O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BAssobio do motor - Uma história de dor e sofrimento

5 mensagens   •   Página 1 de 1
SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Assobio do motor - Uma história de dor e sofrimento

por SirChico » 15 Fev 2018, 23:06

Olá pessoal do Clube do Vectra.

Venho hoje compartilhar um problema que aconteceu comigo e que me parece raro, pois não achei nenhuma postagem disso aqui no forum.
Quem sabe minhas abilidades de busca não são muita boas. Vai saber...
De qualquer forma, irei compartilhar o que aconteceu. Espero que possa ajudar alguém.

Não sei se terão saco pra ler tudo, por isso colocarei uma versão resumida antes.


RESUMO:
- Problema: assobio no motor. Marcha "lenta" oscilando bastante;
- Diagnóstico: entrada falsa de ar;
- Local: junta do suporte da bobina (cavalete de água);
- Solução: troca da junta e fixação apropriada da peça.

Vídeo com o som: https://youtu.be/5At3CJHRZtU
Álbum com algumas fotos da manutenção: https://imgur.com/a/F32x7

DETALHES (versão extendida):
A um tempo atrás, o motor do meu carro começou a assobiar aleatoriamente. As vezes assobiava logo quando dava partida, as vezes andava um dia inteiro sem fazer um pio. As vezes só de desligar e ligar o motor novamente ele parava. Mas quando aparecia... era pra deixar o cara cabreiro/injuriado.

Inicialmente, foi particularmente difícil pra conseguir diagnosticar o problema tendo em vista que o barulho não aparecia sempre.

Primeira coisa que veio na cabeça foi, foi... correia do alternador. Claro!
Procedimento padrão: passar vela. Não resolveu.
Pode ser tensão. Afastei mais o alternador. Nada...
Mas era sempre assim: mexia e torcia pra que o barulho não voltasse.
Eventuamente ele voltava.

Enquanto isso ia mexendo em outras coisas no carro.

Um dia, numa auto-elétrica, o barulho apareceu e pedi para que averiguassem o barulho.
Com um aparelho parecido com um estetoscópio médico, foi "constatado" que o barulho vinha do alternador, sendo o problema o rolamento interno do mesmo.
Show de bola! Barulho vai sumir definitivamente.
Troca foi feita, serviço pago, cliente feliz. Não por muito tempo... barulho voltou.
Auto-elétrica desistiu de tentar achar o problema e eu desisti de trabalhar come eles (até porque montaram ventoinha invertida e eu tive que dizer pra eles que estava errado, mas isso é outra história...).

Comecei a pensar que poderia ser uma entrada ou saída falsa de ar já que a barulho se alterava quando pisava no acelerador.
Assim que o barulho voltou, corri para uma mecânica e pedi que olhassem o problema já sugerindo entrada/saída falsa de ar.
Então começamos a procurar por tal problema utilizando um recipiente (regador de plantas haha) para jogar água sobre partes do motor. Claro... em pequenas quantidades.
Água vai, água vem e nada. Quando o regador estava quase vazio... o motor deu uma engasgada. Opa! Tem algo aí...
Enchemos o regador mais uma vez e voltamos a procurar. Esvaziamos mais uma vez o recipiente e o "engasgo" NÃO aconteceu de novo.
Pensamos que o "engasgo" tinha sido coincidência ou qualquer outro fator, pois não conseguimos reproduzí-lo por mais que continuássemos jogando água por varias partes do motor.

Resolvi encerrar a procura naquele dia e fazer mais pesquisas.

Ví alguns vídeos do pessoal utilizando umas máquinas de fumaça pra encontrar entrada/saída falsa de ar em motores. Achei bem interessante.
Infelizmente não achei UM mecânico que tivese tal equipamento na minha cidade.

Depois de algum tempo, convivendo com a aleatoriedade do assobio, o barulho resolveu não ser mais aleatório e passou a ser constante.
Era insuportável andar com o carro. Precisa ver... ficar preso em tráfego em horário de pico. Uma beleza! hahaha (agora eu dou risada, na hora eu queria quebrar o carro todo, de raiva).

Fiz mais testes com água e naaaada de achar.
Comecei a usar WD40 ao invéz da água. Quem sabe conseguiria alcançar em lugares de difícil acesso com aquele caninho na ponta do spray.
E dessa forma foi que, ATÉ QUE ENFIM, consegui reduzir a área de busca no motor.
Notei que quando espirrava WD40 na parte de trás do motor (onde originalmente fica a bobina e válvula EGR) o barulho parava e o carro dava uma acelerada.
Ainda assim não era visível onde estava o foco do problema.

Pesquisei mais detalhadamente o que tinha naquela região do motor em termos de função e design das peças em si. Aprendi bastante.
Comecei a desconfiar que era a junta do suporte (também chamado de "cavalete de água), mas não tinha como confirmar.

Depois de um tempo o carro parou de assobiar.
"Uhulll" você poderia imaginar. Não...
Ao invéz de assobiar, agora o carro estava com a "lenta" oscilando. Mas não era pouca coisa. A "lenta" ia até 2000rpm e descia pra 1000. Subia... depois descia. Subia... depois descia.
Não sei o que era pior: isso ou o assobio hahaha

Bom... agora eu era obrigado a fazer alguma coisa a respeito.

Levando em conta que meu carro é adaptado, com o motor na posição longitudinal, o local em que o suporte se encontrava era TERRÍVEL para manutenção. Basicamente a peça fica entre o motor e a parade-corta-fogo.
A única maneira de retirar a peça ou até mesmo ter uma melhor visualização era sacar o motor do cofre. Ou seja, um trabalho não muito simples pra algo que não era 100% certeza.

Preço do serviço em uma mecânica... mais do que eu estava disposto a pagar.
Resolvi fazer o serviço com a ajuda de um amigo que, não é mecânico de profissão, mas manja muito mesmo assim.
Dei um jeito de arranjar uma "girafa" para retirar o motor e metemos a mão na massa.

Felizmente o problema era esse mesmo: junta do suporte da bobina/EGR (cavalete de água).
Como se pode ver nas fotos, uma parte da junta se rompeu, fazendo com que ar externo entrasse na admissão sem ser contabilizada corretamente.
E pelo local específico onde rompeu a junta, dá pra ver a dificuldade que era de encontrar o problema. Ou seja, rompeu na parte debaixo da peça. Água ou WD40 só chegavam no local quando escorria pelas laterais.
E olha que meu carro nem tem EGR. Não precisava da existencia daquele duto que "conectaria" o escapamento com a admissão do quarto cilindro.

O que favoreceu o rompimento da junta foi que um dos parafusos que prende o suporte ao bloco estava solto. Quem fez o serviço anteriormente (antes de eu pegar o carro) usou um parafuso mais curto do que deveria. Apenas algumas estrias da rosca pegavam no bloco.
Como o lugar é de acesso ruim... ele soltou e nem tinha como perceber.
O acesso é tão estreito que o parafuso nem caiu. Não tinha espaço pra ele sair.

Detalhe estranho da peça é que 2 dos parafusos de fixação são M10 e o outro (o que deu problema) é M8.
Será que é assim no original mesmo? Ou sera que esses M10's foram feitos no bloco depois?



Bom pessoal... é isso.

Nos motores do Vectra que estão NO VECTRA, o acesso é muito mais fácil. O diagnóstico é provavalmente mais simples do que no meu caso.
Espero que esse problema nunca aconteça com nenhum de vocês. Mas caso aconteça, espero ter contribuído para amenizar a dor de alguém hehe

Além disso, quero agradeçer ao Fernando, da Rancho Soluções Automotivas, que foi quem me ajudou a fazer o serviço no carro além de me ajudar em vários outros aspectos. Meu carro não estaria no estado que está hoje se não fosse por ele. Muito obrigado MESMO!
Ps.: O barbudo na foto é ele.

Valeu galera!

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Assobio do motor - Uma história de dor e sofrimento

por danrmp » 15 Fev 2018, 23:35

A máquina de fumaça vc pode fazer uma. Eu fiz com um vidro de azeitona grande, dois niples de mangueira e compressor de ar. Fixa os niples na tampa de lata.

Dentro do vidro vc coloca grama seca, papelão, óleo usado.. Enfim, coisas que dão bastante fumaça.

Com o compressor, vc vai fornecendo (pouco) ar para gerar fumaça e empurrar para a admissão. Se colocar bastante ar vira um maçarico dentro do vidro.

Outra forma de procurar entrada de ar falsa é com gás butano, desses maçaricos portáteis... Ele consegue ser aspirado mais fácil que água.

PS: Não foi vc que perguntou sobre o trambulador do Omega no Chevette?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Assobio do motor - Uma história de dor e sofrimento

por Almeidão » 16 Fev 2018, 08:05

Este motor na longitudinal ficou sem espaço nenhum, parece os carros de hoje onde acho que primeiro fazem o motor e depois o cofre para caber somente ele kakakakkak.
O Omega 2.2 tem o motor assim e se eu tiver que escolher entre trocar a correia dentada ou os cabos de velas dele. Eu prefiro trocar 3 correias dentadas a um cabo de velas kakkakak

Jogar água dá certo, mas assim que o carro morre é possível que a junta se encaixa e abafe momentaneamente o ruído, eu verifico com água e com certeza onde deu a parada, desligo o carro e vou testar um pouco mais tarde. Óbvio que a fumaça seria o ideal, mas seria algo bem pra gente mesmo, porque investir isto em uma oficina, o retorno levaria uns 10 anos tendo em vista que é a minoria quem se preocupa com alguns ruídos e muito menos neste assovio.

Detalhe, o eletricista não está errado, rolamento do alternador faz este assovio muito parecido, porém é continuo por um bom tempo até estragar por completo.

Sds
Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Assobio do motor - Uma história de dor e sofrimento

por danrmp » 16 Fev 2018, 08:17

Do 2.0 consegue ser bem pior, pois o distribuidor fica colado na corta-fogo. Do 2.2 é chato mas pq a bobina fica por baixo do coletor de admissão.

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Assobio do motor - Uma história de dor e sofrimento

por SirChico » 16 Fev 2018, 09:15

danrmp...

Eh... devia ter inventado algo com fumaça pra ver se ajudava a achar o problema.
Só não tive a criatividade pra construir um :(

Sim, sou o mesmo cara que tava mexendo no trambulador do Omega.
Até já postei lá os resultados ;)


Almeidão...

Carro adaptado é assim mesmo :/
Até pensei fazer um corte na lataria pra ter mais espaço, mas seria um trabalho muito grande que não iria gerar muitos frutos.
Foi uma infelicidade o que aconteceu comigo. Isse tipo de caso não é comum (aparentemente). É porque eu sou um cara de sorte mesmo! hahaha
Mas dúvido voltar a ter problema naquele local.
Como você comentou... pelo menos pra trocar a correia dentada fica melhor hehe

5 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 162 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 08:57