a sangria começa em qualquer roda sendo que a próxima é em X. Aainda sobre o Servo freio, fique atento se for trocar e medir antes a haste do anterior e colocar igual ao novo, caso contrário o pedal fica fora do local e só desmontando tudo para acertar outra vez e trocar esta peça é trabalho pra 4 horas.
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Baixa Eficiência dos Freios - Vectra B

por thunderblue » 04 Dez 2017, 11:54

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tudo indica ser o Servo freio o problema, nada que um Bosch não poderia resolver. Sobre a sangria começa em qualquer roda sendo que a próxima é em X. Aainda sobre o Servo freio, fique atento se for trocar e medir antes a haste do anterior e colocar igual ao novo, caso contrário o pedal fica fora do local e só desmontando tudo para acertar outra vez e trocar esta peça é trabalho pra 4 horas.



Obrigado pela resposta Almeidão, sempre leio suas postagens e sei que são confiáveis.

Comecei a olhar meu sistema de freios e identifiquei um vazamento em uma das Válvulas Proporcionadoras, a que vai pro freio dianteiro esquerdo, vou providenciar a troca. Trocar os reparos da pinças, e por último o servo freio.

Vou tentar tirar umas fotos e postar o resultado.

Vlw
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por Almeidão » 04 Dez 2017, 12:01

thunderblue escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tudo indica ser o Servo freio o problema, nada que um Bosch não poderia resolver. Sobre a sangria começa em qualquer roda sendo que a próxima é em X. Aainda sobre o Servo freio, fique atento se for trocar e medir antes a haste do anterior e colocar igual ao novo, caso contrário o pedal fica fora do local e só desmontando tudo para acertar outra vez e trocar esta peça é trabalho pra 4 horas.



Obrigado pela resposta Almeidão, sempre leio suas postagens e sei que são confiáveis.

Comecei a olhar meu sistema de freios e identifiquei um vazamento em uma das Válvulas Proporcionadoras, a que vai pro freio dianteiro esquerdo, vou providenciar a troca. Trocar os reparos da pinças, e por último o servo freio.

Vou tentar tirar umas fotos e postar o resultado.

Vlw


Compre a Válvula proporcionadora da marca ATE, acho eu que o Vectra é 30 bar e se a pinça for ATE, tente achar o Reparo ATE, é o melhor para o seu freio e nunca é tão caro.
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por EdsonCtFilho » 04 Dez 2017, 15:12

Amigo estou precisando fazer a troca do óleo de freio + a limpeza no sistema na reposição do óleo qual vcs indicam? Necessariamente deve ser o DOT4 ou pode ser um óleo melhor por exemplo o 5.1 da Motul? O meu vectrão é GLS 99 com freio a disco nas 4 rodas!

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por thunderblue » 04 Dez 2017, 16:40

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
thunderblue escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tudo indica ser o Servo freio o problema, nada que um Bosch não poderia resolver. Sobre a sangria começa em qualquer roda sendo que a próxima é em X. Aainda sobre o Servo freio, fique atento se for trocar e medir antes a haste do anterior e colocar igual ao novo, caso contrário o pedal fica fora do local e só desmontando tudo para acertar outra vez e trocar esta peça é trabalho pra 4 horas.



Obrigado pela resposta Almeidão, sempre leio suas postagens e sei que são confiáveis.

Comecei a olhar meu sistema de freios e identifiquei um vazamento em uma das Válvulas Proporcionadoras, a que vai pro freio dianteiro esquerdo, vou providenciar a troca. Trocar os reparos da pinças, e por último o servo freio.

Vou tentar tirar umas fotos e postar o resultado.

Vlw


Compre a Válvula proporcionadora da marca ATE, acho eu que o Vectra é 30 bar e se a pinça for ATE, tente achar o Reparo ATE, é o melhor para o seu freio e nunca é tão caro.




Achei essa ATE, e o modelo é o 5878, vou comprar esse ai.

Sobre o andamento, acabei de remover o Servo e dentro dele está cheio de fluido, que havia sumido do reservatório.... será que o vilão, nesse caso não é o Cilindro Mestre? Pq ele não deveria jogar fluido pro Servo...Não queria trocar peça sem necessidade, pois a grana está curta, mas pra ter certeza sobre a causa do problema, qual teste devo fazer com o servo fora do carro?

Vlw Mestres!
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por thunderblue » 04 Dez 2017, 16:49

EdsonCtFilho escreveu:Fuente del Mensaje Amigo estou precisando fazer a troca do óleo de freio + a limpeza no sistema na reposição do óleo qual vcs indicam? Necessariamente deve ser o DOT4 ou pode ser um óleo melhor por exemplo o 5.1 da Motul? O meu vectrão é GLS 99 com freio a disco nas 4 rodas!




Cara, pesquisa aqui no Clube, caso vc não tenha ainda, o Manual do Vectra.. pelo que vi, somente DOT4...

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Mas tecnicamente não ser explicar se haveria problema caso trocasse... somente especialista no assunto.


Flw
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por Almeidão » 05 Dez 2017, 07:58

Você terá que trocar o cilindro mestre ou o reparo dela, não é difícil trocar o reparo e se fizer bem feito funcionará perfeito. Mas eu não posso dizer se o servo será aproveitado porque devido ao vazamento de óleo, ele pode ter estragado também.
Eu não lembro de você comentar que estava sumindo óleo, e com certeza alguém aqui iria lhe informar onde poderia está indo este óleo, inclusive para dentro do servo.
É você mesmo que está fazendo o serviço? Segue a dica de regular a haste antes de montar colocando igual estava no velho, não esquecer o anel de vedação entre o cilindro mestre e o servo freio e um cuidado especial ao colocar a borracha interna no lugar para não vir calor ali no seu pé.
Não economize nisto não, sei que a situação não está legal pra nós, mas economizar em freio pode lhe trazer prejuízos maiores e mesmo assim, troque os reparos das pinçar e se for traseiro tambor, troque eles também.
Ficando bom, você esquecerá o que você gastou e se ficar ruim, vai sempre lembrar de uma economia a qual não deveria ter economizado.

Sds
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por EdsonCtFilho » 05 Dez 2017, 10:46

thunderblue escreveu:Fuente del Mensaje
EdsonCtFilho escreveu:Fuente del Mensaje Amigo estou precisando fazer a troca do óleo de freio + a limpeza no sistema na reposição do óleo qual vcs indicam? Necessariamente deve ser o DOT4 ou pode ser um óleo melhor por exemplo o 5.1 da Motul? O meu vectrão é GLS 99 com freio a disco nas 4 rodas!




Cara, pesquisa aqui no Clube, caso vc não tenha ainda, o Manual do Vectra.. pelo que vi, somente DOT4...

Imagem

Mas tecnicamente não ser explicar se haveria problema caso trocasse... somente especialista no assunto.


Flw


Obrigado pelo retorno amigo Daniel eu não tenho o manual dele comprei pelo ML aguardando chegar se o amigo tiver como me ajudar mais uma vez gostaria de saber se o óleo que vai no motor eu tô botando o original ACDelco mas minha real dúvida é a quantidade o correto é 4 litros ou 4 e meio? Eu sempre troco o filtro a cada troca de óleo se o amigo tiver como me enviar essa informação como a da anterior agradeceria muito!

Ps; Amigos sei que esse não é o tópico em questão pra isso mais é q vou fazer a troca de hj pra amanhã e gostaria de aproveitar a oportunidade! Gratos irmãos vectreiros!

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por thunderblue » 06 Dez 2017, 17:51

EdsonCtFilho escreveu:Fuente del Mensaje
thunderblue escreveu:Fuente del Mensaje
EdsonCtFilho escreveu:Fuente del Mensaje Amigo estou precisando fazer a troca do óleo de freio + a limpeza no sistema na reposição do óleo qual vcs indicam? Necessariamente deve ser o DOT4 ou pode ser um óleo melhor por exemplo o 5.1 da Motul? O meu vectrão é GLS 99 com freio a disco nas 4 rodas!




Cara, pesquisa aqui no Clube, caso vc não tenha ainda, o Manual do Vectra.. pelo que vi, somente DOT4...

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Mas tecnicamente não ser explicar se haveria problema caso trocasse... somente especialista no assunto.


Flw


Obrigado pelo retorno amigo Daniel eu não tenho o manual dele comprei pelo ML aguardando chegar se o amigo tiver como me ajudar mais uma vez gostaria de saber se o óleo que vai no motor eu tô botando o original ACDelco mas minha real dúvida é a quantidade o correto é 4 litros ou 4 e meio? Eu sempre troco o filtro a cada troca de óleo se o amigo tiver como me enviar essa informação como a da anterior agradeceria muito!

Ps; Amigos sei que esse não é o tópico em questão pra isso mais é q vou fazer a troca de hj pra amanhã e gostaria de aproveitar a oportunidade! Gratos irmãos vectreiros!




Por nada, estamos aqui para isso...


São 4,5 litros contando com o filtro... Como vc sempre troca o filtro, então colocar 4,5L. No clube tem o manual em PDF pra Download, ..fico na maior vontade de comprar o manual original dele, só pra ter guardado, mas sempre uso o PDF pela praticidade. Vou procurar e te mando o Link em msg direta.

Abraços
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por thunderblue » 06 Dez 2017, 17:57

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Você terá que trocar o cilindro mestre ou o reparo dela, não é difícil trocar o reparo e se fizer bem feito funcionará perfeito. Mas eu não posso dizer se o servo será aproveitado porque devido ao vazamento de óleo, ele pode ter estragado também.
Eu não lembro de você comentar que estava sumindo óleo, e com certeza alguém aqui iria lhe informar onde poderia está indo este óleo, inclusive para dentro do servo.
É você mesmo que está fazendo o serviço? Segue a dica de regular a haste antes de montar colocando igual estava no velho, não esquecer o anel de vedação entre o cilindro mestre e o servo freio e um cuidado especial ao colocar a borracha interna no lugar para não vir calor ali no seu pé.
Não economize nisto não, sei que a situação não está legal pra nós, mas economizar em freio pode lhe trazer prejuízos maiores e mesmo assim, troque os reparos das pinçar e se for traseiro tambor, troque eles também.
Ficando bom, você esquecerá o que você gastou e se ficar ruim, vai sempre lembrar de uma economia a qual não deveria ter economizado.

Sds



Muito obrigado pela atenção, farei isso.. eu mesmo que mexo no meu carro, desde que os mecânicos que levei fizeram serviço de porco...

Já desmontei tudo, tirei o cilindro mestre e servo, e são os quatro a disco, então vou providenciar quatro reparos tbm... um carro com mais de 18 anos precisa de peças, mesmo que não tenham defeito iminente, mas o risco de danificar é grande... vou tentar troca tudo e posto como ficou.

Seguem algumas fotos preliminares:
Imagem

Imagem

Imagem


Não mostrei o cilindro mestre aberto, mas quando eu comprar o reparo e for montar, posso até criar um How To.

Abraços


**Edição feita dia 8/12/2017 para colocação das imagens corretamente.
Editado pela última vez por thunderblue em 08 Dez 2017, 09:40, em um total de 1 vez.
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por Almeidão » 07 Dez 2017, 15:37

aqui não veio foto, não estou vendo. Todos os serviços de mecânicas são relativamente fáceis tendo chaves adequadas, Inclusive as de fazer a sangria que aliás são diferentes atrás e na frente, aproveite e verifique os mangotes de freio da frente, os de trás são mais difíceis de estragar. Trocar os reparos deste freio é moleza, fácil demais, tem até um how 2 meu por ai, se tiver duvida lhe ajudaremos por aqui, tipo posicionamento correto do pistão na pinça respeitando o lado certo da parte superior dele que tem uma cava etc.
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por EdsonCtFilho » 08 Dez 2017, 09:01

thunderblue escreveu:Fuente del Mensaje
EdsonCtFilho escreveu:Fuente del Mensaje
thunderblue escreveu:Fuente del Mensaje
EdsonCtFilho escreveu:Fuente del Mensaje Amigo estou precisando fazer a troca do óleo de freio + a limpeza no sistema na reposição do óleo qual vcs indicam? Necessariamente deve ser o DOT4 ou pode ser um óleo melhor por exemplo o 5.1 da Motul? O meu vectrão é GLS 99 com freio a disco nas 4 rodas!




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Por nada, estamos aqui para isso...


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Obrigado Daniel te agradeço muito!

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por Benchimol » 10 Dez 2017, 10:53

Primeiro agradecer aos amigos que deixam dúvidas e aos que respondem, nem precisei perguntar e já achei muita coisa boa aqui.
O meu freio está igual de outro companheiro (acho que David), está muito duro, mas está freando, sem barulho algum de sobro e com Rpm baixo, lembro que meu gol quando estragou o hidrovacuo além de assoprar meio que dava uma acelerada. Mas voltando ao vectra, amanhã vou levar pra fazer a sangria e trocar o óleo do freio.

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por Almeidão » 11 Dez 2017, 07:28

Benchimol escreveu:Fuente del Mensaje Primeiro agradecer aos amigos que deixam dúvidas e aos que respondem, nem precisei perguntar e já achei muita coisa boa aqui.
O meu freio está igual de outro companheiro (acho que David), está muito duro, mas está freando, sem barulho algum de sobro e com Rpm baixo, lembro que meu gol quando estragou o hidrovacuo além de assoprar meio que dava uma acelerada. Mas voltando ao vectra, amanhã vou levar pra fazer a sangria e trocar o óleo do freio.


São várias possibilidades de estragar ali, pode estragar a válvula de entrada do vácuo, pode ter vazamento na conexão da mangueira, pode estragar o anel de vedação entre o cilindro metre e o servo freio, pode fazer um furinho no servo freio e ouvir vazar ar e pode fazer um rombo e não ouvir nada.
A única coisa que sempre é igual, é que o freio fica muito duro e pode causar acidente quando não há experiência para esta situação e sempre começa aos poucos e vai ficando ruim, se deixar sem fazer fica assim super duro. Perigo será outra pessoa dirigir o carro, isto porque como ele vai ficando duro aos poucos, o proprietário que dirige constante, vai se acostumando e mesmo com dificuldades ele freia.

É algo parecido com a direção servo assistida hidraulicamente, se furar uma mangueira e vazar o óleo, ainda sim a direção funciona, mas se ela for Hidraúlica como são as empilhadeiras novas, algumas pá mecânicas e outras maquinas lentas, se furar a mangueira não tem direção mais. E como sabemos que a maioria do ser humano não faz manutenção, este tipo de direção está totalmente proibida nos nossos carros assim como outro tipo de freio.
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por Benchimol » 14 Dez 2017, 16:36

E por fim era o cilindro mestre que acabou jogando óleo no hidrovácuo, está lá na oficina agora sendo arrumado.
Edit: Ficou 200% melhor, aqui onde moro eu não achei hidrovacuo dele, então foi recondicionado, o cilindro mestre eu troquei R$ 225.

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por thunderblue » 17 Dez 2017, 21:11

Benchimol escreveu:Fuente del Mensaje E por fim era o cilindro mestre que acabou jogando óleo no hidrovácuo, está lá na oficina agora sendo arrumado.
Edit: Ficou 200% melhor, aqui onde moro eu não achei hidrovacuo dele, então foi recondicionado, o cilindro mestre eu troquei R$ 225.



Que bom que resolveu... o meu aconteceu a mesma coisa, de enviar óleo para o servo, porém ainda continua parado, pq não achei as peças aqui em São Paulo, só pelo mercado livre e em Goiás... nem as maiores lojas daqui não trabalham com reparos. Estou vendo pra pegar um servo usado, mas original e vou mandar dar uma olhada.

Essa semana estou de férias e vou me envolver 1000% nisso.
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por thunderblue » 27 Dez 2017, 22:39

Finalizei o carro, problema resolvido! Troquei o Servo freio por outro original (usado, porém usarei até arrumar grana pra recondicionar o meu Bosch), troquei cilindro mestre e incrível a dificuldade para encontrar reparos. Fui em todas as grandes lojas aqui de São Paulo: Mercadocar, Carbwel, Accioly... nada. Comprei a válvula equalizadora, que estava vazando no sistema, troquei todas as pastilhas e fiz a sangria, com auxílio da minha digníssima...Enfim, trabalho concluído. O freio ainda está meio borracha, mas creio que seja por causa das pastilhas novas...quando gastar bem espero melhorar ainda mais, caso não melhore refaço a sangria...

Obrigado a todos, e precisando de ajuda, só chamar!

PS.: Não postei fotos, pois meu celular deu problema na placa e fiquei impossibilitado.
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por Xander » 28 Dez 2017, 14:33

parabéns pelo serviço.
uma bolhinha já é suficiente para deixar o freio estranho. No meu carro ficou uma vez...voltei na oficina e o cara não tinha sangrado o das rodas traseiras.

Pena que aquelas maquininhas custam na casa dos 350,00...seria uma boa ter em casa.

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Baixa Eficiência dos Freios - Vectra B

por Almeidão » 28 Dez 2017, 16:15

Sobre os reparos do cilindros, as vezes encontramos ele no paralelo, isto as vezes. Antigamente tinha em qualquer lugar estes reparos originais tipo Vargas e ATE. O problema que não era tão barato este reparos, tendo em vista que o custo dele era bem maior que o próprio cilindro. Ai entrou os que entram pelos lados, aqui conhecido como beiradas e começaram a fabricar estes reparos bem comum e vender mais barato, logo os reparos originais foram ficando agarrados nas prateleiras e não tendo saída, também não há renovação do estoque. Quando o pessoal descobriu que os reparos em paralelo não era grandes coisas e já não achando mais o original, optaram pelo cilindro completo. E deu nisto, hoje se acharem um reparo, talvez não seria a melhor das ideias usar lo.

Sobre as pastilhas novas, os freios ficam bem ruins por um bom tempo se elas não forem lixadas antes de montar. A solução para ajudar, seria pegar uma rodovia tranquila, acelerar e frear para eles se ajustarem mais rápido.

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