O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BRetirar reservatório de óleo da direção hidráulica

21 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Retirar reservatório de óleo da direção hidráulica

por marcelo.souza2 » 11 Set 2014, 06:36

bom dia a todos,

Estou com um pequeno vazamento na conexão de saída do reservatório de DH do meu vectra, vou refazer a ponta da mangueira e reconectar a saída, mas queria também tirar o reservatório para limpar e trocar o fluido pois fui fazer a vistoria do GNV e fui reprovado por este vazamento, vou refazer a mangueira e dar uma geral na limpeza no local onde esta sujo pelo vazamento. Alguém poderia me ajudar em como retirar o reservatório do local, sendo este um lugar de difícil acesso?

Abs a todos.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Retirar reservatório da direção hidraulica

por Almeidão » 11 Set 2014, 08:04

Voce precisa tirar a bomba fora, para isto tirar a ventoinha para abrir espaço, soltar a correia, soltar o parafuso que prende a mangueira de alta pressão em cima, soltar o parafuso do tuno que mede nível de óleo para mexer nele um pouquinho e logo soltar os dois parafusos da bomba. Olhar se ela está vazando no retentor, caso sim, troque ele e para isto precisa desmontar a bomba, difícil será achar um mecanico para desmontar ela, já que todos tem mêdo de fazer isto, bem eu não tenho e achei até simples demais o funcionamneto dela e a desmontagem.

Lembro que o reservatório usa um anel de borracha para vedar onde ele entra e é preso por uma chapa de metal que deve ser deslizada para ele sair. Este anel voce compra no reparo da bomba com o retentor.

Em um unico dia uma vez eu tive que tirar e colocar a minha 4 vezes para acertar algo raro que aconteceu nela.

Nada difícil para quem tem ferramentas. Voce tem certeza que é capás de fazer isto?
Imagem

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Retirar reservatório da direção hidraulica

por marcelo.souza2 » 11 Set 2014, 08:14

Almeidão escreveu:Voce precisa tirar a bomba fora, para isto tirar a ventoinha para abrir espaço, soltar a correia, soltar o parafuso que prende a mangueira de alta pressão em cima, soltar o parafuso do tuno que mede nível de óleo para mexer nele um pouquinho e logo soltar os dois parafusos da bomba. Olhar se ela está vazando no retentor, caso sim, troque ele e para isto precisa desmontar a bomba, difícil será achar um mecanico para desmontar ela, já que todos tem mêdo de fazer isto, bem eu não tenho e achei até simples demais o funcionamneto dela e a desmontagem.

Lembro que o reservatório usa um anel de borracha para vedar onde ele entra e é preso por uma chapa de metal que deve ser deslizada para ele sair. Este anel voce compra no reparo da bomba com o retentor.

Em um unico dia uma vez eu tive que tirar e colocar a minha 4 vezes para acertar algo raro que aconteceu nela.

Nada difícil para quem tem ferramentas. Voce tem certeza que é capás de fazer isto?



kkkk grande Almeidão....

Cara, pra quem ja desmontou o motor de arranque para trocar o rolamento, não acho que seja de grande dificuldade......o problema esta em ter de tirar radiador, bomba etc.....muita coisa para desmontar........para tirar o reservatório realmente precisa se tirar tudo isso? pq o vazamento esta na mangueira de baixo do reservatório.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Retirar reservatório da direção hidraulica

por Almeidão » 11 Set 2014, 14:04

marcelo.souza2 escreveu:
Almeidão escreveu:Voce precisa tirar a bomba fora, para isto tirar a ventoinha para abrir espaço, soltar a correia, soltar o parafuso que prende a mangueira de alta pressão em cima, soltar o parafuso do tuno que mede nível de óleo para mexer nele um pouquinho e logo soltar os dois parafusos da bomba. Olhar se ela está vazando no retentor, caso sim, troque ele e para isto precisa desmontar a bomba, difícil será achar um mecanico para desmontar ela, já que todos tem mêdo de fazer isto, bem eu não tenho e achei até simples demais o funcionamneto dela e a desmontagem.

Lembro que o reservatório usa um anel de borracha para vedar onde ele entra e é preso por uma chapa de metal que deve ser deslizada para ele sair. Este anel voce compra no reparo da bomba com o retentor.

Em um unico dia uma vez eu tive que tirar e colocar a minha 4 vezes para acertar algo raro que aconteceu nela.

Nada difícil para quem tem ferramentas. Voce tem certeza que é capás de fazer isto?



kkkk grande Almeidão....

Cara, pra quem ja desmontou o motor de arranque para trocar o rolamento, não acho que seja de grande dificuldade......o problema esta em ter de tirar radiador, bomba etc.....muita coisa para desmontar........para tirar o reservatório realmente precisa se tirar tudo isso? pq o vazamento esta na mangueira de baixo do reservatório.


Nada disso não falei em tirar radiador, tirar somente a ventoinha, soltar a mangueira do radiador, esta em cima da bomba. Bem, acho que voce consegue, se voce tirou arranque, com toda certeza a bomba é bem mais fácil.

Mãos a obra cara, sem medo de errar voce vai conseguir e se tiver vazando na bomba e voce quiser trocar o retentor, compre o reparo e logo te ajudo de longe, é fácil demais. Basta ter ferramenta.

Pro outro lado, se for somente vasamento da mangueira embaixo onde não há pressão, tire o oleo do reservatório, voce ainda sim precisa tirar a ventoinha para abrir espaço, mas ai é fácil demais emendar uma mangueira ali se preciso for cortando esta e colocando um nipel e acertar a braçadeira
Imagem

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Retirar reservatório da direção hidraulica

por marcelo.souza2 » 11 Set 2014, 14:11

Cara me diz uma coisa, qdo vc diz SEM PRESSÃO ali n parece ter pressão, a pressao que vc diz é, se eu tirar a mangueira vai esguichar oleo?
Vc falou em tirar a correia, ai implica em ter de por no ponto não?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Retirar reservatório da direção hidraulica

por Almeidão » 12 Set 2014, 07:36

marcelo.souza2 escreveu:Cara me diz uma coisa, qdo vc diz SEM PRESSÃO ali n parece ter pressão, a pressao que vc diz é, se eu tirar a mangueira vai esguichar oleo?
Vc falou em tirar a correia, ai implica em ter de por no ponto não?


Sobre a pressão é que esta mngueira é a de retorno e por não ter pressão no retorno ela é presa com uma abraçadeira comum, fácil de ser retirada, óbvio que quando desligado não há pressão em nenhuma das duas, mas observe que a de cima é parafusada e não é tão fácil assim de ser retirada como a debaixo. Resumindo, não esguichará óleo, mas voce precisa retirar do reservatório para não entornar ali no carro apesar que um pouquinho sempre entorna. Use a velha e conhecida seringa para retirar o resto final.

Soltar a correia do alternador não mexe no ponto. Mas se voce for mexer somente na mangueira debaixo, não precisa soltar a correia, solte somente a ventoinha para abrir espaço.
Imagem

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Retirar reservatório da direção hidraulica

por marcelo.souza2 » 12 Set 2014, 12:33

Almeidão escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:Cara me diz uma coisa, qdo vc diz SEM PRESSÃO ali n parece ter pressão, a pressao que vc diz é, se eu tirar a mangueira vai esguichar oleo?
Vc falou em tirar a correia, ai implica em ter de por no ponto não?


Sobre a pressão é que esta mngueira é a de retorno e por não ter pressão no retorno ela é presa com uma abraçadeira comum, fácil de ser retirada, óbvio que quando desligado não há pressão em nenhuma das duas, mas observe que a de cima é parafusada e não é tão fácil assim de ser retirada como a debaixo. Resumindo, não esguichará óleo, mas voce precisa retirar do reservatório para não entornar ali no carro apesar que um pouquinho sempre entorna. Use a velha e conhecida seringa para retirar o resto final.

Soltar a correia do alternador não mexe no ponto. Mas se voce for mexer somente na mangueira debaixo, não precisa soltar a correia, solte somente a ventoinha para abrir espaço.



Da uma olhada onde é o vazamento.....

Imagem

Imagem


Esta aqui é a parte do motor que esta sujo, creio q a ventoinha liga e joga sujeira para o motor, pq no motor não tem vazamento.
Imagem

Imagem

Preciso trocar esta mangueira q sai da valvula, esta vazando agua ali......

Deley121
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 17 Jan 2015, 19:44
Nome Completo: Wanderley Berto da Rocha
Cidade: Serra
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Retirar reservatório da direção hidraulica

por Deley121 » 15 Fev 2017, 15:03

E ai resolveu estou com mesmo problema so que meu é 16v ainda pior de acesso, ja cortei a ponta da mangueira e coloquei mas ainda vaza .

Leonardoppp
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Jun 2017, 10:58
Nome Completo: Leonardo da silva
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Retirar reservatório da direção hidraulica

por Leonardoppp » 21 Jun 2017, 11:12

Cara estou com o mesmo problema pó aparece algum mito aí é joga um vídeo aqui ou no youtube passo a passo como fazer

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Retirar reservatório da direção hidraulica

por Almeidão » 21 Jun 2017, 11:54

Fazer um filme é muio complicado, principalmente porque eu gosto de mexer sozinho, gosto de está concentrado. Mas como eu informei acima, não é difícil mexer nisto se o cara tem experiencia de mecânica e ferramentas, o que será preciso tirar é somente a ventoinha e afrouxar a correia de acessório, nada mais.
Só lembrando que as vezes sai óleo pelo retentor ou anel de borracha que veda o reservatório, então ao mexer ali, antes compre um reparo que vem o retentor e outras coisas como trava da tampa e assim farão o serviço completo. 16 válvula ou 8, o trabalho e dificuldades são as mesmas.
Imagem

thaianrocha
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Ago 2016, 08:36
Nome Completo: thaian de lima rocha
Cidade: mage
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Retirar reservatório da direção hidraulica

por thaianrocha » 04 Ago 2017, 03:50

galera bom dia, no meu caso aqui já consegui desmontar tudo mais agradeço apareceu uma dúvida, como limpar o reservatório ? Pois ele estar parece uma espécie de borracha de óleo dentro.ja pensei em jogar Zenith e deixar o reservatório de molho nele. Alguém aí que tenha limpado o reservatório com que produto limpou ? Obrigado desde já galera.

joaojacosta
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Mai 2017, 10:41
Nome Completo: João José Alves Costa
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Retirar reservatório da direção hidraulica

por joaojacosta » 11 Set 2017, 13:07

Olá a todos... o meu problema se aplica a mangueira superior a que manda óleo para direção; os donos de oficina por aqui acham que sou Donald Trump só porque tenho meu GL 97 recebi 4 orçamento diferente para a troca dessa mangueira e isso me deixou em duvida se seria uma peça original que estariam colocando no lugar... ai então decidi efetuar a troca eu mesmo mas ainda fica a duvida... como saber qual é a marca original pra essa peça?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Retirar reservatório da direção hidraulica

por Almeidão » 11 Set 2017, 13:33

Amigo, esta mangueira é difícil de saber qual marca a GM usa. Sei que a Norflex é marca boa, mas nunca se sabe se ficará boa no Vectra, coloquei Norflex como exemplo. Eu vendo o preço da original na época, preferi trocar somente a mangueira que estourou perto da descarga, porém participei do serviço para fazer este pedaço. Este mangote tem um espiral de aço ali para não deixar a mangueira inchar na hora de movimentar o volante e assim não fazer um ruído chato. Este seria o único inconveniente nesta mangueira. E trocar ela é bem chato, fiz uma vez, relatei ai pra cima e espero não ter que fazer outra vez. Se eu fosse dar valor a este trabalho, cobraria 250,00.

Que marca você comprou?
Imagem

Thyago_29
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Set 2017, 21:22
Nome Completo: Thyago Ferreira
Cidade: Umuarama
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Retirar reservatório da direção hidraulica

por Thyago_29 » 12 Nov 2017, 17:24

Minha direção hidráulica ta roncando e as vezes fica dura, tem óleo no reservatório, porem esta muito sujo, uns dizem que é ar no sistema e o pré filtro sujo. O que vcs acham?

Tio Wilson
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Ago 2017, 16:29
Nome Completo: Wilson Siciliano
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Retirar reservatório da direção hidraulica

por Tio Wilson » 12 Dez 2017, 00:33

Deley121 escreveu:Fuente del Mensaje E ai resolveu estou com mesmo problema so que meu é 16v ainda pior de acesso, ja cortei a ponta da mangueira e coloquei mas ainda vaza .

Geralmente, a mangueira afrouxa na braçadeira e vaza e muitas vezes é a tampa do reservatório que fica velha tem trocar tudo e verificar o retentor da bomba.

Tio Wilson
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Ago 2017, 16:29
Nome Completo: Wilson Siciliano
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Retirar reservatório da direção hidraulica

por Tio Wilson » 12 Dez 2017, 00:42


Geralmente é abraçadeira que afrouxa e fica vazando não é a mangueira, também a tampa do reservatório fica velha desce todo óleo por ela tem que trocar o reservatório junto e verificar o retentor da bomba.

Tio Wilson
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Ago 2017, 16:29
Nome Completo: Wilson Siciliano
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Retirar reservatório da direção hidraulica

por Tio Wilson » 12 Dez 2017, 00:51

thaianrocha escreveu:Fuente del Mensaje galera bom dia, no meu caso aqui já consegui desmontar tudo mais agradeço apareceu uma dúvida, como limpar o reservatório ? Pois ele estar parece uma espécie de borracha de óleo dentro.ja pensei em jogar Zenith e deixar o reservatório de molho nele. Alguém aí que tenha limpado o reservatório com que produto limpou ? Obrigado desde já galera.

O que vc deve fazer é trocar o reservatório, quando chega a esse ponto não adianta limpeza já passou a hora da troca vai começar a vazar pela tampa só vai dar problema fica tudo ressecado devido ao óleo hidráulico com o plástico.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Retirar reservatório da direção hidraulica

por Almeidão » 12 Dez 2017, 07:43

Vazamento nem sempre é a mangueira embaixo, o reservatório tem um tubo atrás que é vedado por um anel de borracha, pode vazar ali e para acessar ele precisa desmontar tudo e antes disto comprar um reparo para a bomba, afinal desmontar e não ter as peças para trocar, é trabalho jogado fora.
Serviço a serem feito ao desmontar a bomba, trocar retentor, trocar este anel do tubo dele e limpar o filtro. Serviço tecnicamente fácil para um mecânico e lógico para um leigo, tudo é difícil.

Para um melhor trabalho, seja 16 ou 8 válvula, tirar a ventoinha internar fora para abrir espaço

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

RESERVATÓRIO DA DIREÇÃO HIDRÁULICA "SUANDO".

por Brates » 04 Mai 2018, 12:41

Pessoal, por acaso o carro de vc's tbm fica com o reservatório da direção hidráulica "suado"? Levei em 3 mecânicos e um deles é da minha inteira confiança, na qual faço todos os reparos com ele a mais de 20 anos e todos disseram que é normal esse reservatório dos carros GM "suarem". Procede?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Retirar reservatório da direção hidraulica

por Ju_Bueno » 04 Mai 2018, 13:54


Mensagem movida para tópico de assunto relacionado.

No Vectra que tive era comum... vira e mexe eu limpava e logo estava ele lambuzado de novo. Quando comprei o Astra tb estava assim, mas um mecânico amigo meu falou pra eu trocar o anel de borracha na tampa. Troquei, mas não lembro como é que está agora... rsrs
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

21 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 171 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 20:27