O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVectra 2.2 8v defeito cabuloso

11 mensagens   •   Página 1 de 1
Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

Vectra 2.2 8v defeito cabuloso

por Juninho Lutkenhaus » 20 Fev 2023, 18:57

Fala meus queridos do clube do Vectra. A 3 anos atrás começava a minha jornada com Vectra , desde tive gastando muito com veículo , fiz motor , suspensão dianteira e traseira , coxins do motor , entre outras coisas. Fiz uma funilaria decente nele , resumindo já foi seus 30 mil , só que hoje ele me deixou muito chateado .
O veículo estava acendendo luz de injeção na pista e apagava . Não apresentava nenhum defeito . Daí beleza pensei combustível velho muito tempo sem rodar ok, só que ontem parei no posto para abastecer, somente completar , depois o veículo não queria ligar , não mantinha lenta nem acelerava , fiz o teste de lampejo acusou ( sinal incorreto no map no momento da partida , depois pressão baixa no map e pressão alta no coletor , ok tirei o map limpei e nada , forcei uma entrada de ar pegou , aí do nada voltou a funcionar normalmente , só que com a lenta muito alta , troquei o sensor map por outro que eu havia no porta malas e continuava a mesma coisa , limpei ele aí sim a lenta abaixou , cortou no caminho de volta a casa e cheguei , hoje fui sair o carro começou com o mesmo defeito . Veio um amigo mecânico com um Vectra , pusemos sensor de rotação novo , testamos bobina , velas , cabos , chicotes do de rotação trocamos eles pois estavam um pouco quebradiços nas pontas , conferimos pressão da bomba trocamos regulado pois estava somente 2 bar , dps com a troca do regulador ele se manteve em 3 bar , testamos posição de borboleta , só que o carro não queria dar lenta e aceitar aceleração , sempre acusando msm defeito 22, 139 ,126139,125 , sempre relacionado ao map , consegui fazer ele pegar depois de muitas horas. Agora embolando lenta alta , dps a lenta abaixa , com a lenta alta ele aceita acelerar , com ela baixa ele embola . Simplismente testamos todos os sensores do carro , já não sei mais o que fazer , já gastei tanto dinheiro nesse carro , pus rodas fiz funilaria sempre pus peças axios cofap turbo gás . Fiz recentemente suspensão dianteira , buchas estabilizadoras bieletas coxins do motor , coxins e agora ele me apresenta isso ;8 , já não sei mais o que fazer . Nenhum mecânico tem dado conta veio 2 aqui já e ninguém sabe o que fazer , sempre acusando defeito relacionado ao map , já joguei água no coletor Funcionando nada de a lenta cair ou falhar meu é um Vectra 2.2 8v possui egr, já pus velas sensor rotação , map , bobina e cabos novos , nada resolve me um problema ;(

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8390
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra 2.2 8v defeito cabuloso

por Almeidão » 20 Fev 2023, 20:50

primeiro de tudo o numero do MAP, esta peça tem que ser para o modelo do seu carro e não para o Vectra, tem vários numeros e é preciso localizar qual seria o seu. Só lembrando que ao trocar um MAP, um TPS ou um atuador de marcha lentas, o carro demora um a dois dias para se ajustar a esta peça, digo um a dois dias andando em espaços curtos.
Eu daria uma geral nos bicos injetores, pré filtro da bomba, sonda lambda, sensor de temperatura da água e filtro de gasolina, mas um especial cuidado com os bicos e sonda lambda e é duro achar um que faz as coisas certas com os bicos.
Se caso voce trocou a lambda e não optou por uma Bosch ou uma original eu poderia dizer que ela pode ser o problema e não confio ainda em outra marca.
Imagem

Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

Vectra 2.2 8v defeito cabuloso

por Juninho Lutkenhaus » 20 Fev 2023, 22:49

O map está de acordo com o ano e motor do veículo, é um Vectra 2.2 8v com válvula egr não sei se essa válvula pode influenciar, os aterramentos eu já fiz todos reforçados no veículo . A sonda não é Bosch . Ela é da Delphi e mais engraçado já tive problema com uma sonda Bosch de reposição , troquei ela na dúvida e mesmo assim defeito intermitente . Tem horas que ele liga e da lenta altíssima e tem horas que ele não firma a lenta e não aceita aceleração.
Já conferi aterramento , troquei sensores , vi pressão de bomba , troquei regulador devido a pressão estar em 2 bar aí ela foi para 3 , fez o teste da bomba estancando ela mantinha a pressão .

Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

Vectra 2.2 8v defeito cabuloso

por Juninho Lutkenhaus » 20 Fev 2023, 22:50

Os bicos pouco tempo atrás levei na máquina e troquei os orings , e eu retirei as velas e dei partida borrifou combustível legal ... Sempre fui eu que olhava tudo . Tudo ok .

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra 2.2 8v defeito cabuloso

por chirola » 21 Fev 2023, 14:16

descartando o que vc já checo no carro só faltaria ver se a válvula egr está limpa e funcionando bem ou está trancando deixando entrada de ar. e o atuador de marcha lenta .
checa as mangueiras de vácuo do coletor . tem a do recirculador de ar, a do hidrovacuo e a da válvula do canister , vc pode desligar a mangueira tampar o buraco no coletor é ver se altera . faz uma de cada vez .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8390
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra 2.2 8v defeito cabuloso

por Almeidão » 21 Fev 2023, 19:50

Juninho Lutkenhaus escreveu:Fuente del Mensaje Os bicos pouco tempo atrás levei na máquina e troquei os orings , e eu retirei as velas e dei partida borrifou combustível legal ... Sempre fui eu que olhava tudo . Tudo ok .


Checar isto que o Chirola comenta, e sobre sobre os bicos os problemas nunca estão nos orings, ao tirar os bicos a primeira coisa a fazer é tirar os filtros, se eles tiverem intactos e isto eu acho difícil dependendo do tempo de uso, basca colocar os filtros novos e remontar. Se tiverem com os filtros rebentados conforme o video do link abaixo, ai terás que fazer um serviço de limpeza de frente para trás sem os filtros e podes usar a maquina de limpeza que eles sabem fazer isto e depois de feito recolocar filtros novos e assim seria um serviço completo de bicos.
Os bicos não precisam manutenção com limpeza, isto se os filtros tiverem intacto, caso contrário as coisas mudam e é impossivel avaliar os filtros sem tirar eles dos bicos.

De 0 a 2 minutos já te mostra o filtro o qual eu via no local como se tivesse novo.
https://www.youtube.com/watch?v=0Ic64NWIFLs
Imagem

Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

Vectra 2.2 8v defeito cabuloso

por Juninho Lutkenhaus » 21 Fev 2023, 23:43

Os bicos não tem um ano que levei na máquina e troquei as peneiras , vou tirar e olhar por desencargo de consciência , mais o scaner fica sempre acusando map , deram 4 defeitos relacionados ao map
Baixa tensão no map
Alta tensão no map
Sensor map valo incorreto na partida
Falha no sinal do sensor map
O carro está funcionando se insistir muito e sair com ele embolando ele volta ao normal , depois fica com a lenta em 2 mil Rpm que eu acho que faz sentido com o código de valor incorreto do map na partida sendo assim a central muda a lenta e a quantidade de combustível injetada , testei 3 atuadores de lenta continua alta a lenta , tem horas que abaixa e o carro fica normal , rodei 80 km hoje com ele normal , dps ele engasgou de não querer ligar e sair do lugar , com muita bombada no acelerador e jeitinho conseguir ir embora com ele dando cabeçadas .. já testei entradas de ar joguei água no coletor com a mangueira sem alterações, regulador pressão foi trocado o manômetro indicou falha nele , ele não estava segurando a pressão em 3 bar . Sensor rotação pus um novo para desencargo ( obs possui 1 peça reserva de cada ) viajo muito . Odeio ficar na mão , posição borboleta , map , sonda , sensor injeção , resumindo não teve um sensor que não troquei , só não sei testar a egr , as entradas de ar dela no coletor pela mangueira e do regulador isolei pra ver se melhorava . Não mudou muita coisa nem a lenta , parece que quando o carro enlouquece com lenta alta não há o que fazer , hoje depois desses 80 km só consegui chegar em casa depois que ele pegou e funcionou novamente com o map desconectado , aí foi conectar novamente voltou a funcionar com ele . Rodei mais uns 40 km ele falhou de querer desligar fui bombando acelerador e ele dando cabeçada até que disparou novamente. Sinceramente já me disseram para olhar central , só não tirei os bicos . Sempre ando na aditivada , e havia trocado as peneiras , os aterramentos eu fiz reforços com cabos de 10 mm e verifiquei os originais . Além disso os plugues de encaixe dos sensores revisei todos , o do rotação até troquei ele . Estava meio quebradico na ponta , mais não resolveu meu problema infelizmente, sinceramente me sinto impotente , ter todos os sensores fazer testes e não conseguir progredir . Sem falar que o veículo hora sim funciona hora não . E se insistir volta a funcionar se meter o pé no acelerador , já reparei que se está em alta velocidade tem horas que corta , não sei se é falta ou mistura rica . Mais isso tem me deixado encucado , até bobina cabos e velas foram testados...

Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

Vectra 2.2 8v defeito cabuloso

por Juninho Lutkenhaus » 21 Fev 2023, 23:48

E ele corta em alta quando quer , quando da o primeiro sinal de engasgo acabou chegar a querer parar , aí você vai bombando acelerador até ele querer voltar novamente , se por uma marcha mais alta ele vai melhor quando começa , não sei se é pelo giro menor e o pulso menor. Nos bicos . Sinceramente ele se comporta de várias formas ( vamos como se fossem fases )
1 fase lenta muito irregular parece que vai desligar você acelera ele mucha aceleração e quase desliga , se nessa fase você souber bomba o celerador em pequenas bombadas para entrar pouco ar o giro sobe e consigo sair com ele falhando , aí vou fazendo isso ele volta a funcionar ( aí ele vai para segunda fase ) a fase da lenta em 2 mil Rpm com funcionamento normal . Aí na segunda fase em plena Br ele do nada da uns cortes , aí continua normal até a parte dele querer desligar e não aceitar aceleração nenhuma , aí ele vai dando cabeçada aí vou bombando igual a primeira fase pra voltar , aí tem vezes que ele vai para a terceira fase , lenta normal funcionamento normal até ele engasgar kkkkkk , se na terceira fase engasgou e morreu acabou , vai ser uma luta ele ligar e dar lenta , aí as bombadas tem que ser bem treinadas ...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8390
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra 2.2 8v defeito cabuloso

por Almeidão » 22 Fev 2023, 08:44

Uma dica nas troca dos sensores, qualquer um que voce trocar nunca terás de imediato uma resposta 100% dele, ele requer aprendizagem e é preciso andar um pouco com o carro, exemplo atuador de marcha lenta ao colocar um outro ela altera para sim um pouquinho, tipo o meu é 900 e vai para 1.200, lógico que se for para 2000 tem algo errado mesmo.

Sobre a válvula EGR sinceramente eu não saberia lhe informar o que fazer porque nunca me deparei com uma e estou dando dicas nada mais, e uma vez que meu carro ficou meio louco assim foi com uma sonda lambda que coloquei da marca MOTORCRAFT foi ai que descobri que tinha que ser Bosch ou original. Mas ele ficou muito louco, acelerava sozinho, morria, dava socos e pontapés.

Outro erro que percebi de alguns mecanicos seria apertar muito o sensor de rotação e ele se aproximar demais da roda fonica e as vezes até pega nela, ali seria só encostar o parafuso e usar um trava rosca nele, neste caso o carro fica ruim de pegar sempre.

Sobre os bicos a avaliação seria na troca das peneiras, se tiverem estouradas fazer trabalho inverso, se tiverem boas só trocar e nada mais.

O MAP seu carro funciona sem ele, porem com luz de injeção acesa, se ele tiver com problema voce pode desligar ele que o carro funciona.

Valvula purgadora do Canister, se tiver duvida sobre ela, basta desconetar a mangueira e tapar a entrada com uma fita isolante (PARA TESTE, NÃO PARA FICAR SEM ELA)

Tem ainda o bendito so sensor TPS.

O erro está por ai, EGR e Sonda Lambda e se possivel afrouxar o parafuso do sensor de rotação só para um teste. Eu tenho alguns videos com testes no TPS e sonda lambda feito com multimetro, mas testar o MAP é bem complicado e este eu não tenho. Acho mais simples e testar um a um.
Imagem

Avatar do usuário
alexxandre costaa
GL Member
GL Member
Mensagens: 145
Registrado em: 17 Dez 2013, 23:55
Nome Completo: alexandre lima da costa
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Vectra 2.2 8v defeito cabuloso

por alexxandre costaa » 26 Mar 2023, 21:42

Juninho Lutkenhaus escreveu:E ele corta em alta quando quer , quando da o primeiro sinal de engasgo acabou chegar a querer parar , aí você vai bombando acelerador até ele querer voltar novamente , se por uma marcha mais alta ele vai melhor quando começa , não sei se é pelo giro menor e o pulso menor. Nos bicos . Sinceramente ele se comporta de várias formas ( vamos como se fossem fases )
1 fase lenta muito irregular parece que vai desligar você acelera ele mucha aceleração e quase desliga , se nessa fase você souber bomba o celerador em pequenas bombadas para entrar pouco ar o giro sobe e consigo sair com ele falhando , aí vou fazendo isso ele volta a funcionar ( aí ele vai para segunda fase ) a fase da lenta em 2 mil Rpm com funcionamento normal . Aí na segunda fase em plena Br ele do nada da uns cortes , aí continua normal até a parte dele querer desligar e não aceitar aceleração nenhuma , aí ele vai dando cabeçada aí vou bombando igual a primeira fase pra voltar , aí tem vezes que ele vai para a terceira fase , lenta normal funcionamento normal até ele engasgar kkkkkk , se na terceira fase engasgou e morreu acabou , vai ser uma luta ele ligar e dar lenta , aí as bombadas tem que ser bem treinadas ...
Passei por isso... Troquei tudo e mais um pouco.... E era simplesmente filtro de combustível da marca mega.... O filtro era novo.. ... Por isso não me atentei de imediato... nunca imaginei e saberia q um simples filtro de combustível ocasionaria tudo isso no carro.. Sofri muito.....

Enviado de meu SM-G780F usando o Tapatalk

DouglasRaphael
GL Member
GL Member
Mensagens: 60
Registrado em: 16 Fev 2021, 01:19
Nome Completo: Douglas Raphael oliveira costa
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 32

Vectra 2.2 8v defeito cabuloso

por DouglasRaphael » 14 Abr 2023, 15:50

Juninho Lutkenhaus escreveu:E ele corta em alta quando quer , quando da o primeiro sinal de engasgo acabou chegar a querer parar , aí você vai bombando acelerador até ele querer voltar novamente , se por uma marcha mais alta ele vai melhor quando começa , não sei se é pelo giro menor e o pulso menor. Nos bicos . Sinceramente ele se comporta de várias formas ( vamos como se fossem fases )
1 fase lenta muito irregular parece que vai desligar você acelera ele mucha aceleração e quase desliga , se nessa fase você souber bomba o celerador em pequenas bombadas para entrar pouco ar o giro sobe e consigo sair com ele falhando , aí vou fazendo isso ele volta a funcionar ( aí ele vai para segunda fase ) a fase da lenta em 2 mil Rpm com funcionamento normal . Aí na segunda fase em plena Br ele do nada da uns cortes , aí continua normal até a parte dele querer desligar e não aceitar aceleração nenhuma , aí ele vai dando cabeçada aí vou bombando igual a primeira fase pra voltar , aí tem vezes que ele vai para a terceira fase , lenta normal funcionamento normal até ele engasgar kkkkkk , se na terceira fase engasgou e morreu acabou , vai ser uma luta ele ligar e dar lenta , aí as bombadas tem que ser bem treinadas ...
Eu tive um problema parecido com o meu, ele andava normal mas a lenta nunca era regular, vezes morria e vezes ficava em 2000 giros.
Solucionei o problema fazendo uma limpeza na mangueira antichama que liga a tampa de válvulas no coletor, minha válvula estava entupida e travada, após a limpeza a lenta voltou ao normal. Não custa dar uma olhada se ainda não verificou.

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk

Tópico Movido

Tópico movido de Como utilizar o fórum do Clube do Vectra. para Vectra B em 15 Abr 2023, 06:33 por Ju_Bueno

11 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bamgladiador e 116 visitantes

Bem-vindo: 03 Mai 2024, 08:32