por Almeidão »
09 Out 2017, 09:04
Bem, o óleo de caixa Isafluído 556 fabricado pela Ipiranga foi usado por muito tempo nas caixas da GM e tem um Lubrax muito parecido que também dava conta do recado, porém a Castrol desenvolveu um óleo sintético o qual a GM começou a usar e com certeza com muitos testes em todas as caixas da GM, afinal elas não mudaram. Ou você acha que mudaram os rolamentos das caixas dos corsas, Celtas, Vectras, Agiles, e um monte mais? Nada disto, as caixas velhas são iguais as novas e seguem internamente com os mesmos tipos de material. Bem eu em um critico momento precisei completar o óleo da minha caixa e não encontrava este Isafluido da Ipiranga em lugar nenhum, se vocês forem procuraralgo relacionado a isto, verão que eu escrevi aqui que a propaganda é enganosa, porque em 5 postos Ipiranga que eu procurei, não tinha e dizem que no Ipiranga tem.
Fui na GM para comprar um litro original porque não encontrei o Isafluido e queria uma solução para assegurar que eu estava fazendo a coisa certa, afinal a caixa é tão importante quanto ao motor, e dei de cara com esta informação vinda do chefe da mecânica da época que hoje é aposentado.
- A GM usa hoje o óleo sintético 94728699 para todas as caixas inclusive dos carros antigos.
Eu contestei: - O meu é 97, será que dará certo?
Ele replicou: - Os materiais internos das caixas são os mesmo e o que gira dentro da caixa é tudo igual e aqui não se completa óleo, só trocamos.
Custava na época 100 contos ou algo parecido e eu muito triste comprei 2 litros pagando acho que 80 cada um avista. Faz isto uns 8 anos e confesso que se tem algo que mudou e foi drástica mudança, foi usar este óleo, este sim faz as trocas ficarem macias, bem diferente do que eu usava antes e era original GM, porém mineral e óbvio foi trocado e usei 1,8 ML que é o que devemos usar nas caixas manuais. Bem, na época era Castrol, porém outras podem fabricar igual e negociar com eles, mas tem que sr igual, afinal já é algo testado e comprovado que é bom.
Quando eu comentei que os carros ao bater nas mão de um mecânico eles já começam a estragar ao adicionar óleo eu quis dizer que óleo não se deve completar e em uma caixa que estoura o retentor do diferencial e antes de trocar já vazou pelo menos meio litro e na troca vai vazar mais uns 200 ML ele será completado pelo mecânico.
Será que ele vai completar com o Isafluído? Será que ele irá completar com o sintético? Será que ele sabe que a GM usa sintético e ao completar com um mineral comum pode estragar mais?
As perguntas acima, serve para o DE OLHO NO ÓLEO comentado por você miguelandre
Uma coisa eu vou garanti para vocês, ele colocará o dedo no óleo, esfregará um dedo no outro, vai cheirar o óleo e logo sem comentar nada, completará com um 90 comum que ele sempre tem guardado.
Sintético meus amigos, este é o óleo que devemos usar hoje nas caixas manuais, e pelo menos no tempo que o carro tiver nas mãos de vocês, saberão com o que completar caso seja necessário.