O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BFazendo o motor completo aos 180k

16 mensagens   •   Página 1 de 1
achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Fazendo o motor completo aos 180k

por achagas » 01 Out 2016, 13:20

Srs, bom dia. Me afastei do clube fazendo acessos esporádicos devido a problemas pessoais que me fizeram até largar o veca de mão sem fazer manutenções chegando a negociar e efetivar sua venda para um amigo. :55:

Ele veio, olhou, fez a transferência do valor, mas, quando entrou no carro e começou a sair com ele da garagem :11: , desisti da venda!!! :28: Não consegui deixa-lo ir... :13: desfiz o negócio e ainda consegui manter o amigo.

Com isso ví que tinha me tornado bígamo, casei com o veca e ai tomei algumas decisões e encostei ele até resolver tudo: terminei minha especialização, passei a instaladora de gnv pra frente entre outras coisas e finalmente nesse mês voltei minha atenção pro veca.

Resolvi todos os problemas dele e ai, parti para os melhoramentos. Ele estava deixando passar oléo pelo retentor de valvulas, toda vez que eu o ligava depois de frio, soltava aquela fumacinha sem vergonha, :47: parei e pensei: "18 anos de uso........ vamos pra mais 18!!!!!!", e então resolvi: já que vai abrir pra trocar retentor, VOU FAZER TUDO!!!!! :102:

O resultado é esse nas fotos (tirei mts mas meu cel ta com problema e não armazenou todas):

o motor estava bem sujo e cheio de marcas de vazamentos antigos
Imagem
Imagem

descarga removida, fui olhar as valvulas e ví que o problema estava nos retentores do quarto cilindro
Imagem

a valvula tava tão carbonizada que tava dificil de identificar onde terminava o carvão e começava o metal
Imagem

aqui já sem o cabeçote, vi que o problema era mais grave no quarto cilindro mas que o primeiro também tava começando a dar passagem por desgaste nos anéis
Imagem
Imagem

retirada do volante do motor, original sem calosidades
Imagem
Imagem

aqui o bloco já sendo limpo antes de manda-lo pra retifica para verificações dos cilindros e jateamento de areia para melhor acabamento para pintura
Imagem
Imagem

já na retifica, o dono me permitiu acompanhar todo o procedimento, pena que perdi as fotos do jateamento de areia em todas as peças, suportes e bloco mas restou essa da verificação da superficie do cabeçote, passou um mínimo na faceadora para garantir qq empenamento, resultado: nenhum, tava perfeito :102:
Imagem

o bloco passou por todas as verificações e foi constatado que os cilindros não tiveram desgaste significativo, permanecendo com a medida std nos anéis :102: então, parti pras compras td STD, bronzinas de biela, anéis, tudo original só as de mancal é que tive que comprar metal leve pq não achei GM em lugar nenhum, mas que substituem bem.
Imagem
Imagem
Imagem

bomba de óleo nova e volante do motor novo, todos GM (perdi a foto da colocação do volante)
Imagem

e pras pinturas
Imagem
Imagem

troca das pastihas de agua após a pintura do bloco
Imagem
Imagem

pistões depois de jateados
Imagem
Imagem

coletor de descarga (estou usando a tinta de 600º que usei pras outras peças, se descascar passo pra de 800º)
Imagem

iniciando a montagem
bronzina fixa, perdi as fotos da de biela
Imagem
Imagem

virabrequim no lugar com bases polidas
Imagem
Imagem

recolocando o motor (perdi as fotos das montagens da gaiola inferior, do pescador e da colocação das tampas.
Imagem
Imagem

remontagem do cabeçote com a admissão
Imagem

ja no bloco, com tuchos, pastilhas e balancins GM novos
Imagem
Imagem
Imagem

gaiola no lugar
Imagem

montagem final
Imagem

não limpei a caixa de marcha por falta de tempo, mas, como o veca vai passar por restauração da pintura e funilaria no ano q vem, deixo pra nova retirada do motor que ai o cofre vai estar pronto tb. Esse final de semana vou trocar a iluminação do painel colocando leds nos ponteiros tb e estou colocando neblina, mas estou com problemas na instalação elétrica qto a pinagem do multitimer uma vez que estou puxando a fiação que não existe. já vi o tópico do joão mas não adiantou (viewtopic.php?f=49&t=6819), estou tendo retorno continuo em três pinos diferentes no multitimer, então resolvi parar e dar um tempo para estudar um pouco mais pra não ter um prejuizo, vou postar lá as fotos e o que descobri.

fico por aqui.
Editado pela última vez por achagas em 01 Out 2016, 17:27, em um total de 1 vez.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Avatar do usuário
mvmsodre
Organizador
Organizador
Mensagens: 440
Registrado em: 24 Abr 2014, 16:53
Nome Completo: Marcos Vinicio M. Sodré
Cidade: Leiria
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Fazendo o motor completo aos 180k

por mvmsodre » 01 Out 2016, 14:05

Top!! :88:
Vectra CD 1997 Top Full
Imagem
Conheça minha Garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=14255

miguelandre
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Out 2015, 23:33
Nome Completo: Miguel Andre
Cidade: tres lagoas
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Fazendo o motor completo aos 180k

por miguelandre » 01 Out 2016, 14:08

Simplesmente, meus parabéns!

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Fazendo o motor completo aos 180k

por Tiagomos1 » 01 Out 2016, 16:26

Motor pretinho... Ficou legal viu
O coletor cromado ia dar um contraste legal com esse motor nessa cor.
Belo trabalho

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Fazendo o motor completo aos 180k

por achagas » 01 Out 2016, 17:15

Obg pessoal, retornei pra colocar um video que consegui salvar e que mostra exatamente como ficou a válvula de descarga do cilindro 4
https://youtu.be/yZybE2B-n7w

e tb o up que fiz no painel acendendo os leds somente com o ligar da chave do carro.
https://youtu.be/HEg1Af-e5rg
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Avatar do usuário
fernandoo13
Member
Member
Mensagens: 31
Registrado em: 21 Ago 2016, 17:04
Nome Completo: Fernando*Cadeirante*
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Fazendo o motor completo aos 180k

por fernandoo13 » 01 Out 2016, 18:32

Belo trampo parabens a dedicação na Nave.

Paty1521
Administradora
Administradora
Mensagens: 1802
Registrado em: 05 Abr 2013, 13:18
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 39

Fazendo o motor completo aos 180k

por Paty1521 » 04 Out 2016, 12:53

Muito bom!

Quanto de gasto voce calcula para quem vai fazer um motor todo igual ao seu so que com o mecanico?
Imagem

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Fazendo o motor completo aos 180k

por achagas » 04 Out 2016, 19:13

Boa noite Paty, vc fez uma pergunta dificil, acredito que para fazer o motor completo uma BOA e CONFIÁVEL mão de obra custe em torno de 800 a 1k. to falando de quem sabe o q ta fazendo. qto ao material gastei em torno de 1750,00 comprando tudo GM e metal leve, claro que grande parte desse valor foi na troca do volante do motor que custou 460,00 (e acho q vou vender o antigo pq tá perfeito). De retifica gastei 150,00 com a troca dos retentores, limpeza das valvulas(esmerilhamento), banho quimico e verificação de possivel empenamento (mas isso foi pra mim, normalmente aqui no rio esse serviço fica em torno de 400,00. dei mais 50,00 para o jateamento de areia no bloco e nas peças pra pintura.

to colocando as notas pra referencia do pessoal, só não to encontrando a nota q ta com os retentores de valvula, junta do cabeçote original que comprei na Simcauto pq não tinha o jogoa na accioly e tive de comprar o da sabó, mas junta do cabeçote, retentores de valvula, de comando e de volante pra mim, tem de ser originais, as juntas de carter e sub carter eram originais de metal e foram reutilizadas.
Imagem
Imagem

o preço da retifica vai variar de acordo com o estado do eixo, virabrequim e cilindros, se precisarão sofrer alguma intervenção ou não.

acredito que seus gastos possam chegar a uns 4.000 dependendo do estado real do motor que vc só sabera qdo abrir. sinceramente espero que vc não tenha surpresas.

mas o resultado vale a pena o investimento. o carro fica outro.

vai abrir, troca tudo o que é movel, não importa se ta bom. tuchos, balancins, casquilhos e retentores, tem de ser no minimo metal leve, o tempo de vida do motor depende disso economia nesse caso, da problema.
Editado pela última vez por achagas em 06 Out 2016, 08:22, em um total de 1 vez.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Paty1521
Administradora
Administradora
Mensagens: 1802
Registrado em: 05 Abr 2013, 13:18
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 39

Fazendo o motor completo aos 180k

por Paty1521 » 05 Out 2016, 15:41

Obrigada!!!


O meu esta otimo ainda mas por enquanto como nao pretendo vender é bom ter uma ideia ne?

Tudo nesses carros e caro hahaha de revisao esse mes foi 680 so de pecas.. e olha que foi so bomba dagua termostatica e etc hahahhaa
Imagem

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Fazendo o motor completo aos 180k

por achagas » 06 Out 2016, 07:29

bom dia pessoal, continuando o tópico pra fazer algumas complementações:

qdo respondi pra Paty deixei de colocar que eu não fiz o motor sozinho, fiz com meu mecanico, que é meu amigo e ele não me cobrou nada de mão de obra. todos os que conhecem o motor do vectra sabem que é extremamente dificil retirar o motor sem auxilio.

todo o processo de desmontagem, retifica, compra de peças e remontagem durou 4 dias.

antes do trabalho eu usava o oleo mineral 20w50 constante do manual, depois, coloquei o helix 15w40. navegando no forum verifiquei q alguns estão usando nefroil, então, comprei esse aqui e coloquei ontem no carter substituindo o bujão para prevenir qq dano causado pelas limalhas.
Imagem

vou rodar por 100km e vou tirar pra ver o resultado. posto aqui o q eu encontrar.

outra coisa: na hora da montagem da elétrica, fizemos confusão e colocamos a tomada do sensor de detonação no lugar do motor de passo, isso fez com q o carro apresentasse varias falhas. como o scanner dele estava na assistência técnica, peguei meu opcom para verificar o problema e descobrimos com ele. eu o tenho a bastante tempo mas nunca dei mta atenção, então depois da correção fiquei mexendo no programa enquanto ele fazia as outras coisas. descobri varias funções de administração funcionais que testei e funcionaram bem, uma delas foi que tirei 100.000 do odometro e deixei assim pra ver se o scanner do meu mecanico pegaria o valor original ou o modificado qdo voltasse do reparo.

pois é, ele voltou nós passamos e o magnetti marelli não pegou o valor original de 180k, pegou o valor q eu coloquei de 80k. o Arquiteto me informou que o opcom tem varias funções para os vectras até 01. então, com tempo, darei um estudada nessas opções e crio um post com os resultados já que não temos no clube.

é isso ai. bom dia para todos.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

timmVCD
GL Member
GL Member
Mensagens: 111
Registrado em: 12 Fev 2014, 20:59
Nome Completo: miqueias nornberg
Cidade: pelotas
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Fazendo o motor completo aos 180k

por timmVCD » 25 Fev 2017, 22:40

opa...

como faz pra retirar o compressor do ar condicionado sem perder o gas?

preciso soltar o suporte do motor

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Fazendo o motor completo aos 180k

por achagas » 26 Fev 2017, 07:49

timmVCD escreveu:Fuente del Mensaje opa...

como faz pra retirar o compressor do ar condicionado sem perder o gas?

preciso soltar o suporte do motor


bom dia, descarregue o liquido do radiador e o retire, deite embaixo do carro e solte os três parafusos do suporte do compressor (se me lembro bem, vc terá de soltar a bomba da direção hidraulica), depois puxe o compressor deslocando-o para o espaço que ganhou com a retirada do radiador. amarre com arame pelos furos para que não fique pendurado pelas mangueiras.

é só isso.

bom carnaval a todos.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

timmVCD
GL Member
GL Member
Mensagens: 111
Registrado em: 12 Fev 2014, 20:59
Nome Completo: miqueias nornberg
Cidade: pelotas
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Fazendo o motor completo aos 180k

por timmVCD » 26 Fev 2017, 12:16

boa ideia retirar o radiador.
Eu ja estava pra soltar o gas mesmo.
mas soltar a bomba da direcao nao vai ser facil, tem umas presilhas se nao me engano. Acho que a bomba da pra ficar presa no suporte.

obrigado

Guilherme Henrique
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 31 Jul 2016, 20:05
Nome Completo: Guilherme Mattos
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Fazendo o motor completo aos 180k

por Guilherme Henrique » 13 Abr 2018, 13:36

Referente ao ajuste da folga axial dos motores GM.
Devo ajustar a bronzina de encosto lixando os 02 lados ou somente o lado oposto ao da embreagem?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fazendo o motor completo aos 180k

por chirola » 17 Abr 2018, 17:34

lixa sobre um vidro para ficar parelha a cara que fica do lado do bloco nao a que olha para o vira vai laxando e testando ou tira a medida com um paquimetro e ve se acha a medida para comprar boa sorte

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Fazendo o motor completo aos 180k

por achagas » 01 Mai 2018, 13:35

Pessoal, em observância a pergunta feita pelo colega Guilherme Henrique e respondida pelo colega chirola, como alguns de nós não tem a menor idéia do que é a citada folga ou ao que a provoca, estou postando o video abaixo para conhecimento de vocês.
https://www.youtube.com/watch?v=uB8ANu10RWQ
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

16 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 142 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 06:41