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Vectra BMotor batendo - Vectra B

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Ricardo Crispim
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Ricardo Crispim » 29 Out 2013, 16:03

Eu sou a favor do flushing preventivo e feito com produtos corretos (poucos no mercado). Com Thinner eu não faria por ser muito agressivo. Faço com o da Ipiranga que não contém solvente, apenas óleo básico com aditivos detergentes.

Essa idéia que os solvente do produto irá danificar retentores de borracha do motor, eu discordo um pouco, pois se os retentores( originais e de boa qualidade) suportam altas temperaturas, suportam contato constante com óleo e outros residuos quimicos que o óleo do motor usado contém,além dos ácidos gerados na combustão, não será um solvente destes misturado a óleo por alguns minutos que irá danificar os retentores, acredito que as empresas sérias não iriam colocar no mercado produtos que gerariam responsabilidade por danos desta natureza.

Todo produto vendido para ser utilizado como flushing, tem a ação preventiva. O que acontece é que muitos tentam eliminar borras com ele, aí que reside o problema...

Eu só uso esse da Ipiranga que pode ser encontrado em qualquer posto que tenha Jet oil..

Forte abraço!!!!!!!!!!

bruno241281
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por bruno241281 » 29 Out 2013, 16:15

Alcir Andreoni escreveu:Vocês são a favor de fazer "flush" nos motores? :47:

Já fiz flush num fiestinha e não tive problemas, mas tomei o cuidado mencionado de somente fazer quando abri o carter e inspecionei a bomba.

Atentar também qu existem produtos a base de querosene, não recomendo pois se passar um pouco do tempo pode danificar os retentores....

Aconselharia procurar um que não seja a base de querosene.

Uma pergunta pertinente a esse respeito, fazer com que quilometragem?
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Christian_Zandonai
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Christian_Zandonai » 30 Out 2013, 13:43

No meu entendimento o thinner não tem como danificar os retentores e borrachas e etc, como o Ricardo falou, os retentores são feitos para aguentar diferenciados agentes químicos e aditivos que estão contidos nos lubrificantes que usamos nos motores, até porque o thinner não vai ficar em contato expresso com as borrachas, e também isso vai ser feito durante 10min apenas com o motor na lenta.
E
a respeito dos produtos específicos para fazer flush, não vou dizer que eu não recomendo(não tenho nada contra, mas também nada a favor rsrsrs), mas a diferença de um flush com um produto desses e com thinner é gritante. Não que eu esteja criticando esse tipo de produto, mas quando tu tira o cárter e a tampa de válvulas o motor feito o flush com thinner parece que foi feito retifica no cabeçote de tão limpo que fica, ja o outro produto não acontece a mesma coisa.
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Alcir Andreoni » 30 Out 2013, 13:48

Compreendido!

Só não esqueça de informar o final!
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Isso deixa marcas profundas!

Christian_Zandonai
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Christian_Zandonai » 30 Out 2013, 14:31

Certamente posto o resultado aqui, provavelmente eu faça a limpeza na outra semana, porque nessa esta meio corrido, mas venho aqui sim postar o resultado!
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Ricardo Crispim
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Ricardo Crispim » 04 Dez 2013, 14:27

Christian_Zandonai escreveu:Certamente posto o resultado aqui, provavelmente eu faça a limpeza na outra semana, porque nessa esta meio corrido, mas venho aqui sim postar o resultado!


Opa Chrsitian, já resolveu o problema?
Posta para nós o que deu...

Forte abraço!!!!!!!!!

Christian_Zandonai
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Christian_Zandonai » 21 Dez 2013, 16:17

Dae pessoal, seguinte, depois da segunda vez que o carro apresentou o barulho e depois misteriosamente sumiu, ele nunca mais voltou a fazer, e o flush ainda não fiz, agora esta faltando uns 2000km pra fazer a troca de óleo, e como nunca mais fez o barulho nem de manha cedo quando ligo o carro pela primeira vez vou completar a quilometragem que falta para a troca de óleo e ai vou fazer o flush! Logo que fizer posto o resultado pra vocês e talvez até faça um How To pro pessoal que deseja fazer flush tbm!
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Re: MOTOR BATENDO (Assustado :o)

por Christian_Zandonai » 05 Out 2014, 15:13

Bah pessoal, tinha esquecido desse tópico hahaha me desculpem, mas enfim depois de todo o susto que o carro me deu eu fiz o flush, comprei um produto da Wurth especial para flush (https://www.wurth.com.br/portal/Produto ... USHING.pdf), e misturei com mais um litro de thinner e coloquei pra dentro do motor do carro, deixei funcionando por uns 15min e depois soltei o óleo e tudo fora, e ai a surpresa :61: Nunca tinha visto tanta sujeira! Ai tirei o cartinho e o cárter maior( que deu serviço pra cacete :23: ), tirei a tampa de válvulas e raspei aquela sujeira toda que tinha ficado alem do que o flush ja tinha tirado, comprei as juntas todas novas do carter cartinho e da tampa, passei cola 3M para juntas em todas elas e deixei em torno de uns 5 a 10 min colando fora do carro, depois coloquei tudo no carro, montei e deixei sem oleo de um dia para o outro, no outro dia coloquei óleo 5w30 AC Delco e pronto, depois de feito o isso acabou a babação da tampa de válvulas, o carro nunca mais fez aquela batida, e o carter parou de vazar também!

Por Isso eu recomendo o Flush! Mas desde que seja bem feito!
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Barulho de tucho - Vectra B

por Ronycrs » 02 Fev 2016, 07:50

Meu vecao motor 2.2 16v faz um tec tec pela manhã de depois de uns dois minutos para .troquei o óleo de mineral 20w50 pelo sintetico15w40 motor ficou mais silencioso mais pela manhã na primeira partida o barulho persiste mais some logo (2min)+- motor não rajá não baixa óleo e não queima vi aqui no fórum algumas experiências sobre o assunto falando da possível junta coletor ou prisioneiro quebrado mais já verifiquei e estão ok,a pergunta é? Vou fazer uma viagem de 1000km lembrando que o barulho some depois de dois mim posso viajar de boa?kkkkkkk

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Diesel
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Re: Motor batendo - Vectra B

por Diesel » 02 Fev 2016, 08:15

Ronycrs escreveu:Meu vecao motor 2.2 16v faz um tec tec pela manhã de depois de uns dois minutos para .troquei o óleo de mineral 20w50 pelo sintetico15w40 motor ficou mais silencioso mais pela manhã na primeira partida o barulho persiste mais some logo (2min)+- motor não rajá não baixa óleo e não queima vi aqui no fórum algumas experiências sobre o assunto falando da possível junta coletor ou prisioneiro quebrado mais já verifiquei e estão ok,a pergunta é? Vou fazer uma viagem de 1000km lembrando que o barulho some depois de dois mim posso viajar de boa?kkkkkkk

Rony, me parece que esse barulho é de tucho hidráulico descarregado.

Ao desligar o carro, o óleo mais fino que você colocou escorre do tucho, então ao ligar ele faz o barulho.

Assim que o óleo volta pro tucho, o barulho para.

Acredito não ter problemas.

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Motor batendo - Vectra B

por salimnm » 21 Mar 2017, 15:52

Pessoal, boa tarde, o meu vectra 97 também faz o barulho quando dou a partida e logo some, mas notei que quando estou numa rotação constante (sem acelerar mais ou reduzir) o barulho volta, já pensei em trocar tuchos e balancims, e estou para abrir o cárter para verificar o pescador e a bomba, não tenho ferramentas o suficiente para aferir a pressão da bomba, mas gostaria de saber se alguém já passou por isso ou faz idéia de onde vem o barulho.
Estou pensando em fazer o Flush acima citado.
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Motor batendo - Vectra B

por Almeidão » 23 Mar 2017, 08:43

salimnm escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, boa tarde, o meu vectra 97 também faz o barulho quando dou a partida e logo some, mas notei que quando estou numa rotação constante (sem acelerar mais ou reduzir) o barulho volta, já pensei em trocar tuchos e balancims, e estou para abrir o cárter para verificar o pescador e a bomba, não tenho ferramentas o suficiente para aferir a pressão da bomba, mas gostaria de saber se alguém já passou por isso ou faz idéia de onde vem o barulho.
Estou pensando em fazer o Flush acima citado.


Primeiramente, ter certeza que o barulho vem dos tuchos e não de outro lugar. Os tuchos batem seco e é um Tec, tec forte o qual se distingue de tudo. Tens que tomar cuidado se não é algo mais simples como bomba dágua que faz um batido tambem forte, até parece motor batendo e se ela abrir o bico de vez, faz um estrago om no motor.
Sobre a pressão do óleo, a luz do painel lhe dá uma boa dia, se voce ligar o carro e imediatamete a luz apagar, é indícios de que a bomba joga óleo normal. Observar se ela fica querendo acender depois, se não ficar melhor ainda e neste caso mostrarpa que a pressão esteja boa.
Bem, isto ainda não a elimina de um possivel defeito na valvula de retorno que fica no filtro, se esta válvula tiver ruim, há uma possibilidade dos tuchos esvaziarem mais fácil e esta válvula fz parte do corpo da bomba.
Óleo fora da especificação do seu motor, tipo sintético mais fino ou mineral mais fino tende a esvaziar os tuchos com mais facilidade, entçao se voce usa um óleo diferente de 20W50 ou 15W40 já estará em área de risco para o modelo do seu carro.

Ainda sobre a luz do óleo acender em funcionamento, não devemos abrir motor antes de ter certeza que seja realmente a bomba, pode ser o sensor da luz que esteja com defeito, neste caso melhor testar a pressão da bomba ou trocar o sensor para ver o que um novo fará.

Prisioneiro quebrado (parafuso coletor descarga), o baruho as vezes se parece ou se confunde com tuchos sendo um leigo escutando, mas este ruido é constante e não para quando esquenta, não seria igual ao problema infomrado que não é constante.

Verifique a bomba d'agua. Quem sabe ela esteja de enganando?

As dicas estão ai, é só checar.
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por salimnm » 27 Mar 2017, 07:29

Vou checar a bomba de água​, realmente esta ainda não havia checado, os prisioneiros estão ok, o óleo que uso é o 15w40 semissintetico, a luz apaga logo e não acende mais... Mas já é bastante coisa pra testar, valeu pela dicas.

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por fabiolima22 » 15 Set 2017, 13:16

Christian_Zandonai escreveu:Fuente del Mensaje No meu entendimento o thinner não tem como danificar os retentores e borrachas e etc, como o Ricardo falou, os retentores são feitos para aguentar diferenciados agentes químicos e aditivos que estão contidos nos lubrificantes que usamos nos motores, até porque o thinner não vai ficar em contato expresso com as borrachas, e também isso vai ser feito durante 10min apenas com o motor na lenta.
E
a respeito dos produtos específicos para fazer flush, não vou dizer que eu não recomendo(não tenho nada contra, mas também nada a favor rsrsrs), mas a diferença de um flush com um produto desses e com thinner é gritante. Não que eu esteja criticando esse tipo de produto, mas quando tu tira o cárter e a tampa de válvulas o motor feito o flush com thinner parece que foi feito retifica no cabeçote de tão limpo que fica, ja o outro produto não acontece a mesma coisa.



AMIGO JAMAIS USE THINNER. EU FIZ UMA VEZ COM THINER EM UM VECTRA QUE EU TINHA E POR INFELICIDADE APOS ESCORRER O OLEO COM O THINER PARA FAZER O TAL FLUSH, O CANO DE COMBSTIVEL SOLTOU DA REGUA E LEVOU ALGUNS MINUTINHOS ATE ACERTA E QUANDO FUI LIGAR O CARRO,
PODE ACREDITAR TINHA REBENTADO OS RETENTORES DE VALVULAS TODINHOS ENTÃO SAIA FORA DE SOLVENTES, ELES REBENTA TUDO !!!!
PARECIA O CARRO DO FUMACEE!!!!

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por Almeidão » 15 Set 2017, 15:07

É amigo, este papo do Tinner é antigo, mas se quiser fazer um teste absurdo, limpa um cavalete com tinner e ainda molhado com o mesmo, monte o comando. Ele simplesmente vai travar e o motor não vai girar e em seguida desmonte tudo e verão que o cavalete e o comando já era. Simplesmente o Antimônio, produto do cavalete se fundirá com o metal do comando. Uma verdadeira c...da usar este produto em limpeza de motor e outra c...da é usar qualquer produto no motor que não seja óleo. Qualquer motor bem cuidado com as trocas do óleo regularmente e corretamente, tipo arrancar tudo do fundo nas trocas, e nunca usar excesso, ele será sempre limpo. O meu podem abrir em cima que ele brilha mesmo com este montão de km rodado.

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por AdrianoS » 15 Set 2017, 23:25

Esse Tec Tec é velho conhecido e crônico problema dos motores Chevrolet Família II que equipam os Vectras, o meu também faz aleatoriamente, tenho a impressão que é quando o comando pára numa posição em que o came fica pressionando o tucho com problema e faz sair o óleo que está dentro dele, daí ao funcionar o carro, surpresa, tec tec novamente, independente se o motor está frio ou quente, leva um tempo até carregar, mas não precisa acelerar até cortar giros (modo de dizer), porque senão desgastará todo o restante do conjunto do motor em vão.
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por leoborgesl » 16 Set 2017, 08:40

O meu 2.2 8v com 144.000km "bate saia" na primeira partida do dia, depois de um tempinho para.

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por AdrianoS » 28 Dez 2017, 23:38

Atualizando,

comprei jogo de tuchos hidráulicos, balancins e escoras/pastilhas de válvulas, todos originais GM, troquei e resolvi o maldito problema do "TEC TEC" que ficou me azucrinando por 3 anos após a retífica, motor está funcionando macio como tem que ser desde a primeira partida do dia, de quebra junta da tampa de válvulas também GM, e tudo sequinho sem nenhuma baba de óleo.
Tem coisas que não adianta querer economizar, porque no final acaba gastando dobrado, lição aprendida.
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duvida

por eduardo medeiros » 05 Abr 2018, 12:15

Tenho um vectra cd 98....e eu ja troquei valvulas e tuchos mas msm assim continua batendo,oq pode ser e oq devo fazer?vectra 16v

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por Almeidão » 06 Abr 2018, 07:18

eduardo medeiros escreveu:Fuente del Mensaje Tenho um vectra cd 98....e eu ja troquei valvulas e tuchos mas msm assim continua batendo,oq pode ser e oq devo fazer?vectra 16v


Como que ele bate? sempre ou quando liga ele frio? Se continua batendo quando quente, o problema pode ser bomba de óleo fraca. Se bate só pelas manhãs pode ser ainda a bomba ou óleo muito inadequado para o motor do carro. Se você não usa, tenta usar o óleo indicado no manual dele, se você já usa e ainda sim ele bate, ai é partir para bomba mesmo se é que foi feito o que você mencionou.
Muito cuidado, tenha certeza que sejam os tuchos, existem outros ruídos que pensam ser e não são.
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