O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra Btudo sobre ar condicionado

389 mensagens
Diegoms
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Mar 2020, 22:41
Nome Completo: Diego monteiro de sousa
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 27

tudo sobre ar condicionado

por Diegoms » 20 Ago 2023, 11:03

paulocassiolato12 escreveu:Bom dia galera, sou novo por aqui, se alguém puder me de uma luz por favor, o ar condicionado digital do meu vectra gls 2.0 98, para de gelar quando o carro molha, às vezes uma simples jogada de água para tirar a poeira faz com que o compressor desconecte, já levei em algumas oficinas e ninguém conseguiu encontrar o problema.





Eu também estou com o mesmo problema,se chover ou eu molhar o motor faz isso

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 21 Ago 2023, 07:22

Diegoms escreveu:Fuente del Mensaje
paulocassiolato12 escreveu:Bom dia galera, sou novo por aqui, se alguém puder me de uma luz por favor, o ar condicionado digital do meu vectra gls 2.0 98, para de gelar quando o carro molha, às vezes uma simples jogada de água para tirar a poeira faz com que o compressor desconecte, já levei em algumas oficinas e ninguém conseguiu encontrar o problema.





Eu também estou com o mesmo problema,se chover ou eu molhar o motor faz isso


Não seria problema no sensor de temperatura externa?
Imagem

ArthCarvalho
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 17 Out 2023, 19:08
Nome Completo: Arthur Carvalho de Souza Lima
Cidade: Resende
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

tudo sobre ar condicionado

por ArthCarvalho » 16 Mar 2024, 09:32

Olá pessoal,
Estou pouco a pouco arrumando o meu Vectra 2.2 GLS 1999.
No final do ano passado, em Outubro, comprei um novo compressor para o meu carro e mandei pro técnico trocar, fazer a limpeza e etc.

O ar do meu carro é analógico, e até o momento ele funciona bem e está gelando, mas recentemente ele começou a fazer mais barulho do que fazia antes.

Levei ontem pro técnico que já condenou o compressor, mas não fazem nem 6 meses que to com o ar funcionando.

Fiz um vídeo mostrando o barulho do motor com o ar desativado e ativado (o ar ativa mais ou menos no 00:23 do vídeo):
https://www.youtube.com/watch?v=FXxjSOLEp2s
Acho que não dá pra ouvir no vídeo, mas tem um barulho que dá pra ouvir da janela do motorista que parece uma corrente arrastando quando acelera.

Mas, basicamente o técnico lá já falou que é defeito do compressor e que precisa trocar.

Outra coisa também é que a roda de seleção de temperatura no painel parece não fazer muita diferença, e o ar gela no máximo em quanto estiver ligado.

Gravei mais um vídeo, dessa vez de dentro do carro, dá pra ouvir melhor o barulho, principalmente quando acelera:
https://www.youtube.com/watch?v=Vw70_dtxOYc

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por chirola » 16 Mar 2024, 14:20

ArthCarvalho escreveu:Fuente del Mensaje Outra coisa também é que a roda de seleção de temperatura no painel parece não fazer muita diferença, e o ar gela no máximo em quanto estiver ligado.

o ar analogico ele funciona asim mesmo , o ar gela no maximo o tempo todo , cuando vc coloca na rodinha menos frio ele tem uma portinhola dentro da caixa de ventilação e mistura o ar gelado com ar quente , se não funciona o ar quente o carro so vai gelar no maximo o tempo todo e realmente se aviagem for longa pasa ate frio dentro do carro .

ArthCarvalho
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 17 Out 2023, 19:08
Nome Completo: Arthur Carvalho de Souza Lima
Cidade: Resende
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

tudo sobre ar condicionado

por ArthCarvalho » 16 Mar 2024, 16:22

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
ArthCarvalho escreveu:Fuente del Mensaje Outra coisa também é que a roda de seleção de temperatura no painel parece não fazer muita diferença, e o ar gela no máximo em quanto estiver ligado.

o ar analogico ele funciona asim mesmo , o ar gela no maximo o tempo todo , cuando vc coloca na rodinha menos frio ele tem uma portinhola dentro da caixa de ventilação e mistura o ar gelado com ar quente , se não funciona o ar quente o carro so vai gelar no maximo o tempo todo e realmente se aviagem for longa pasa ate frio dentro do carro .

Ah, se for assim então tá bom, até porque curto bem gelado mesmo, mas meu pai quando pega o meu carro tem mania de ficar ligando e desligando ele no botão, será que isso dá ruim no compressor?

Agora a questão é mais esse barulho que tá aparecendo quando o ar arma que eu postei no vídeo acima.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 16 Mar 2024, 16:53

Eu não consegui ouvir o ruido ao ligar, mas o meu ronca desde sempre, eu troqui o compressor pensando ser ele e ao ligar o compressor novo la veio o ronco. Muito cuidado com este ruido que ele faz, porque você pode gastar e não resolver. O meu na lenta ronca forte e eu nunca descobri o que é e toqui vários esticadores e nunca parou.
Sobre desligar e ligar, tudo que se liga e desliga vai estragar mais rápido, até mesmo o botão, mas não será assim de hoje para amanhã e seu pai está certo, eu também faço isto kakakak.
Imagem

ArthCarvalho
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 17 Out 2023, 19:08
Nome Completo: Arthur Carvalho de Souza Lima
Cidade: Resende
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

tudo sobre ar condicionado

por ArthCarvalho » 16 Mar 2024, 19:12

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu não consegui ouvir o ruido ao ligar, mas o meu ronca desde sempre, eu troqui o compressor pensando ser ele e ao ligar o compressor novo la veio o ronco. Muito cuidado com este ruido que ele faz, porque você pode gastar e não resolver. O meu na lenta ronca forte e eu nunca descobri o que é e toqui vários esticadores e nunca parou.
Sobre desligar e ligar, tudo que se liga e desliga vai estragar mais rápido, até mesmo o botão, mas não será assim de hoje para amanhã e seu pai está certo, eu também faço isto kakakak.

Ele faz esse barulho alto desde que voltou a funcionar (depois do conserto), o barulho que eu acho que apareceu é um mais agudo que parece algo "esfregando", é bem mais agudo que o resto do barulho do motor e é bem mais audível quando tem uma parede pro som refletir debaixo do carro, igual ali com a janela do carona aberta. (mas quando fecha não dá pra ouvir)

Mas não é bem o barulho que incomoda e sim não saber se isso é algum defeito ou não. O técnico lá recomendou não ligar o ar, mas não ligar o ar nesse calor tá difícil, e eu mandei consertar foi pra poder usar.

Eu já tinha visto aqui no fórum que o ar do vectra é mais barulhento mesmo, ainda mais comparado com os de carros mais novos. Eu só não sei dizer se esse "som" mais agudo que eu estou falando já estava lá e só notei agora ou se ele começou a aparecer recentemente.

Bom, então eu acho que não preciso ficar com medo também de ir desligando ele, ainda mais quando vai subir morro ou ultrapassar.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

tudo sobre ar condicionado

por Almeidão » 17 Mar 2024, 14:16

ArthCarvalho escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu não consegui ouvir o ruido ao ligar, mas o meu ronca desde sempre, eu troqui o compressor pensando ser ele e ao ligar o compressor novo la veio o ronco. Muito cuidado com este ruido que ele faz, porque você pode gastar e não resolver. O meu na lenta ronca forte e eu nunca descobri o que é e toqui vários esticadores e nunca parou.
Sobre desligar e ligar, tudo que se liga e desliga vai estragar mais rápido, até mesmo o botão, mas não será assim de hoje para amanhã e seu pai está certo, eu também faço isto kakakak.

Ele faz esse barulho alto desde que voltou a funcionar (depois do conserto), o barulho que eu acho que apareceu é um mais agudo que parece algo "esfregando", é bem mais agudo que o resto do barulho do motor e é bem mais audível quando tem uma parede pro som refletir debaixo do carro, igual ali com a janela do carona aberta. (mas quando fecha não dá pra ouvir)

Mas não é bem o barulho que incomoda e sim não saber se isso é algum defeito ou não. O técnico lá recomendou não ligar o ar, mas não ligar o ar nesse calor tá difícil, e eu mandei consertar foi pra poder usar.

Eu já tinha visto aqui no fórum que o ar do vectra é mais barulhento mesmo, ainda mais comparado com os de carros mais novos. Eu só não sei dizer se esse "som" mais agudo que eu estou falando já estava lá e só notei agora ou se ele começou a aparecer recentemente.

Bom, então eu acho que não preciso ficar com medo também de ir desligando ele, ainda mais quando vai subir morro ou ultrapassar.


Dizer pra você usar ou não seria um risco de minha parte, afinal se estragar eu podeira ser indiretamente um culpado, mas qualquer mecanico reprova o meu, parece que tem algo solto ali perto do compressor, porem como eu disse troquei o compressor e o ruido continua e some ao acelerar
Imagem

ArthCarvalho
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 17 Out 2023, 19:08
Nome Completo: Arthur Carvalho de Souza Lima
Cidade: Resende
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

tudo sobre ar condicionado

por ArthCarvalho » 17 Mar 2024, 16:14

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje do compressor, porem como eu disse troquei o compressor e o ruido continua e some ao acelerar

Entendo. O meu aqui ele persiste ao acelerar, dá pra ouvir ele mudar de acordo com a aceleração. Um amigo que é mecânico disse que esse som parece ser algum tipo de rolamento dentro do motor (julgando pelo barulho).
Eu pessoalmente pretendo continuar usando. Se o barulho realmente piorar, ai eu dou um jeito de trocar o compressor. Pela experiência de outros membros aqui já vi alguns dizerem que o deles está com barulho a anos e continua funcionando.

389 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 622 visitantes

Bem-vindo: 27 Abr 2024, 14:50