O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTem problema andar sem a válvula termostática?

21 mensagens
  • 1
  • 2
scaldelai1
Member
Member
Nome Completo: marcelo scaldelai ferreira
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Tem problema andar sem a válvula termostática?

por scaldelai1 » 17 Out 2013, 09:15

por favor alguem sabe me dizer se existe algum problema de retirar a valvula termostatica e rodar sem ela, pois como estava querendo ferver, ponteiro chegava ate o vermelho algumas vezes, eu retirei e deixei a agua correr solta pelo motor, e ate o momento nao aconteceu mais de subir demais a temperatura. O carro esta rodando com uma temperatura em tornom de 90º agora nno transito. Mas existe algum problema andar sem ela? Ou algum prioblema futuro?

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: valvula termostatica

por Ricardo Crispim » 17 Out 2013, 10:26

Marcelo, problema em andar sem ela existem vários, pois enquanto o motor está frio ela fica fechada, deixando a água circular apenas dentro do motor para atingir certa temperatura e vai deixar o motor na temperatura ideal de trabalho, onde o ideal é quente. Deixar o moto quente logo no inicio ajuda na queima do combustível e até na deformação que os pistões devem sofrer.

Quando o motor esquenta, normalmente a válvula se abre e o liquido começa a circular pelo sistema todo, passando pelo radiador, sofrendo troca de temperatura e voltando ao motor. A função do sistema de arrefcimento não é deixar o motor gelado, mas sim impedir que ele passe da temperatura aceitável, assim motor não fica muito frio e nem muito aquecido.

Acho que primeiramente você deveria verificar se o problema era a válvula que não estava funcionando direito, e caso coloque uma nova e permaneça esquentando, vai ter de verificar a verdadeira origem do problema e nisso os nossos amigos e consultores técnicos aqui do fórum poderão te ajudar melhor..

O fato é que sem a válvula, seu carro vai consumir mais combustível e nunca trabalhar na temperatura ideal.o que vai reduzir sua vida útil..

Forte abraço!!!!!!!!!!!1

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Last_Warrior » 28 Out 2013, 11:51

Complementando o que o Ricardo disse... As consequências de andar sem a termostática e do motor demorar mais pra esquentar são:

-Maior consumo
-Menor durabilidade do motor, pois o ponto de maior desgaste é quando está frio...
-Carbonização do motor, pelo fato de andar mais tempo com motor frio e por causa disso com mistura rica.

Sugiro que coloque uma válvula nova e mantenha o sistema em dia...
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 28 Out 2013, 13:11

Na verdade eu acho que esta que voce retirou não deve ser recolocada já que voce viu diferença em ter tirado, mas deve colcoar uma nova ou um refil novo e que seja de carro gasolina com funcionamento em =/- 82º. Quem vende refil é a MTE e tem que ser série ouro.

Tirar uma válvula é muito fácil e testar ela é 10 vezes mais fácil. Eu normalmente mexo no carro onde tem fogão, então eu tiro o bico completo e coloco ele na agua fria em uma panela e acendo o fogo e fico vigiando. Quando a agua começa soltar do fundo as borbulhas quente tipo estando perto de 70º ela começa abrir e antes de começar a fever ela estárá aberta por completo, ela aberta é algo como 15mm afastada do lugar dela, se ela não afastar esta quantidade ou nem afastar nada eu troco ela de imediato. Faço isto também com uma nova antes de colocar no carro e tendo sempre o cuidado para não usar uma de carro a alcool que nela estará escrito =/-92º Se colocar esta o carro só andará com temperatura alta. Muito cuidado ao comprar porque tem muitas destas ainda em estoque do antigo monza a alcool e que aparentemente é igual a do Vectra.

O correto, +/-82º
Imagem

scaldelai1
Member
Member
Nome Completo: marcelo scaldelai ferreira
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por scaldelai1 » 30 Out 2013, 09:15

entendi, vou recolocar, e sair em buscar de uma, outra coisa vi dois ceboloes de radiador vendendo, ambos para vectra 97 em diante, com ar condicionado, mas as temperaturas eram diferentes, porque?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 30 Out 2013, 09:38

scaldelai1 escreveu:entendi, vou recolocar, e sair em buscar de uma, outra coisa vi dois ceboloes de radiador vendendo, ambos para vectra 97 em diante, com ar condicionado, mas as temperaturas eram diferentes, porque?

Não vai nesta de cebolão de Vectra com ar porque existem vários e com variações diversas em temperatura. Existe um que vai até 120º. Pura loucura.

Quer comprar um bom para seu carro? Compre MTE 760 ou 761. Eu uso o 760 acho que mais de 6 anos.
Diferença um do outro:
760 - abre o primeiro 95/90 e o segundo estágio 105/100
761 - abre 100/95 e o segundo 110/105

Será mostrado no painel algo bem inferior a isto, porque por segurança eles armam um pouco antes, o 760 por exemplo quando abe o segundo estágio, mostra no pinel que ele está em 93º e no cebolão está escrito 105.

Sds
Imagem

zau
GL Member
GL Member
Nome Completo: Diego Franco
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V

por zau » 27 Dez 2013, 10:33

Last_Warrior escreveu:Complementando o que o Ricardo disse... As consequências de andar sem a termostática e do motor demorar mais pra esquentar são:

-Maior consumo
-Menor durabilidade do motor, pois o ponto de maior desgaste é quando está frio...
-Carbonização do motor, pelo fato de andar mais tempo com motor frio e por causa disso com mistura rica.

Sugiro que coloque uma válvula nova e mantenha o sistema em dia...

Muito bom os pontos, mas vou aproveitar para adicionar mais alguns detalhes, inciando pela necessidade do uso da VT (valvula termostática) ela tem como principal função, deixar a temperatura do carro ideal para o funcionamento do motor, ou seja o motor não pode ficar frio o tempo todo, com água sendo refrigerada pelo radiador por isso ela fecha e só reabre quando a temperatura esta passando so limite aceitável (varia para cada carro).
Qual a um dos pontos faltantes ai na explicação do colega, tem tb a ovalização do pistão, isso pq como o motor funciona sempre frio o pistão não vai assumir sua forma correta que só ocorre depois de quente, sendo assim ele vai trabalhar em um formato não adequado e se continuar por muito tempo assim o motor vai ter que passar por um processo de retífica.
Espero que com os pontos acima, e mais o risco de retífica vc mude de idéia e vá em busca do real problema que está causando o superaquecimento.

[]`s
ZAU
Diego Franco

keliton
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Keliton santos oliveira
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

por keliton » 27 Dez 2013, 10:41

Almeidão escreveu:
scaldelai1 escreveu:entendi, vou recolocar, e sair em buscar de uma, outra coisa vi dois ceboloes de radiador vendendo, ambos para vectra 97 em diante, com ar condicionado, mas as temperaturas eram diferentes, porque?

Não vai nesta de cebolão de Vectra com ar porque existem vários e com variações diversas em temperatura. Existe um que vai até 120º. Pura loucura.

Quer comprar um bom para seu carro? Compre MTE 760 ou 761. Eu uso o 760 acho que mais de 6 anos.
Diferença um do outro:
760 - abre o primeiro 95/90 e o segundo estágio 105/100
761 - abre 100/95 e o segundo 110/105

Será mostrado no painel algo bem inferior a isto, porque por segurança eles armam um pouco antes, o 760 por exemplo quando abe o segundo estágio, mostra no pinel que ele está em 93º e no cebolão está escrito 105.

Sds

Almeidão me corrija e estiver errado, mas vc acha que ainda não tem mais coisa errada ai com esse sistema, pois o amigo disse que sem a válvula o carro ainda esta andando por volta dos 90º :2:
Minha Garagem viewtopic.php?f=70&t=7785&p=102688#p102688
Atual: Vectra CD 2004 2.2 16V At. Top Full
Ex Vectra GLS 1998 TOP ( Ainda na Saudade)

Imagem

sidnei cbm
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: SIDNEI DANIEL LOOS
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por sidnei cbm » 27 Dez 2013, 11:12

O cebolão original do vectra, no meu caso trabalhava muito quente. Troquei por esse 760 (omega 4.1) . Recomendo, fica perfeito. Custou na época que tinha o meu GLS 96/97, R$ 60,00 .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 27 Dez 2013, 15:50

sidnei cbm escreveu:O cebolão original do vectra, no meu caso trabalhava muito quente. Troquei por esse 760 (omega 4.1) . Recomendo, fica perfeito. Custou na época que tinha o meu GLS 96/97, R$ 60,00 .

É isto ai que tenho falado, este cebolão do Omega que na verdade não é do Omega e sim do Omega e Vectra é o que dem usar e é o que eu uso,

Se com valvula termostática continua quente igual, então a valvula não é o problema.
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Last_Warrior » 31 Dez 2013, 00:08

Almeidão escreveu:Quem vende refil é a MTE e tem que ser série ouro.

Então, uso e recomendo qualquer coisa dessa marca, sensor de temperatura, cebolão, porém a termostática, não tive sorte, todas que comprei não prestaram...

Essa é a única peça que recomendo fortemente a Wahler, que ainda se encontra no mercado, principalmente para o Vectra, custa na faixa de 70 a 80 reais, e já vem com a carcaça "de brinde", não tem risco de errar na hora da montagem...

A MTE faz uma mola mais fraca para vc conseguir montar o refil na carcaça, talvez por isso ela não seja tão boa quanto a Wahler... Se vc tentar retirar o refil da Wahler, não consegue mais colocar o mesmo na carcaça sem danificá-lo, por isso as válvulas dessa marca já vem com a carcaça.

A propósito, é o mesmo fornecedor da GM...

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 31 Dez 2013, 16:51

Last_Warrior escreveu:
Almeidão escreveu:Quem vende refil é a MTE e tem que ser série ouro.

Então, uso e recomendo qualquer coisa dessa marca, sensor de temperatura, cebolão, porém a termostática, não tive sorte, todas que comprei não prestaram...

Essa é a única peça que recomendo fortemente a Wahler, que ainda se encontra no mercado, principalmente para o Vectra, custa na faixa de 70 a 80 reais, e já vem com a carcaça "de brinde", não tem risco de errar na hora da montagem...

A MTE faz uma mola mais fraca para vc conseguir montar o refil na carcaça, talvez por isso ela não seja tão boa quanto a Wahler... Se vc tentar retirar o refil da Wahler, não consegue mais colocar o mesmo na carcaça sem danificá-lo, por isso as válvulas dessa marca já vem com a carcaça.

A propósito, é o mesmo fornecedor da GM...

Sem contestar sua opinião, aliás sou ao contrário de voce eu uso cebolão MTE e valvula termostática não uso mais nada e não posso responder sobre os outros.

Sobre a mola ser mais fraca, não tem nada a ver com a montagem tem a ver com o grau dela, se voce comprar uma com 87º ela terá a mola mais forte e se comprar uma outra que só é para carro alcool e muitos usam enganado 92º ela é ainda mais forte. Esta marca Wahler é muito boa porem tem o grau muito justo e há risco de ser um pouquinho mais,
enquanto os da MTE por segurança são um pouquinho menos. Ou seja se elas são com 82º todas estão marcada +/- 82º a MTE neste caso usa o (-), enquanto a Wahler usa o (+). Os cebolões da Wahler arma uns 2 graus depois da MTE e isto não influencia em nada, usaria as duas sem problema e já usei e não me lembro de encontrar refil Wahler e já que eu sou meio louco e troco a cada 2 anos, dificilmente estraga a câmara dela já que trato bem do sistema.

Resumindo, estou totalmente a seu favor quanto a Wahler, mas o que não pode é o pessoal ser tão leigo na compra e comprar com graus diferente, ou seja para gasolina tem que ser +/- 82º - NÃO USE OUTRA para não ficar com duvidas sobre a temperatura e tenham em conta ESTA PEÇA NÃO É ETERNA, ela é simples e fiz um video explicando isto e não se pode ficar com ela toda vida e colocar em risco o motor por um refil que custa RS 43,00 e no ML já vi de R$ 20,00 da mesma marca e com os 82º.

Cebolão 760 e se for Wahler com o grau correspondente a este da MTE.

Em resposta ao Keliton que não vi o comentário dele, sim está a temperatura em 90 no limite. Eu só suporto esta temperatuda no meu carro com o ar ligado e lembro que aqui é 40º direto no verão e atinge 45º. Já sem o ar ligado na cidade que não é fácil, ele chega nos 90 entra as ventuinhasm tras para 82 e as vezes 84 e volta nos 90 e entra de novo as ventuinhas e assim fica o dia inteiro. Na estrada sem ar estando livre sem subidas, 82 no máximo 83 cravado.

Este 90 direto sem ar já é indício de falta de circulação e pode ser zinabre no radiador por falta de cuidados no passado. Bem, isto ele não relata corretamente eu que estou expondo isto.

UMA COISA QUE EU NUNCA CONSEGUI ENTENDER, o carro sai da revenda com aditivo e depois que passa para o segundo dona na primeira mexida, colocam agua pura.
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Last_Warrior » 03 Jan 2014, 20:45

Concordo com o Almeidão... Só deixei meu relato pois as 2 válvulas da MTE que comprei não funfaram, era como se andasse sem válvula, elas abriam muito cedo.

Mas, como disse, uso todas as outras coisas da MTE, inclusive sensores da injeção e cebolão, são ótimos. Só não sei sorte com a válvula deles.

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Jan 2014, 23:36

Last_Warrior escreveu:Concordo com o Almeidão... Só deixei meu relato pois as 2 válvulas da MTE que comprei não funfaram, era como se andasse sem válvula, elas abriam muito cedo.

Mas, como disse, uso todas as outras coisas da MTE, inclusive sensores da injeção e cebolão, são ótimos. Só não sei sorte com a válvula deles.

Mas voce pode ter certeza de uma coisa, ela tem que abrir logo quando sai do azul, bem menos que os 80º apontado no painel, caso contrário o choque térmico será forte demais porque ali quando sai do azul a agua já está bem perto de 100º, embora no painel esteja mostrando menos que 80º.

Os carros a alcool antigo usavam umas com 92º e a explicação deste grau alto é porque ele demorava esquentar e nas estradas esfriavam muito e assim ela fechava um pouco diminuindo a circulação da agua e mantendo ele quente. Já o a gasolina usavam e devem usar uma só para um rapido aquecimento e depois ela fica aberta mesmo porque um motor a gasolina para quem conheceu o motor a alcool, sabe que ele é infinitamente mais quente. Tanto que o Monza Classic Alcool tem uma ventuinha bem pequena e o Gasolina uma imensa, digo isto porque eu tinha um.

Eu tinha um Monza Classic Alcool, era ótimo mas logo veio a crise do alcool e não deu mais para ficar com ele e tive que transformar o motor para gasolina, fiz tudo que foi preciso e corretamente como deve ser feito, Pistões, Ventoinha maior, Termostática e Carburador que na época custava quase o precço de um motor. Quando liguei o carro pela primeira vez, me desesperei, porque em alguns minutos já ligou a ventoinha e já era a grandona a gasolina, fiquei uns dias mal até descobrir que é assim mesmo por ser ele agora a gasolina. Só que quando a alcool, ele ficava ali nos 75 a 80 e demorava um ano para ligar a ventoinha que era de 5 pás e tinha o diametro no minimo a metade do gasolina.

Favor não confundir motor a alcool com Totalflex e cuidado ao comprar termostática errada e colocar a de carro a alcool 92º e perder a junta do cabeçote por isto.
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Last_Warrior » 06 Jan 2014, 01:24

No meu caso, quando pegava estrada, a temperatura caía para a marca azul, o mesmo que andar sem a válvula... Isso com a MTE nova. Acredito que ela estava abrindo antes da hora.

Curiosidade: O Omega 2.0 usa a válvula de 92 graus tanto álcool quanto gasolina... E é raro achar algum com problema no arrefecimento! Mas essa é uma exceção dos carros da GM... Porque usa ventoinha de polia viscosa em vez da elétrica. Já o Omega 2.2 usa válvula de 87 graus, e ventoinha elétrica.

Imagem

Powertech
Organizador
Organizador
Nome Completo: Maurílio Marra de Oliveira Júnior
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Powertech » 04 Out 2014, 15:58

Galera, desenterrando um pouco o tópico, eu estou mexendo no meu carro e recentemente passei pro álcool ele. Desde que comprei ele, já não tinha a Termostática e rodar na gasolina aqui em Brasília era tranquilo, mas hoje em dia no álcool está muito ruim pois o motor assim q esquenta é só andar um pouco que chega a descer pra faixa azul à noite!! Vou ter q instalar a bendita agora... mas a pergunta principal é: qual válvula colocar? Pra gasolina ou pra álcool? Tenho essa dúvida porque originalmente o motor e o sistema de arrefecimento foram feitos pra trabalhar com gasolina, porém ao mesmo tempo ela começa a abrir com 82 que ainda é baixo.... alguém pode me dar essa luz?

Ps: o carro está no álcool por conta da taxa no cabeçote. Aos poucos estou mexendo no projeto de preparação aspro dele.
Atuais: Vectra CD 97 2.0 16V 136cv
Jetta 2008 2.5 20V 170cv
Ex: Vectra Expression 2002 2.2 8V 123cv

Powertech
Organizador
Organizador

por Powertech » 04 Out 2014, 16:03

Ah e outra coisa, quando desmontei o carro pela primeira vez, por incrível que pareça não tinha carbonização, mesmo sem a válvula. E realmente usando o álcool sem a válvula, o motor realmente está muito carbonizado já e não rodei 15mil km...
Jetta 2008 2.5 20V 170cv

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 04 Out 2014, 18:43

O uso da válvula é imprescindível, pode colocar a de 82graus sem problema, o meu é Flex e a original é 87/102 tirei ela fora e coloquei a de 82 da MTE.

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Powertech
Organizador
Organizador

por Powertech » 05 Out 2014, 04:31

Valeu, Thiago pela dica!! Essa semana já vou correr atrás da MTE de 82 graus. O cebolão posso manter o original tb né?
Jetta 2008 2.5 20V 170cv

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 05 Out 2014, 11:22

Cebolao se for o MTE 760 sim!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

21 mensagens
  • 1
  • 2