luiz antunes escreveu:Eu sou doido para tirar esse troço fora !!!!!!!
Arquiteto escreveu:como eu ando no dia a dia tanto no 16v quanto no 8v ...
vou falar aqui que o 16v original roda bem mais silencioso que o 8v ... é fato viu ..
Ricardo Crispim escreveu:Fando um testemunho aqui.
Todos sabem que eu fiz o motor de meu vectra e a história que levou a isso.
Pensei bastante sobre o assunto retirar o eixo balanceador, principalmente porque acho que se foi colocado ali é porque tinha um propósito.
Pesquisei muito, mas muito mesmo sobre o assunto. Ponderei opiniões importantes como a do Luiz Antunes por exemplo, pois tem muita experiência em mecânica e comportamento de motores.
Conversei bastante através da internet com dois caras da Polônia e um da Alemanha que já fizeram isso em seus vectras, pois lá na europa, os 2.0 16V sairam com esse bendito compensador de massa.
Lendo o post do Arquiteto sobre a delicadeza das especificações e ferramentas a serem utilizadas para colocar a peça novamente em seu lugar eu tive certeza que não confiaria nem nos mecânicos das duas autorizadas GM aqui da cidade de Campo grande para fazer o serviço.
Pesando tudo, optei pela retirada da peça, apesar do receio. O que de certa forma me tranquilizava é que o processo é totalmente reversível, então iria guardar as peças por um tempo.
Conversei bastante com o pessoal da retífica reis em Ribeirão Preto, onde comprei o defletor e a bomba de óleo necessários para a adaptação e ele me informou que a maior parte dos motores GM 16V que eles fazem por lá, retiram o eixo balanceador e me disseram que a diferença perceptível ( e isso para quem conhece profundamente o carro), seria ele ficar um pouco áspero em rotações elevadas, como uma retomada ou ultrapassagem.
Hoje já estou com o carro a alguns dias e disponibiilzei o eixo balanceador para a venda, pois não senti nada de anormal. Existe exageros em alguns que informam que a performance melhora, etc...Não consegui perceber isso, talvez porque o motor está pouco rodado ainda.
Realmente ele ficou um pouquinho parecido com o 8V em altisimas rotações, me lembrando meu primeiro vectra, mas nada que incomode.
Por enquanto a unica coisa que me incomoda e quando eu comprei ele já havia, é um pouco de viração no drive quando estou com pé no freio e aproveitando o espaço, gostaria que vocês que têm vectra AT me dessem uma luz, porque eu esqueci de frisar isso para o meu mecânico (estava atordoado com tanto gasto, rsrsrsrs).
É meu primeiro vectra AT e não sei exatamente o que devo esperar dele.
Outra coisa, eu nunca fiz motor de carro nenhum, então gostaria de saber se o consumo de combustível aumenta quando se faz o motor, pois ele está com mais sede agora do que quando eu o comprei...
Forte abraço!!!!!!!!!!!!
Almeidão escreveu:Ricardo, a tendencia é realmente ter um consumo maior logo que o motor foi feito, isto porque ele está justo e logicamente mais pesado. Acho que voce pode no momento até esquecer este assunto economia pelo menos até os 10 a 15 mil km. Depois sim tentar fazer uma média precisa e um possivel acerto caso necessitar.
Nunca esquecer que o AT sempre consome mais que um manual quando bem conduzido.
luiz antunes escreveu:É amigo Crispim , motor novo de retifica é um pouco diferente de motor de fabrica , as vzs vc precisa de uns 10 mil km para ele acamar as peças , e diminuir o atrito , aí sim o consumo deva melhorar , e aumentar um pouco mais os cavalinhos . Aguarde um pouquinho que vai normalizar .
dinhocd16v escreveu:Bom, sei que não tem nada a ver com o tópico, mais fiz o motor inteirinho do veco recentemente tbm. E o pessoal da retifica disse que nos primeiros 5...10 mil km, era até pra eu evitar de fazer media, pq ele ia consumir mais, pelo fato das peças não terem sido "assentadas". Disseram que leva um tempo. Vou falar a vdd, não sei se ele ta gastando mais que antes, pq o MID só começou a funcionar depois q fiz o motor. Antes eu não tinha feito media. Mais pelos relatos que vejo, ele ta gastando mais que o normal, pelo menos na cidade.
cht_power escreveu:Cesarim,
Não encontrei anúncio seu sobre o compensador de massa / árvore de balanceamento.
Poderia me indicar onde se encontra o anúncio?
Caso não haja anúncio, quanto voce pede pelo compensador de massa?
Obrigado.
cht_power escreveu:Deu problema. Até posso eliminá-lo da mesma forma como você fez, mas como fiz upgrade para 2.4 16V, gostaria de manter o balanceador.
curiosidade: vendeu ppr quanto?
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