O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BÓleo do Compressor ar condicionado - Vectra B

15 mensagens   •   Página 1 de 1
leandro.custodio
Member
Member
Nome Completo: Leandro Custódio
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Óleo do Compressor ar condicionado - Vectra B

por leandro.custodio » 09 Jan 2014, 12:45

Ola pessoal, uma duvida recentemente fui fazer a manutenção do Ar-condicionado do meu Vectra 97, o pessoal efetou a troca do gás, só que mesmo assim nao esta funcionando, o ar não esta gelando. E eles falaram para colocar o oleo no compressor que isso resolveria o problema...

Bom os caras eram um picaretas, alem disso condenaram um monte de outras coisa e vieram com um orçamento maluco com valore 300% acima da concessionaria.

Alguem sabe onde posso comprar esse oleo e qual a especificação dele, acho em outro forum que seria o PAG 150, alguem saberia me confirmar?
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Óleo do Compressor Ar-Condicionado

por Almeidão » 09 Jan 2014, 14:38

leandro.custodio escreveu:Ola pessoal, uma duvida recentemente fui fazer a manutenção do Ar-condicionado do meu Vectra 97, o pessoal efetou a troca do gás, só que mesmo assim nao esta funcionando, o ar não esta gelando. E eles falaram para colocar o oleo no compressor que isso resolveria o problema...

Bom os caras eram um picaretas, alem disso condenaram um monte de outras coisa e vieram com um orçamento maluco com valore 300% acima da concessionaria.

Alguem sabe onde posso comprar esse oleo e qual a especificação dele, acho em outro forum que seria o PAG 150, alguem saberia me confirmar?

Este óleo deve ser colocado junto com o gás e custa em média algo de R$ 150,00 tudo, e se o compressor está funcionando e não esfriando então o problema não é somente a falta de óleo.
Imagem

marcelo.tavares
GL Member
GL Member
Nome Completo: MARCELO TAVARES
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por marcelo.tavares » 09 Jan 2014, 23:10

óleo Chama Capela . se você olha da parte de trans . te um parafuso . esse óleo e colocar po La .300 ml . ta Bom . mais o óleo estive velho ou sem no seu compressor . então ja era .
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Jan 2014, 10:58

marcelo.tavares escreveu:óleo Chama Capela . se você olha da parte de trans . te um parafuso . esse óleo e colocar po La .300 ml . ta Bom . mais o óleo estive velho ou sem no seu compressor . então ja era .

O óleo Capela é o 68. Este é o óleo certo?
Como saber a quantidade que tem lá para completar?
soltando este parafuso não sairá gás?

Por favor, estas respostas serão interesane para muitos. Pra mim também.
Imagem

Rodrigo-Vectra
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Rodrigo de Barros de Oliveira e Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por Rodrigo-Vectra » 11 Jan 2014, 11:52

almeidão .... somos 2 . meu compressor esta meio que travado ( por falta de oleo ) mas as vezes destrava e funciona ( mesmo sem oleo ) ai quero ver se vai funcionar ao colocar oleo e destravar ....

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Last_Warrior » 12 Jan 2014, 15:39

Almeidão escreveu:O óleo Capela é o 68. Este é o óleo certo?
Como saber a quantidade que tem lá para completar?
soltando este parafuso não sairá gás?

Por favor, estas respostas serão interesane para muitos. Pra mim também.

Almeidão, o Capella é para sistemas que utilizavam o velho R12 (aquele que ferra com a camada de Ozônio) e, portanto, não deve ser utilizado atualmente em hipótese nenhuma, porque mesmo os sistemas que utilizavam R12 nos dias de hoje já foram ou serão convertidos para o R134a, no caso do Vectra de segunda geração, já nasceu usando o R134a portanto o óleo correto é o PAG 100 ou 150 dependendo do compressor (sintético).

Como foi dito, se faz o teste do sistema com ar comprimido pra ver se não tem vazamentos, depois o processo de recarga consiste no seguinte:

-Fazer vácuo por pelo menos 30 minutos, o ideal é 1 hora. Esse processo é importante para retirar toda a umidade do sistema, já que sob pressão negativa a água evapora e é retirada do sistema, se ela se misturar com o óleo PAG sintético, forma um ácido que vai corroer todo o sistema futuramente.
-Após fazer o vácuo, abastece o sistema com um pouco de óleo PAG 100 sintético, e uma quantia adicional pode ser necessária se alguma peça do sistema foi trocada ou manutenção realizada (compressor, evaporador, etc), essa quantia adicional depende de qual peça foi mexida.
-Após o reabastecimento de óleo, aí sim se faz a recarga do R134a.

Ou seja, o óleo circula junto com o gás no sistema. E é exatamente por esse motivo que não se deve ficar muitos dias sem ligar o ar condicionado, mesmo no inverno, porque o óleo vai decantando e as vedações ficam secas e mais propensas a vazamentos. O uso do ar condicionado regularmente faz com que todo o sistema se mantenha lubrificado, evitando assim pontos de corrosão e futuros vazamentos e ressecamentos dos anéis de borracha das conexões.

Tem oficina porcalhona que, ao fazer a carga de gás, não coloca sequer uma gota de óleo. Isso é errado pois, ao se perder ou retirar qualquer quantia de gás do sistema, sempre sai uma certa quantia de óleo junto.

Então, efetuar a recarga de um sistema sem abastecê-lo com uma quantia de óleo antes, é serviço de quem não tem o mínimo de capacidade técnica para efetuar o serviço.

Lembrando, o óleo correto é o sintético PAG 100 ou 150, a depender do compressor instalado.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Last_Warrior » 12 Jan 2014, 15:43

Se o sistema não está gelando e a pressão do gás está 100%, então a válvula de controle de fluxo do compressor (vulgo válvula torre) está defeituosa, fazendo com que o compressor não atinja sua capacidade de compressão quando necessário.

Ou então tem alguma obstrução no sistema por sujeira, como na válvula de expansão, por exemplo...

Ou o compressor sequer está sendo acionado, seja por defeito na bobina do mesmo ou outro defeito na parte elétrica do carro!

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Jan 2014, 08:29

Muito Obrigado pela informação. Então esta de colocar óleo no parafuso que tem no compressor não existe ok?
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Last_Warrior » 13 Jan 2014, 12:53

Almeidão escreveu:Muito Obrigado pela informação. Então esta de colocar óleo no parafuso que tem no compressor não existe ok?

Negativo, para abastecer com óleo, tem que necessariamente fazer uma nova recarga de gás.

Aliás, tem empresas que tem a máquina que é capaz de reciclar o gás do sistema, ou seja, ela literalmente consegue reaproveitar aproximadamente 70 a 90% do gás que sai do seu sistema.

Como o gás é reciclado, o meio ambiente agradece, e o seu bolso também, porque eles cobram bem mais barato na recarga.

Portanto, procurem empresas que tenham a máquina recicladora, nos dias de hoje é equipamento básico numa oficina, ao menos deveria ser...

Porque ficar pagando 150 reais só de recarga cada vez que mexer num defeitinho, ou troca de um selo por exemplo, não dá...

Imagem

leandro.custodio
Member
Member
Nome Completo: Leandro Custódio
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por leandro.custodio » 14 Jan 2014, 11:38

Ola a todos, obrigado pelas respostas.

Levei meu carro em outro mecânico focado em ar-condicionado e direção hidráulica. Bom ele encontrou um vazamento no meio do compressor apos injetar nitrogênio no sistema.

A troca e reparo das peças com a instalação do Gas e Oleo PAG 100 ficou em R$650. Bom uma duvida, existe algum kit de reparo do compressor do ar condicionado? Pois ele me cobrou 250 só de mao de obra.
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Last_Warrior » 14 Jan 2014, 17:48

Ah sim, o que encareceu aí foi a mão-de-obra, lembrando que no Vectra dá um belo trabalho retirar o compressor dali... Acredito que o preço está justo, já que ele fez um diagnóstico correto e só pela descrição ele entende do assunto, o serviço vai ficar TOP.

Existe sim um kit de vedações do compressor, e pelo preço cobrado acredito que ele irá colocar as originais da marca Delphi...

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Dez 2014, 16:52

Last_Warrior escreveu:Ah sim, o que encareceu aí foi a mão-de-obra, lembrando que no Vectra dá um belo trabalho retirar o compressor dali... Acredito que o preço está justo, já que ele fez um diagnóstico correto e só pela descrição ele entende do assunto, o serviço vai ficar TOP.

Existe sim um kit de vedações do compressor, e pelo preço cobrado acredito que ele irá colocar as originais da marca Delphi...

Last_Warrior, estou lutando com o meu sistema e está meio complicado. Aliás já estou bem aborrecido com tudo isto de ar condicionado. Troquei o compressor, coloquei óleo etc.
Quero fazer uma mudança, vou jogar o gás fora, tirar a vávula de expansão e checar ali se há um problema nela ou uma sujeira qualquer e se possivel trocar la. Vou ainda tirar o Evaporador e dar uma limpeza interna nele, sinceramente não sei como limpar, mas tenho uma idéia que é com ele nas mãos meter ar comprimido dentro dele, lógico ar com filtro para não ir água. Para isto penso em depois empurrar óleo dentro dele e depois deixar escorrer, assim acho que a possibilidade de ficar agua será muito pouca. Bem, não posso colocar qualquer óleo, tenho que usar um para depois tirar também o que tem no compressor e se possivel condensador e completar com o mesmo óleo.

Bém, esta é minha idéia inicial e nem sei se é viável, lembro que tirar evaporador e compressor para mim já não é tão complicado apesar de demorado.

Pergunto a ti ou a quem quiser participar. Posso usar este PAG 46 do link abaixo?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -litro-_JM

Obrigado
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por Luiz Antunes » 18 Dez 2014, 22:05

Almeidão escreveu:
Last_Warrior escreveu:Ah sim, o que encareceu aí foi a mão-de-obra, lembrando que no Vectra dá um belo trabalho retirar o compressor dali... Acredito que o preço está justo, já que ele fez um diagnóstico correto e só pela descrição ele entende do assunto, o serviço vai ficar TOP.

Last_Warrior, estou lutando com o meu sistema e está meio complicado. Aliás já estou bem aborrecido com tudo isto de ar condicionado. Troquei o compressor, coloquei óleo etc.
Quero fazer uma mudança, vou jogar o gás fora, tirar a vávula de expansão e checar ali se há um problema nela ou uma sujeira qualquer e se possivel trocar la. Vou ainda tirar o Evaporador e dar uma limpeza interna nele, sinceramente não sei como limpar, mas tenho uma idéia que é com ele nas mãos meter ar comprimido dentro dele, lógico ar com filtro para não ir água. Para isto penso em depois empurrar óleo dentro dele e depois deixar escorrer, assim acho que a possibilidade de ficar agua será muito pouca. Bem, não posso colocar qualquer óleo, tenho que usar um para depois tirar também o que tem no compressor e se possivel condensador e completar com o mesmo óleo.

Bém, esta é minha idéia inicial e nem sei se é viável, lembro que tirar evaporador e compressor para mim já não é tão complicado apesar de demorado.

Pergunto a ti ou a quem quiser participar. Posso usar este PAG 46 do link abaixo?

Obrigado

Para limpeza do sistema é usado um gás ( fluido ) chamado 141 b , vc compra ele em garrafas pet de coca por gramas .
http://www.polipartes.com.br/fluido-par ... 90014113/p
so para vc ver qual é , como disse , é vendido em garrafas pet .

Os caras tem um galão enorme, e enchem o pet ate onde vc quer e depois pesam e te passam o preço .

Quanto a esse do ML 68 eu tb cheguei a ver na época , mas como a especificação da GM é PAG 100 eu comprei naquele outro link que te mandei noutro tópico .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Dez 2014, 14:06

Luiz Antunes escreveu:
Almeidão escreveu:

Obrigado

Para limpeza do sistema é usado um gás ( fluido ) chamado 141 b , vc compra ele em garrafas pet de coca por gramas .
http://www.polipartes.com.br/fluido-par ... 90014113/p
so para vc ver qual é , como disse , é vendido em garrafas pet .

Os caras tem um galão enorme, e enchem o pet ate onde vc quer e depois pesam e te passam o preço .

Quanto a esse do ML 68 eu tb cheguei a ver na época , mas como a especificação da GM é PAG 100 eu comprei naquele outro link que te mandei noutro tópico .

Comprei este líquido de limpeza, o óleo comprei uma unica marca que tem aqui na cidade, um sintético Champ refrisyn 32. Ele é para vários compressores e é compatível com o Gás R134. O vendedor como sempre disse ser muito bom.
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por Luiz Antunes » 19 Dez 2014, 16:46

Beleza :88:

15 mensagens   •   Página 1 de 1