O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BChicote do cebolão do radiador - Vectra B

88 mensagens
Patrick_07
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Abr 2022, 12:30
Nome Completo: Patrick Machado
Cidade: PELOTAS
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 29

Problema com acionamentos da ventoinha

por Patrick_07 » 21 Out 2022, 19:05

Almeidão escreveu:
Patrick_07 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:
Patrick_07 escreveu:Fuente del Mensaje Boooa pessoal, vou fazer o testes amanhã e posto resultado. Vou tirar algumas fotos do motor também. Um teste que fiz foi fazer um jumper entre os dois fios que estão ligados no cebolao e a ventoinha ligou, o terceiro fio fica desligado no cebolao (pois o cebolao tem apenas 2 pinos), como tinha dito o cebolao é de um Volkswagen, segundo a numeração do sensor.

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk


Patrick_07 escreveu:Fuente del Mensaje Boooa pessoal, vou fazer o testes amanhã e posto resultado. Vou tirar algumas fotos do motor também. Um teste que fiz foi fazer um jumper entre os dois fios que estão ligados no cebolao e a ventoinha ligou, o terceiro fio fica desligado no cebolao (pois o cebolao tem apenas 2 pinos), como tinha dito o cebolao é de um Volkswagen, segundo a numeração do sensor.

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk


Então voce pode comprar o cebolão MTE 726 com a devida tomada dele, ligar os dois fios e colocar ali que ela irá armar ali perto de 90 graus.
Fala Almeidão, então seria esse sensor da foto aqui? No ML fala que ele serve apenas para linha Fiat. Ele é apenas para 2 pinos, aí eu ligaria apenas aqueles dois fios que já estão ligados no outro cebolao? O terceiro fio que está sobrando ali, deixo ele sem conectar em nada também? Minha duvida irá acionar a ventoinha do primeiro e segundo estágio? Eu andei vendo que para acionar os dois estágios da ventoinha, teria que colocar o sensor de 3 pinos Imagem

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk


Primeiro de tudo, não existe cebolão do Fiat, gol ou qualquer outro carro quando se quer fazer uma boa adaptação, tanto que o seu já foi mau adaptado com um fa volks. E seu carro não tem ar condicionado. então não tem segundo estágio. Para que voce quer o segundo estágio???
Você me mandou uma mensagem para mim que ela liga direto. Voce desliga o cebolão e continua ligada, voce precisa rever esta intalação. Igualmente voce disse que trocou o relê e continua ligada, mas voce não informou se ao tirar o relê ela desliga. Está muito confuso esta instalação sua e volto a dizer se voce não tem ar, o cebolão indicado será este e carro sem ar não tem segundo estagio.

Fazer um sistema deste com um cebolão e um relês a coisa mais facil do mundo, mas precisa um cebolão certo.
Opa, acho que tu te enganou, não cheguei a mandar mensagem para ti e nem cheguei a comentar nada sobre relé no particular. Apenas as mensagens do tópico, talvez tenha sido outra pessoa e ouve uma confusão de informações kkkk. Sobre a função do segundo estágio, achei que fosse importante para o funcionamento do carro, se o funcionamento da primeira ventoinha não desse conta de baixar a temperatura, entraria a segunda, ajudando ao carro não ferver.

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com acionamentos da ventoinha

por Almeidão » 21 Out 2022, 20:20

Patrick_07 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:
Patrick_07 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:


Então voce pode comprar o cebolão MTE 726 com a devida tomada dele, ligar os dois fios e colocar ali que ela irá armar ali perto de 90 graus.
Fala Almeidão, então seria esse sensor da foto aqui? No ML fala que ele serve apenas para linha Fiat. Ele é apenas para 2 pinos, aí eu ligaria apenas aqueles dois fios que já estão ligados no outro cebolao? O terceiro fio que está sobrando ali, deixo ele sem conectar em nada também? Minha duvida irá acionar a ventoinha do primeiro e segundo estágio? Eu andei vendo que para acionar os dois estágios da ventoinha, teria que colocar o sensor de 3 pinos Imagem

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk


Primeiro de tudo, não existe cebolão do Fiat, gol ou qualquer outro carro quando se quer fazer uma boa adaptação, tanto que o seu já foi mau adaptado com um fa volks. E seu carro não tem ar condicionado. então não tem segundo estágio. Para que voce quer o segundo estágio???
Você me mandou uma mensagem para mim que ela liga direto. Voce desliga o cebolão e continua ligada, voce precisa rever esta intalação. Igualmente voce disse que trocou o relê e continua ligada, mas voce não informou se ao tirar o relê ela desliga. Está muito confuso esta instalação sua e volto a dizer se voce não tem ar, o cebolão indicado será este e carro sem ar não tem segundo estagio.

Fazer um sistema deste com um cebolão e um relês a coisa mais facil do mundo, mas precisa um cebolão certo.
Opa, acho que tu te enganou, não cheguei a mandar mensagem para ti e nem cheguei a comentar nada sobre relé no particular. Apenas as mensagens do tópico, talvez tenha sido outra pessoa e ouve uma confusão de informações kkkk. Sobre a função do segundo estágio, achei que fosse importante para o funcionamento do carro, se o funcionamento da primeira ventoinha não desse conta de baixar a temperatura, entraria a segunda, ajudando ao carro não ferver.

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk


Acho que pode ser confusão mesmo kakakkakak. Mas seu carro tem ar condicionado? Quando voce encosta os dois fios ela funciona normal? Ele só tem uma ventoinha mesmo?

Desculpa ai, mas ta bravo atender uma turma, acho que vou precisar de assistente no celular kakkaka, e olha que mando vir aqui porque aqui tem muita gente boa e nos ajudamos uns ao outros.
Imagem

Patrick_07
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Abr 2022, 12:30
Nome Completo: Patrick Machado
Cidade: PELOTAS
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 29

Problema com acionamentos da ventoinha

por Patrick_07 » 21 Out 2022, 21:43

Pessoal cheguei do trabalho em casa agora e consegui tirar mais uma fotos do carro agora a noite (não estou usando ele, ele ta na garagem esperando resolver esse b.o). Pelo que vi só tem uma ventoinha ,não vi o compressor do ar condicionado, e a caixa do reles perto da bateria, não tem quqse nada kkkkk
ImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com acionamentos da ventoinha

por Almeidão » 22 Out 2022, 18:56

Realmente não tem nem a caixa na frene da bateria mas temuma ali do lado dela e deve ter um relê e fusível.
Confirmado seu carro não em ar e não tera segundo estagio, será um estagio unico e pos chave. Acredito que ali tem o relê de acionamento dela e se não tiver, será fácil demais fazer isto e a dica que passo seria usar este cebolão que eu comentei e em ultimo caso o MTE 741, porem este arma muito cedo e tendo somente uma ventoinha com certeza ela usa a resistencia para ser mais lenta ou já seria acionada com rotação alta como se fosse um segundo estágio e sinceramente funciona tanto rapida como lenta sem problema no caswo do seru carro.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por Almeidão » 05 Mai 2023, 11:49

Esta semana peguei por WhatsApp um assim com este monte de relês, 6 na verdade e o cara não tem o ar funcionando, vai manter assim mas queria acertar algo porque o carro ligava somente o segundo estagio em 95 graus. Eu disse pra ele que eu poderia ajudar, mas não acreditava que ele tivesse a coragem de mexer porque seria necessario desmontar a caixa e soltar todas as tomadas pra ver se tinha fio cortado. meia hora depois veio a foto com tudo solto e a pergunta. É assim?? kakakkaka. Ai começamos a mexer. E tinha fios soltos por todos os lados um cebolão retangular embaixo e um duplo redondo em cima. Testamos a tomada e só armava o primeiro estagio, pedi pra emendar os fios e testamos e nada. Pegamos o fio embaixo e conectamos em cima para o segundo estagio e ai deu tudo certo. Ao ligar na tomada e ligar a chave a ventoinha do segundo estágio entrava a funcionar direto, ai foi mais fácil ainda, trocar o cebolão e pedi um MTE 760 porwue aquele estava em curto.

Resumo geral: Suponho que o carro deu este problema de ligar as ventoinhas assim que ligar a chave e foi levado pra um idióta consertar e ele não detectou que o ceboção estava em curto e fez a m... toda.
Dicas, deu problemas de ligar antes, ligar direto, ou não ligar as ventoinhas, primeira coisa a fazer é checar o cebolão para os carros que tem este sensor. um carro mais novo chegar o plug. (sensor de agua para central)
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por chirola » 05 Mai 2023, 13:36

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje . E tinha fios soltos por todos os lados um cebolão retangular embaixo e um duplo redondo em cima. Testamos a tomada e só armava o primeiro estagio, pedi pra emendar os fios e testamos e nada. Pegamos o fio embaixo e conectamos em cima para o segundo estagio e ai deu tudo certo. Ao ligar na tomada e ligar a chave a ventoinha do segundo estágio entrava a funcionar direto, ai foi mais fácil ainda, trocar o cebolão e pedi um MTE 760 porwue aquele estava em curto.

autoeletricos estão cada vez pior , a falta de mão de obra cualificada é evidente .
meu carro tem o cebolão duplo defabrica ainda ele com 25 anos não falha , se vc entende como funciona fica mais facil de achar o defeito mais pelo visto muitos não entendem e acaban estragando o sistema com gambiarras e cobrando por iso .

Jeansbsb
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Mar 2017, 23:52
Nome Completo: Jean Inácio da Silva Costa
Cidade: Vicente Pires
Estado: Distrito Federal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por Jeansbsb » 24 Set 2023, 10:08

Bom dia pessoal!

Estou revisando o chicote de arrefecimento do meu Vectra cd98 2.0 16v, já que percebi que quando comprei já tinham fios alterados nos reles e as ventoinhas não estavam armando de forma confiável, pelo menos pra mim.

Com ajuda do Almeidao nos vídeos de YouTube e do grupo Garagem do Danilo e lendo o esquema elétrico do carro percebi que devo ter um cebolao com 3 fios chegando nele para que arme o 1° e 2° estágios das ventoinhas.

1° estagio as 2 ventoinhas armam juntas em série, dividem a tensão de 12V entao armam em velocidade baixa.
2° estágio as 2 ventoinhas armam juntas em paralelo, tensão 12V para ambas entao armam em velocidade alta.

O cebolão que comprei é o MTE 797 100/105°.

Não estava encontrando nada com os termos:
Esquema elétrico cebolao
Esquema pinos cebolao
Pinos ligacao cebolao
Esquema ligacao cebolao.

Enfim encontrei esse tópico que tirou outras duvidas.
Mas ainda assim não conseguiu discernir os 3 pinos do cebolao pra conferir no meu carro.

Até que encontrei essa imagem e vou conferir no carro se esta assim:
Pinos C , 1 , 2 creio que seja o negativo Comum, 1 estagio e 2 estagio.

Imagem

Grande abraço a todos.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por Almeidão » 24 Set 2023, 16:29

Jeansbsb escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia pessoal!

Estou revisando o chicote de arrefecimento do meu Vectra cd98 2.0 16v, já que percebi que quando comprei já tinham fios alterados nos reles e as ventoinhas não estavam armando de forma confiável, pelo menos pra mim.

Com ajuda do Almeidao nos vídeos de YouTube e do grupo Garagem do Danilo e lendo o esquema elétrico do carro percebi que devo ter um cebolao com 3 fios chegando nele para que arme o 1° e 2° estágios das ventoinhas.

1° estagio as 2 ventoinhas armam juntas em série, dividem a tensão de 12V entao armam em velocidade baixa.
2° estágio as 2 ventoinhas armam juntas em paralelo, tensão 12V para ambas entao armam em velocidade alta.

O cebolão que comprei é o MTE 797 100/105°.

Não estava encontrando nada com os termos:
Esquema elétrico cebolao
Esquema pinos cebolao
Pinos ligacao cebolao
Esquema ligacao cebolao.

Enfim encontrei esse tópico que tirou outras duvidas.
Mas ainda assim não conseguiu discernir os 3 pinos do cebolao pra conferir no meu carro.

Até que encontrei essa imagem e vou conferir no carro se esta assim:
Pinos C , 1 , 2 creio que seja o negativo Comum, 1 estagio e 2 estagio.

Imagem

Grande abraço a todos.


Tudo ai é negativo, um fio marrom negativo e dois outros fios que ao acionar o primeiro estágio conecta o fio amarelo e leva este negativo até o terminal 85 do primeiro relê a esquerda do carro e aciona o primeiro estágio. Caso a temperatura suba e normalmen4e isto acontece com o ar ligado, vai acionar o segundo estagio fio branco e leva este negativo ao terminal 85 do terceiro relê da esquerda para a direita do carro e armará o segundo estágio.

Tomada olhando por trás:
Fio sozinho em cima marrom negativo
em baixo esquerda primeiro estgio
e a direita o segundo esgio

As duas ventoinhas só funcionam na alta se o primeiro estagio tiver acionado, ou seja conectando os 3 fios do cebolão e é bem óbvio que para acionar o segundo estagio o primeiro tem que está acionado e só não acontece isto se tiver erro no sistema;
Imagem

88 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 458 visitantes

Bem-vindo: 28 Abr 2024, 04:27