O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BÁrvore balanceamento / compensador massa / eixo balanceador

40 mensagens
  • 1
  • 2
WACD97
GL Member
GL Member
Mensagens: 109
Registrado em: 08 Jul 2013, 17:36
Nome Completo: WILSON DE ALMEIDA
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2009/2010
Idade: 67

Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por WACD97 » 04 Ago 2014, 20:05

Ao pessoal que retirou o compensador de massa: Alem da vibração, qual/quais outros sintomas apresentado pelo compensador com problema? :61: Obrigado.

Marcio Vieira Pinho
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Set 2014, 17:19
Nome Completo: Marcio Vieira Pinho
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por Marcio Vieira Pinho » 06 Set 2014, 19:05

Esse compensador de massa tem haver com os balancinhos ? é ele quem faz o motor ZUNIR aquele barulho horrível.meu vectra trocou as correias rolamentos e tensores mais ainda tem um zunido bastante irritante,pode me ajudar?
obrigado! :47:

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por Arquiteto » 06 Set 2014, 19:15

marcio o eixo balanceador trabalha na parte de baixo do motor ...

ele atua para reduzir as vibrações do morto ...

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 346
Registrado em: 27 Mar 2014, 00:44
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por Ramon Neves » 17 Set 2014, 19:26

Bom galera eu vim dar a minha opinião, pois o meu VCD quando eu comprei tive que fazer retifica do cabeçote e do virabrequim, e de quebra descobri que o eixo balanceador estava com 2 dentes da engrenagem quebrados e um dos balanceadores estava com uma folga absurda, na retífica eu perguntei se não tinha problema em retirar e eles me disseram que até no clube do vectra tinha vários usuários que tinham retirado, e eles me falaram que já cansaram de fazer isso e não tinha problema algum, e ainda não satisfeito pesquisei aqui no fórum para ver se era verdade e só depois autorizei o serviço, depois de feito o motor está trepidando bastante, principalmente entre 1500~2500RPM, não sei se isso é dado ao coxim da caixa que não está legal, já troquei os dois coxins dianteiros e até melhorou um pouco só falta o coxim da caixa, mas a vibração é consideravel e pra quem é chato com ruidos internos seria uma péssima ideia retirar os balanceadores...

Analisando tudo o que foi falado aqui no tópico acho que a vibração se é dada ao coxim da caixa danificado, assim que eu trocar esse coxim da caixa posto uma opinião mais concreta.
Imagem

Avatar do usuário
Bacholsky
Organizador
Organizador
Mensagens: 277
Registrado em: 22 Abr 2013, 16:07
Nome Completo: Richard Guimarães Bacholsky
Cidade: Parnamirim
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balancea

por Bacholsky » 06 Out 2015, 06:06

Ramon Neves escreveu:Bom galera eu vim dar a minha opinião, pois o meu VCD quando eu comprei tive que fazer retifica do cabeçote e do virabrequim, e de quebra descobri que o eixo balanceador estava com 2 dentes da engrenagem quebrados e um dos balanceadores estava com uma folga absurda, na retífica eu perguntei se não tinha problema em retirar e eles me disseram que até no clube do vectra tinha vários usuários que tinham retirado, e eles me falaram que já cansaram de fazer isso e não tinha problema algum, e ainda não satisfeito pesquisei aqui no fórum para ver se era verdade e só depois autorizei o serviço, depois de feito o motor está trepidando bastante, principalmente entre 1500~2500RPM, não sei se isso é dado ao coxim da caixa que não está legal, já troquei os dois coxins dianteiros e até melhorou um pouco só falta o coxim da caixa, mas a vibração é consideravel e pra quem é chato com ruidos internos seria uma péssima ideia retirar os balanceadores...

Analisando tudo o que foi falado aqui no tópico acho que a vibração se é dada ao coxim da caixa danificado, assim que eu trocar esse coxim da caixa posto uma opinião mais concreta.


E ae Ramon. Trocou o coxim?
Imagem

Avatar do usuário
lucvon
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 26 Fev 2016, 11:22
Nome Completo: Luciano Muhlen
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006
Idade: 43

Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balanceador

por lucvon » 08 Jan 2017, 17:00

Encontrei alguem falando sobre a retirada da arvore de balanceamento do vectra 2.2 16v. Foi exatamente oque eu fiz em um vectra CD 1998 2.2 16v que tive muitos anos atrás. A história é a seguinte, comprei o carro e rodei com ele cerca de 2 anos então um belo dia o motor não pegou mais, mas ele ja queimava uma certa quantia de óleo que eu ia recolocando todo mês no motor. O engraçado é que esses motores não mostram que estão no fim da vida útil, ele rodava normalmente, tinha boa potencia e nenhuma fumaça saía pelo escapamento, mas um belo dia o motor ficou sem compressão nos cilindros e se entregou. Tive que abrir o motor e fazer a retifica. As folgas dentro do motor eram consideráveis, o pistão dançava dentro da camisa de tanta folga kkkk. Mas levei um susto ao procurar pela arvore de balanceamento, na autorizada ela custava na época 4 mil reais. Foi entao que comecei a pesquisar a respeito dessa peça pelo mundo todo. Depois de muita pesquisa encontrei um cara na alemanha que fazia a retirada dessa peça e disponibilizava um kit de peças que era colocado no lugar da arvore de balanceamento. Mais tarde acabei descobrindo que o mesmo ja havia vendido esse kit para um cara em SP que já havia feito a retirada dessa peça e colocado esse kit. Liguei para o cara e falei durante horas com ele a respeito disso e ele me convenceu que eu poderia fazer isso no meu vectra. Comprei o kit e mandei o mecanico montar o motor sem a arvore de balanceamento e colocar esse kit do lugar dela. Temendo um motor mais áspero pedi para o mecanico trocar os calços hidráulicos do motor e cambio. No dia que peguei o carro fui dar uma volta com o mesmo em cidade e depois rodovia e pasmem, o motor em termos de vibração continuava o mesmo de antes, não percebi nada demais. Sem falar que o motor ficou muito mais esperto.

diegoportela
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Dez 2016, 10:58
Nome Completo: diego de andrade portela
Cidade: fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balanceador

por diegoportela » 09 Jan 2017, 22:45

Boa noite, amigos.

Como é a quebra do eixo? Percebi que o meu estava montado errado, e meu amigo e grande mecânico montou corretamente, pois isso estou interessado em saber como é essa quebra, e se existe algum sintoma disso no motor.

A propósito, tenho um Corsa Maxx e cabei de adaptar um 2.2 16v vindo de um vectra cd 98.


Abraços.

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balanceador

por corsa turbo » 10 Jan 2017, 08:16

Bom dia.
Deem uma lida nesse tópico
viewtopic.php?f=49&t=653
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

diegoportela
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Dez 2016, 10:58
Nome Completo: diego de andrade portela
Cidade: fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balanceador

por diegoportela » 11 Jan 2017, 00:11

corsa turbo escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia.
Deem uma lida nesse tópico
viewtopic.php?f=49&t=653


Boa noite, eu vi o tópico e vou pratica-lo, agora que enfim descobri que o barulho insuportável que meu motor faz vem desse eixo. Para descobrir, virei "bicho" nesse internet atrás de informações, até que enfim descobri. O carro faz um barulho que vem debaixo, similar a uma correia muito tensioada.

Avatar do usuário
lucvon
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 26 Fev 2016, 11:22
Nome Completo: Luciano Muhlen
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006
Idade: 43

Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balanceador

por lucvon » 14 Jan 2017, 21:58

Então pessoal com certeza pode ser feito essa retirada do eixo balanceador, pois eu mesmo fiz no meu vectra CD 2.2 16v 1998. Depois do motor retificado e montado, eu andei cerca de 5 anos com aquele vectra. Sem nenhum problema no motor eu vendi para um advogado que até hoje não me procurou por problemas no carro. Então não pense duas vezes, esse procedimento pode ser feito sem problemas.

Avatar do usuário
lucvon
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 26 Fev 2016, 11:22
Nome Completo: Luciano Muhlen
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006
Idade: 43

Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balanceador

por lucvon » 18 Jan 2017, 19:46

Eu tenho atualmente um vectra Elite 2.4 16v e acabei desenvolvendo para ele uma ferramenta muito útil para acessar os diferentes módulos do veículo tais como freio ABS e cambio automático, pois a GM utiliza um padrão de pinagem diferenciado no conector OBD2. Dessa forma o padrão ISO 9141 KWP2000 geralmente se encontra no pino 7 do padrão OBD2, mas para módulos como ABS e transmissão automática essa pinagem pode ser outra, mas com o mesmo protocolo de comunicação ISO9141 KWP2000. Vejam o os dois videos no youtube que explica direitinho a utilização dessa ferramenta chamada OBD2 Box no Vectra Elite 2.4 16v automático.
Resumindo essa ferramenta pode ajudar a fazer a correta conexão do scanner com os módulos do veículo quaisquer que sejam os protocolos envolvidos. Sejam eles ISO 9141, KWP200, J1850, PWM, VPW ou rede Can. Ferramenta muito útil que além do caso do vectra Elite 2.4 16v pode ser útil em qualquer outro veículo que tenha conector OBD2.

https://www.youtube.com/watch?v=GjYu7kyfN-M

https://www.youtube.com/watch?v=eAiU6KWLzlM

bitar7444
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Ago 2017, 01:56
Nome Completo: Jorge Fabricio O. de Bitar
Cidade: Jaguarão
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Junta

por bitar7444 » 15 Ago 2017, 02:03

Hola, sou novo no clube do vectra e queria saber como fazo para conseguir uma peça? que na minha cidade e tambem no Mercado libre nao encontro. seria a junta de ferro que tem o compensador de massa do vectra 2.2 16v 1999... pois esta dificil achar, se alguem me ajudar agradeço.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balanceador

por Ju_Bueno » 15 Ago 2017, 09:44

bitar7444, trouxe sua postagem para este tópico que tem o assunto relacionado.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

raphaelhagi
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 14 Mar 2018, 09:13
Nome Completo: Raphael Hagi
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balanceador

por raphaelhagi » 27 Mar 2018, 20:54

Boa noite,

Turma, hoje retirei o cárter de ferro do meu carro para avaliar a questão do balanceador de massas, que infelizmente encontra-se sem as árvores que eliminam as vibrações do motor. Comprei o Vectra há pouco mais de uma semana e observei durante o teste de direção que o motor não vibrava de maneira anormal, mas em marcha lenta, sim, chega o volante a trepidar.

Os motores de quatro cilindros tem problemas com relação às massas, e como venho de seis cilindros, que são necessariamente melhores nesse aspecto, a aspereza do motor do Vectra acabou irritando com alguns quilômetros mais. Conclusão: Comprei um balanceador novo na Crestana, e vou instalar novamente no carro. Fiquei só com dúvida na questão do uso do relógio comparador para medida das folgas das engrenagens, alguém pode detalhar um pouco mais?
Chevette DL 1.6/S - 1991 - Azul Tiza
Omega CD 4.1 - 1996 - Cinza Baudry
Vectra Elite - 2004 - Preto Lizst

raphaelhagi
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 14 Mar 2018, 09:13
Nome Completo: Raphael Hagi
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balanceador

por raphaelhagi » 27 Mar 2018, 20:56

Em tempo: Não haver vibrações anormais, leia-se, baseado na minha experiência anterior com Vectra, praticamente nula. Creio que portanto me falta parâmetro. Tenho confiança que assim que montar o balanceador no motor e andar vou perceber as diferenças. Para mim, o mais importante é o conforto, aproximando dos seis cilindros de Omega: Silêncio e suavidade.
Chevette DL 1.6/S - 1991 - Azul Tiza
Omega CD 4.1 - 1996 - Cinza Baudry
Vectra Elite - 2004 - Preto Lizst

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balanceador

por danrmp » 28 Mar 2018, 08:39

Cara você me fez ligar o alerta agora. Quando vendemos o vectra com 110.000KM, tenho certeza que nunca foi mexido nas árvores... Agora quando peguei ele de volta com 145.000, percebo uma vibração irritante no volante com o carro engatado... Visualmente todos os quatro coxins estão bons.. Pode ser que tenham removido.

Quando colocar no cavalete para mexer nos terminais eu aproveito para retirar o cárter e conferir.

raphaelhagi
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 14 Mar 2018, 09:13
Nome Completo: Raphael Hagi
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balanceador

por raphaelhagi » 28 Mar 2018, 11:36

Pois é, uma boa também é saber a recomendação da GM para a periodicidade de avaliação com o relógio comparador.
Chevette DL 1.6/S - 1991 - Azul Tiza
Omega CD 4.1 - 1996 - Cinza Baudry
Vectra Elite - 2004 - Preto Lizst

Wydson Guedes Silva
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Nov 2014, 10:28
Nome Completo: Wydson Guedes Silva
Cidade: Santa Luzia
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balanceador

por Wydson Guedes Silva » 26 Jun 2018, 21:15

bitar7444 escreveu:Fuente del Mensaje Hola, sou novo no clube do vectra e queria saber como fazo para conseguir uma peça? que na minha cidade e tambem no Mercado libre nao encontro. seria a junta de ferro que tem o compensador de massa do vectra 2.2 16v 1999... pois esta dificil achar, se alguem me ajudar agradeço.

Tenho essa junta p vender.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balanceador

por chirola » 28 Jun 2018, 18:24

caso a retirada do compensador seja tomado como opçao vcs tem aopçao de colocar uma polia damper para absorber gran parte das bibraçoes que os pistoes e vielas causam no virabrequin e muito utilizado em carros mexidos de alta performanse. a sua funçao e absorber bibraçoes de torçoa que sofre o vira que dependendo da potensa do motor pode atingir ate 2 graus o que faria com que o carro funcione fora de ponto e cuasi imperceptivel mais a longo prazo aparesera como desgaste prematuro de peças internas o barulho pode ser por folga de desgaste na peça original ou montagem fora de sincronismo (fora de ponto ).
e a peça original e um ponto clave na vida do motor gm que ganho fama de ter vida longa (entre 400 e 5000 mil kilometros cuando cuidado como corresponde)

Wydson Guedes Silva
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Nov 2014, 10:28
Nome Completo: Wydson Guedes Silva
Cidade: Santa Luzia
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Árvore balanceamento / compensador massa / eixo balanceador

por Wydson Guedes Silva » 26 Out 2019, 17:19

Retirei o balanceador de massa,o comportamento do carro não mudou nada em nenhuma faixa de rotação.Pode tirar sem medo. :6:

40 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 215 visitantes

Bem-vindo: 23 Abr 2024, 19:07