Olá pessoal do Clube do Vectra.
Venho hoje compartilhar um problema que aconteceu comigo e que me parece raro, pois não achei nenhuma postagem disso aqui no forum.
Quem sabe minhas abilidades de busca não são muita boas. Vai saber...
De qualquer forma, irei compartilhar o que aconteceu. Espero que possa ajudar alguém.
Não sei se terão saco pra ler tudo, por isso colocarei uma versão resumida antes.
RESUMO:
- Problema: assobio no motor. Marcha "lenta" oscilando bastante;
- Diagnóstico: entrada falsa de ar;
- Local: junta do suporte da bobina (cavalete de água);
- Solução: troca da junta e fixação apropriada da peça.
Vídeo com o som: https://youtu.be/5At3CJHRZtU
Álbum com algumas fotos da manutenção: https://imgur.com/a/F32x7
DETALHES (versão extendida):
A um tempo atrás, o motor do meu carro começou a assobiar aleatoriamente. As vezes assobiava logo quando dava partida, as vezes andava um dia inteiro sem fazer um pio. As vezes só de desligar e ligar o motor novamente ele parava. Mas quando aparecia... era pra deixar o cara cabreiro/injuriado.
Inicialmente, foi particularmente difícil pra conseguir diagnosticar o problema tendo em vista que o barulho não aparecia sempre.
Primeira coisa que veio na cabeça foi, foi... correia do alternador. Claro!
Procedimento padrão: passar vela. Não resolveu.
Pode ser tensão. Afastei mais o alternador. Nada...
Mas era sempre assim: mexia e torcia pra que o barulho não voltasse.
Eventuamente ele voltava.
Enquanto isso ia mexendo em outras coisas no carro.
Um dia, numa auto-elétrica, o barulho apareceu e pedi para que averiguassem o barulho.
Com um aparelho parecido com um estetoscópio médico, foi "constatado" que o barulho vinha do alternador, sendo o problema o rolamento interno do mesmo.
Show de bola! Barulho vai sumir definitivamente.
Troca foi feita, serviço pago, cliente feliz. Não por muito tempo... barulho voltou.
Auto-elétrica desistiu de tentar achar o problema e eu desisti de trabalhar come eles (até porque montaram ventoinha invertida e eu tive que dizer pra eles que estava errado, mas isso é outra história...).
Comecei a pensar que poderia ser uma entrada ou saída falsa de ar já que a barulho se alterava quando pisava no acelerador.
Assim que o barulho voltou, corri para uma mecânica e pedi que olhassem o problema já sugerindo entrada/saída falsa de ar.
Então começamos a procurar por tal problema utilizando um recipiente (regador de plantas haha) para jogar água sobre partes do motor. Claro... em pequenas quantidades.
Água vai, água vem e nada. Quando o regador estava quase vazio... o motor deu uma engasgada. Opa! Tem algo aí...
Enchemos o regador mais uma vez e voltamos a procurar. Esvaziamos mais uma vez o recipiente e o "engasgo" NÃO aconteceu de novo.
Pensamos que o "engasgo" tinha sido coincidência ou qualquer outro fator, pois não conseguimos reproduzí-lo por mais que continuássemos jogando água por varias partes do motor.
Resolvi encerrar a procura naquele dia e fazer mais pesquisas.
Ví alguns vídeos do pessoal utilizando umas máquinas de fumaça pra encontrar entrada/saída falsa de ar em motores. Achei bem interessante.
Infelizmente não achei UM mecânico que tivese tal equipamento na minha cidade.
Depois de algum tempo, convivendo com a aleatoriedade do assobio, o barulho resolveu não ser mais aleatório e passou a ser constante.
Era insuportável andar com o carro. Precisa ver... ficar preso em tráfego em horário de pico. Uma beleza! hahaha (agora eu dou risada, na hora eu queria quebrar o carro todo, de raiva).
Fiz mais testes com água e naaaada de achar.
Comecei a usar WD40 ao invéz da água. Quem sabe conseguiria alcançar em lugares de difícil acesso com aquele caninho na ponta do spray.
E dessa forma foi que, ATÉ QUE ENFIM, consegui reduzir a área de busca no motor.
Notei que quando espirrava WD40 na parte de trás do motor (onde originalmente fica a bobina e válvula EGR) o barulho parava e o carro dava uma acelerada.
Ainda assim não era visível onde estava o foco do problema.
Pesquisei mais detalhadamente o que tinha naquela região do motor em termos de função e design das peças em si. Aprendi bastante.
Comecei a desconfiar que era a junta do suporte (também chamado de "cavalete de água), mas não tinha como confirmar.
Depois de um tempo o carro parou de assobiar.
"Uhulll" você poderia imaginar. Não...
Ao invéz de assobiar, agora o carro estava com a "lenta" oscilando. Mas não era pouca coisa. A "lenta" ia até 2000rpm e descia pra 1000. Subia... depois descia. Subia... depois descia.
Não sei o que era pior: isso ou o assobio hahaha
Bom... agora eu era obrigado a fazer alguma coisa a respeito.
Levando em conta que meu carro é adaptado, com o motor na posição longitudinal, o local em que o suporte se encontrava era TERRÍVEL para manutenção. Basicamente a peça fica entre o motor e a parade-corta-fogo.
A única maneira de retirar a peça ou até mesmo ter uma melhor visualização era sacar o motor do cofre. Ou seja, um trabalho não muito simples pra algo que não era 100% certeza.
Preço do serviço em uma mecânica... mais do que eu estava disposto a pagar.
Resolvi fazer o serviço com a ajuda de um amigo que, não é mecânico de profissão, mas manja muito mesmo assim.
Dei um jeito de arranjar uma "girafa" para retirar o motor e metemos a mão na massa.
Felizmente o problema era esse mesmo: junta do suporte da bobina/EGR (cavalete de água).
Como se pode ver nas fotos, uma parte da junta se rompeu, fazendo com que ar externo entrasse na admissão sem ser contabilizada corretamente.
E pelo local específico onde rompeu a junta, dá pra ver a dificuldade que era de encontrar o problema. Ou seja, rompeu na parte debaixo da peça. Água ou WD40 só chegavam no local quando escorria pelas laterais.
E olha que meu carro nem tem EGR. Não precisava da existencia daquele duto que "conectaria" o escapamento com a admissão do quarto cilindro.
O que favoreceu o rompimento da junta foi que um dos parafusos que prende o suporte ao bloco estava solto. Quem fez o serviço anteriormente (antes de eu pegar o carro) usou um parafuso mais curto do que deveria. Apenas algumas estrias da rosca pegavam no bloco.
Como o lugar é de acesso ruim... ele soltou e nem tinha como perceber.
O acesso é tão estreito que o parafuso nem caiu. Não tinha espaço pra ele sair.
Detalhe estranho da peça é que 2 dos parafusos de fixação são M10 e o outro (o que deu problema) é M8.
Será que é assim no original mesmo? Ou sera que esses M10's foram feitos no bloco depois?
Bom pessoal... é isso.
Nos motores do Vectra que estão NO VECTRA, o acesso é muito mais fácil. O diagnóstico é provavalmente mais simples do que no meu caso.
Espero que esse problema nunca aconteça com nenhum de vocês. Mas caso aconteça, espero ter contribuído para amenizar a dor de alguém hehe
Além disso, quero agradeçer ao Fernando, da Rancho Soluções Automotivas, que foi quem me ajudou a fazer o serviço no carro além de me ajudar em vários outros aspectos. Meu carro não estaria no estado que está hoje se não fosse por ele. Muito obrigado MESMO!
Ps.: O barbudo na foto é ele.
Valeu galera!