O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTemporizador do limpador de parabrisa - Vectra B

24 mensagens
  • 1
  • 2
luizhbh
GLS member
GLS member
Nome Completo: Luiz
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Temporizador do limpador de parabrisa - Vectra B

por luizhbh » 30 Jul 2013, 00:54

Meus caros, desde meus tempos de adolescente quando andava no Monza do meu pai, e passando por Monzas, Kadetts, Corsas, Vectras e outros carros, uma coisa me irrita e incomoda muito na linha Chevrolet:

É a falta de um retardador da ação da palheta do limpador de parabrisas. Oras... presume-se que quando se usa o esguicho para limpar o vidro, o mesmo estará empoeirado ou com diversos tipos de sujeira, entao a palheta NUNCA poderia passar antes de se esguichar a água para lubrificar e começar a limpar a superficie sem riscar. É assim com vários carros da Fiat e de outras fábricas. O esguicho de água sai primeiro por um tempo pra depois a palheta ser acionada.

E como bem sabemos o Vectra(pelo menos até os 2005, eu ACHO) não possui essa qualidade.

Então gostaria de convocar os gênios e cranios aqui do fórum para que possamos analisar o caso e tentar ver o que poderia ser feito. Será que uma troca de relé adianta? Adaptação de outros modelos? Vamos descobrir?

Abraços !
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Retardador para limpador do para brisas(PEDIDO de TUTORI

por Luiz Antunes » 30 Jul 2013, 01:46

É só colocar um botão jogando positivo na bombinha do esguichador .

A bomba tem um conector , 2 fios , um é terra , o outro é positivo vindo do multitimer .

Localize esse positivo na bombinha , e traga um fio com 12 v ( pos chave , ou não ) acionado por um botão push botom , e ligue junto dele .
Aperte quantas vzs quiser esse botão antes de ligar o limpador .

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 30 Jul 2013, 12:07

Mas aí fica um troço meio fora da estética, não?? E ainda por cima teria que ficar apertando botão de um lado, puxando alavanca de outro.. começamos bem, mas ainda tem espaço pra melhorar ! Hehehehhe! ! O relé do limpador é incorporado ao multitimer? Ou é só o acionamento do esguicho para lavar? A minha idéia era sugerir o desenvolvimento de algo tipo fizeram com aquele esquema do temporizador de palheta programável com a alavanca de Omega...
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 07 Ago 2013, 20:10

Não vejo dificuldade em fazer isto, porem não vejo beneficio já que ao jogar a agua antes porem não é jogada no vidro inteiro então a paleta ainda assim irá raspar em algo sem agua já que é ela que espalha agua. Eu aluguei um carro nos E. Unidos, não lembro qual mas tinha algo diferente a agua era esguichada com muita pressão, muita mesmo e espalhava bem antes do limpador passar. Até hoje estou procurando saber que bomba jogava agua daquela forma que seria ótima ideia colocar esta bomba e assim sem duvida resolveria o problema que lhe afeta. Só o retardamento sinceramente não vai ajudar em nada apesar que não acho difícil.
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 07 Ago 2013, 20:39

Almeidão escreveu:Não vejo dificuldade em fazer isto, porem não vejo beneficio já que ao jogar a agua antes porem não é jogada no vidro inteiro então a paleta ainda assim irá raspar em algo sem agua já que é ela que espalha agua. Eu aluguei um carro nos E. Unidos, não lembro qual mas tinha algo diferente a agua era esguichada com muita pressão, muita mesmo e espalhava bem antes do limpador passar. Até hoje estou procurando saber que bomba jogava agua daquela forma que seria ótima ideia colocar esta bomba e assim sem duvida resolveria o problema que lhe afeta. Só o retardamento sinceramente não vai ajudar em nada apesar que não acho difícil.

Almeidão, quando puder dar uma olhada no esguicho do Citroen C3. Eu não sei se o segredo é o brucutu ou a bomba, mas o C3 de minha esposa faz exatamente como você descreveu acima, muita água e com uma pressão bem intersssante...

Forte abraço!!!!!!!!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 08 Ago 2013, 14:09

Ricardo Crispim escreveu:
Almeidão escreveu:Não vejo dificuldade em fazer isto, porem não vejo beneficio já que ao jogar a agua antes porem não é jogada no vidro inteiro então a paleta ainda assim irá raspar em algo sem agua já que é ela que espalha agua. Eu aluguei um carro nos E. Unidos, não lembro qual mas tinha algo diferente a agua era esguichada com muita pressão, muita mesmo e espalhava bem antes do limpador passar. Até hoje estou procurando saber que bomba jogava agua daquela forma que seria ótima ideia colocar esta bomba e assim sem duvida resolveria o problema que lhe afeta. Só o retardamento sinceramente não vai ajudar em nada apesar que não acho difícil.

Almeidão, quando puder dar uma olhada no esguicho do Citroen C3. Eu não sei se o segredo é o brucutu ou a bomba, mas o C3 de minha esposa faz exatamente como você descreveu acima, muita água e com uma pressão bem intersssante...

Forte abraço!!!!!!!!!!

É amigo, eu imagino que é uma bomba poderosa e o bico pulverizador, levei até um susto no dia que fiz isto pela primeira vez e realmente molhou o vidro inteiro. Acho que era um carro Hyundai, se bem que pensei em ver e descobrir isto, mas nesta viagem eu só tinha 3 dias lá e um deles era sábado, ai não dá né meu, tive que tomar umas com uns amigos e comprar algumas coisas.
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 08 Ago 2013, 15:28

Mas pense bem Almeidão: imagine aquele vidro empoeirado, ou mesmo sujo de estrada. Você aciona o esguicho pra limpar. Dependendo da situação, ela faz quase um percurso inteiro de ida e volta no seco, "lixando" o vidro, antes da água começar a ter efeito lubrificante. Se tem o retardador da palheta, como acontece em vários carros, ela já sobe espalhando água, mesmo que suba seca naquele pequeno trecho quando sai da posição de descanso.

Tem que ver meu vidro como está ... parece um LP de vinil ! hahhaha ! AS marcas das palhetas estão lá certinhas... E olha que nunca deixei palheta velha passar nele nao..
Imagem

Diego Perroni
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Diego Perroni
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Diego Perroni » 08 Ago 2013, 16:15

[OFF TOPIC] E os caras que deixam o "brucutu" bem reguladinho?... Voltando do trabalho numa via de acesso, vi dois "fios de água" a viajarem pelos céus e atingir o meu para-brisa! Acreditem amigos, na minha frente ia uma Palio Weekend e o cara tava "tentando" lavar o seu vidro.
O para-brisa dele eu nao sei, mas o meu ficou limpinho! :38:
Diego Perroni
Vectra Elite 2.2 16V Automatic - Cinza Trinidad (2005)
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=703

"Em nome do vento, Parabéns!"

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Estado: Goiás
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por José Leal » 15 Ago 2013, 10:27

Pessoal, acredito que o problema dos GM é que a água do lavador não fica na mangueirinha. Provavelmente ela retorna para o reservatório, quando a bomba é desligada. O que poderia ser feito é colocar uma válvula unidirecional na saída da bomba, impedindo que a mangueira ficasse vazia. Assim, ao aciona-la, a mangueira não precisaria ser enchida novamente.

No Classic tb acontece isso, mas pelo reservatório ficar próximo aos brucutus, a água é espirrada mais rápida.
Imagem
Imagem
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 16 Ago 2013, 20:20

Sim José, mas repare que em carros de outras marcas o acionamento do lavador do parabrisa funciona como se tivesse um temporizador pra palheta. Você aciona o esguicho e depois de um tempinho a palheta passa. Mas se voce por exemplo acinonar o esguicho e já dar um toque na alavanca como se fosse ligar mesmo o limpador, em um tempo MENOR que o do temporizador, a palheta sobe na hora.
Imagem

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Estado: Goiás
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por José Leal » 21 Ago 2013, 16:50

Sim, já percebi isso nos Gol G6 que dirigi. Outras funcionalidades são o alerta sonoro de luz espia acesa, 3 piscadas da seta quando a alavanca é deslocada sem travar na posição acionada e uma passada das palhetas uns 5 seg. depois da última limpada após acionar o esguicho.

Mas ainda continua sendo um Gol...
Imagem
Imagem
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 29 Ago 2013, 18:07

José Leal escreveu:Pessoal, acredito que o problema dos GM é que a água do lavador não fica na mangueirinha. Provavelmente ela retorna para o reservatório, quando a bomba é desligada. O que poderia ser feito é colocar uma válvula unidirecional na saída da bomba, impedindo que a mangueira ficasse vazia. Assim, ao aciona-la, a mangueira não precisaria ser enchida novamente.

No Classic tb acontece isso, mas pelo reservatório ficar próximo aos brucutus, a água é espirrada mais rápida.

José, eu já fiz isto no meu carro, isto que digo foi colocar uma válvula unidirecional e não foi para isto não. Coloquei porque percebi que de tempo em tempo dava entrada de ar e a bomba girava sem jogar agua e ai sim era problema porque passava limpador o tempo inteiro e nada de agua. Acabou o problema da agua não vir e sinceramente nem tinha percebido que com isto o limpador já pega agua na primeira já que ela realmente ficou mais rápida. Aliás respondi ai para trás que mesmo fazendo este temporizador, ainda o limpador ia funcionar uma parte inicial sem agua, só que este inicial que falei foi o inicio mesmo, tipo meia limpada, porque ele atropela a agua na primeira passada depois que coloquei esta válvula.
Tá ai, fiz sem perceber hehehhehh.
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 30 Ago 2013, 03:11

Ué?? E qual seria essa valvula?? Onde acha e como instala? Já que nao tem eletrico vai na mecanica mesmo! eheheh!
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 30 Ago 2013, 13:33

luizhbh escreveu:Ué?? E qual seria essa valvula?? Onde acha e como instala? Já que nao tem eletrico vai na mecanica mesmo! eheheh!

Esta válvula é um tubinho de plástico onde só vai para um lado. Sinceramente não sei onde comprar porque a que eu uso eu peguei em uma oficina de uma amigo e estava simplesmente jogada. Algo simples e deve ser colocada la na saída da bomba, assim a mangueira estará sempre cheia. Algo parecido a isto que encontrei no ML, válvula de retenção.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... equena-_JM
Imagem

marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Marcelo Souza
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por marcelo.souza2 » 03 Out 2014, 17:11

O assunto não evoluiu? Ninguém tem uma saída para não se riscar tanto o parabrisa?

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 04 Out 2014, 01:00

Pois é... eu pretendia tentar descobrir uma soluçao eletronica, tipo um relé de outro carro ou coisa assim. Só que eu infelizmente sou o mais "pobre" dos meus amigos, então quase todos tem carros bem mais novos que eu.. heheheh! !

Daí eu vir até aqui, de repente o pessoal conhece mais gente com mais carros mais antigos ou modelos variados mas que já possuam esse sistema, que julgo ser totalmente controlado por algum componente eletronico já que voce vê a bomba funcionar por um tempo e só depois o motor do limpador é acionado.

Mas ao que parece ninguem está muito incomodado com isso...
Imagem

marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por marcelo.souza2 » 07 Out 2014, 07:37

luizhbh escreveu:Pois é... eu pretendia tentar descobrir uma soluçao eletronica, tipo um relé de outro carro ou coisa assim. Só que eu infelizmente sou o mais "pobre" dos meus amigos, então quase todos tem carros bem mais novos que eu.. heheheh! !

Daí eu vir até aqui, de repente o pessoal conhece mais gente com mais carros mais antigos ou modelos variados mas que já possuam esse sistema, que julgo ser totalmente controlado por algum componente eletronico já que voce vê a bomba funcionar por um tempo e só depois o motor do limpador é acionado.

Mas ao que parece ninguém está muito incomodado com isso...

Pois é, meu parabrisa é todo riscado por causa disso......agora preciso descobrir uma saída. Neste domingo vindo com minha mãe da escola em que vota, atravessou um cachorro na minha frente, eu estava há no máximo 30km/h, então freei e com a freada minha mãe bateu a cabeça na quina do retrovisor e quebrou o meu parabrisas. Hoje irei trocar ele pelo seguro, vou pagar a franquia de R$ 120,00 e colocarei um parabrisa novo, então não vou poder usar o esguicho enquanto não descobrir uma saída. Junte-se a mim que iremos bolar algo.......Luiz, vc tem conhecimento em eletrônica? Fiz um curso em minha adolescência mas não levei a profissão a frente, vou ver se consigo desenvolver um módulo retardador para este problema. Conto com a ajuda dos colegas do fórum também para a instalação, já que não sou profundo conhecedor da fiação do Vectra.

Abs

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 07 Out 2014, 15:08

Não tenho.. na verdade o ideal era conhecer melhor o funcionamento do temporizador do vectra e DOS OUTROS carros que tem esse retardo.

Só pra constar, lembro me que nos tempos do Vectra A, a galera pegava um relé daquele primeiro Golf GTi que veio pro brasil, em 93 ou 94 e plugava direto no Vectra, assim conseguiam ter o temporizador programável pelos acionamentos da alavanquinha, estilo o que se fazia no Monza GLS e Kadett GLS/GSi.

No Vectra B já rolava aquela adaptacão da alavanca do omega alemão pra ter essa função programavel.

Entao creio que esse retardo do limpador deve estar escondido em algum outro carro só esperando a descoberta.
Imagem

marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por marcelo.souza2 » 07 Out 2014, 16:05

luizhbh escreveu:Não tenho.. na verdade o ideal era conhecer melhor o funcionamento do temporizador do vectra e DOS OUTROS carros que tem esse retardo.

Só pra constar, lembro me que nos tempos do Vectra A, a galera pegava um relé daquele primeiro Golf GTi que veio pro brasil, em 93 ou 94 e plugava direto no Vectra, assim conseguiam ter o temporizador programável pelos acionamentos da alavanquinha, estilo o que se fazia no Monza GLS e Kadett GLS/GSi.

No Vectra B já rolava aquela adaptacão da alavanca do omega alemão pra ter essa função programavel.

Entao creio que esse retardo do limpador deve estar escondido em algum outro carro só esperando a descoberta.

Este temporizador que vc está falando é o tempo entre uma passada e outra da palheta no vidro. Este que estamos tentando é para retardar a passada quando se aciona o esguicho para a palheta não ficar passando no vidro seco.

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 07 Out 2014, 19:15

Leia de novo que voce vai entender que eu mencionei um EXEMPLO do que já foi feito nesse sentido do temporizador da passada e que talvez a soluçao do retardo do acionamento da palheta possa estar escondido sob alguma coisa semelhante.
Imagem

24 mensagens
  • 1
  • 2