O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BConsumo médio em desconsonância com o consumo instantâneo

13 mensagens   •   Página 1 de 1
Wagner Dabbliwn
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 14 Ago 2016, 15:29
Nome Completo: Wagner Dabbliwn
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Consumo médio em desconsonância com o consumo instantâneo

por Wagner Dabbliwn » 20 Out 2017, 13:09

Coloquei uma bateria nova, e com isso foi resetado os valores de consumo médio. Então fiz um percurso cidade/estrada, totalizando 12 km, dos quais, em cerca de 70% do trajeto foi verificado no consumo instantâneo uma média de 11 à 15km/l, e em cerca de 20% do trajeto média de 20 à 38km/l e nos 10% restantes do trajeto média de 4km/l devido à alguns morros. Porém no maior morro o mínimo que for marcado pelo consumo instantâneo foi cerca de 3,5km/l. Fiz o percurso quase todo a 1.500 giros e alguns picos de 2000 giros. Ocorre que ao final dos 12km eu fui checar o consumo médio no computador de bordo e este estava marcando 3.5km/l, sendo que pela lógica o correto seria uma média bem melhor do que esta. Alguém, por favor, poderia me esclarecer isso?
Editado pela última vez por Wagner Dabbliwn em 20 Out 2017, 16:44, em um total de 1 vez.

LucP_cwb
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Nov 2016, 16:14
Nome Completo: Luciano Cezar Paz
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Consumo médio em desconsonância com o consumo instantâneo

por LucP_cwb » 20 Out 2017, 13:20

Ande um trecho maior para que ele possa fazer a média correta. 12km é muito pouco pra que ele estabeleça uma média.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
LucP_Cwb
CD 2.0/16V - Paixão!
Curitiba | PR

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Consumo médio em desconsonância com o consumo instantâneo

por Tiagomos1 » 20 Out 2017, 14:48

Sem contar que com uma distância tão pequena, as vezes em que o carro ficou parado contribuiu e muito para uma média tão baixa. Já que parado ele tem em média um consumo de 1 litro por hora.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Wagner Dabbliwn
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 14 Ago 2016, 15:29
Nome Completo: Wagner Dabbliwn
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Consumo médio em desconsonância com o consumo instantâneo

por Wagner Dabbliwn » 20 Out 2017, 16:14

Tiagomos1 escreveu:Fuente del Mensaje Sem contar que com uma distância tão pequena, as vezes em que o carro ficou parado contribuiu e muito para uma média tão baixa. Já que parado ele tem em média um consumo de 1 litro por hora.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

Pensei que o calculo fosse mais refinado, mais preciso, porque minha intenção era realmente de fazer esse teste, por isso mantive alguém ao lado para conferir em tempo real o consumo instantâneo, então as médias que eu citei acima é oque realmente foi mostrado pelo computador. Além disso, esse percurso durou cerca de 15 à 20 minutos em que fiz apenas uma parada no posto para calibrar os pneus, mas assim que parei já desliguei o motor. Não teve outras paradas nem em semaforo.

Wagner Dabbliwn
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 14 Ago 2016, 15:29
Nome Completo: Wagner Dabbliwn
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Consumo médio em desconsonância com o consumo instantâneo

por Wagner Dabbliwn » 20 Out 2017, 16:22

LucP_cwb escreveu:Fuente del Mensaje Ande um trecho maior para que ele possa fazer a média correta. 12km é muito pouco pra que ele estabeleça uma média.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

A média ele até faz, mas faz de forma errada,então talvez você tenha razão, no sentido de que ele precise de mais rodagem para estabelecer uma média cada vez mais próxima do real. Mas fica a dúvida, essa falta de precisão é mal de carro antigo?

eduCarv
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Jun 2017, 14:25
Nome Completo: Eduardo Carvalho
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Consumo médio em desconsonância com o consumo instantâneo

por eduCarv » 12 Nov 2017, 15:59

Na época em que eu trabalhava na fiat me dissera que o teste de consumo é feito com vidros fechados e num percurso reto ou plano pelo menos.

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Consumo médio em desconsonância com o consumo instantâneo

por Almeidão » 13 Nov 2017, 07:40

Pessoal, é impossível esta marcação ser real, aliás está bem longe do real. Pra começar, o velocímetro muda de acordo com o desgaste de um pneu, um pneu novo façamos de conta que gira 100 voltas para andar 100 metros, assim que ele tiver meia vida ele vai girar umas 105 ou sei lá quanto para andar estes 100 metros, o certo é que com o desgaste ele irá girar mais. Com certeza haverá muitas variações no consumo médio e acho que estes instrumentos servem para deixar uns preocupados e outros mais alegres pensando ser mais econômico que deveria, com certeza engam bastante a todos.
Igual os testes de fábricas, feito com um piloto em uma pista de testes vidros fechados, quantidades de comburível exata, normalmente o piloto de teste é baixo, magro e tudo isto contribui com a economia do carro. Logo compramos eles e metemos em nossas ruas e já sabemos como são,

Melhor forma de testar é usar um tanque extra e um GPS, ele dará a quilometragem correta e a distancia percorrida e com certeza saberão o que gastou.

A média piora ainda mais ao trocar os pneus originais por outros, meu caso que uso um pneu menor, logo ao andar 1000 metros ele marcou que andei 900. Isto já testado e comprovado com eles novos.
Imagem

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Consumo médio em desconsonância com o consumo instantâneo

por diego_ » 13 Nov 2017, 08:30

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, é impossível esta marcação ser real, aliás está bem longe do real. Pra começar, o velocímetro muda de acordo com o desgaste de um pneu, um pneu novo façamos de conta que gira 100 voltas para andar 100 metros, assim que ele tiver meia vida ele vai girar umas 105 ou sei lá quanto para andar estes 100 metros, o certo é que com o desgaste ele irá girar mais. Com certeza haverá muitas variações no consumo médio e acho que estes instrumentos servem para deixar uns preocupados e outros mais alegres pensando ser mais econômico que deveria, com certeza engam bastante a todos.
Igual os testes de fábricas, feito com um piloto em uma pista de testes vidros fechados, quantidades de comburível exata, normalmente o piloto de teste é baixo, magro e tudo isto contribui com a economia do carro. Logo compramos eles e metemos em nossas ruas e já sabemos como são,

Melhor forma de testar é usar um tanque extra e um GPS, ele dará a quilometragem correta e a distancia percorrida e com certeza saberão o que gastou.

A média piora ainda mais ao trocar os pneus originais por outros, meu caso que uso um pneu menor, logo ao andar 1000 metros ele marcou que andei 900. Isto já testado e comprovado com eles novos.

Almeidão, para esses casos em que o tamanho do conjunto de roda/pneu existe uma configuração via tech2 para "recalibrar" o MID. Infelizmente não achei essa opção no OPCOM antes que alguem pergunte.
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

Luke2019
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Nov 2019, 19:58
Nome Completo: Lucas Fonseca
Cidade: Americana
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Consumo instantâneo Vectra B

por Luke2019 » 28 Nov 2019, 22:11

Bom dia, Boa tarde ou Boa noite..
Recentemente adquiri um Vectra Challenge 2001. Comprei esse carro para guardar, assim como tbm possuo um Ômega 4.1 guardado.
Paguei nesse vectra o valor de 10 mil reais já que precisava retificar o cabeçote por causa da junta. Pois bem, retifiiquei o cabeçote e troquei td, te mesmo...Correia e tensor, bomba água, bomba óleo, te rmostatica, reservatório de expansão, todas juntas, velas e cabos, aditivo, sensores de rotação e de temperatura, dentre outras coisas como o sistema completo de escapamento e sonda lambda. Com excessao do óleo é td original AcDelco e Mastra para o escapamento comprovados com nota fiscal da concessionária. Estou usando óleo Castrol Magntec 15w40 e os tuchos tbm são novos bem como os parafusos do cabeçote, nada da marca aplic.
Mecânico de confiança de anos, deixo o carro com ele sem preocupações. Meu pai coleciona carros antigos e é ele quem mexe, dentre os carros um cadillac e um Bel Air.
Voltando, meu consumo instantâneo está em 1,0, carro não falha, nem nada do tipo. Consumo médio em 7,7 até 8,0 em cidade, rodovia chego a 16.
Ultimamente acontece o seguinte, qdo desligo o carro o consumo por média marca 7,5, mas no dia seguinte ou qdo vou usar o carro a média do consumo caiu para 6,9. Não sinto nenhum cheiro de combustível dentro do carro. Isso pode ser o regulador de pressão com vazamento, perdendo pressão? Li em um tópico em que o Sr. Almeida ensina a testar esse regulador com uma seringa, portanto não entendi muito bem como fazer. .com carro ligado, desligado?? Com o carro em funcionamento eu retiro a mangueira do vácuo e não tem vestígio de gasolina e nem cheiro. Mas qdo a mangueira é retirada a aceleração do motor aumenta consideravelmente, bem como o consumo instantâneo.
A montagem está da seguinte forma. A saída do vácuo do regulador está conectada no TBI na parte de cima, ou seja, antes da borboleta do TBI e na parte de baixo está o respiro do filtro de ar. Desmonte o TBI e não tem gasolina no coletor e nem entrada falsa de ar no motor. Essa falha diferença mencionada no MID pode ser defeito no próprio aparelho ou realmente há alguma coisa errada no funcionamento desse regulador? No entanto o MID marca td corretamente os outros indicadores. Foi passado o scaner mais de uma vez e não acusa nada. Alguém por favor me forneça alguns conselhos.
O carro está inteiro, alinhado, com 150 mil km, todos os adesivos inclusive o Road Service e os de fábrica que ficam no parabrisa do lado do passageiro.
Obrigado a todos que responderem e aos que não responderem.
Um detalhe, o atual regulador de pressão é novo tbm.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Consumo médio em desconsonância com o consumo instantâneo

por Almeidão » 29 Nov 2019, 13:48

Luke2019 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia, Boa tarde ou Boa noite..
Recentemente adquiri um Vectra Challenge 2001. Comprei esse carro para guardar, assim como tbm possuo um Ômega 4.1 guardado.
Paguei nesse vectra o valor de 10 mil reais já que precisava retificar o cabeçote por causa da junta. Pois bem, retifiiquei o cabeçote e troquei td, te mesmo...Correia e tensor, bomba água, bomba óleo, te rmostatica, reservatório de expansão, todas juntas, velas e cabos, aditivo, sensores de rotação e de temperatura, dentre outras coisas como o sistema completo de escapamento e sonda lambda. Com excessao do óleo é td original AcDelco e Mastra para o escapamento comprovados com nota fiscal da concessionária. Estou usando óleo Castrol Magntec 15w40 e os tuchos tbm são novos bem como os parafusos do cabeçote, nada da marca aplic.
Mecânico de confiança de anos, deixo o carro com ele sem preocupações. Meu pai coleciona carros antigos e é ele quem mexe, dentre os carros um cadillac e um Bel Air.
Voltando, meu consumo instantâneo está em 1,0, carro não falha, nem nada do tipo. Consumo médio em 7,7 até 8,0 em cidade, rodovia chego a 16.
Ultimamente acontece o seguinte, qdo desligo o carro o consumo por média marca 7,5, mas no dia seguinte ou qdo vou usar o carro a média do consumo caiu para 6,9. Não sinto nenhum cheiro de combustível dentro do carro. Isso pode ser o regulador de pressão com vazamento, perdendo pressão? Li em um tópico em que o Sr. Almeida ensina a testar esse regulador com uma seringa, portanto não entendi muito bem como fazer. .com carro ligado, desligado?? Com o carro em funcionamento eu retiro a mangueira do vácuo e não tem vestígio de gasolina e nem cheiro. Mas qdo a mangueira é retirada a aceleração do motor aumenta consideravelmente, bem como o consumo instantâneo.
A montagem está da seguinte forma. A saída do vácuo do regulador está conectada no TBI na parte de cima, ou seja, antes da borboleta do TBI e na parte de baixo está o respiro do filtro de ar. Desmonte o TBI e não tem gasolina no coletor e nem entrada falsa de ar no motor. Essa falha diferença mencionada no MID pode ser defeito no próprio aparelho ou realmente há alguma coisa errada no funcionamento desse regulador? No entanto o MID marca td corretamente os outros indicadores. Foi passado o scaner mais de uma vez e não acusa nada. Alguém por favor me forneça alguns conselhos.
O carro está inteiro, alinhado, com 150 mil km, todos os adesivos inclusive o Road Service e os de fábrica que ficam no parabrisa do lado do passageiro.
Obrigado a todos que responderem e aos que não responderem.
Um detalhe, o atual regulador de pressão é novo tbm.


Sr. Almeida um C.... deixa pra lá kakakakakaka
Eu sinceramente não sei como funciona este marcador tipo consumo médio etc, e é impossível ser certo acho que já comentei sobre isto poque quilometragem de carro nunca bate com a real e mesmo se batesse assim que os pneus fossem gastando iriam ficando diferente etc.
Diagamos que o sistema perca um pouco de pressão durante a noite, isto eu acho ser perfeitamente normal porque a bomba tem uma válvula para não deixar retornar, mas sempre perde algo, ou seja assim que você desliga o garro o sistema terá uma pressão bem forte, no outro dia será menor, portanto se depender da pressão para esta medida já vejo uma falha ai e se não tiver falhas na hora de ligar o carro, digamos que funciona normal tipo dois a 3 giros no motor e ele pega, então não pode ter problemas. Mas vai ai a dica sobre o teste regulador de pressão.
1 - mangueira de vácuo, tem que ser nova, não para o teste, mas para o sistema funcionar corretamente, eu gosto muito destas de borrachas dos esguichos do para brisas.
2 - uma seringa de 20 ML, soltar a mangueira do lado da TBI e colocar esta seringa toda comprimida nela.
3 - Puxa a haste da seringa até onde consegues, digamos até no meio e solte a, ela terá que voltar até o início, ou quase no início.
4 - resultado - Se não voltar, o regulador está estragado, se vir gasolina, o regulador está estragado, se voltar no início sem vir gasolina está bom.
5 - não existe regulador meio ruim, ou está estragado ou não e o do seu carro é de 3 bar, e esta peça eu prefiro da Bosch.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Consumo médio em desconsonância com o consumo instantâneo

por chirola » 29 Nov 2019, 15:07

oi senhor almeidao :38:
o CB, para consumo instantaneo mede os pulsos de injaçao e meio aproximado, nao tem em conta preçao de gasolina e outros parametros que podem influenciar .
no consumo medio calcula pulsos por kilometros rodados , nao tem como calcular desgaste de pneus e outras variaveis .
mais chega proximo se no meu computador marca consumo medio 14,7 na real eta perto dos 14,0 mais serve como referença .
na autonomia nunca cheguo a acender a luz da reserva mais pelos calculos que fiz tem um error de 50 a 70 kilometros mais e normal a boia tem mais de 20 anos imposivel marcar certo a pista da resistencia esta meio gastinha acredito que cuando era novo marcaba bem mais perto do real
mais para ter uma media tem que acumular uns 100 kilometros , cuanto mais datos juntar o computador mais proximo vai ficar o valor
oi SENHOR luke :38: se vc tira a mangueira de vacuo do coletor vai ficar uma entrada fasa de ar e sim a lenta vai aumentar , tambem vai aumentar o consumo por injetar mais preçao na linha de combustivel, o vacuo deveria estar ligado por debaixo da borboleta e nao por cima, nao tem o mesmo vacuo .
cuando liga o carro ele da aqula acelerada ate 1400 giros mais ou menos e depois vai baixando ate mil e vai baixando ate 800, a medida que o carro esquenta durante essse periodo meu carro marca 1,5 litros hora cuando comensa a esquentar e o giro baixa a 800(aprox 700) marca 1,0 litros hora iso pode alterar e facer baixar a mediçao na hora que vc liga a injeçao gera mais pulsos
forte abraço galeirinha

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Consumo médio em desconsonância com o consumo instantâneo

por chirola » 29 Nov 2019, 15:09

real o regulador tem um diafragma dentro ou esta furado ou nao

Luke2019
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Nov 2019, 19:58
Nome Completo: Lucas Fonseca
Cidade: Americana
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Consumo médio em desconsonância com o consumo instantâneo

por Luke2019 » 29 Nov 2019, 18:03

Sem senhor agora kkk..então a ligação estava do jeito que o chirola falou, mas desse jeito consumo instantâneo fica entre 1,2 e o consumo fica entre 6,8 à 7,0. Depois que inverti a ligação das mangueiras o instantâneo caiu para 1,0, 1,1 e a média 7,7 a 8,0. Como pode??

13 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 153 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 06:13